Dúvida com tríades

    Autor Mensagem
    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10


    Olá pessoal! Toco bateria e ultimamente tenho começado a dar umas lidas em material de violão a fim de obter mais conhecimento de música em geral...
    Enfim, tô com dúvida em relação ao conceito de tríades, dei uma olhada no fórum de guitarra e vi certas explicações que pra mim não tiveram muito efeito pois vinham acompanhadas de outros "nomes", digamos assim, usados nesse meio e que até então estou leigo.
    Agradeço desde já!

    Carregando
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Triade : 3 notas que formam um acorde

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Puts, não rola uma explicação melhorzinha não? Também não precisa restringir totalmente a parte técnica, explicando bem eu tento desenrolar pra resolver o resto da dúvida.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aquela coisa de tríade aberta, fechada e tal?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Os acordes se derivam das escalas.A tríade é a mais simples espécie de acorde,é formada pela fundamental,terça e quinta notas da escala.Considerando as mais diferentes escalas,vc vai ter quatro tipos de tríade.
    Maior:fundamental+terça maior+quinta justa.(Ex:Dó+Mi+Sol)
    Menor:fundamental+terça menor+quinta justa.(Ex:Dó+Mi bemol+Sol)
    Aumentada:fundamental+terça maior+quinta aumentada.(Ex:Dó+Mi+Sol sustenido)
    Diminuta:fundamental+terça menor+quinta diminuta.(Ex:Dó+Mi bemol+Sol bemol)
    Pelo que entendo de acordes "abertos" ou "fechados":se diz que um acorde esta em posição "aberta" quando ultrapassa o limite de uma oitava,e "fechado" quando não ultrapassa este limite.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Esse assunto precisa trabalhar desde o começo.

    Era uma vez um conjunto de notas em graus conjuntos. Depois de muitos e muitos anos resolveram chamar esse conjunto de escalas. Mais algum tempinho e vieram as escalas maiores e menores.

    Aí os músicos perceberam que algumas notas dessa escala, quando tocadas ao mesmo tempo, são harmoniosas, e outras são muito feias. E perceberam que havia uma combinação de notas que, quando tocadas ao mesmo tempo eram muito especiais. Essa combinação só era possível quando se tocava uma nota da escala, pula uma, esta, pula outra e esta também, com no máximo 3.

    Ou seja, se fossem tocadas as notas 1,3 e 5 de uma escala você ia chegar nessa combinação especial. Se fossem tocadas as 2, 4 e 6 também. Se fossem 3, 5 e 7 também. E assim por diante.

    O nome dessa combinação especial é tríade.

    Pra entender melhor teoria como um todo, é FUNDAMENTAL ler o Teoria da Música, de Bohumil Med, editado pela Musimed. E foi lançado um DVD em que o próprio Bohumil dá uma aula de teoria. Se você não encontrar numa loja de música da sua cidade, a Livraria Musimed, vende pra todo o país no www.livrariamusimed.com.br

    P.S.: Não tenho nada com a Musimed e não ganho nada por indicar o livro. O considero o melhor livro sobre o tema em língua portuguesa, e não é tão fácil encontrá-lo, infelizmente.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: AndrewGotticus
    · votar


    Agradeçoo pra caramba!

    Hey... E o "Conto de Fadas" com as notas foi interessante. Obrigado mesmo pelo explicação.

    Caio Gomes
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    Facinho pra você a tríade (acorde) de Dó Maior:

    1 2 3 4 5 6 7 8
    C D E F G A B C

    Achou o I, II e III grau? Achou o acorde:

    C-E-G

    Procura as notas no braço e prontinho.

    Acorde menor seria com a segunda aumentada (na escala natural maior¹) no lugar da terça:

    C-D#-G

    Acorde com sétima adiciona-se a sétima somente:

    C-E-G-Bb

    Acorde com nona adiciona-se a nona (que é a segunda):

    C-E-G-D

    Acorde com sexta adiciona-se a sexta:

    C-E-G-A

    E assim vai.

    Acordes com quarta e sétima (4/7):

    Estes acordes são formados pela I, IV, I, VII. Como você pode ver não há a terça que define se é um acorde maior ou menor.

