Não trocar a corda

    Autor Mensagem
    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10


    Bom pessoal, sempre tive essa dúvida:
    Como eu nunca troco as cordas (só quando arrebento) (sou bem mão-de-vaca mesmo), gostaria de saber se isso influencia o meu violão em alguma coisa.

    Se o braço pode piorar devido a tensão das cordas expirarem bastante, ou alguma coisa do tipo?

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mr. Joe
    Acho que desgasta os trastes, além de deixar a escala suja devido ao suor que as cordas absorvem da sua mão.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Bom dia!!!

    Mr. Joe
    Bem, seu violão tem encordoamento de aço ou nylon?
    Em ambos os casos, há evidente perda de timbre e dificuldade de afinação, pois com o tempo a corda perde sua tensão original. Isto influencia na estabilidade do braço, pois a tensão no encordoamento não será a mesma.
    No caso de cordas de aço, há também o problema da ferrugem que "esmerilha" os trastes.
    Outra coisa é o fato de se misturar cordas novas com velhas ao se trocar apenas as que arrebentam. Não há timbre que resista. O ideal é que todo o jogo seja trocado, pois todas as cordas tem a "mesma idade"
    Pra mim, economizar em cordas é a típica economia burra. O que vc poupou em troca de cordas gastará em troca de trastes ou consertos antecipados em luthier.
    Valeu!!!

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Mr. Joe
    · votar


    Penta_Blues
    Stalingrado

    Valeu a explicação pessoal.

    Nossa, eu não troco essas cordas de nylon faz quase 1 ano.
    Ainda amanhã vou lá trocar. (feriado)

    rodsom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tambem nao troco cordas, mas é porque violao pra mim é so brinquedo. meu baixo eu ja trato com carinho.

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mas deixa eu perguntar mais uma coisinha:
    Se minhas cordas tem a tensão média, eu posso botar uma tensão alta de boa?

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    rodsom
    tambem nao troco cordas, mas é porque violao pra mim é so brinquedo. meu baixo eu ja trato com carinho.

    haeueahaeuae
    Pra mim é o contrário.

    Trato meu violão bem melhor que o meu contra-baixo. aehuaha

    xavy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: xavy
    · votar


    é exatamente sobre isso que o kra tá dizendo abaixo



    abrass

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Okay galera, já cortei fora, tirei os nós e joguei no lixo as cordas antigas.

    Mas, meu violão é um Yamaha C45.
    Não achei nenhum tensor ou algum "ajustor" dentro da boca do violão, que tem em violões de amigos meus.

    Eu posso botar uma corda com Tensão Alta, sendo que a original do violão era média sem regular?
    Caso não, como regulo esse violão?

    Agradeço desde já.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mr. Joe

    Seu violão é para iniciantes, não possui tensor, principalmente para derrubar o preço, mesmo sendo um Yamaha, o ideal é manter as cordas padrão original, se vieram com tensão média, fique com esta mesmo

    Normalmente, sempre que se troca tensoes de cordas, o ideal, se nao tiver experiencia, é levar a um bom luthier para regular o tensor, mas como não tem, repito, é melhor manter a tensao para a qual ele foi planejado

    Até

    rodsom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mr. Joe
    Não achei nenhum tensor ou algum "ajustor" dentro da boca do violão
    vc procurou no headstock tambem?

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    rodsom
    Sim. Pelo visto é como o Edson Caetano disse.
    Não há tensor.


    Edson Caetano
    Valeu a explicação!
    Vou deixar tensão média mesmo.

    reydner
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mr. Joe

    uma vez eu lembro que meu professor (de violão) me disse que com o tempo as cordas perdem um pouco do timbre, e ele recomendo trocar as cordas de 3 em 3 meses (eu achei meio exagerado), mais se serve de consolo eu tambem troco as cordas só quando arrebentam porque não vejo tanta diferença assim.

    vlw!!!

    Mr. Joe
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bah galera, já comprei as cordas e troquei.
    (demorou um tempão para fazer os nós eahuaehuae)

    Bah, a diferença da sonoridade é incrível.
    Comprei uma D'Addario (se escreve assim?), tensão média.

    Eu tava quereno uma Elixir pra durar mesmo, mas acho que só existe de aço, não achei de Nylon.

    cao fofo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vai virar cordas vintages

    ehehheheheheh

    ja pensou, se lançam essa moda heim, cordas envelhecidas igual safras de vinhos e outras coisas

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O correto é de 3 em três meses no máximo,com uma D'addario,porque,essas canarinho,rouxinol,não dura Mesmo.

    Então,fora de desgastar os trastes,fica com um som choco e ruim abafado,sem vida,e ainda é pior pra trocar.

    Já elixir deve ser outro papo.Afinal,se cuidar,gente aqui do forum diz que dura um ano.

    rodsom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ja pensou, se lançam essa moda heim, cordas envelhecidas igual safras de vinhos e outras coisas

    meu violao tem um encordoamento da safra de 98. serio mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não trocar a corda