【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Carlise
Nessa faixa, o ideal é levar alguém mais experiente para testar na loja. Mesmo que em tese um deles seja melhor, pode ser que na loja as peças disponíveis mostrem o contrário. Tem muito detalhe que passa batido na hora de comprar um violão.

Mesmo em tese, não sei se esse Yamaha é melhor que o Rozini ou vice-versa. Hoje, passei por umas lojas e testei um violão clássico elétrico Tagima e um Giannini, ambos na faixa dos 1000,00 reais. Nenhum me impressionou... esses violões feitos na China (inclusive de marcas brasileiras) estão bem decentes no geral. É difícil encontrar algo diferenciado. Os braços geralmente são confortáveis e a diferença fica no detalhe, em nuances na acústica do instrumento mesmo.

O meu palpite é que entre 500 e 1000 reais você encontrará coisas muito parecidas. Talvez o de 1000 tenha um cavalete melhor acabado, rastilho de osso em vez de plástico, tarraxas de melhor qualidade, mas nada que seja um salto na facilidade de tocar ou na sonoridade. Então a minha preocupação maior seria em não pegar um violão com algum defeito de fábrica gritante, pois no resto serão instrumentos bem decentes para estudo.

Na faixa de 1500,00 para cima é que vai aparecer algo diferente em termos de sonoridade, isso tomando os 100% acústicos, sem captação. Se tiver captador para plugar em amplificador, na verdade será um violão de menor qualidade com o acréscimo do preço da captação.

Carlise
Membro Novato
# mar/17
· votar


francisco2004

obrigada mais uma vez!

Matheus M.
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: Matheus M.
· votar


francisco2004 Poderia tentar responder meu caso? estive olhando o hmf 255 stnt da hofma, que acha dele?

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


Fala galera tudo bom?
vou ser bem breve, preciso da ajuda de vocês!

A) Quanto você tem ou pretende gastar?
até uns R$ 800 R$ 850 no máximo
B) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Eu usaria em casa, depois de aprender e pegar confiança tocaria numa roda de amigos. Porém normalmente só tenho tempo a noite e acaba atrapalhando a tv ou sono das pessoas da casa. (casa pequena)
C)Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Bem, não tenho nenhum..
D)Qual é o seu nível técnico?
Bom eu sou MUITO iniciante, assim que comecei tive que parar pois não tinha instrumento..
E) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Como falei cogitei até aqueles violão que não tem som acustico por não poder fazer barulho mas são bem caros então não sei..
Acho que seria uma boa ser eletroacústico. o Cutway não é tão relevante mas melhor com do que sem.
Obrigado desde já!


Você não disse que estilo musical gosta de tocar. Há uns vinte anos ou mais, todo mundo comprava violão clássico (o modelo mais tradicional, para cordas de nylon), não importando se ia tocar rock, sertanejo, jazz, etc. Hoje há muito mais variedade de violões "modernos", então abrem-se dois caminhos distintos, onde a regra geral é mais ou menos essa, levando em conta estilos de música popular:

- Violão aço: rock, pop-rock, sertanejo universitário, blues;
- Violão nylon: samba, bossa nova, jazz;

É claro que isso dá apenas uma ideia do tipo de violão que você deverá escolher. Por exemplo, MPB costuma ter mais a ver com violão nylon, basta levar em conta que músicos como Djavan, João Gilberto, Caetano Veloso, Gil, Jorge Ben, entre outros, usam esse tipo de violão. Por outro lado, a Marina Lima, que é considerada MPB, usa violões com cordas de aço, o que dá uma sonoridade mais pop.

Enfim, a primeira coisa é escolher o tipo de violão mais adequado. Com esse valor, acredito que você consiga bons violões para começar. Nessa linha de não poder fazer barulho, tem o Giannini CDR PRO Thin. Se eu não me engano, andei testando esse violão hoje e estava na faixa dos 1200,00. Tem captação e cutway. Mais barato, também da Giannini, tem o GNC1 CDR. Os Yamahas também são legaizinhos, tem a Rozini e a Di Giorgio também. Enfim, nessa faixa de 800 reais há vários modelos e em geral não vão fazer muito feio, a não ser que tenham um defeito de fabricação. Por isso, é bom levar alguém mais experiente na hora de fechar negócio.

