Novos Yamaha NX Series

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/09 · Editado por: Bog


Olás!

Hoje fui comprar meu próprio presente de aniversário-Natal, e passei o dia inteiro testando montes e montes de violões com cordas de nylon. Topei nisso com uma interessantísima série que a Yamaha lançou este ano: a NX. Os instrumentos são fabricados na China, e vêm divididos em dois tipos: os NCX e os NTX.

Acho interessante falar destes violões, em especial os NTX, que têm características muito peculiares, e são os substitutos naturais do APX9-NA, que era o "APX com cordas de nylon melhor" e foi descontinuado (o entry-level APX5-NA ainda está sendo fabricado).

Os NCX são violões que eu chamaria de "semi-clássicos". Eles deixam de lado algumas características dos violões clássicos, mas mantêm o formato (gordo) e a escala (larga e plana). O corpo é um pouco diferente, com cutaway, e bastante confortável.

Os NTX já seguem um caminho bem moderninho. Têm o corpo dos APX: estreitinho, feito para se tocar em pé, confortavel mas com pouca projeção nos graves e pouco volume. O braço pode ser exatamente aquilo que algumas pessoas mais acostumadas com violão de aço ou guitarra queriam: ele é fino. Além disso, a largura da escala perto do headstock é um meio termo entre o clássico e o folk: se guitarras e violões de aço costumam ter largura em torno de 43mm e violões clássicos em torno de 52mm, os NTX ficam em 48mm. Na ponte, a largura da escala fica quase igual a de um violão de aço - e isso foi o único ponto que me fez desistir deste modelo, já que para mim, a proximidade entre as cordas sempre deixou mais difícil dedilhar em violão de aço. Some-se a isso tudo uma junção na 14a casa (que facilita bastante o acesso às notas mais agudas) e a ação baixíssima, e temos o violão de nylon ideal para fritadores!!! =P

Agora, o que realmente separa estes violões de todos os outros que eu conheça é a captação. Ela é simplesmente A melhor que eu já ouvi. Em qualquer violão. Sério. Comparei diretamente na loja modelos com mini-condensador e piezo tradicional (captadores magnéticos não funcionam com violões de nylon). Os modelos com mini-condensador se mostraram muito sensíveis a microfonia, e no geral perdem um tanto de brilho. Já os modelos com piezo fazem quack. Comparei o NTX700, o NTX900 e o NCX900 com violões muito mais caros - até mesmo Taylor e Martin - com captação Takamine, Fishman, L. R. Baggs e a diferença é óbvia, enorme, abismal. MESMO. Eu já conhecia os poderes da captação da Yamaha, porque tenho um APX900, mas acho que nas cordas de nylon, a diferença para os métodos tradicionais ficou ainda mais gritante. Se alguém algum dia me pedir uma dica de violão para ligar em linha, eu não pensarei duas vezes antes de indicar um Yamaha NX.

Finalizando, só para não pensarem que estou fazendo propaganda da Yamaha: no final eu escolhi um Takamine japonês. Apesar da captação dos Yamaha ser fenomenal, eu preferi levar um violão que as minhas mãos acharam muito mais confortável que ambos os NX, e com som desplugado melhor do que os NTX. ;)

MLT
Veterano
# dez/09
· votar


Tava pensando exatamente, nesses violões. Plugado Qual eé Melhor, o NTX ou NCX?

AFSVilela
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Cara, eu também vi estes violões no site da Yamaha Brasil, e falo que mesmo sem testar, eles entraram no topo da lista de minhas futuras intenções de compra para violões de nylon.

Primeiramente, pelo sistema de captação ART, cuja qualidade eu mesmo posso atestar, pelo CPX-900. Até hoje eu não consegui achar um violão de nylon com captação que me agradasse.

Além disto, gostei bastante do visual da linha, principalmente dos NTX. Só ficaria em dúvida entre as linhas NTX e NCX, pois eu prefiro um meio-termo, com o braço dos NTX, e corpo dos NCX.

Aparentemente estes violões ainda estão para ser lançados por aqui, mas, quando chegarem, vou correndo testar um. Se vou comprar mesmo, ainda não sei. Não estou precisando tanto de um violão de nylon.

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


MLT
Plugado Qual eé Melhor, o NTX ou NCX?

Não tem exatamente um "melhor", mas o NTX900 me pareceu mais agudo, o NTX700 puxando mais para os médios e o NCX900 com mais graves.

