Tipos de violao

    Autor Mensagem
    oNicKo
    Veterano
    # abr/10


    Sou novato aqui no cifraclub sempre li os topicos e esse e o primeiro que eu criei .Se tiver algo errado por favor me falem.

    Antes de mais nada, sim eu usei a busca antes de criar o topico vi varios topicos sobre os tipos de violao (folk,jumbo etc..). So que queria uma ajuda ai do pessoal.

    Estou fazendo aula de violao a mais ou menos 2-3 meses mais ja estava aprendendo antes sabia so os acordes principais e tal.agora estou desenvolvendo mais minhas habilidades ja sei algumas escalas faço Pestana corretamente sei algumas musicas,alguns solos basicos e ai surgiu uma graninha aqui e eu queria comprar um violao novo *-*

    Ja rodei pelos topicos do forum e vi varios modelos so que estou com muita duvida com o TIPO do violao. eu queria um violao pra tocar um reggae,um pouco de pop rock e futuramente tocar na igreja portanto tem de ser eletrico.Pelos que vi seria melhor pegar um violao de aço, mais ai vem a duvida que modelo?Folk, Jumbo, Cutway nao tenho a minima ideia da diferença entre eles.

    Por favor me deem uma luz .

    Abs e desculpe se o texto ficou grande.rs

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    oNicKo

    Qualquer um serve pra qualquer estilo. Porém, Clássico, Bossa Nova e Flamenco, normalmente usam nylon.

    Eu prefiro violões de aço, que tem som encorpado desplugado. Por isso gosto de Folks ou Jumbos. O cutway é bom para acessar as últimas casas e solar. Cutway, não é um tipo de violão, diga-se de passagem.

    Isso tem na busca hein! ;-) Aliás, se não me engano, pra todas as suas perguntas há respostas se usar a busca de forma eficiente.

    Abs

    Keith Young
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Em primeiro lugar Bem vindo!

    Cara, realmente violão tem muitos tipos dificeis de escolher... Vou falar sobre mim, eu tenho um Folk e um "classico" com cutway, me agrada mais o som do folk, acho mais "gordo". O Jumbo nunca toquei... acho legal o visual dele...

    Acho que isso de tipo de violão tipo de guitarra, instrumento em si é mto pessoal... O que lhe aconcelho é vá numa loja de instrumento, algum amigo que tenha algum violão desse ou ate mesmo seu professor e toque analise veja qual é o que você se sente mais confortavel e que o som lhe agrade.

    é isso...

    Gus dz
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Gus dz
    · votar


    Modelos Auditorium (OM, 000, GA...) - São mais para dedilhados e tem um som muito equilibrado. Muito usado no blues também, dá uma olhada em John Mayer, Eric Clapton... É meu tipo de violão favorito!

    Dreadnought (As vezes chamado de Folk) - O mais "conhecido" é o que 90% das marcas brasileiras produzem. Tem um som com mais graves que os auditorium e é mais tocado com palheta.

    Parlour - São menores que o Auditorium, usado praticamente só para dedilhados. Usado no Blues tambem.

    Jumbo - Os de corpo maior, tem um som mais encorpado que os outros.

    Cutaway - É um "corte" no violão para que seja mais fácil atingir as casas mais agudas. Acho desnecessário e ainda ocorre uma perda de som.

    Esses todos de aço! Se tiver alguma dúvida é so pedir!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MauricioBahia


    Hoooo meu velho, saudade de voce!!!!

    oNicKo
    Abs e desculpe se o texto ficou grande.rs

    Seja bem vindo, fique avontade, só não coloque os pés no sofá!!!

    E quanto ao violão escolha o que mais te agrada.

    MMJr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Vamos ilustrar a parada...

    Dreadnought - Mas conhecido no Brasil como Folk.

    http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/pImages/D-28_f.jpg

    Dreadnought Cutaway

    http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/pImages/DC-16GTE_f.jpg


    OM:

    http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/pImages/OM-21%20Special_f .jpg


    000:

    http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/pImages/000-18%20Golden%2 0Era%201937_f.jpg


    Jumbo:

    http://www.martinguitar.com/guitars/choosing/pImages/Grand%20J-35E_f.j pg


    oNicKo

    Todos os violoes acima sao com cordas de aco...

    Os OM e 000 podem ser chamados tambem de Orquestra e/ou Auditorium....Dependendo do fabricante...

    Um violao Dreadnought (Folk) vai te servir por varios anos...
    Se voce gosta de solar...escolha um Cutaway pelo fato de voce poder alcancar as ultimas casas com mais facilidade...

    Os jumbos sao violoes enormes, e pode causar um desconforto enorme para pessoas de estatura mediana para baixo.....


    Diz quanto voce pode gastar que a galera te indica as melhores opcoes...

    Valeu...

    xavy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O Jumbo possui uma caixa de ressonância avantajada e para tocar sentado se for uma pessoa mediana para baixo fica desconfortável mesmo, mas em compensação, tem uma sonzeira de graves nele muito lindo.

    Eu tenho um Jumbo, que adoro demais...

    O Folk é bacana demais também, o desenho quase que quadrado me chama muita atenção, dependendo da madeira, os agudos são legais e os graves mais presos, ideal para fazer um pop rock...

    mas em todo violão dá pra tocar qualquer estilo (em tese), só que a sonoridade pode não ser a ideal.

    com cutway é bom pra quem pensa em solos.

    vai acabar que vc comprará apenas o que mais te agradar na loja rsrs mas com certeza as idéas da galera do FCC vão interferir um pouco na sua escolha (me decidi por aki rsrs)

    boa sorte

    oNicKo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Huum obrigado msmo pela ajuda ai

    axo que e melhor eu ir numa loja e testar pra ver o que eu gosto mais msmo :D

    Mais entao eu ADORO solar esse Cutway atrapalha muito no som?

    e o 'corte' que dizem seria mais ou menos em que casa?

    xavy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cutway interfere no som dos mais experientes apenas... eu não percebo rsrs

    o corte é na casa 14 e dá pra chegar com os dedos até a casa 22 tranquilamente

    abrass

    Gus dz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Lembrando que a "construção" do violão também faz uma baita diferença!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipos de violao