No mundo das cordas de aço as opções são enormes... cada dia surge uma marca nova. Aí só testando mesmo, ainda mais nessa faixa de preços. À medida em que o preço aumenta, restam poucas marcas, mas mesmo assim há vários fatores a se analisar. Tem comparativos no Youtube tipo Sigma x Tanglewood x Martin x Gibson... é bom ouvir com fones esses comparativos, mas mesmo assim não vão dizer nada sobre o conforto para tocar.

tf2
Membro Novato
# mar/17
· votar


Ola galera estou a procura de um violão para mim! Vamos lá!


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Pretendo gastar algo em torno de 1500 reais, pode ser menos que isso ou mais um pouquinho, mas nada exorbitante.
b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Eu curto blues, jazz e pretendo, e muito, cantar e tocar junto ao meu violão uma grande referencia para mim nesse quesito é o Patrick Blancos ex-instrutor aqui do Cifra. Também pretendo tocar ligado em mesa!
Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Nessa questão não sei muito o que dizer, uso cabos bons e pretendo ligar o violão em uma mesa mediana quando for necessário.
Qual é o seu nível técnico?
Sou um bom guitarrista, possuo guitarra e já toco a uns 3 anos porém de uns tempos para cá tenho me apaixonado pelo violão! Conheço acordes, escalas, técnicas de fingerstyle e etc
e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Ele precisa ter cutway e ser eletroacústico.

Muito obrigado pela ajuda de vocês pois não manjo muito de violão! :D


Ola, alguém poderia me ajudar com minha questão ? Muitíssimo obrigado! :D

Matheus M.
Membro Novato
# mar/17
· votar


francisco2004
Então foi uma falha minha kk, eu curto mais pop e pop-rock, a intenção era um de aço mesmo eu que esqueci de mencionar. Como já disse eu não sei tocar ainda pois sou bem iniciante e não tenho tempo ou alguém pra ir comprar pessoalmente pra mim, por isso to pedindo uma dica de quem já conhece algum modelo nessa faixa que entre nessas especificações ta ligado?..

JoséNeto
Membro Novato
# mar/17
· votar


Matheus M.

Nessa faixa vai encontrar poucos modelos que se diferenciam uns dos outros, peço que de uma olhada no HOFMA HMF 250, creio que nessa faixa é uma das melhores opções ainda consegue algum kit junto de acessórios. Recomendo que aguarde um pouco, teste o EAGLE EMA 663, tampo maciço excelente captação, o pessoal do cifra club usa ele nos videos caso queira dar uma olhada, porém esta na faixa de 1.330,00

Matheus M.
Membro Novato
# mar/17
· votar


Matheus M.

Nessa faixa vai encontrar poucos modelos que se diferenciam uns dos outros, peço que de uma olhada no HOFMA HMF 250,

Então amigo, eu pesquisei esse modelo e realmente me agrada, só tenho dúvidas se o tamanho dele me incomodaria por eu estar inciando o aprendizado, eu gostei tbm do hofma 255 que ta quase na mesma faixa do hofma 250. Mas não existe vídeo ou nada falando dele na internet kkk olha as specs dele e da uma opinião ai, eu não entendo nada :S Desculpa o textão.
hofma 255 especificações:

Especificações
Tampo: Sapele
Lateral:Sapele
Fundo: Sapele
Escala: Jacarandá (Rosewood)
Cavalete: Jacarandá (Rosewood)
Braço: Mogno Oriental (Nato)
Tarraxas: Die-Cast Cromadas Blindadas
Trastes: 20 Em Alpaca
Marcação: Bolinhas Brancas
Roseta: Abalone
Escudo: Não Possui
Braço Com Tensor Regulável
Corpo Com Cutaway
Tipo De Captação: Rastilho (Piezo)
Equalizador: Hofma Hd5s, Pré-Amplificado Ativo De 5 Bandas
Afinador: Eletrônico Embutido
Controles: 5 Bandas, Volume E Afinador
Saídas: P-10
Cordas: Aço
Cor: Satin Natural (Stnt)
Acabamento: Acetinado (Fosco)

Medidas
Comprimento: 102,8 Cm
Largura: 39,0 Cm
Espessura: 8,4 Cm
Braço (Nut): 43,4 Mm
Peso: 1,87 Kg
Quem puder opinar tamo ai..

tf2
Membro Novato
# mar/17
· votar


Ola galera estou a procura de um violão para mim! Vamos lá!