AFSVilela
sistema de captação ART

Pois é, é bom mesmo, né! Eu me surpreendi, porque mesmo o NTX700 (o entry-level da série) conseguiu soar melhor plugado que violões que custavam 4 vezes mais (!). Já desplugados, os NTX têm muito pouco volume e corpo, e não ficam muito além de violões medianos. Eu acho que, como os APX, esses violões nasceram para serem plugados.

o braço dos NTX

Pelo que o vendedor me disse (na loja da própria Yamaha!), ele foi feito pensando em quem toca guitarra ou violão de aço. Ele pode ser tocado até com (sacrilégio!) palheta. Eu particularmente achei as cordas muito próximas umas das outras na mão direita, e como eu dedilho sem usar as unhas, acabo esbarrando demais. Se não fosse por este detalhe, eu teria comprado o NTX.

O legal é que esses instrumentos chegam no BR, mesmo que com o preço meio inflacionado. É diferente, por exemplo, da Sony, que vai lançar o PS2 aí uns 5 anos depois dele já estar velho, hehe.

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


Fala galera , esse é meu 1º post e desde já agradeço por me aceitar.

experimentei os 3 ontem , gostei muito do NCX , e olha que não estava com melhor tipo de corda p/ esse violão.

e p/ me deixar mais louco ainda, testei em um Roland AC 60.

Perfeito!

mas estou em dúvida entre ele e um Takamine japonês E30 (usado)

Valeu!!

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


EmersonPBA

Eu não conheço este modelo específico de Takamine (aliás, estranhamente, esta marca tem modelos diferentes no Japão e em outros lugares!), e tudo o que eu posso dizer é que a captação do NCX é melhor do que o piezo da Takamine.

Quanto à qualidade das madeiras e do trabalho, não saberia responder. Só sei que os Yamaha que eu toquei eram bem-feitos e consistentes, mesmo sendo feitos na China. Aqui no Japão, Yamaha e Takamine são vendidos como instrumentos do mesmo nível (médio e médio-alto), geralmente sendo colocados próximos nas lojas.

Sobram aí fatores subjetivos, como tipos de madeira, largura do braço, timbre, etc. Nesta parte, é difícil chegar a um consenso - vai muido da preferência pessoal de cada um. Só testando mesmo.

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Outro detalhe que me chamou atenção, foi a diferença de madeira nos tampos do NT p/ o NC

NTX Tampo: Solid Engelmann Spruce]

NCX Tampo: Solid Stika Spruce

o curioso é que o spruce Stika é mais denso e por isso é mais usado em violões de cordas de Aço

essa mesma difernça ocorre entre os modelos classicos CG 151 e 171


agora , uma coisa que não descarto de fazer, é comprar um

Tagima Ulisses Rocha e colocar uma captação top da fishman

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


EmersonPBA
colocar uma captação top da fishman

Olha cara, eu toquei em alguns violoes carões, inclusive com captação Fishman (e pelo preço, deviam ser das melhores), e ainda assim eles ficaram devendo ao NCX. O único jeito que eu consegui ter um som no mesmo nível foi com um Fishman Aura - que eu pretendo comprar em breve. Aliás, não fosse por isso, eu teria ficado com o NCX, mesmo ele tendo o braço mais desconfortável para mim.

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


Bog ,

E o que você me diz sobre essa diferenças na madeira do tampo ??

eu sei que o Stika é mais denso

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


EmersonPBA

Eu sinceramente não entendo de madeiras. Então eu escolho apenas com os ouvidos. Como eu disse, plugados esses Yamaha atropelaram violões muito mais caros, mas desplugados, eles não são tudo isso, especialmente os NTX. O NCX900 não me soou ruim, mas também não foi nada que tenha me deixado de queixo caído. Ele tem o som ligeiramente agudo para um violão de nylon, mas tem graves na medida certa.

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


Ah, e se o Fishman Aura deixou os violões com piezo melhores, não ficou legal com os Yamaha. Ligando no Yamaha, fica com o som estridente e estranhamente magro. Mas isso era de se esperar, já que o Aura foi projetado para violões com piezo.

