Afinação avançada para violão nylon

    Autor Mensagem
    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10


    Olá.
    Tenho duas dúvidas quanto à afinação do violão. Procurei a solução delas exaustivamente não só nesse fórum como no google (rs). Já que não a encontrei, aqui estão elas...

    1) Ouvindo o som de algumas cordas (e, de modo mais técnico, usando a tela de análise de harmônicos do APTUner), percebi que há um tipo de oscilação. Por exemplo, se eu tocar a corda lá solta, ela breve e inicialmente chega quase em si bemol e, depois, "engrossa" para lá. Tocando certas músicas, essa oscilação - que ocorre nas cordas lá, ré e si - gera um som desagradável. Isso é normal? Se não, há solução?

    2) Outro tipo de desafinação que me suscita dúvidas é o seguinte: meu violão parece não ter nenhum tipo de "empenação" (não sei como se escreve essa palavra, ou se ela existe). Mas, tomando a corda lá como exemplo novamente, se eu tocá-la solta, ela estaria "afinada" (desconsiderado a oscilação descrita no item 1). Agora, pressionando a casa 5, a nota soada - o ré - sofre forte desafinação. Isso é normal? Se não, há solução?

    Agradeço desde já nessa minha primeira participação no fórum,

    Guilherme

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gcuchimuraa
    2) Outro tipo de desafinação que me suscita dúvidas é o seguinte: meu violão parece não ter nenhum tipo de "empenação" (não sei como se escreve essa palavra, ou se ela existe). Mas, tomando a corda lá como exemplo novamente, se eu tocá-la solta, ela estaria "afinada" (desconsiderado a oscilação descrita no item 1). Agora, pressionando a casa 5, a nota soada - o ré - sofre forte desafinação. Isso é normal? Se não, há solução?

    É normal. Afinação das oitavas em guitarras comuns nunca fica 100% perfeita, mas olha essa guitarra, os trastes são colocados de modo que ela fique afinada em todo o braço:




    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Atum Bluesman

    Obrigado pelo esclarecimento, cara.

    No meu caso, acho que esse "defeito natural" está com proporções muito grandes. Não há nada o que fazer de viável mesmo?

    Obrigado

    kiki
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    gcuchimuraa
    depende também da qualidade do instrumento, principalmente a precisão na construção da escala e da pestana.

    qual a marca e modelo do seu violão?

    e também da qualidade da corda. cordas velhas ou ruins oscilam mais.

    mas é um problema comum sim.
    uma tecnica boa é aprender a afinar pelas cordas soltas, por intervalos de 4a, 5a, 3a e 8a. assim fica tudo afinado pelo começo do braço, redus um pouco as diferenças.

    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kiki

    Cara, é o seguinte:

    Acho que meu violão é bom sim. Eu diria semi-profissional. É um Rozini feito a mão, comprado direto em um Luthier de Curitiba.

    Eu troquei todas as cordas duas vezes antes de postar aqui com marcas diferentes em cada uma.

    E, por último, eu já afino por cordas soltas com afinador digital. Mas não entendi direito isto: "afinar pelas cordas soltas, por intervalos de 4a, 5a, 3a e 8a."

    Muito obrigado de qualquer jeito pelas dicas, velho.

    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Alguém poderia me explicar sucintamente o que quer dizer isto:

    "afinar pelas cordas soltas, por intervalos de 4a, 5a, 3a e 8a."

    kiki
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    gcuchimuraa
    hm... o violão parece bom sim.

    eu nãos gosto muito de afinadores. parece que nunca fica 100%.
    dizem que os de ponteirinho analógico são melhores.

    eu gosto de usar diapasão de forquilha. (garfinho)
    afino a corda lá pelo harmônico na 5a casa, que fica o mesmo lá 440 hz do diapasão.

    depois faço assim. afino a mizona com a lá, as duas soltas. sá um intervalo de 4a.
    pra conferir faço harmonicos na 5a casa da mizona e na 7a casa da lá.
    ou faço um intervalo de 8a, a mizona solta e a 7a casa da lá
    ou faço um intervalo de 5a, a mizona solta e a 2a casa da lá
    (isso pode ser repetido em todas as cordas).

    depois eu afino a mizinha com a lá, mais ou menos pelas mesmas técnicas. e confiro com a mizona.

    aí eu afino de baixo pra cima. a mizinha com a si.
    a sol com a mizinha (segunrando na 3a casa da mizinha).
    a ré com a si (segurando a terceira casa da si).
    e vou conferindo sempre com a lá, que foi a primeira.

    tudo isso pra tentar deixar a finação o mais preciso possivel.

    =====================

    na verdade isso foge um pouco da sua duvida.

    1.

    o lance da oscilação tem a ver também com a força que se põe no ataque, na hora que toca a corda. se bater muito forte faz um tóin (ou twang, como chamam nos estados unidos).

    se tocar mais macio deve reduzir. mas é uma caracteristica do instrumento. não sei se no seu caso especifico isso chega a ser algum problema mesmo.

    2.

    essa diferença ocorre com frequencia sim. uma regulagem ajuda a reduzir.
    violões aço sofrem mais com isso, as cordas de nylon "perdem" menos tom. tambem por isso nao fazem bends muito bem.

    aqui entra o lance da afinação que eu falei. quanto mais voce afinar tudo pela mesma região da escala, mais voce evita esses problemas.

    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kiki

    Cara, não sabia que é mais confiável afinar pelo ouvido do que pelo afinador. Obrigado pela dica. Vou treinar bem o método que vc passou e, depois, conto o que achei.

    Quanto ao "tóin" (termo que descreve bem o fenômeno a que eu me referia no primeiro post), o problema está exatamente no que vc falou: se eu estiver tocando Sons de Carrilhões, por exemplo, e quiser "aumentar o volume" em uma parte mais entusiasmante, não posso... o som do "tóin" quebraria a melodia.

    Obrigado de novo...

    P.S.: desculpem-me se estou usando os conceitos errados; confesso que sou um leiguíssimo amante do violão que, muito em vão, procura o som mais perfeiro possível para treinar.

    gcuchimuraa
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    P.S.: desculpem-me se estou usando os conceitos errados; confesso que sou um leiguíssimo amante do violão que, muito em vão, procura o som mais perfeiro possível para treinar.

    correção: perfeito

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kiki
    eu nãos gosto muito de afinadores.

    Eu também não gosto. Eu gosto muito dos meus ouvidos.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aqui tem um texto ótimo sobre o tema: http://rapidshare.com/files/80795169/Afinando.pdf.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação avançada para violão nylon