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Pretendo gastar algo em torno de 1500 reais, pode ser menos que isso ou mais um pouquinho, mas nada exorbitante.
b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Eu curto blues, jazz e pretendo, e muito, cantar e tocar junto ao meu violão uma grande referencia para mim nesse quesito é o Patrick Blancos ex-instrutor aqui do Cifra. Também pretendo tocar ligado em mesa!
Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Nessa questão não sei muito o que dizer, uso cabos bons e pretendo ligar o violão em uma mesa mediana quando for necessário.
Qual é o seu nível técnico?
Sou um bom guitarrista, possuo guitarra e já toco a uns 3 anos porém de uns tempos para cá tenho me apaixonado pelo violão! Conheço acordes, escalas, técnicas de fingerstyle e etc
e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Ele precisa ter cutway e ser eletroacústico.

Muito obrigado pela ajuda de vocês pois não manjo muito de violão! :D


Esperando alguém me ajudar..... Obrigado!

JoséNeto
Membro Novato
# mar/17
· votar


Matheus M.

A construção e o material utilizado são praticamente os mesmos (na verdade é idêntica), a grande diferença esta no formato dos dois pois o HMF 250 é um violão Folk enquanto 255 é auditorium flat e vou lhe dizer particularmente não é do meu agrado quanto ao tamanho e estilo sem entrar no quesito sonoridade, caso o HMF 250 não lhe agrade o HMF 255 não deixa de ser uma boa escolha, porém não posso lhe dizer quanto ao conforto do mesmo e sonoridade, pois nunca toquei no HMF 255, mais sem dúvidas é um violão muito bonito e como sua construção quanto a material é muito semelhante ao 250 se você não tem como testar o violão, é uma opção válida nessa faixa de preço. Infelizmente essa limitação quanto a testar o violão vai te levar a comprar as cegas mesmo, mesmo agente te indicando você vai ter que filtrar o formato que deseja e tentar achar algo relacionado ao som na internet, porém é muito diferente você pegar o instrumento de escutar alguém tocando.

De uma olhada nesse Cort, acho um violão muito agradável, apesar de fugir um pouco do seu orçamento:

http://www.musitechinstrumentos.com.br/Produto_12787,365/Cordas/Violao /Violao-Eletroacustico/Violao-Cort-SFX-1-F-NS.html

JoséNeto
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: JoséNeto
· votar


tf2

Dê uma olhada no EAGLE EMA 663 que mencionei acima e no Takamine GDC MCE 11, apesar do takamine não ter tampo maciço, julgo um violão com graves e agudos muito equilibrados, na página anterior o francisco 2004 deu uma excelente opinião quanto aos 2 violões, estão na faixa de preço que você deseja. Se possivel teste o máximo o violão, já comprei violão na internet sem testar o mesmo e me decepcionei (Cort L100F) tampo maciço, captação fishman, mais simplesmente não me agradou. Quem melhor pode dizer é você mesmo, porém fica a minha dica dos dois modelos acima, existem alguns modelos da crafter que vale muito testar, andei escutando alguns violões da tanglewood e me agradaram porém a oferta dos mesmos é baixa.

Filippo14
Veterano
# mar/17
· votar


tf2

Não conheço muitos violões, mas tenho um violão jumbo e não recomendaria para ser o primeiro violão, acho muito desconfortável para tocar. Iria mais na onda dos folks ou mesmo aqueles "babys" que o J. Mayer e o Ed Sheeran usam, já ouvi ao vivo e acho que não perdem nada para os "maiores". Marcas bacanas tem várias e acho que não variam muito em qualidade, tentaria focar mais no preço, captação e madeiras sólidas. Captação bacana e que tem em instrumentos mais simples é a Fishman, iria atrás de algo assim. Marcas como Yamaha, Tanglewood, Walden (um amigo tem e curto muito).