    C-F-F#-Bb

    Acorde com sétima aumentada... somente aumenta a nota meio tom (o mesmo vale para quinta aumentada, etc) (OBS: Por isso é mais correto cifrar: C7+ do que C7M, por no caso da quinta aumentada que já é uma nota maior não teria lógica então: C5+. Mas da mesma forma é compreendido):

    C-E-G-B#

    Acordes diminuto (7º):

    Esse é complicado... no caso de Cº teriamos que pegar a base de um acorde maior com sétima menor (X7) anterior (B7) menos o tom (nota do acorde). Então seria:

    B7 = Eb-F#-A (como disse, exceto a nota do acorde, então tira-se o Si)

    E agora coloca a nota do próximo tom (C)

    Cº = C-Eb-F#-A

    ¹: Há uma regra na hora de se formar um acorde. Quando formos formar acordes menores (Xm, X7 (já que a sétima já é uma nota menor)) deve-se utilizar a escala menor (a formação de uma escala natural menor se da por Tom/Semi-tom/Tom/Tom/Semi-Tom/Tom/Tom). E na hora de formar um acorde menor, utilizamos a conhecida escala maior natural.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Os acordes tonais são sempre formados por TERÇAS sobrepostas. Terças, ou seja, se você contar as notas utilizadas (incluindo a primeira e a última), tem de dar 1, 2, 3. Dó-mi é uma terça porque dó (1), ré(2), mi (3). Dó ré# é uma segunda, porque dó (1) e ré (2).

    Dessa forma, um acorde menor é dó MI BEMOL sol, nunca dó ré# sol.

    "Ah, mas o dedo vai no mesmo lugar". Problema, música não se faz com dedo, se faz com notas. Faz muita diferença usar o nome certo. Se você ainda não percebeu a diferença, não tem problema, acredite que faz.

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    AndrewGotticus

    essa apostila fala sobre tiade e sobre setima também
    http://www.4shared.com/file/172255734/c53df375/A_Melhor_Apostila_de_Vi olo_-_m.html

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    AndrewGotticus
    no capitulo formação de acorde verá sobre triade, para aprender triade tem que saber as notas no braço do vioão.
    nessa apostila ai tem a tabelinha das notas, só que a tabela dessa apostila é meio comfusa.
    se precisa de uma tabela contendo todas as nota do violão passa seu email q te mando outra apostila q tem essa tabela pratica!

    sperms
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    dom de Deus
    Ae, velho. Se nao for encomodo, eu gostaria.

    caike_Bend@hotmail.com

    vlw!

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Valeu pessoal! Grande ajuda! \,,/,

    Caio Gomes

    Acorde menor seria com a segunda aumentada (na escala natural maior¹) no lugar da terça:

    C-D#-G

    Acorde com sétima adiciona-se a sétima somente:

    C-E-G-Bb

    Na minha cabeça viria um "B" ao invés de "Bb"

    1 2 3 4 5 6 7 8
    C D E F G A B C

    Acordes com quarta e sétima (4/7):

    Estes acordes são formados pela I, IV, I, VII.

    C-F-F#-Bb


    E aqui me veio C-F-C-B

    Explica essa melhor por favor.

    Caio Gomes
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Para fazer um acorde SEMPRE vai ser: Primeira-Terça-Quinta. Acontece que existe aquela diferença de acorde menor para acorde maior no qual deve-se respeitar a escala natural. Por se formos montar acorde menor numa escala maior usuariamos a segunda aumentada (segunda aumentada em um semi-tom) no lugar da terça. (Da mesma forma para se fazer um acorde maior com escala menor usariamos a terça aumentada).

    Acorde menor:

    Vou montar a escala de Am que é a única sem acidentes na Escala Natural Menor (assim como Dó na Escala Natural Maior):

    1 2 3 4 5 6 7 8
    A B C D E F G A

    Am: A-C-E

    Já em Dó ficaria assim:

    1 2 3 4 5 6 7 8
    C D D# F G G# A# C

    Cm: C-D#-G


    Acorde com sétima:

    Este eu realmente expliquei mal... Acontece que um acorde com sétima é sempre com a sétima diminuta (diminuida). Então diminuimos a nota em um semi-tom: B-Bb.

    Acordes com quarta e sétima:

    Esse foi erro de digitação mesmo ;p. Na verdade é uma quinta no lugar da segunda primeira. Então pega a explicação da sétima e troca pra I, IV, V, VII.


    Depois eu explico melhor sobre a sétima e passo algumas tabelas que vão lhe ajudar na formação de acordes ;]. Abraço.

