como saber se um violao ja foi nylon?

    Autor Mensagem
    guitar lok
    Veterano
    # mai/10


    bom dia para todos!!

    comprei um violao a pouco tempo de um cara ,que naum vejo mais.
    so que agora me surgiu essa duvida,se o violao quando veio de fabrica era nylon,porque ele esta apresentando sinais de empeno no braço, e outras coisas a mais.

    queria sabe como que eu faço pra sabe se esse violao é original nylon ou aço?

    vlw!!!!

    guitar lok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu queria sabe tamen que mesmo ele estando com cordas de aço agora, eu posso colocar cordas de nylon?

    YOUDA
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitar lok
    como saber se um violao ja foi nylon?
    pela cabeça dele dah pra saber...são diferentes



    eu queria sabe tamen que mesmo ele estando com cordas de aço agora, eu posso colocar cordas de nylon?

    nunca troke as cordas de aço por nylon e vice versa!

    guitar lok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    YOUDA

    como que é cabeça do de nylon (ou headstock)?

    ouvi dise que colocar cordas de nylon no de aço naum tem problema
    mas colocar as corda de aço no de nylon estraga

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitar lok: queria sabe como que eu faço pra sabe se esse violao é original nylon ou aço?

    A maioria esmagadora dos violões com cordas de nylon têm os pinos das tarraxas (os pinos nos quais as cordas são enroladas) montados numa cavidade no headstock. Os violões com cordas de aço quase sempre têm os pinos das tarraxas perpendiculares ao headstock e o headstock não tem as tais cavidades.

    eu queria sabe tamen que mesmo ele estando com cordas de aço agora, eu posso colocar cordas de nylon?

    Você deve usar as cordas adequadas para a construção do violão. Ou seja: se você descobrir que ele é um violão feito para cordas de nylon, use cordas de nylon.

    guitar lok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    erico.ascencao

    o headstock do meu violao é igual a de uma guitarra so muda as terrachas

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Nylon
    http://www.foxtrot.com.br/Interno/ImgPaginas/centanni_headstock.jpg

    Aço
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/4/4/1/561441.jpg

    Sacou?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitar lok
    É bem esta diferença que o YuriXD citou. Esta "regra" vale para 99% dos casos.

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    erico.ascencao

    Me responda uma pergunta aproveitando o topico, aqueles violões de aço com o headstock com essas cavidades são contruidos como os de nylon só que com as tarrachas diferentes? Ou são reforçados no tampo para não descolar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    erico.ascencao: É bem esta diferença que o YuriXD citou. Esta "regra" vale para 99% dos casos.


    E, normalmente, os de aço tem esse saddle de pinos.

    Abs

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    YuriXD: aqueles violões de aço com o headstock com essas cavidades são contruidos como os de nylon só que com as tarrachas diferentes? Ou são reforçados no tampo para não descolar.

    Acredito que só o headstock é diferente. Mas repare que em 99,999% dos casos violões com cordas de aço têm tarraxas cujo pino é de metal, enquanto que os violões com cordas de nylon têm tarraxas com pinos de plástico.

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    guitar lok

    essa regra do headstock (mão do violão) vale pra quase todos.

    mas leia aqui as diferenças detalhadas:

    VIOLÕES: Aço é aço, nylon é nylon!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133627/

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    geralmento quando é pra naylo o lugar de enrola a corda é de plástico!!

    Mauvado
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Mauvado
    · votar


    aproveitando o tópico eu queria pedir uma coisa
    comprei um violão usado de um cara
    mas ele não me avisou que o violão era nylon e ele botou cordas de aço, descobri q era nylon agora com as informações do tópico
    ele (o violão) AINDA não apresentou sinais de empenação, só os trastes e o cavalete meio gastos, devo trocar as cordas para nylon logo? ou haverá algum problema nessa mudança de tensão?
    quais cordas recomendam e etc...?
    agradeço desde já

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauvado: devo trocar as cordas para nylon logo? ou haverá algum problema nessa mudança de tensão?

    Troca logo. Quanto mais tempo o violão ficar com as cordas de aço, mas ele ficará propenso a empenamento.

    quais cordas recomendam e etc...?

    Eu gosto bastante das D'Addario do pacotinho creme. Custa uns R$30 mas até que dura bastante. Quanto à tensão das cordas aí é a gosto do freguês: se gosta de timbre mais estalado pegue as de tensão pesada ou extra pesada, senão pegue a de tensão média. E a escolha do encordamento de nylon não interfere no empeno do violão - ou seja, o encordamento extra pesado não vai empenar o braço do seu violão.

    guitar lok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    é o meu violao deve se de aço memo,so fiquei com duvida porque,os primeiros trastes estaom meio gasto,o cavalete tem marcas que indicam que cordas ja foram amarradas ali,e seu pega o violao e olha contra o sol na horizontal,da para percebe um leve mais bem leve mesmo ,um relevo atras do cavelete

    vlw!!!

