Violão canhoto 12 cordas - Tarefa ingrata!

    Autor Mensagem
    Andy Viper
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Andy Viper


    Olá pessoal. Estou procurando já há algum tempo um violão canhoto de 12 cordas, mas agora estou vendo o quanto esta tarefa é ingrata... Já fui em várias lojas, testei um modelo da Tanglewood (marca inglesa, o vendedor me disse que tinham para canhoto) mas, na hora de fechar, ele ligou pro fornecedor e confirmaram que não fabricam left-handed... =(

    O único que encontrei pra testar foi o Eagle, mas gostaria de outras opções... Violeiros de plantão, por acaso alguém conhece?

    É triste e revoltante ao mesmo tempo ver como nós canhotos sofremos com falta de mais opções no mercado. E, quase sempre, pagando mais caro por isso.

    Valeu pela ajuda, galera! Quem conhecer algum modelo, não deixe de postar!

    kiki
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    e ae cara...

    nunca procurei violão de 12 cordas, mesmo pra destro. mas já comprei alguns instrumentos pra canhoto, pois meu irmão é canhoto.
    então vou te ajudar pela metade.

    primeiro:

    por que tem que ser um violão pra canhoto?
    meu irmao usa um violão normal (nylon classico, eagle dh68), com as cordas invertidas.
    só foi regulado pra canhoto (em luthieria e tal), só precisa ajustar a pestana e o rastilho, coisa simples. mas o violão não tem cutaway.

    de 12 cordas deve ter que inverter a pestana, ou fazer outra, mas acho que não é nada grave. qualquer luthier faz isso.
    repetindo: se não tiver cutaway.

    segundo:

    modelos e marcas não conheço, nunca nem toquei em violão de 12.

    terceiro:

    É triste e revoltante ao mesmo tempo ver como nós canhotos sofremos com falta de mais opções no mercado. E, quase sempre, pagando mais caro por isso.

    sim, infelizmente é assim. é uma questão de produção industrial. quanto maior a tiragem da produção, mais barato fica. como instrumentos de canhoto tem menos saída, acabam sendo um pouco mais caros. dependendo do modelo e da disponibilidade é uma diferença irrisória, mas as vezes é significativo.

    a guitarra que compramos (tagima 635) custava algo como uns 50 reais a mais que a destra, entao dá pra encarar.

    se quiser um instrumento de alta qualidade, começa a valer a pena pensar em encomendar com um luthier.

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    Fala grande kiki..
    por que tem que ser um violão pra canhoto?
    Brother, o négócio é que procuro mesmo um violão com cutway. E outra, invertendo as cordas os controles de equalização ficariam embaixo.. E eu mudo a equalização dependendo das músicas que toco, isso seria outro problema...

    se quiser um instrumento de alta qualidade, começa a valer a pena pensar em encomendar com um luthier.
    Não tinha pensando nisso, até porque estou precisando de um a curto prazo.. Um instrumento de luthier demoraria um tempinho pra ficar pronto. Mas talvez valha a pena esperar..

    Obrigado pelas dicas, maninho!

    Mais alguém?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Andy Viper
    Cara, eu acho muito, mas muito difícil achar um violão de 12 cordas canhoto. Para iniciar meu processo de convencimento para comprar um de destro: cutaway em violão de 12 cordas é dispensável. Não sei se você já tocou um pouco num 12 cordas, mas te garanto que não dá pra brincar muito depois da casa 14, 15...

    Um instrumento de luthier demoraria um tempinho pra ficar pronto. Mas talvez valha a pena esperar..
    Vale lembrar que violão é um instrumento que tem uma construção mais trabalhosa, o levará o luthier a te cobrar um valor que normalmente você se surpreenderá negativamente. Esta surpresa geralmente ocorre pois nós toleramos violões de R$500 construídos com madeira laminada, mas não toleramos guitarras de R$500 com corpo laminado. Isso mostra como um violão custa mais para ser feito do que uma guitarra.

    Enfim, pra pegar um violão de luthier você tem que preparar o bolso...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Eu comprei um folk, 6 cordas mesmo, pra destro.

    O ruim é o lance do rastilho. Precisa inverter por causa das oitavas.

    O mesmo acontece com o de 12 cordas.

    Se um dia precisar de um, sei que vou enfrentar o mesmo problema.

    Procure entrar em contato com a fábrica de violões Rozzini.

    Por um preço diferenciado, talvez eles possam te atender.
    http://www.rozini.com.br

    São bons. Eu gostava do que tinha... Acabei trocando por um de nailon (Di Giorgio) e tomei na cabeça... um lixo de violão.

    Thiago_Canhoto
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5085-Violao_Cond or_SD10_12_Cordas_Folk_Aco_Eletrico_Ativo_com_Afinador_Canhoto__Preto


    cara tem algo assim 12 cordas!!!!

    Andy Viper
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Thiago_Canhoto
    Legal brother, mas já liguei na Condor, e eles não estão mais fabricando este violão..

    Estou aguardando um vendedor me dar resposta sobre um Takamine. Se conseguir, eu posto aqui pra vocês.

    Mas se souber de outro modelo, avisa aí! Abraços.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Andy Viper
    Porra, mas você quer mesmo com cutaway? O problema do rastilho se resolve com uns R$20, mandando um luthier fazer um pra você - o que é legal, porque aí você aproveita e manda fazer de osso logo.

    hgsupertramp
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: hgsupertramp
    · votar


    Pô, estou exatamente na mesma situação. Estou atrás de um canhoto - 12 cordas - cutway - Corpo sólido. Já pesquisei bastante e parece que só tem um Takamine EG-531C 12LH no mercado(de qualidade), mas não sei se este tem o corpo sólido, e está para mais de R$ 1700,00. Inverter um violão de destro é um grande incoveniente, pois os controles ficarão na parte de baixo, o cutway para o lado errado, além do knob onde se prende a correa ficar invertido. É um absurdo a falta de atenção com os canhotos, parece que existem somente uns 6 no Brasil, pelo jeito que a indústria aqui age. Se alguém souber de alguma coisa.... agradecido.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão canhoto 12 cordas - Tarefa ingrata!