MLT
Veterano
# dez/09
· votar


E ai galera blz. To aproveitando o tópico pq ja tava querendo compra um violao de nylon para MPB, quando vi este topico, deu uma GAS danada, visto que mes passado comprei o CPX900 e, sem puxar o saco, é um violao de gente grande, boa acustica e captação fenomenal, bom, mas voltando, fui a uma loja aqui da cidade para ver se conseguia testar, só que no interior e Fo....a, nunca tem, então tomei uma decisão arriscada: Comprei pela internet na Hendrix, chegou em minha casa 3 dias depois e: Simplesmente FENOMENAL!!!! Comprei o NTX 900 FM. Braço perfeito, apesar do violão chegar quente devido ao transporte. Acabamento digno, tampo sólido, embora tenha achado um pouco fino em comparação ao CPX.
Agora vamos falar do som: Seco. Como eu esperava de um violao de tampo solido, extremamente facil de timbrar, Eu tinha um crafter snt 380, bom violao, mas sem comparação. Falta Grave mesmo, mas o pre ajeita isso muito rapido.
Ponto fraco: Como estou acostumado com violao de aço, com cordas baixas, achei as cordas altas, o topo do cavalete mede 10 mm sem o rastilho e o topo do traste na escala mede 6 mm, ja são 4 mm de diferença sem o rastilho.
Entao fui regular antes de afinar pela 1º vez, primeiro die uma apertada nao tensor ate o braço ficar minimamente convexo, e lixei muito o rastilho que ficou com 1,5 mm de altura (lembrem-se que o topo do cavalete tem 10mm) e entao afinei. Afinação perfeita em todas as casas, coisa que o cpx tambem tem, e a altura do Bordao até o topo do traste ficou com 2,5 mm na casa 12, Perfeito para mim, e o melhor sem trastejar em lugar nenhum.
Uma coisa que nao me agradou tb é que da para sentir a emenda no tampo, mas nao é nada grave.
Bom galera, esse violao eu recomendo de olhos fechados.. Falo galera espero ter ajudado.

AFSVilela
Veterano
# dez/09
· votar


MLT

Huhu, muito bacana, cara. Parabéns pela aquisição!
Grava umas amostras dele plugado aí e posta pra gente ouvir.

Abraço.

MLT
Veterano
# dez/09
· votar


Blz, assim que voltar de ferias vo gravar uns samples.

felipe de oliveira
Veterano
# dez/09
· votar


Nossa que surpresa essa nova linha com o ART system...Tô super curioso....

Galera postem vídeos, links com preços etc.......quero entrar nessa onda rsrsrs

#yamahalover

MLT
Veterano
# dez/09
· votar


felipe de oliveira

O Ntx 900 comprei na hendrix, pelo site vc tem 20% de desconto, se vc ligar alem dos 20% eles dao + 3% , no total ficou R$ 2.009,00, vale miuto a pena.
O CPX 900 comprei na made in brazil, fico R$ 2.500,00.

A yamaha detonou com as captações novas, Som de violao acustico, Perfeito.

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


MLT

Tudo bem parceiro,,

parabéns pelo violão, infelizmente acho que vc pagou um pouquinho mais caro ... na grellmann ta saindo por r$ 1809,
a vista ... é uma exelente loja .

e o NtX700 tá na casa dos r$1300

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-9308-violao_yama ha_ntx900fm_nylon_eletrico_ativo_com_afinador__natural

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


ps . NCX 900 e o NTX 900 estão no mesmo preço

devo comprar o meu esses dias ,,,, só estou na dúvida entre o

" semi classico" e o NTX....

toquei nos dois e os NCs arrebentarm desplugados ...

porém , por ser "semi-classico" tem 19 casas



agora, quis tarrachas lindas hein ?!?!

EmersonPBA
Veterano
# dez/09
· votar


tem alguém que entende bem de madeira p/ explicar essas diferenças nos tampos do NC p/ o NT


NCX ----> Solid Stika Spruce

corpo em Rosewood

NTX ----> Solid Englemann Spruce

corpo em Flamed Maple

EmersonPBA
Veterano
# jan/10
· votar


estou num dilema de tirar o sono hehe

testei o Yamaha SLG 120NW silent e agora estou na dúvida entre

ele e o NCX 900R .

como a finalidade é p/ tocar plugado , não importo com o estilo do

silent alías, achei muito confortavel.

minha dúvida se resume em

Praticidade, conforto , leveza ( silent pesa menos de kg 1,5 ) X a captação maravilhosa do NCX e vantagem de pode tocar acústico.