    YuriXD
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitar lok

    Posta umas fotos do seu violão que fica mais fácil

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitar lok
    Você não sabe a marca, modelo... coisas básicas!

    Mauvado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    erico.ascencao
    valeu, vou ver hoje mesmo umas cordas novas, só que nunca troquei um encordoamento... tem algum mistério nisso?

    e mais uma coisa, o rastilho do meu violão é de ferro, tá dando um som estranho, qua rastilho se usa em cordas de nylon?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauvado: nunca troquei um encordoamento... tem algum mistério nisso?

    Procura uns vídeos no U2B pra ver como se faz. Tem que dar um nozinho todo especial no cavalete, dê uma procurada sobre isto. Não é difícil não.

    o rastilho do meu violão é de ferro, tá dando um som estranho, qua rastilho se usa em cordas de nylon?

    MUITO estranho isso. Geralmente os rastilhos são de plástico ou de osso. Os de osso são melhores, dão um timbre mais legal.

    Só para ficarem claras algumas definições:
    - Rastilho: uma pecinha branca (pois geralmente ela é de plástico ou de osso) que fica no cavalete, abaixo das cordas.
    - Cavalete: peça de madeira onde fica o rastilho e onde são fixadas uma das extremidades das cordas. Ele tem função análoga à ponte das guitarras.
    - Cordal: peça geralmente feita de metal e que pode ser usada para substituir o cavalete na função de fixar as cordas. Este item é mais comum em guitarras acústicas ou violões mais exóticos. Tem gente que costuma usá-lo como gambiarra para colocar cordas de aço num violão feito para cordas de nylon, pois o cordal evita que o cavalete descole do tampo, coisa que geralmente acontece depois de algum tempo usando cordas de aço num violão inapropriado para tal.

    Mauvado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    erico.ascencao
    MUITO estranho isso. Geralmente os rastilhos são de plástico ou de osso. Os de osso são melhores, dão um timbre mais legal.

    valeu de novo cara, ajudou bastante
    eu sei que é estranho, mas é rastilho mesmo
    tava dando uma olhada, um rastilho de plástico é R$1,50, não achei de osso.

    guitar lok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    YuriXD
    o violao é da marca nicol , ele tem o head stock tipo de uma lespa

    luantm
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    oi povo
    ganhei um violão esses dias sem cordas. e so tem escrito "tonante 124" ele e bem velinho mas tem kara d gente boa. eo seguinte:
    gostaria d saber se ele foi feito pra corda d nylon ou aço??
    sei q a d aço e melhor, mas q pode estraga o violão se ele for pra nylon...
    alguem pode me ajudar??
    as tarraxas(n sei como escreve) são d plastico e são voltadas para baixo, essas sao as informações q tenho pra poder indentificalo

    brigadao ai ^^

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    luantm
    tonante
    mas tem kara d gente boa

    gente boa pode ser, mas bom acho nao
    =p

    tonante é tonante.

    mas leia aqui as diferenças detalhadas:

    VIOLÕES: Aço é aço, nylon é nylon!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/133627/


    luantm
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kiki

    li o super texto super informativo e descobri q meu violão e de nylon mesmo ^^

    vlw ^^

    MMJr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Aco

    http://perrybechtel.com/media/img/97afb680/Martin-Guitar-headstock-d.j pg

    Aco

    http://www.elderly.com/new_instruments/items/images/20N/D50BGSH_headst ock-front.jpg

    Aco

    http://www.elderly.com/new_instruments/items/images/20N/RF19S_headstoc k-front.jpg



    Nylon

    http://www.barbarossa-guitars.com/guitar%20pics/ccl%20headstock.JPG

    Nylon

    http://z.about.com/w/experts/Acoustic-Guitars-3420/2009/05/Headstock.j pg

    Nylon

    http://elderly.com/images/fmic/28N/GADC2_headstock-front.jpg


    Sacou a principal diferenca???

    Para cordas de aco o pino central e de metal...

    Para os de Nylon o pino central e sintetico - plastico...

    Valeu...

    Gus dz
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Dá pra olhar a estrutura interna do tampo como é.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    guitar lok
    como que eu faço pra sabe se esse violao é original nylon ou aço?

    Se for um destes violões de marca antiga, como: Giannini, Di Gioggio, Tonante. A primeira coisa à se olhar são os pinos da tarraxa. E depois o leque do tampo do violão (aquelas madeiras que reforçam o tampo na parte interna) qualquer luthier sabe olhar isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como saber se um violao ja foi nylon?