Unhas - Violão Clássico

Autor Mensagem
YOUDA
Veterano
# mai/10


Bom dia

Eu estou estudando violão clássico, e desde então tenho deixado minhas unhas crescerem. Porém eu simplesmente não consigo usa-las corretamente para tocas....parece que enroscam ou algo parecido
Agora cortei-as e percebi que tenho tido mais facilidade, no entanto gostaria de saber se há uma REAL necessidade de usar unhas no violão ou não, e se faz alguma diferença

_JCM_
Veterano
# mai/10
· votar


YOUDA

Cara, estou estudando violão e lhe digo que as unhas, pelo menos para mim, são fundamentais.

Fazem toda a diferença no som.

Abraço.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Sim, há uma real necessidade.

Mas não adianta simplesmente deixar crescer. É preciso controlar o tamanho, o formato, lixar, polir...

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


Mesmo tendo uma função....eu acho feio unhas grandes....aspecto de sujeira.


Acho q dedos dão conta do recado sem problema

Gilnei_Bass
Veterano
# mai/10
· votar


Mesmo tendo uma função....eu acho feio unhas grandes....aspecto de sujeira.

Acho q dedos dão conta do recado sem problema
+1

Si vc tem mais facilidade assim, toca assim mesmo.

Caio Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Não são fundamentais, depende do seu estilo e maneira de tocar. Eu utilizo apenas a unha do dedão grande, as outras eu deixo medianas, pois, pelo menos comigo, quando estão grandes, me deixa propício ao erro porque "enrosca" na corda. Já se estiverem pequenas demais, as cordas praticamente não ressonam.

Afinal, Graham Nesh já dizia "Here is the key: just be yourself."

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


samuel.lrosa
Mesmo tendo uma função....eu acho feio unhas grandes....aspecto de sujeira.

Velho, deixa de frescura! É só lavar, caramba.


Acho q dedos dão conta do recado sem problema


Dá pra sair som , tocar notas, mas sem unhas você não vai ter uma série de recursos. Se você acha que o único recado que você quer passar é tocar as notinhas, beleza, mas se o recado que você quer passar é comer o violão, você vai ter de largar essa frescura.

caxx
Veterano
# mai/10
· votar


Unhas grandes, no formato certo, são fundamentais, para explorar toda gama de timbres e texturas do violão clássico, depois que vc dominar essa parte, aí vc pode até cortar...

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique

Não é frescura....só acho q o aspecto de sujeira existe!

Como vc disse...depende de como vc toca...e q estilo executa!

Pro estilo q eu toco....folk, pop e rock... eu dispenso...

Palheta não substitui não? rsrsrs (zueira)

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Tudo bem, mas inventaram um negócio chamado sabonete que limpa as coisas. Depois inventaram outro negócio chamado escova que, quando combinado com o tal do sabonete limpa as unhas em qualquer situação do dia-a-dia.

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


Pessoal, vocês estão ajudando mto com suas opiniões e acabei percebendo q talvez o fato de minha unha não ter dado certo era pq ela estava no formato errado
kual seria o formato correto? pq peskisei na net e non consegui imagem nenhuma...o máx de informaçao q consegui foi...tem q ser redondinha meio pontuda, está correto?

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Você vai ter de testar, YOUDA. Ainda se sabe muito pouco sobre esse assunto.

Em princípio, pra começar a sua busca pelo melhor formato, siga o formato do seus dedos.

Outro erro comum: você deixa unhas pra tocar violão, não pra impressionar namorada(o), certo? Então sempre que você mexer nas unhas, você precisa vê-las do mesmo jeito que as cordas as veem: com a palma da mão virada pro seu rosto.

No mais, não tem jeito, é testar e conferir com um professor, um gravador, etc.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


po, dizer que unha grande é ruim por causa da sujeira é dose, né? então quase todas as mulheres são porcas?
=p

mas até onde eu sei, violão erudito se toca com unha, o que permite trabalhar mais as dinâmicas e os timbres.
assim como pra tocar outros estilos palheta pode ser mais indicado, por exemplo.

mas discordo do mestre Alvaro Henrique quando ele diz sem unha só toca as notas... eu acho que o paulinho nogueira dá conta do recado sem usar as unhas. pra mim ele tem muita expressividade (não sei se aos seus ouvidos não, com certeza voce tem mais treino e repertorio pra analisar).

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


As mulheres não são porcas.


PASSE BASE E ESMALTE...TENHA UNHAS BONITAS COMO AS DELAS.....

Só disse q PARA MIM soa como sujeira.


Sobre o Paulinho Nogueira q o colega ai disse....eu penso + ou - como ele!

