Autor |
Mensagem |
laio Veterano |
# dez/09
E ae pessoal, tava lá na seção cursos online aprendo sobre o violão. Quando eu cheguei na parte de campo harmônico, eles deram como exemplo no campo de C, o B°. Isso ta certo?
O B é B° no campo dó?
|
Thi_tecladista Veterano |
# dez/09
· votar
Sim, é o 7º grau do campo harmônico de C maior.
|
Guitar_L Veterano |
# dez/09
· votar
laio Exato, B diminuto. Abraços
|
LeandroP Moderador |
# dez/09 · Editado por: LeandroP
· votar
B° = B, D, F
A harmonização é feita em intervalos de terças. No caso do acorde diminuto todas as 3as são menores:
B + 3m = D + 3m = F
3m = 3a menor
Isso em tríades (3 notas).
Em tétrades (4 notas) fica:
B + 3m = D + 3m = F + 3m = Ab
B, D, F e Ab
Como não temos o Ab na escala de Dó, a nota A acaba formando um intervalo de 3a maior com a nota F, fazendo um acorde meio-diminuto. Veja:
B + 3m = D + 3m = F + 3M = A
B, D, F e A = Bm7(b5) ou BØ
3M = 3a maior
|
Thi_tecladista Veterano |
# dez/09
· votar
LeandroP
Como vc faz esse símbolo do meio-diminuto?
|
Jabijirous Veterano |
# dez/09
· votar
O teclado dele é russo heuaheiuaheiua
|
Thi_tecladista Veterano |
# dez/09
· votar
Jabijirous
Vou ficar apertando "alt+teclado numérico" até achar hehehe.
|
LeandroP Moderador |
# dez/09
· votar
Thi_tecladista
Iniciar --> Programas --> Acessórios --> Ferramentas do Sistema --> Mapa de caracteres do Windows --> <símbolo de diâmetro>
Ø
|
AFSVilela Veterano |
# dez/09
· votar
Thi_tecladista alt+0216
Espero ter agregado uma informação valiosa ao tópico e ao forum como um todo =P
|
Thi_tecladista Veterano |
# dez/09
· votar
LeandroP Valeu, mas a dica embaixo da sua é bem mais simples hehehe.
AFSVilela Você ficou procurando isso até achar ou tem alguma lista com os atalhos?
|
AFSVilela Veterano |
# dez/09
· votar
Thi_tecladista Você ficou procurando isso até achar ou tem alguma lista com os atalhos?
Eu já sabia, pois utilizo mto esse símbolo pra diâmetro aqui no trabalho.
|
laio Veterano |
# dez/09
· votar
LeandroP
Vc disse q , como o Ab n é característico da escala de dó, ele acaba formando uma terça maior com o F e virando A natural.Mas n poderia tbm de Ab cair para G, já q G é característico da escala de dó?
|
laio Veterano |
# dez/09
· votar
LeandroP
No nome do acorde vc escreveu Bm7(b5)
Bm7 é Sí menor com Sétima, eu acho ... , e esse (b5) significa o q?
|
maquiro Veterano |
# dez/09
· votar
laio
Bm7 é Sí menor com Sétima, eu acho ... , e esse (b5) significa o q?
A referência é a escala do Si (B):
D - terça menor de B, por isso é Bm A - sétima de B, por isso Bm7 F - é a quinta diminuta de B (a quinta é F#), por isso Bm7(b5).
|
maquiro Veterano |
# dez/09 · Editado por: maquiro
· votar
laio Mas n poderia tbm de Ab cair para G, já q G é característico da escala de dó? O importante é manter o intervalo de terça (maior ou menor).
Se partindo de F, com uma terça menor teríamos Ab, que formaria o acorde Bº, só que não cabe no campo harmônico do C.
Se usar a terça maior, indo para A, forma-se o acorde Bm7(5b) e mantem-se no campor harmônico.
Se cair para G, não seria um intervalo de terça, mas de segunda. Descaracteriza a harmonização em intervalos de terça que o LeandroP falou. Seria talvez um Bm(5b)13??
|
laio Veterano |
# dez/09
· votar
Saquei.. vlw pessoal
|
Mauvado Veterano |
# jul/10
· votar
já que fecharam o tópico vou repetir aqui
isso é o campo harmônico de C? : C - G7 - C7 - F - Am
(tá simplificado, tem uma tabela aqui com 17 acordes pra cada tom maior e 15 para os menores)
se não é, o que é isso?
|
dufrayer Veterano |
# jul/10
· votar
Conseguiu tirar minha dúvida também amigos... obrigado!!!!
|
FLO7v Veterano |
# jul/10 · Editado por: FLO7v
· votar
laio
Sim, está certo, pois um C maior natural está nesse campo harmônico
C-I Dm-II Em-III F-IV G-V Am-VI Bmº-VII C-oitava
sendo assim, o sétimo grau da escala (no caso dos modos, seria um Lócrio)
abraços
|
Caio Gomes Veterano |
# jul/10
· votar
Thi_tecladista Você ficou procurando isso até achar ou tem alguma lista com os atalhos?
No Mapa de Caracteres, canto inferior direito, há o atalho para o caractere selecionado.
Mauvado
Não, isso é uma progressão sobre o campo harmônico, harmonia tonal.
C - G7 - C7 - F - Am
I - V7 - I7 - IV - VI
Tônica - Sétima da dominante - Tônica com sétima - Subdominante - Submediante (função de tônica)
|