Tablaturas x Partituras

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # jan/10


    tenho um conhecido que é músico e para praticamente todas as músicas instrumentais, ele lê partituras.
    Vai lendo e tocando... "online" mesmo.

    Para tablaturas, o sujeito não consegue tocar dessa forma em hipótese alguma.

    Sabe lá, parece que o sujeito quando vÊ aquele monte de números amontoados, o cérebro dá um nó.

    Será que existe alguma explicação para isso?
    Nunca conheci ninguém que conseguisse tocar acompanhando somente tablaturas.

    =D

    Fany_H
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bom cara, vou lhe dizer uma coisa

    infelizmente nao sei ler partituras, mas um dia parei pra pensar a mesma coisa.
    o motivo disto acontecer e que em termos a tablatura e mais complicada, cheio de numeros e esquemas taticos, porem a partitura é mais simples, limpa e compreensivel.
    oq faz as pessoas usarem(oq fez eu usar tambem) a tablatura é que ela mostra eXXXXatamente o lugar onde ponha o dedinho, dai fica facil pra toca, e quase todo mundo le tablatura. Porem as poucos pessoas q leem partitura já tem a visao e podem se espressar escolhendo os melhores timbres e ativando sua imaginação eXXXXigindo mais atenção e posteriormente voce se acostuma e le rapidamente, coisa que uma pessao q lé tablatura a 5 anos nao vai conseguir fazer

    essa é a minha opiniao

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    Fany_H
    Vou discordar completamente de vc, meu camarada.
    Uma partitura possui um número muito superior de informações do que uma tablatura e eu garanto pra vc que um leigo na leitura de ambas saberá muito mais rapidamente que o número 2 na linha mais baixa da tablatura se refere ao local exato em que ele deve tocar do que olhar para uma semicolcheia na primeira linha do pentagrama e raciocinar primeiro com a nota que ela representa e depois localizar esta mesma nota no braço do instrumento para então toca-la.

    Rato
    A questão de não se conseguir tocar uma peça lendo uma tablatura é que ela é incompleta e exige que vc conheça previamente a peça, pois em tablatura os números não dão a noção de tempo e de ritmo, já que a mesma se resume a apenas localizar onde vc deve tocar.
    A partitura contém todas as informações necessárias pra se executar uma peça, e portanto vc precisa só dela, enquanto a tablatura é uma ferramenta para auxiliar vc a tocar uma peça que vc já conheça (já que não possui todas as informações para sua execução), complementando o que vc não sabe exatamente como tocar.

    Valeu!!!

    Maurício M
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Maurício M
    · votar


    Fany_H
    Discordo !!! Cara ler partitura é ler música (COM ISSO VOCÊ PODE EM TEORIA TOCAR QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL.)
    A partitura tem tudo completo você pode estudar dentro das 5 linhas tudo, TUDO de violão em uma maneira até mais fácil... escalas, campo harmônico e etc...
    Em resumo partitura é música completa para músicos.

    ----------

    Tab é uma simplifacação para instrumentos de corda que permite um entendimento rápido e claro (menos de tempo), e se não ouvesse isso seria muito complexo tocar um instrumento já MUITO difícil tendo que estudar partituras junto.


    ESSA É A MINHA VISÃO... sei ler tudo partituras,tab , sei formação de acordes (cifra) e etc... quando acho em tab vou por ela quando acho em partitura sigo o modo.
    É muito melhor mais muito mais cansativo a partitura.

    EDIT: Certamente você pode ser um exelente músico mesmo sem ler partituras ... mas pode pegar um atalho neh ;)

    Rato
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Penta_Blues
    do que olhar para uma semicolcheia na primeira linha do pentagrama e raciocinar primeiro com a nota que ela representa e depois localizar esta mesma nota no braço do instrumento para então toca-la.


    então guras. Aí é q tá.
    Me parece que uma partitura é muito mais difícil de acompanhar do que uma tablatura. O q acontece é q sujeito não consegue acompanhar a música por tablatura mesmo conhecendo a música toda.

    :)

    Tô falando de ler tablaturas e tocar de músicas que vc já conhece

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Gente, tem de tudo nessa vida. Vai ter gente que vai achar um mais fácil que outro, gente que vai passar a vida inteira achando que uma das formas de escrita é impossível de ler, gente que vai precisar de coisas diferentes, então não dá pra generalizar em base só no que acontece com uma pessoa.

    Eu só queria lembrar que durante séculos vários analfabetos, pessoas incultas, ou mesmo com problemas mentais leram partitura sem dificuldades. Um cara que usa a internet, escreve num fórum como esse, tem conhecimentos de um idioma estrangeiro (mesmo com limitações), já está muito à frente de diversos grandes músicos do passado.

    Na boa, só não lê partitura quem não quer. Sem dúvida, pra alguns não é importante, mas não é nada de outro mundo. É mais fácil que aprender o alfabeto.

    Fany_H
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Penta_Blues
    Maurício M

    Caras eu nao disse que tablatura e mais dificil, a questao é acompanhar a musica.
    se um cara que le partitura, olha pra ela e tocar, ele vai conseguir tocar junto sem nem ter ouvido a musica.
    se vc pegar o guitar pro, nao conhecer a musica e tenta tocar junto, se só vai conseguir, só se for muito fera

    Fany_H
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    e todos tem que adimitir que por visualização a partitura e mais limpa, so que a tablatura quando se olha parece que o sujeito quando vÊ aquele monte de números amontoados, o cérebro dá um nó
    segundo o rato

    Scrutinizer
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    Rato
    Pelo que você diz, acredito que ele saiba ler partitura há bastante tempo, ler fluentemente é algo que leva tempo e dedicação...
    Mas e as tablaturas? Já que ele lê partitura, acho bastante improvável que ele tenha se interessado por tablaturas para gastar algum tempo treinando isso...

    Eu, por exemplo, aprendi a ler tabs bem antes... Me acostumei e consigo ler "fluentemente", mas não tenho tanta habilidade com partituras...

    Fany_H
    Guitar pro é onde sou melhor! Já que tem uma partitura em cima dá pra acompanhar o ritmo, e localizar as notas no braço com números é muito mais fácil para mim...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tablaturas x Partituras