_JCM_
Veterano
# mai/10
· votar


samuel.lrosa

PASSE BASE E ESMALTE...TENHA UNHAS BONITAS COMO AS DELAS

Mas, mesmo passando base e esmalte, como você disse, e não limpar as unhas, não adiantará de nada.

Não é a unha grande que vai fazer com que você tenha sujeira ou não, mas sim a LIMPEZA que você faz nas unhas.

Até mesmo com as unhas pequenas pode-se ter sujeira "entranhada".

Abraço!

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


_JCM_

É vero!


É q essa polêmica toda tá pq eu não gosto d unha gde.

Mas aí vai de cada um entende?

Pra mim quem usa unha grande me lembra gente q quer tirar caca da orelha e nariz!!!

kkkkkkkkkkkkkk

_JCM_
Veterano
# mai/10
· votar


samuel.lrosa

Pra mim quem usa unha grande me lembra gente q quer tirar caca da orelha e nariz!!!

hahahaha...

putz... aí é muita falta de higiene, heim? hehe...

entendo teu pensamento!

abraço!

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


_JCM_

Hehehe.

Mas entendo oq dizem sobre a praticidade e tals... legal!

_JCM_
Veterano
# mai/10
· votar


samuel.lrosa

Cara.. as unhas, como já citei, fazem uma diferença mesmo.

Até no começo, achava meio "nada a ver", mas depois que comecei a cuidar mais, o som é totalmente diferente.

Foi um pouco complicado acostumar com a unha grande, mas agora tá legal.

abraço!

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


é, acho q vou ter q sair testando msm os formatos das unhas
o problema é q como uso mto computador minhas unhas demoram taaaanto pra crescer
mas vlw ae pela opiniões, dicas e sugestões!!!!

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Lixe elas no formato redondo mesmo. Aqui tem uma dica: colocar um pouco de vaselina entre a unha e o dedo [no local onde a corda encaixa]. A corda vai sempre escorregar para o local certo, e a pegada fica muito boa.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Essa da vaselina é um lance de escola.

Tem escolas que acreditam que a unha deve ficar o mínimo de tempo em contato com a corda, para evitar ruído. Esse pessoal usa a vaselina para ajudar a escorregar a corda mais rapidamente. Em geral preferem unhas em formato de rampo, pelo mesmo motivo.

Já tem escola que acredita que a unha deve ter um ponto de contato firme com a corda, que a dedilhe quase da mesma forma com que se estica um arco (de arco e flecha), para conseguir uma sonoridade mais precisa e clara. Usam em geral uma unha com o máximo de área de contato possível, com um pequeno micro buraco na unha, no ponto de contato entre unha e corda, para ser um ponto firme para esticar a corda. E nada de vaselina.

YOUDA
Veterano
# mai/10
· votar


é...acho q vou ir tentando...ver o q fica melhor
agradeço mto a ajuda ae pessoal!

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


Não sabia sobre a vaselina não.

Tem mais alguma técnica dessas "escolas"como vcs disseram, q pode ajudar?

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Não faltam coisa, Samuel.

Aliás, bem-vindo ao clube. Violão, sabe como é: a gente começa achando que vai pegar todas as menininhas e termina discutindo sobre unhas com um bando de cuecas.

samuel.lrosa
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique


;) Pois eh! Só faltava virar concurso pra ver quem tem unha mais bonita.. aí a coisa fica cor-de-rosa!

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


A propósito, como aqui tem uns ratos de internet, pode ser que alguém encontre aonde baixar: o livro mais completo sobre o tema (infelizmente ainda poucas páginas) é o Tone and Sound Productin on the Classical Guitar, do John Taylor. A edição se esgotou e uma versão revista e ampliada foi prometida tantas vezes que nem acredito que saia mais...

Rafahitman
Veterano
# mai/10
· votar


As unhas não são fundamentais na hora de tocar. Os dedos já conseguem formar um ótimo som, dependendo da maneira como você toca. O que importa, são as variações usadas durantes as batidas. Ao ínves de ficar batucando apenas pra baixo, faça varições, mudando pra cima, baixo, o tempo todo, para que o som fique mais vivo. Usar as unhas é bom, mas não fundamental. Eu mesmo, toco das duas maneiras, com os dedos e unhas, alternando o tempo inteiro.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Rafahitman, acho que seria bom você notar que o nome do tópico é Unhas- VIOLÃO CLÁSSICO.

A resposta que você deu é extremamente adequada para quem só acompanha canções, pra quem canta batendo acordes.

Pra quem quer tocar MELODIAS ao violão, escalinhas, solos, qualquer coisa além de bater acordes, a estória é outra.

ttassis
Veterano
# fev/12
· votar


E sobre unheiras e dedeiras: substituem as unhas eficientemente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Unhas - Violão Clássico