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sperms

    puxa estou procurando meu cdrom do curso de violão lá q está a tabela e não estou achando!
    mas por uma grande sorte eu baixei uma apostila que o ``mauricio da bahia´´ indicou ao Lukas 674; e vi que no final tinha o braço do violão com as notas desenhada ingualmente a que eu tenho;
    baixe esse apostila e vai decendo a pagina até embaixo,m ai lá está as nota no braço do violão; o link abaixo;

    http://www.4shared.com/file/198482318/fb502769/acordes.html

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sperms

    existe um jeito mais pratico pra aprender as notas no braço do violão sem precisa de decora e fica olhando toda hora na tabela

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    mas pra começa a tabela é bom!

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    sperms

    já ouviu fala de escala crómatica? escala cromatica é uma escala de meio em meio tom.
    as corda do violão funciona assim cada trate meio tom.

    um ex; corda de mi;
    primeira nota da corda sem aperta nenhum traste , é mi

    quanto vc aperta no primeiro traste vc aumenta meio tom. como não existo mi sustenido ai logo vem o fa. depois no segundo traste vem o fá sustenido e depois o terceiro traste vem o sol, iso é na corda mi. se vc sabe as escala isso não é tão complicado é só pensar na escala só que aqui é de meio em meio tom.

    outro exemplo corda lá;

    solta é lá mesmo.
    pressa no primeiro trate é o lá sustenido. pressa no segundo é si. pressa no terceiro é dó porque não existe si sustenido. presso no quarto é dó sustenido.

    não existe si sustenido e nem mi sustenido.
    não existe dó bemol e nem fá bemol

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Caio Gomes, acorde menor é sempre 1-3m-5. Consulte qualquer livro de teoria musical.

    C-D#-G nem tríade é, é uma tétrade com uma nota omitida: o acorde de sol com quinta aumentada e sexta (na forma completa, em terças sobrepostas, a única forma de montar um acorde tonal, é sol si ré#dó). Numa escala de lá menor, ele é um acorde de tensão que resolve em ré menor (subdominante de lá menor).

    Já C-Eb-G, o acorde de dó menor, é o relativo menor de lá menor, não é um acorde de tensão.

    Ouça a diferença. Toque Am, Dm, E, e depois:

    - Sol aumentado (C-D#-G), Dm, E.
    - Am, G, Cm, Fm, Cm.

    Percebeu a diferença? O acorde com Ré# é tensão, o acorde com mi bemol é repouso.

    Rameau, ao criar toda a teoria da harmonia tonal, no século XVIII deixou isso bem claro: acorde se forma por TERÇAS sobrepostas. Quando você usa uma segunda, é porque o acorde não está exposta na forma completa. E de lá pra cá não mudou nada nisso aí.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pow pessoal! Vocês tão ajudando pra caramba, de teoria eu só "um banquinho pra sentar", se é que me entendem, e as explicações de vocês tão me abrindo os olhos em várias coisas.

    Agradecido!

    Caio Gomes
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    Alvaro Henrique

    "Acontece que existe aquela diferença de acorde menor para acorde maior no qual deve-se respeitar a escala natural."

    É usada a terceira diminuida/menor (ou segunda aumentada. Eu não quis ser muito teórico aqui porque é voltado pra iniciante e no fim ele vai aprender sobre isso de um jeito ou de outro, então não quis complicar, mas é um erro, porém eu tentei corrigir isto no segundo post) se for feito numa escala maior. Se for fazer acorde menor numa escala menor então usa-se a terça normalmente. Aqui que entra meu erro. Pois, como sabe, escala menor se dá por 1-1/2-1-1-1/2-1-1... acontece que se formos fazer iremos de D para D#, porém eu esqueci de umas das coisas mais importantes em que uma nota não se repete numa oitava e o correto é Eb realmente. (Escala de Cm: C D Eb F G Ab Bb C). Então obrigado por este atento se não iria passar batido por mim por um bom tempo ;].

    Agora como eu prometi vou explicar sobre a sétima e passar algumas tabelas. (E tentar passar outros tipos de acordes também).

    Sétima: Quando dizemos "tal acorde com sétima" pode haver um pequeno conflito, pois acordes com sétima na verdade são montados com sétima menor. Então o grau 7 que vemos numa escala (maior) de alguma nota na verdade é a 7+ (Sétima aumentada).

    Acordes com 7+:

    É exatamente igual acorde com sétima menor.

    Obs: Como eu disse tem de se respeitar a escala em que o acorde dissonante é formado. Compreendendo isto não há diferença na Sétima menor para acordes maiores e menores, porém como é um dissonante menor você deve procurá-lo na escala menor, então vai ser igual no acorde maior. O mesmo para a Sétima aumentada que você procura na escala maior e vai ser o mesmo nos acordes menores.

    Acordes com 6/7:

    Utiliza os graus de acordes maiores com sexta é sétima (menor) 1º-3º-5º-6º-7º. (Vou passar todos os exemplos em Dó e Lá)

    C6/7: C-E-G-A-Bb
    A6/7: A-C#-E-F#-G

    Acordes com baixo alterado:

    Este é você pegar um acorde comum como C ou A e mudar o baixo, como em C/A (É praticamente a mesma lógica do acorde com Sétima diminuta = Base de Dó com o baixo em Lá).

    Acordes com 4/9:

    Neste é ómitida a 3ª (que define entre maior e menor) e adicionada a 4ª e 9ª. Fica assim:

    C: C-F-G-Bb
    A: A-C#-E-G

    Acordes com 6/9:

    (Neste se eu não me engano é omitida a 3ª igualmente 4/9. Se eu estiver errado me corrijam). Seguindo o exemplo do anterior, omite-se a 3ª e adiciona-se a 6ª e a 9ª.

    C: C-G-A-Bb
    A: A-E-F#-G


    Ainda há vários outros... mas com estudo você aprende.

    Tabela de Intervalos em Todos os Tons

    Eu vou ficar te devendo uma tabela com as escalas menores. Mas vou passar as notas relativas:

    A-F#m
    B-G#m
    C-Am
    D-Bm
    E-C#m
    F-Dm
    G-Em
    A#-Gm
    C#-A#m
    D#-Cm
    F#-D#m
    G#-Fm

    Essas notas relativas porque se você for analisar as suas respectivas escalas (C-Am, por exemplo) eles tem exatamente as mesmas notas.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Caio Gomes

    C6/7 não é certo. Neste caso o intervalo é de 13a, já que não se pode ter 6 e 7 no acorde. A forma certa deste acorde é C7(13) ou simplesmente C13.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Caio, acho que seria bacana você reler um livro de harmonia.

    O acorde com sexta só existe como acorde de passagem que resolve imediatamente depois. E a sexta só pode ser adicionada a um acorde de função subdominante (a própria subdominante, a subdominante relativa, a subdominante anti-relativa e as subdominantes secundária). Algo como:

    C F G C F6 G C

    Quando não é um acorde de passagem, o que seria sexta será a tônica, formando outro acorde. Por exemplo, o F6 é fá lá dó ré. Quando não é mero acorde de passagem, esse acorde na verdade é ré fá lá dó, um Ré menor com sétima. Experimente tocar

    C F G C Am Dm7 E7 Am F G C

    Se ele estiver utilizado fora da função de subdominante, idem. Compare (toque pra ouvir):

    C F G C F6 G C
    e
    F Bb C F Dm7 Cm7 Gm7 Bb C7 F

    Ou seja, não são só as notas que determinam um acorde, mas o contexto em que ele é empregado.

    Mas indo ao que interessa: um acorde com 6 e 7 não é acorde de passagem. Ninguém nem o ouve assim. Se for tocado em posição fechada, o cluster formado pela 5, 6 e 7 destrói qualquer relação tonal, e ele soará como um acorde fora do sistema tonal, e que deve ser nomeado de outra forma. É preciso tocá-lo em posição aberta, e aí você vai perceber que a combinação de notas fá lá dó ré mi vai acabar sendo montada igualzinha a um ré com nona: ré fá lá dó mi.

    Portanto, na harmonia tonal, não existe acorde com 6 e 7.

    O acorde com 13, por sua vez, existe. Ele é um acorde de tensão. Isso aqui funciona:

    C F G13 C.


    Os outros acordes que você citou não seguem a sua própria definição (que desconheço). Preste atenção:

    Acordes com 4/9:

    Neste é ómitida a 3ª (que define entre maior e menor) e adicionada a 4ª e 9ª. Fica assim:

    C: C-F-G-Bb

    >ok
    A: A-C#-E-G
    > esse é um acorde de lá maior com sétima, e os intervalos utilizados são 3M 5J 7m, sem quarta e sem nona.

    Acordes com 6/9:

    (Neste se eu não me engano é omitida a 3ª igualmente 4/9. Se eu estiver errado me corrijam). Seguindo o exemplo do anterior, omite-se a 3ª e adiciona-se a 6ª e a 9ª.