Abração

rprieto85
Veterano
# mar/17
· votar


francisco2004

Tive um Di Giorgio 38 da década de 70 e apesar de o acabamento não ser muito bom, gostava bastante do timbre, por isso estava pensando em algum violão mais antigo.
Agora tenho visto também os de Luthier Emanuel Carvalho TS-6 (feito parcialmente à mão, alguns processos como braço e verniz em massa) e Wolf Schmidt. Vou tentar testar esses antigos e algum desses para comparar.
Obrigado pela ajuda! Vou procurar os que me indicou!!

francisco2004
Veterano
# mar/17
· votar


rprieto85
Pois é... na casa da avó da minha esposa tinha um Giannini dos anos 70 jogado, meio maltratado, do qual resolvi trocar a pestana e as tarraxas. Ficou um violão bem interessante. Madeira seca tem seu valor. Mas o acabamento e os processos de fabricação melhoraram bastante de lá para cá... não pagaria caro por um Di Giorgio Tárrega dos anos 70, por exemplo. Aí pego um Alhambra por menos de dois mil.

Violão de luthier é interessante, principalmente se tiver como testar in loco. Leve um violão de referência (um Di Giorgio que você tenha jogado em casa, por exemplo) para comparar lado a lado e ver o que o violão de luthier "tem a mais" do que um violão comum. Às vezes o cara sai da loja impressionado, mas foi influenciado por outros fatores...

tf2
Membro Novato
# mar/17
· votar


Dê uma olhada no EAGLE EMA 663 que mencionei acima e no Takamine GDC MCE 11, apesar do takamine não ter tampo maciço, julgo um violão com graves e agudos muito equilibrados, na página anterior o francisco 2004 deu uma excelente opinião quanto aos 2 violões, estão na faixa de preço que você deseja. Se possivel teste o máximo o violão, já comprei violão na internet sem testar o mesmo e me decepcionei (Cort L100F) tampo maciço, captação fishman, mais simplesmente não me agradou. Quem melhor pode dizer é você mesmo, porém fica a minha dica dos dois modelos acima, existem alguns modelos da crafter que vale muito testar, andei escutando alguns violões da tanglewood e me agradaram porém a oferta dos mesmos é baixa.

Realmente esse eagle chamou muito minha atenção! (Achei até barato demais pra um violão tampo solido) Só não peguei ele pq vi este fender aqui http://www.barramusic.com.br/produto/violao-fender-cf-60-ce-096-1454-f olk-aco-eletro-acustico-case-natural-221/136656
Vem com case e fishman, só q o tampo é laminado!

O que vc acha ?

tf2
Membro Novato
# mar/17
· votar


tentaria focar mais no preço, captação e madeiras sólidas. Captação bacana e que tem em instrumentos mais simples é a Fishman, iria atrás de algo assim.

Obrigado por essa dica, usarei esse requisitos como base! So que acho difícil encontrar essas 3 qualidades em um mesmo violão de R$1500. Até agora o parecido que achei foi o Eagle ema 663 (Tampo sólido, captação eagle) e o Fender cf 60 ce (Fishman, tampo laminado) agora os dois juntos em preço acessível, não. Você tem em mente algum amigo ? Obrigado novamente!

JoséNeto
Membro Novato
# mar/17
· votar


tf2

Fender tem excelentes violões, a questão do laminado é muito discutida, alguns defendem que a sonoridade é extremamente melhor o que particularmente eu discordo, outros já dizem que com o tempo ela melhora.. enfim opiniões, assim como disse acima eu tive um Cort L100 F com tampo sólido e sendo sincero tem um Gianini GF1R na igreja que eu toco que foi 1/3 do preço e pra mim o som é muito melhor, deixando a desejar na sua equalização ou seja plugado, porém é tampo laminado. A captação desse Fender é Fishman Isys que a captação básica da Fishman, porém muito boa. Se sua dúvida esta em comprar com tampo maciço ou laminado, se for possível você tocar os dois e decidir o que melhor te agradar, eu particularmente ao menos nesses violões de até 2 mil reais não vejo diferença que me levaria a comprar um maciço apenas por esse fator, a não ser que existam outros quesitos. Se reparar o Eagle acompanha semi-case, e realmente esta bem barato o violão, são duas boas opções.