Alguem ajuda hehe ???

só posso $$$ um por agora .

já tenho um BOSS AD3 esperando pelo violão

AFSVilela
Veterano
# jan/10
· votar


Em seu lugar, sem dúvida pegaria o NCX 900R (na verdade, prefiro um NTX). Afinal, o silent só se pode tocar plugado mesmo. E, plugado, o NX soa melhor. Então, eu ao menos, abro mão facilmente da praticidade em prol da qualidade de som.

EmersonPBA
Veterano
# jan/10
· votar


já gostei mais do NCX ... sempre toquei em violão classico, então

não me adapto com braço muito fino.

p/ vc ter uma idéia , tenho um violão eletrico de aço feito por luthier ... o braço tem 50mm hehe isso mesmo , 50mm p/ violão de cordas de aço . e com 1,5mm de espessura ... mais estreito que de uma guitarra.

andei pesquisando ,,, devo comprar o ncx mesmo.

agora tem os modelos que não sairam no Brasil

http://www.yamaha.co.jp/english/product/guitar/nx/index_f.html


a propósito , achei esse site bem legal.


tem um cara vendendo um NCX1200 no ML por R$6000,00

put a keep are you

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


EmersonPBA
como a finalidade é p/ tocar plugado

Eu ficaria com o NCX mesmo. O SLG tem captação piezo - decente, mas ainda assim fazendo quack. Só ficaria com o SLG se a portabilidade/praticidade/silêncio fossem requisitos fundamentais.

Bruh_figura
Veterano
# jan/10
· votar


Bog
Interessante os comentarios, um pouco antes de ver o seu tópico tinha entrado no site da yamaha para consultar a madeira do meu violão quando me deparei com esse "lançamento" (infelizmente acho que não se encaixa sonoramente na minha busca por um pra mpb o q vc acha ?). Pelo o q eu vi aqui os preços estão la pela casa dos 2 mil reais certo ?
abs

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


Bruh_figura
infelizmente acho que não se encaixa sonoramente na minha busca por um pra mpb o q vc acha

Acho que se encaixa perfeitamente! Eu acho que o violão é ótimo para este tipo de coisa. O som um pouco mais agudo e o cutaway talvez nao agradem os mais puristas, especialmente aqueles que tocam violão clássico, mas fora isso, acho que não há o que temer, especialmente com o NCX (o NTX pode incomodar, pelo braço fininho e pela distância entre as cordas).

Quanto ao preço, não sei dizer, já que não moro no Brasil.

Otanael.
Veterano
# jan/10 · Editado por: Otanael.
· votar


Olá galera.
Comprei recentemente um APX5NA -Bom violão,mas ainda ñ é oq eu quero.
O som dele acústico ñ é mt bom, mas o plugado é bem legal.Porém ñ é fiel ao som de violão acústico e tem tipo uns "estalos".
Ao ver esse post,fiquei mt empolgado para pegar o NTX900 ou o NTX700.
Seria uma boa idéia vender o meu APX e pegar um deles?
Qual a diferença entre o NTX900 e o 700 ???

Otanael.
Veterano
# jan/10 · Editado por: Otanael.
· votar


Alguns videos da serie NX.
O preto é o NTX700BL-Não comercializado no Brasil-


Bog
Veterano
# jan/10
· votar


Otanael.
Seria uma boa idéia vender o meu APX e pegar um deles?

O APX5NA tem captação piezo. Talvez os "estalos" que você ouve sejam aquilo que eu chamo de "quack".

Se for isso, o NTX é basicamente um APX com captação muito melhor. Cabe até no mesmo case, se você tiver um.

Qual a diferença entre o NTX900 e o 700 ???

A principal diferença está nas madeiras. Aos meus ouvidos, o 700 soou mais puxado para os médios, com menos brilho, enquanto o 900 me pareceu mais brilhante. Provavelmente, tem alguma diferença de qualidade entre as madeiras, mas eu não entendo do assunto, e só sei o que eu ouvi, hehe.

Otanael.
Veterano
# jan/10
· votar


Mt obrigado pelos esclarecimentos Bog.
A diferença de preço ente os dois é de + ou - 400 reais,talvez mais.
Acho q eu vou ter q ir numa loja mesmo pra testar.
O problema é q aqui em Salvador só há um modelo q é o NTX600.

felipe de oliveira
Veterano
# jan/10
· votar


Eu ainda estou tentando entender......

Tenho um CPX900...a captação destes NCX e NTX são iguais ao do CPX e APX900?? Ou é uma soma de piezzo com mics de contato?

Estou super curioso com estes violões. Continuem o debate que ta muito interessante......

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novos Yamaha NX Series