    C: C-G-A-Bb

    >ok
    A: A-E-F#-G
    > os intervalos aqui são 5j 6M e 7m. A nona mandou lembranças.

    Em qualquer acorde do sistema tonal, a primeira nota que pode ser omitida é a quinta. A segunda nota que pode ser omitida é a terça, pois ela é quem determina se o acorde é maior ou menor, a base do sistema tonal.

    Se tem algum acorde em que não é imediato montá-lo em terças sobrepostas e tem alguma nota omitida, o mais provável é que o acorde está sendo chamado erroneamente e a nota que está fora na verdade é a quinta do acorde de verdade que foi cortada. Quer ver?

    C-F-G-Bb -> coloca a "terça" = dó mi fá sol sib, que fica, em terças sobrepostas, mi sol sib dó fá, um acorde de mi diminuto.

    Mas ok, num contexto especial pode ser mesmo um dó em quartas, até cabe, é um acorde até bem comum em harmonia modal. Como tem canções e estilos por aí que mesclam sistema tonal com modal (blues, por exemplo), ainda vai como uma forma de entender um acorde modal dentro de uma composição majoritariamente tonal.

    Já C-G-A-Bb -> coloca a "terça" = dó mi sol lá sib, em terças sobrepostas = lá do mi sol sib, o manjadíssimo lá menor com sétima menor e nona menor. A nota que foi cortada é, na verdade, a quinta do acorde.

    Então, cuidado. Tem muito "método" de harmonia por aí e muito professor que gosta de complicar pra posar de inteligente. Música tonal é o sistema musical mais simples que a humanidade já produziu desde 350 d.C. Se algum conceito de harmonia tonal está parecendo difícil, é bem provável que esteja incorreto.

    E se tem alguém que tem algum prazer oculto em coisas difíceis, larga harmonia tonal e vá estudar harmonia moderna e contemporânea. Ou mesmo música oriental (indiana, chinesa, árabe, etc.), que já é bem mais complicadinha. Mesmo harmonia modal tem seus quebra-cabeças. Desde que foi possível escrever música, não surgiu sistema mais simples que o sistem tonal. Ele foi criado por Rameau, entre outros, pra ser o mais fácil possível, e acertaram na mão. Se algo não for fácil, ou não é tonal, ou está errado.

    Caio Gomes
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    Vixe, a coisa ta complicada pra mim ;p. Sobre os exemplos de Lá eu errei por falta de atenção mesmo. Eu usei uma apostila como fonte então é tudo culpa dela doiashdioashio. Mas aqui segue as explicações nela extraidas também:

    Acordes com 6/7:

    Na cifragem desses acordes, não é necessário constar todas as notas, com a exigência que tenha o baixo, a 3a nota básica e as dissonantes, podendo ser suprimidas notas básicas 1a e a 5a. Não podemos retirar o baixo por ser a nota que dá nome ao acorde, nem a 3a, pois determina entre acorde maior ou menor e nenhuma das dissonantes por caracterizar o efeito acrescido. Alguns métodos costumam denominar esse acorde como 7/13 (sétima menor e décima terceira maior). Tudo isso porque a 6a nota é igual à 13a.

    (Isso mostra minha preguiça de não ter lido isto ;x)

    Acordes com 4/9:

    Embora seja de raro uso e até sem uma aplicação evidente, acordes com 4a e 9a são classificados como acordes dissonantes reais por alguns métodos. Além de que, omite-se a 3a nota (que determina entre acorde maior e menor).

    Acordes com 6/9:

    Nas versões maiores e menores, acordes com 6a maior e 9o maior, a exemplo de 4/9, são dissonantes pouco usados. Mesmo assim, tem seu registro aqui.


    Então eu acho que a aplicação do acorde é apenas didática mesmo. Eles tentaram passar todos tipos de dissonâncias e explicando suas aplicações harmônicas. Porém, obrigado de qualquer forma.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Alvaro Henrique

    Iluminou o tópico... Parabéns e valeu pelas dicas preciosas.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: AndrewGotticus
    · votar


    Eita doideira, por isso que eu prefiro bateria, dá pra sobreviver sem essa confusão toda de vocês ai (só brincando hein pessoal, tenho interesse pleno em estudo de teoria musical e etc.)

    Mais uma vez agradecendo!

    Não tô tendo dificuldade de entender pois já faz tempo eu sei identificar as alterações feitas pelos trastos, pensei que fosse mais complicado o.O

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com tríades