【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
DraKo
Veterano
# set/13
· votar


Olá, estou pensando em comprar um Di giorgio talent 1 (600 reais), porém gostaria de indicanção de outros violões de nylon, que não sejam flat, nessa faixa de preço (com tampo sólido de preferência)

DraKo
Veterano
# set/13 · Editado por: DraKo
· votar


post duplo

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Alguém?

Gijun
Membro
# set/13
· votar


DraKo
DiGiorgio Birds Eye. Mini Jumbo eletroacústico com ótimo som tanto acústico como plugado. Se fuçar acha por essa faixa.

Tom Pereira
Membro Novato
# set/13
· votar


Fala, galera! Vou comprar meu primeiro violão e escolhi o Takamine EG340SC. Aqui em minha cidade (Salvador) não consigo acha-lo em lugar algum. Aí nas suas cidades, vocês encontram ele fácil nas lojas? Alguém de BH (vou lá mês que vem), sabe dizer se tem nas lojas daí? Outra coisa, quanto ele tá custando, mais ou menos? Abraço.

Gijun
Membro
# set/13
· votar


Nicpelido
Cara pode ser coisa minha, mas quando uma corda arrebenta eu troco todas e não só uma.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Ninguém conhece o Estudante 18 para poder ajudar?

=(

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100

Cara, o que eu posso te dizer é que - apesar de nunca ter testado esse modelo em questão - os violões Di Giorgio em geral são bons; para quem está começando, é um ótimo violão.

TODOS os Di Giorgio que eu já toquei - alguns antigassos - achei-os ótimos e outra, para você que vai começar a tocar agora já está de bom tamanho, vai fundo.

Gianyny
Veterano
# set/13 · Editado por: Gianyny
· votar


thiagosp100

Cara, o que eu posso te dizer é que - apesar de nunca ter testado esse modelo em questão - os violões Di Giorgio em geral são bons; para quem está começando, é um ótimo violão.

TODOS os Di Giorgio que eu já toquei - alguns antigassos - achei-os ótimos e outra, para você que vai começar a tocar agora já está de bom tamanho.

Gijun
Membro
# set/13
· votar


thiagosp100

Mas o que me deixou encucado é que em uma das lojas que eu fui, O violão tem a "cabeça/mão" diferente do que tem na outra loja. Existem 2 modelos de Estudante 18? Qual a diferença entre eles?

Devem ser anos de fabricação ou lotes diferentes. Um é mais novo e outro mais antigo. Você pode ver no site da DiGiorgio o mais atual. Escolha o Estudante 18 e depois clique na foto par ampliar.
http://www.digiorgio.com.br/nossa-linha.php

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Gianyny

Esses violões esta a um nível bom de aprendizado? Pois tive um que peguei trauma. Onde o braço veio todo empenado, com tarraxas que não seguravam nem uma música a afinação e a ação das cordas era realmente bizarras. Na época, tentei de tudo, levei até em luthier e os caras só me falavam uma única coisa "joga isso no lixo".

Queria começar com um que tenha tudo certinho ao menos. Sei que a qualidade sonora é inferior a muitos que tem por ai, mas para começar acredito que isso seja o de menos. Mas, que tenha uma estabilidade, ainda mais que vou pegar para estudar.

Gijun

Então, quando fui na loja... o modelo com desenhos na mão era o que estava no site. E o liso nunca tinha visto... esta semana aparece no site a mão lisa. Acontece de chegar as lojas bem antes de atualizarem o site? Em todo o caso, deve deve ser a mesma coisa então, mudando apenas lote ou modelo, mas com a mesma qualidade, correto?

Valeu pessoal, sei que são perguntar de cabaço mas não tenho mais contato com pessoas que tocam algum tipo de instrumento, e com isso fica complicado de entender tudo sozinho.

Rnbastos
Membro Novato
# set/13
· votar


thiagosp100
Eu tenho um Estudante 18, desde 1989. O bicho é muito bom, e o som não tem taaaaaaaanta diferença do 38 que meu padrasto tem, por exemplo.
Só que é aquilo: é um violão de 1989, não 2013. Não posso garantir que a qualidade continue a mesma hoje em dia. Já vi gente reclamando, mas, sinceramente, ainda deve ser melhor que a média do que tem no mercado.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Rnbastos

É, isso é verdade. Mas, valendo o custo em comparação com outros da mesma linha, acredito ser a melhor escolha mesmo. Só uma pergunta... quando você comprou, chegou a levar em um luthier? E, ainda leva?

Valeu.

Rnbastos
Membro Novato
# set/13
· votar


thiagosp100
Então, quando fui na loja... o modelo com desenhos na mão era o que estava no site. E o liso nunca tinha visto... esta semana aparece no site a mão lisa.

Poxa, olhando no site deles, agora vejo que todos os modelos da Di Giorgio estão "lisos". Eu gostava dos desenhos... vou cuidar com ainda mais carinho do meu... hehehe

Rnbastos
Membro Novato
# set/13
· votar


thiagosp100
Não levei, mas pretendo levar. Na verdade, fiquei alguns anos "afastado" do coitado do violão, e estou retornando aos poucos, há bem pouco tempo. E quero levar lá pra dar uma olhada, talvez trocar o rastilho e pestana, etc.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Rnbastos

Eu também acho este mais bonito que o atual. Por isso quis comprar na época mas não sabia se era realmente modelo/lote ou alguma outra coisa. Acabou que não deu a grana para comprar e agora o que tenho é este com a mão lisa. =(

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100
Esses violões esta a um nível bom de aprendizado? Pois tive um que peguei trauma. Onde o braço veio todo empenado, com tarraxas que não seguravam nem uma música a afinação e a ação das cordas era realmente bizarras.

Cara, só posso reiterar o que já expressei antes: todos os Di Giorgio que tive a oportunidade de tocar - uns três eu acho - me pareceram excelentes para estudo ( e dois deles eram bem antigos, tipo anos 90, sei lá). Te digo uma coisa, você NUNCA deve comprar um instrumento sem testa-lo antes; eu tenho uma experiência com isso e explico nesse tópico. Leia o primeiro post e você entenderá o porquê.

Sobre ser suficiente, cara, eu aprendi tocar teclado em um casio de brinquedo; até um tonante é suficiente. Claro que já que você possui condições de comprar algo melhor não vá pegar qualquer coisa. Os violões com os quais eu leciono são Memphis e Vogga. O Vogga deixa um pouco a desejar; o Memphis eu recomendo demais, paguei cerca de R$ 200,00 à época; o único porém dele é que o braço e a escala são um pouco largos, logo uma pessoa que tem a mão muito pequena sentirá dificuldades.

Enfim, essas são minhas dicas à você; não há muito mistério em comprar um violão para se iniciar; quando eu comprei o meu, já investi em um "marromeno", comprei um Lyon by Washburn de uns R$450,00.

Qualquer dúvida posta ai de novo.

Abraço.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Gianyny

Ah sim... com certeza.Mas nunca tive um top para saber a diferença de um iniciante. Por isso é sempre bom perguntar antes, se realmente vale a pena. Em relação ao violão que eu tive antes, todo ferrado... na verdade eu não comprei, me deram... acho que iam jogar fora (não sei) e eu aceitei. Mas logo depois vi que estava realmente baleado. Nunca fui de ter grana, pois se tivesse, logo nessa época eu tinha trocado por um realmente bom. Iniciei aula de violão clássico nesta época, mas logo parei, justamente por causa do instrumento todo zoado. Por isso, não quero que isso aconteça novamente, pois instrumento ruim, desanima e muito.

Obrigado pela resposta.

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100

Então, desculpe-me se pareci ríspido na resposta, não era minha intenção.

Vá até uma loja e teste o violão; não tem erro; pelo seu cadastro, você mora em Santos - SP, com certeza ai há várias opções para você testar.

Teste Giannini, Di Giorgio, Tagima, Hofma, Memphis; todas essas marcas possuem bons violões para quem está iniciando e costumam não decepcionar.

Boa sorte na escolha e qualquer coisa estamos por aqui.

Abraço.

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Gianyny

Sou de Santos. Infelizmente por aqui as lojas mudaram de postura (para pior) pois não podemos testar os instrumentos como podíamos a alguns anos atrás. Esta extremamente limitado este tipo de acesso e dificulta e muito na escolha. A melhor loja que tinha aqui era a W & K mas acho que já fechou faz tempo.

Mas com certeza vou tentar fazer isso... tentar ver se deixam eu ao menos dar uma olhada num da vitrine e se gostar olhar um novo e sem problemas.

Esta é a grande dificuldade de se comprar um instrumento. Pois aquele que você gostou na vitrine, não é o mesmo da caixa. Mas o da vitrine é praticamente usado, pois todos vão lá e tocam um pouco. As pessoas tocam sem cuidado, pois não é delas mesmo. E, os da caixa... se deixassem testar, ficaria na mesma situação, não seria novo. É exatamente por isso que... é bom saber qual a qualidade padrão de determinado instrumento e ver se não tem tais problemas que por ventura poderia aparecer. Enfim... difícil.

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


thiagosp100

Cara, então, isso é simplesmente inaceitável; como eu posso comprar um carro antes de fazer um "test drive"? Isso não existe.

Quando eu comprei o violão com o qual estou agora, eu testei todos os modelos que eu tinha dúvida; testei plugado, desplugado, sentado, em pé, afinal, eu estou pagando pelo instrumento!

Isso me fez lembrar um fato engraçado; quando eu fui comprar esse violão, o vendedor tirou um Martin da vitrine, na etiqueta eu vi que custava R$ 4.500,00; ele disse, "dá uma tocada ai, isso ai é que é som"... ai eu peguei, toque, sensacional o timbre; quando fui devolver o violão, ele bateu em outro que estava dentro da vitrine hahaha... eu fiquei no maior sem jeito, pensei: "se estragou, eu estou ferrado"; o vendedor fez de conta que nem viu. O cara era muito atencioso, tirou minhas dúvidas, enfim.

Como eu te disse, violão para iniciar não há muito segredo. Após escolher, peça ao vendedor para abrir a caixa do violão para você testa-lo também, afinal, VOCÊ ESTÁ PAGANDO O VIOLÃO! Não é possível que ele não vá deixar e outra, eu não acredito que um Di Giorgio novo venha zuado; pode acontecer? Pode; contudo não é muito comum.

DraKo
Veterano
# set/13
· votar


Gijun
Valeu pela dica, mas aqui na minha cidade esse violão está bastante acima do meu orçamento.

Eu tenho uma dúvida, eu não sou violonista erudito, mas gosto de dedilhado/figerstyle de músicas pop rock, eu gostaria de saber se o violão de aço é uma má escolha ou o nylon é melhor para meu estilo (eu não tenho costume de tocar mpb nem erudito.)

thiagosp100
Veterano
# set/13
· votar


Gianyny

Com certeza. Aqui, as lojas tinham todos os instrumentos na parede para quem quisesse testar. Você podia pegar uma guitarra, violão, baixo, o que for... sentar do lado do amplificador preferido e mandar ver. Isso acontecia com pratos e partes da bateria também. Hoje, as lojas que sobraram, se tu chega perto de um instrumento, vem 2 vendedores correndo para impedir que você chegue perto. Isso pra mim, não é loja de música. Mas é o que tem por aqui. Acho que, o violão até da para comprar, porque é uma peça mais barata. Com certeza não saio da loja sem testar, caso não deixem, não compro. Mas, com certeza, o dia que for comprar uma SG, Les Paul (que um dia quero ter) vou até a Teodoro Sampaio e vejo por lá, porque lá, acredito que ainda pode testar o instrumento que quiser. Pelo menos era assim a uns 3 anos atrás que foi a última vez que fui.

Gijun
Membro
# set/13 · Editado por: Gijun
· votar


thiagosp100
Desculpe a demora andei ocupado e não deu para entrar aqui.
Sim, pode acontecer de chegar na loja e não atualizarem o site, tudo é possível.

Alguns detalhes podem mudar mas a característica é a mesma.

O que pode mudar é a qualidade da construção e da madeira, mas isso só muda de tempo em tempo, provavelmente um Estudante 18 de 10 anos atrás tenha um timbre melhor que o de hoje, não só por a construção antiga ser melhor e mais cuidadosa, mas pela madeira estar mais seca.

CAra, o Estudante 18 da DiGiorgio é o mais indicado para quem quer começar. É quase uma coisa tipo "VIOLÃO OFICIAL PARA QUEM QUER COMEÇAR" 11.rsrsrsrs

Gijun
Membro
# set/13
· votar


DraKo
Cara eu sou da contra-mão. Eu simplesmente amo 1000x mais o som do Nylon que do aço. Isso vai do ouvido de cada um.

Mas para o estilo de música a que vc se refere dizem que o aço é melhor.

Quanto está o Birds Eye por aí?

DraKo
Veterano
# set/13
· votar


Gijun
Eu testei hoje um de aço e um de nylon, percebi que, apesar do que dizem, no meu som se encaixa mais nylon. Provavelmente vou acabar comprando o talent 1 mesmo, eu testei e gostei dele, também testei o bird's eye e gostei muito, porém esta custando 800 reais aqui na minha cidade (muito fora além do meu orçamento)

Jéfi
Veterano
# set/13
· votar


Minha esposa está aprendendo e tem um Di Giorgio Estudante nº 18. Tem vezes que ela deixa i instrumento na cadeira com as cordas voltadas para o encosto e o fundo voltado para nós, muitas vezes tive que guardar o violão pq ficávamos na cama conversando (a uns dois metros do violão) e ele ficava vibrando com a frequência de nossas vozes. É um violão muito bom pqra quem está começando. Só a nível de curiosidade tenho um Condor CKX 60 nylon e um Di Giorgio F102 aço, e o acabamento dele é perfeito.

Gabriiel.Mariano
Membro
# set/13
· votar


undefined

Gabriiel.Mariano
Membro
# set/13
· votar


e ae galera.. tudo tranquilo? primeira vez que posto aqui no fórum!

Irei comprar um violão. Já toco há uns 3/4 anos e tenho um violão nylon, Ontem fui testar alguns e fiquei na dúvida entre dois violões: um Washburn WD10CE e um Rozini RX315. Os dois estão na mesma faixa de preço de R$800,00.

Violão Washburn Folk WD10CE

* Dreadnought estilo cortante
* Enfeite topo
* Trimestre serrada órtese scalloped
* Lados em mogno e nas costas
* Acetinado mogno pescoço com dois sentidos trussrod
* Rosewood fingerboard e ponte com a porca óssea e sela.
* Rosewood tampado cabeçote com MOP logotipo Washburn & estilizado com incrustações
* Die sintonizadores elenco cromo
* Pré amp fishman 301T com equalizador e afinador embutido
* Vem equipado com cordas D'Addario

Rozini RX315

Timbre característico: Grave/ brilhante.
Braço: Cedro (com tensor ajustável de dupla ação)
Escala/ Cavalete: Jacarandá
Laterais/ Fundo: Louro-preto (laminado)
Tampo: Pinho sueco (maciço)
Trastes: Alpaca (médio)
Tarraxas: Individuais Blindadas Douradas
Cordas: Aço (EJ15 D Addario)Opções: *Eletro-ativo
Acabamento: Verniz natural
Comprimento total do instrumento: 1045mm
Comprimento total da escala: 650mm
Largura da pestana: 46mmMaior
largura da caixa: 125mm

Alguém tem opiniões, reviews, informações sobre esses violões? Ou algum outro violão nessa mesma faixa de preço?

Abraços!!

Gianyny
Veterano
# set/13 · Editado por: Gianyny
· votar


GALERA, OLHA ESSA PROMOÇÃO QUE ENCONTREI NO ML!!!

Violão Hofma HMP 350 - R$639,99

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502124389-violo-hofma-hmp350-fi shman-top-de-linha-p-r-o-m-o-c-o-_JM

Tampo (Top) Abeto Sitka Maciço (Solid Sitka Spruce)
Lateral e Fundo (Back & Side) Mogno Oriental Flamejado (Flamed Nato)
Escala e Cavalete (Fingerboard & Bridge) Jacarandá (Rosewood)
Braço (Neck) Mogno Oriental (Nato)
Roseta (Rosette) Abalone
Trastes (Frets) 20 em Alpaca
Tarraxas (Tuning Machines) Die-cast Douradas
Cordas (Strings) Aço D'Addario
Sistema de captação (Pickup & Preamp) Piezo
Equalizador Fishman Isys +
Marcação (Inlay) Personalizada
Acabamento (Finish) Acetinado

Se esse vendedor for confiável esse violão está dado! Tampo maciço, captação fishman (eu tinha um Cort com captação Fishman Isys + e só digo uma coisa, é excelente mesmo sendo a mais simples da marca), enfim, vale muito a pena.

Dei uma pesquisada e ele está na faixa de R$1.000,00 no mercado.

Tem que pesquisar bem na reputação do vendedor, se possível ligar lá, pois está muito barato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda