Cavalete e tarrachas soltas, Violão Giannin ajuda c/ restauração

    Autor Mensagem
    Ordep Luca
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Ordep Luca


    Bom, Pessoal,é sabido que existem muitos tópicos sobre cavalete soltando,e tarrachas frouxas, mais como é um pedido de ajuda acerca de um violão,cada casoé um caso, como cada violão tbm é um!!!

    é o seguinte, .. sempre gostei dele.. é um Giannini série estudo com cordas de aço (roulxinox Lixo) q eu tinha comprado a uns 4 anos por 100 reais, usado. (nem sei se eram realmente pra aço!) mais nunca me liguei nisso.
    tem um bom som e tal,nem é grosseiro (dificil de fazer soar as notas).

    o único problema era seu braço q era meio largo...

    a 1 mes atrás eu comprei um violão Elétrico Tagima Dallas aço...
    pois eu começei a estudar, e passei a tocar mais...
    o problema é que eu odiei esse novo violão, e do contrario do Giannini,ele tem o braço muito fino,mais fino que de uma guitarra!!!
    e umas cordas de aço muito grossas e duras....
    o som acústico dele, nao é muito bom e nem tão pouco alto...

    Então, esses dias tocando com meus tios, fiquei impressionado com um violão, que não pude indentificar a marca pois a haviam arrancado...nem ele sabia a marca.

    ele tinha a caixa pequena... tinha cordas de nylon (sempre fui preconceituoso com cordas de nylon) , eram cordas macias,muito macias, um som aveludado, gostoso,ótimo pra lentos dedilhados, fiquei apaixonado por aquilo....

    Voltando ao meu!!
    bom, como esse meu Giannini está parado... eu gostaria de colocar cordas de nylon nele tbm... mais o problema é q o cavalete dele tá metade solto... eu tentei colar com super bonder, (não cheguei a retira-lo, eu só passei bonder na parte que estava erguida...) mais nao funcionou... gostaria de saber, com a melhor maneira de retiralo, e fixa-lo novamente, ou pode ser um novo cavalete tbm... também estou pensando em trocar as tarrachas... não que elas estejam dando problemas, porém eu sinto q eles estão "soltas" e como dizem, que tarrachas de violão de aço não servem para nylon pelo fato de escorregarem.,é interessante q eu troque elas tbm...
    mais temo q os "buracos"para a fixação das tarrachas estejam "maiores" doq o normal,para uma boa fixação.

    Não penso em contratar serviços de Luthier, não penso em gastar muito com ele,é mais pra aprender a reforma-lo sozinho... e claro, se eu conseguir o som do pequeno violão do meu tio seria ÓTIMO!

    e Sem puderem comentar algo sobre o Som do pequeno violão (vcs não dariam nada pra ele, aprimeira vista..)
    não é um som profissional nem nada,mais eu realmente me apaixonei...

    a propósito, a madeira do Giannini, entre a boca e o cavalete está levemente/plenamente vísivel entortada pra dentro com "bunda"
    isso séria muito prejudicial??

    memphisac40
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Post cansativo, hein, amanhã t respondo isso, blz.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Ordep Luca
    vamos por partes:

    1
    qual é o violão?
    se possivel modelo e ano
    e fotos, do cavalete, da tarracha...

    eu chuto que se é antigo e de braço largo, deve ser de nylon.

    "VIOLÕES: Aço é aço, nylon é nylon!"
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133627/
    leia esse topico e tente identificar o seu violão.

    2
    nao tenha preconceitos!
    cada violão cabe melhor pra alguns estilos, e pra cada pessoa. pelo visto voce se encaixa melhor no nylon...

    3
    deve ser possivel dar um tapa nesse giannini sim, pra deixar ele tocavel.
    bom mesmo, só com luthier.

    poste fotos, pra gente ver.

    pra colar, melhor cola branca mesmo.
    tem que ver se o super bonder nao fez estrago...
    se ficou empelotado, teria que limpar ele e passar cola branca.

    uma boa saida é botar um cordal, que tira a tensao do cavalete.
    http://sonkey.mundomax.com.br/products/zoom/9167_500_000.jpg
    http://4.bp.blogspot.com/_Qx122dCKyG8/SisyHkcowBI/AAAAAAAAARw/_LVLnSfd l8s/S483/cccccccccc.jpg

    se estiver só um poquinho descolado da ate pra deixar assim, só poe o cordal.

    4
    tarracha é simples de trocar, so nao sei se da pra mudar de nylon pra aço, ou o contrario.
    primeiro identifique qual é o tipo do seu violao originalmente.

    é isso, por enquanto!
    espero que ajude!

    xavy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    por isso o kiki é moderador...

    Ordep Luca
    vamos por partes:

    1
    qual é o violão?
    se possivel modelo e ano
    e fotos, do cavalete, da tarracha...

    eu chuto que se é antigo e de braço largo, deve ser de nylon.

    "VIOLÕES: Aço é aço, nylon é nylon!"
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133627/
    leia esse topico e tente identificar o seu violão.

    2
    nao tenha preconceitos!
    cada violão cabe melhor pra alguns estilos, e pra cada pessoa. pelo visto voce se encaixa melhor no nylon...

    3
    deve ser possivel dar um tapa nesse giannini sim, pra deixar ele tocavel.
    bom mesmo, só com luthier.

    poste fotos, pra gente ver.

    pra colar, melhor cola branca mesmo.
    tem que ver se o super bonder nao fez estrago...
    se ficou empelotado, teria que limpar ele e passar cola branca.

    uma boa saida é botar um cordal, que tira a tensao do cavalete.
    http://sonkey.mundomax.com.br/products/zoom/9167_500_000.jpg
    http://4.bp.blogspot.com/_Qx122dCKyG8/SisyHkcowBI/AAAAAAAAARw/_LVLnSfd l8s/S483/cccccccccc.jpg

    se estiver só um poquinho descolado da ate pra deixar assim, só poe o cordal.

    4
    tarracha é simples de trocar, so nao sei se da pra mudar de nylon pra aço, ou o contrario.
    primeiro identifique qual é o tipo do seu violao originalmente.

    é isso, por enquanto!
    espero que ajude!


    Ordep Luca
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    kiki

    Cara, lendo aquele tópico, ainda consigo ficar na duvida, na questão das tarrachas... pq o braço é largo mesmo... e pra ter descolado o cavalete só Pode ser NYLON mesmo!!
    comprei-o quando não entendia nada, veio em aço..

    Esotu com ele sem cordas... gostária de saber por quanto tempo posso deixa-lo assim...

    é um Giannini Série Estudo 1900.
    Cordal, tbm gostaria de saber quanto custa, e se é facil colocar, se ele resolveria meu problema...

    e com a questão da "bunda" na madeira, há algo muito grave nisto??

    postarei fotos dele hj mesmo.
    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cavalete e tarrachas soltas, Violão Giannin ajuda c/ restauração