tf2
Membro Novato
# mar/17
· votar


Fender tem excelentes violões, a questão do laminado é muito discutida, alguns defendem que a sonoridade é extremamente melhor o que particularmente eu discordo, outros já dizem que com o tempo ela melhora.. enfim opiniões, assim como disse acima eu tive um Cort L100 F com tampo sólido e sendo sincero tem um Gianini GF1R na igreja que eu toco que foi 1/3 do preço e pra mim o som é muito melhor, deixando a desejar na sua equalização ou seja plugado, porém é tampo laminado. A captação desse Fender é Fishman Isys que a captação básica da Fishman, porém muito boa. Se sua dúvida esta em comprar com tampo maciço ou laminado, se for possível você tocar os dois e decidir o que melhor te agradar, eu particularmente ao menos nesses violões de até 2 mil reais não vejo diferença que me levaria a comprar um maciço apenas por esse fator, a não ser que existam outros quesitos. Se reparar o Eagle acompanha semi-case, e realmente esta bem barato o violão, são duas boas opções.

Entendi, muito obrigado amigo pela ajuda!! Irei testar os 2, o que soar melhor aos meus ouvidos eu compro!

SupertrampBQ
Membro Novato
# mar/17
· votar


Pessoal, quais violões no modelo OM até 1000 reais vocês recomendam?

calvino738
Membro Novato
# mar/17
· votar


pessoal, to precisando de um violão até 600 reais. tenho pensando no

SHELBY 196C por 470 reais

TAGiMA DALLAS MAHOGANY por 600 reais

os dois parecem ser bonitos, bem acabados. não são violões incríveis, tenho certeza. mas preciso como segundo violão para dar aulas.

o que mais é chato em violões de baixo custo é pq as tarraxas não afinam bem. sempre fica mole e soltando, caso algum de vcs pudessem comentar sobre as tarraxas desse, agradeceria. obrigado


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-833368859-shelby-sga-196c-violo -eletrico-aco-c-afina-frete-gratis-_JM


afinador-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796382691-violo-eletrico-tagima -dallas-tuner-mahogany-aco-c-afinador-_JM

Trying2Learn
Membro Novato
# mar/17
· votar


Boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum e novo nesse mundo musical, estou aprendendo violão faz só 1 mes e pouco e gostaria de ajuda pra comprar meu primeiro violão, tenho um violão emprestado aqui da minha namorada mas o cavalete está descolando e o acústico não é bom segundo o que ela diz, além de que alguns acordes me parece que não saem e tal (é um Kashima MG-010), estou com dificuldade de aprender nele

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Pretendo gastar até uns R$600 reais, ja que é meu primeiro violão e sou iniciante.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Meu objetivo é tocar em roda de colegas e gosto de todo tipo de musica, sertanejo, mpb, rock, etc, e usaria mais em casa mesmo.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Não tenho nada.

d) Qual é o seu nível técnico?
Como disse no inicio do post sou totalmente iniciante, comecei faz só 1 mes e pouco, dedos ainda doem um pouco ao fazer acordes hehe.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Uma das coisas que eu gostaria em um violão é ele ser cutway pra chegar nas casas la embaixo. E se possivel ele ter afinador embutido (aqueles equalizadores tambem são afinadores, certo?). Desculpa se falei besteira, sou leigo no assunto.


vlwww!

Jube
Veterano
# mar/17
· votar


Trying2Learn
Cara, gosto muito do Hofma HMF250 e acho que o preço dele está bom.
Esse violão andava meio gourmetizado, mas agora está em um preço mais realista.
https://www.multisom.com.br/produto/violao-folk-hofma-hmf-250-mahogany -fosco-cordas-de-aco-eletrico-e-com-afinador-789

Trying2Learn
Membro Novato
# mar/17
· votar


Obrigado pela resposta Jube, mas teria outra recomendação de um violão com cordas de nylon? esqueci de mencionar isso.

Outras opniões tambem são bem vindas, obrigado.

SupertrampBQ
Membro Novato
# abr/17
· votar


Tagima Walnut Three Grand Concert ou Tagima Quebec?

icaro777
Membro Novato
# abr/17
· votar


Tagima Walnut Three Grand Concert ou Tagima Quebec?



qualquer takamine mano, menos de 2 mil reais os takamines reinam. ja tive esse tagima walnut, ja tive fender, epiphone e 3 takamines haha. sempre vendo e troco pra ir conhecendo, os melhores dps desse epiphone que tenho hoje foi os takamines sem sombra de dúvida

Amago
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Amago
· votar


Trying2Learn
Eu tenho um Rozini rx210 (náilon) com tampo maciço e o preço esta em torno de 600 Reais mesmo (se não estou enganado) , ele tem o braço mais estreito que a maioria dos violões clássicos oque me agrada muito, porem não possui cutway.

Jube
Veterano
# abr/17
· votar


Amago
Eu tenho um Rozini rx210 (náilon) com tampo maciço e o preço esta em torno de 600 Reais mesmo (se não estou enganado) , ele tem o braço mais estreito que a maioria dos violões clássicos oque me agrada muito, porem não possui cutway.


Bom violão, achei um desses em uma loja, fiquei testando um tempão e minha namorada teve que me arrastar para fora da loja.

Amago
Membro Novato
# abr/17
· votar


Jube
Realmente muito bom. O meu trastejava um pouco, mas resolvi colocar cordas com tensão pesada (antes estava com tensão media) e ficou ótimo, o trastejamento sumiu rsrs

Alisson1998
Membro Novato
# abr/17
· votar


Boa tarde galera, sou novo aqui... vou comprar um violão para começar a tocar e tenho algumas dúvidas

a) Quanto você tem ou pretende gastar? Entre 500 e 900 R$
b) Qual o uso que você dará ao equipamento? Vou usar para praticar em casa, vou tocar principalmente rock e sertanejo...
c) Como andam os demais equipamentos que compõem seu Set? Eu não pretendo tocar plugado por enquanto, então não tenho nenhum.
d) Qual é o seu nível técnico? Já toquei algumas vezes, mas sou iniciante.
e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades? Tem que ter um som legal e ser de qualidade pra durar um bom tempo, pois não posso comprar outro em seguida, se for eletroacústico e com cutway melhor, mas não é obrigatório.

Uma dúvida minha (e de muita gente) é se vale a pena comprar usado, pois achei esses modelos aqui perto de casa:

Eagle CH889 - Tão pedindo 850 R$ usado, esse eu vi em aulas do cifra club, é um folk http://www.eagle.com.br/e_detprod_cordas.asp?txtID=18

Crafter Lite TE CD - Esse o preço ta por 950 R$ usado, acho que ele tem tampo sólido e se não me engano é um jumbo (não estou certo disso) http://www.crafterbrasil.com.br/produtos/violoes/lite/?s_p_c_t=1342&id ent=1&product_id=13&cat_id_0_1=5&page_num_0_1=1&back=1

Epiphone DR 100 - 700 R$ usado, esse é acústico e sem cutway http://www.epiphone.com/Products/Acoustic/DR-100.aspx

E violões nas lojas aqui na minha cidade, nessa faixa de preço, tem essas marcas: Hofma, strinberg, tagima, gianinni, di giorgio (difícil achar eagle novo pra vender, só na internet) e as marcas melhores passam de 1000 reais, por isso cogitei comprar um usado. Me recomendam algum modelo específico, novo ou usado? Obrigado desde já a quem puder ajudar!!

Jube
Veterano
# abr/17
· votar


Alisson1998
O CH889 parece ser bem interessante, se for comprar usado, é bom testa-lo, ver se trasteja alguma coisa, ver se os trastes, nut, rastilhos estão inteiros, se o afinador funciona, se não da nenhum problema plugado e se tudo estiver correto, vale a pena.
Nunca testei o DR100 e o TE CD mas parecem ser ótimos violões.

Se você for comprar novos, gosto do hofma ye220 e hmf250.
Mas vai muito do seu gosto, esse violões dessa faixa de preço são muito parecidos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda