Crafter, Walden, Yamaha, Takamine e Rozini: impressões a respeito

    Autor Mensagem
    Nando Santos
    Veterano
    # nov/09


    Ola, Galera!

    Sei que esse tópico já está um pouco batido mas vale sempre a pena discutir sobre essas marcas.

    Toco violão há uns 10 anos e estou afim de comprar um violão de Nylon para estudo e também para tocar com a galera. Gosto de MPB (Chico, Caetano, Ben...) mas toco, também, de Legião a Metallica.

    Pois bem, estou com quase R$1000,00 nas mãos fui até a Teodoro para fazer uma primeira campanha de compra. Testei diversos violões e gostaria que vocês dessem suas opiniões a respeito.

    Eu testei:

    Yamaha APX5: bom violão mas achei o som dele um pouco baixo....talvez pela caixa ser um pouco menor (além do valor do violão fugir dos R$1000,00);

    Takamine G124: esse eu tinha esperança MAS não gostei MESMO. O violão possui cordas muito altas, o som não me agradou e o atendente, para completar, não me atendeu bem. Decepção...

    Rozini Gran Auditório (se não me engano): me surpreendeu: bom som, bom volume. Porém, o acabamento do violão deixou muito a desejar...

    Crafter SNT380: eu estava quase levando esse violão. Bom acabamento, bom som, boa tocabilidade. Me surpreendeu!

    Crafter Lite CE/CD: muito mas belo que o SNT380 e, pasme, som muito mas potente. Porém as cordas estavam muito altas e a tocabilidade não é lá essas coisas...

    O único que não testei foi o Walden N550ce mas dizem que essa marca fabrica violões muito bons (e chegam até superar os Crafters). E confesso que estou empolgado para, numa segunda campanha, tocá-lo.

    Resumo da ópera: estou em dúvida entre o Walden e o Crafter SNT380. Ambos possuem fundo e laterais de mogno e tampo de spruce maciço mas diferem no tipo de captação (o Walden é fishman e o crafter é da própria crafter, além do Walden não ter afinador) no acabamento (o walden é em nitrocelulose e o crafter em verniz) e no preço (os walden são mais baratos).

    O que vocês acham, afinal?

    Opinem, por favor!!!

    Grato,

    Nando Santos

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nando Santos

    Walden. este eu não conheço. Os outros sim. Qualquer um deles. Todos são bons.

    BieuS2Rejane
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nando Santos
    Takamine G124: esse eu tinha esperança MAS não gostei MESMO. O violão possui cordas muito altas, o som não me agradou e o atendente, para completar, não me atendeu bem. Decepção...


    as cordas é so baixar, o violão não vem regulado geralmente, leve sempre em um luthier

    e outra coisa oque tem haver atendimento com qualidade do violão?

    takamine é takamine, assim como fender eh fender

    abç

    BieuS2Rejane
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    voltando ao topico nao gosto dos crafter's pois nenhum que analisado com calma nao tinha defeito no acabamento interno,resto de cola,fiapo de madeira e outras coisinhas mais

    Dave_Harper
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Na Made in Brazil tem uns Martims fabricados no México que são

    mais em conta!

    toquei em uns dois modelos diferentes e gostei muito!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nando Santos
    Procure os violões de nylns nacionais. A Di Giorgio e a Giannini têm bastante tradição nestes modelos, e os preços não são tão salgados.

    Nando Santos
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    BieuS2Rejane

    outra coisa oque tem haver atendimento com qualidade do violão?


    Nada tem a ver...foi só um comentário. O pessoal da Tango é muito nariz empinado...acontece que quando você não aprovou o violão e ainda por cima o atendente não ajuda fica difícil querer tocar de novo...

    Agora, não é bem assim "takamine é takamine". Eu esqueci de citar mas toquei num takamine JAPONÊS...só por curiosidade. Amigão, CHINELA o G124! É como se fosse, desculpem a comparação, a Squier piorada by Fender...

    Claro, regulagem de braço quase sempre é necessária quando o violão sai da loja mas, na minha opinião, em termos de sonoridade nem se compara o G124 com o Crafter. Dizem que os takamines das linhas mais em conta (traduz-se chineses) FORAM melhores...

    Walden é uma marca estadunidense com um pouco mais de estrada que a Crafter....coisa de uns 10 anos no máximo. Aliás já toquei em um Walden de aço (não me lembro o modelo) faz um tempo e gostei muito. O violão tinha boa pegada, bom som, bom volume.

    Opinem mais galera. Vamos enriquecer esse fórum!

    Abraços,

    Nando Santos

    Nando Santos
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    erico.ascencao

    Pois é, eu toquei nesses violões (dos modelos na faixa dos R$1000,00) na minha primeira campanha. Não gostei do Di giorgio (poxa, não lembro o modelo...) e, para ser sincero, não queria mesmo violões dessa marca. Tenho um n°18 e não investiria R$1000,00 mais neles.

    Agora, Gianinni eu ouvi falar bem daquele modelo do Toquinho, porém o preço foge dos R$1000,00.

    Abraços,

    Nando Santos

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nando Santos
    Porra, mas o Estudante 18 é bem fraquinho. Na faixa dos R$1000 você pega um Talent I (este eu tenho e recomendo), um Estudante 38E e até um Author, todos com afinador e tampo maciço. Dos Giannini eu não manjo muito.

    Nando Santos
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, acho que foi o Di Giorgio Tarrega (é assim que se escreve?) que toquei....dele eu não gostei, principalmente plugado. Claro, n°18 nem se compara com nenhum outro...ele é para quem está começando mesmo!

    Agora, procede a informação de que a Gianinni fabrica melhores violões que a Di Giorgio?

    Abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Nando Santos
    Agora, procede a informação de que a Gianinni fabrica melhores violões que a Di Giorgio?
    Não sei. Só sei que o modelo estudante da Di Giorgio é bem melhor que o da Giannini. O da Giannini tem o braço mais gordinho e bem mais fino, chega até a atrapalhar um pouco.

    kiwicivi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Fala galera ontem comprei o meu walden que tanto demorou pra chegar
    foi um g 630 ...preferi ao g 740 por ter corpo em rosewood ..tendo entao um pouco mais de baixo..o que pra mim encorpou o som

    minha opiniao: comprem WALDEN!!! antes que eles aumentem nao existe melhor violao pelo preco eu paguei apenas 1100 no meu na hendrix em sp com o fishman novo com afinador...nem cogitem outro violao walden é o melhor custo beneficio de longe...

    ele e lindo e o som mais maravilhoso..ainda que no meu as cordas vieram um pouco mais altas do que meu gosto...o que vai ser facilmente ajustado por meu luthier de confianca

    mias nem cogitem comprar sem testar um walden seja d...g... ou sei la o que esses violoes sao incriveis!! qq duvida entrem em contato que posso falar mais sobre ele

    abs

    cdzitu
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: cdzitu
    · votar


    É, os Waldens são mto legais mesmo. Acho que é mais uma prova de que dá pra fazer instrumentos de qualidade com preço bom, e que esses não vêm só dos EUA.

    Eu tenho um D560EB que adoro e foi mto elogiado pelo luthier que mexe nele, e pensei em comprar o D2040, inteirinho de madeira maciça, que tá saindo pela pechincha de 900 dinheiros na Hendrix World Music. [dica muito boa pra quem tá procurando!]

    Teve um lance que me deixou uma impressão boa da Walden. Há alguns meses eu escrevi pra eles, pra perguntar sobre o diametro do furo das tarraxas e as cordas que eles usam, e quem me respondeu, do seu e-mail pessoal, foi o próprio Jonathan Lee, que é o designer-chefe da empresa.

    Agora, tem que ver que tb não existe mágica né. Numa entrevista pra ViolãoPro, esse cara mesmo admite que, pra fazer violões mais baratos, vc tem que ceder em algumas coisas. O lance é saber escolher bem o que "tirar" do violão pra diminuir o custo, sem comprometer a qualidade.

    E nessa vibe não tem só a Walden não, nem foram eles os primeiros. É só você ver o tanto de gente que elogia os Crafter e Cort, e lembrar dos Guild chineses e dos Blueridge.

    É que aqui no Brasilzão é complicado, com esse tanto de impostos e um mercado meio zuado.

    Nothuz
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Fala galera ontem comprei o meu walden que tanto demorou pra chegar
    foi um g 630 ...preferi ao g 740 por ter corpo em rosewood ..tendo entao um pouco mais de baixo..o que pra mim encorpou o som

    minha opiniao: comprem WALDEN!!! antes que eles aumentem nao existe melhor violao pelo preco eu paguei apenas 1100 no meu na hendrix em sp com o fishman novo com afinador...nem cogitem outro violao walden é o melhor custo beneficio de longe...

    ele e lindo e o som mais maravilhoso..ainda que no meu as cordas vieram um pouco mais altas do que meu gosto...o que vai ser facilmente ajustado por meu luthier de confianca

    mias nem cogitem comprar sem testar um walden seja d...g... ou sei la o que esses violoes sao incriveis!! qq duvida entrem em contato que posso falar mais sobre ele

    abs





    Fala KIwicivi,

    Gostei mto do Walden 550, mas, me indicaram o 630 o qual nunca vi.Ele é bom pra som desplugado ou é flat? Vc pagou R$ 1.100 à vista?

    gde abraço,

    kiwicivi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    fala sim paguei 1100 a vista

    e meu o som dele eh foda tanto desplugado qnt plugado eh um PPUUTTAA violao mais eh mtmt foda de encontra!! bem dificil mesmo eu mesmo demorei aprox 3 meses pra consegui compra o violao pq nao tinha em lugar nenhum ...a hendrix acabo de recebe uma remessa dos g630 e g740...sugiro que vc compre o qnt antes se quiser pq depois so deus sabe qnt eles voltam..

    o som eh bem bem encorpado...eu axei mais agradavel que o do 740 que por ser de mogno sinti mt mids e higs...o rosewood bate isso um pouco encorpando o som mais mantendo o high do cedro

    enfim um puta violao a pena eh que eu queria pega o 730 que eh solido tanto o tampo qnt o fundo mais...a importadora nao traz esse modelo entao fiquei com 0 630 mesmo


    mais se atente para um coisa o que eu tenho eh linha G ..ou seja grand auditorium e nao Dread que nem o 550...a pegada eh bem diferente na hora de toca...axo os auditorium mais confortavel mais dai eh de gosto ok??

    abs

    qq coisa me manda um email
    andrelrleite@hotmail.com

    dai conversamos melhor posso manda uams fotos pra vc e tals
    meu violao ta com 3 dias ainda entao ta athe com etiqueta huahauh

    danilo coan ramos
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Galera, ALguem ja experimentou o Crafter GA6 ? ou o Cort MR 710 ?

    Dois violões muito fiéis ao que se propoem...

    ALguem tem alguma observação negativa a eles?

    Nando Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Reativando o tópico...

    Galera, finalmente comprei o violão tão desejado! Sabadão fui até a Hendrix da Teodoro e levei um Walden N660CE... Um baita custo/benefício!

    O tampo do violão é feito de spruce sólido, as laterais e o fundo de jacarandá indiano, escala de jacarandá indiano maciço, braço em mogno, acabamento em nitrocelulose acetinado, captação fishman aero + e encordamento da d´addario exp.

    O violão tem bom acabamento, apesar do Cleber, vendedor muito gente boa, ter me trazido um com acabamento meio zoado, com colas aparecendo... Evidentemente pedi a ele para me trazer outro no estoque.

    Quando toquei me apaixonei... o bicho é um trovão! O tampo maciço em spruce e as laterais e fundo em jacarandá proporcionam um som profundo e complexo, com bom volume. Imagino o que cordas de alta tensão não façam ele gritar! Tive a oportunidade de plugá-lo num marshall... A captação fishman faz toda a diferença em comparação com outras...

    Enfim, galera, um bom violão semi-profissional que, depois de negociar um pouco, saiu por R$1180,00 no débito (A hendrix diz que o preço sem desconto é de R$1600,00). No dinheiro vivo o Cleber certamente dará mais um descontinho. E ainda levei um jogo de cordas da d´addario pro-arte pro R$10,00 e a bag da Walden na faixa...

    Façam o test drive e mandem suas opiniões!

    Abraços!

    coroa legal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Comprei o violão Walden G 630 CE na Gerimun em Cascadura no Rio de Janeiro. Paguei a vista exatamente 1056 reais`. Excelente violão. Lindo. Som plugado e desplugado maravilhoso.....cheio. Nesta faixa de preço não tem pra nenhum outro. Experimentei varios modelos de diversas marcar conceituadas, e ele ganhou. Estou muito feliz. Comprei um ótimo instrumento musical....excelente custoxbeneficio.

    coroa legal
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Acabei comprando o N 660 tb....da Walden e com cordas de nylon. Ia comprar o N 550 que é muito bom, mas ao experimentar o N 660 fiquei apaixonado....rs. Som maravilhoso desplugado ou plugado. Feitio> clássico. Captação fishman aero. Mais um violão para a coleção. Mais um bom violão.

    Dave_Harper
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    e o fender Dc60 ce eu paguei 1.290 com hard case incluso e eh um puta violao!

    Meola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ola pessoal. Este é o meu primeiro comentário. Meu garoto me disse: - Seria bom ter um violão de corda de aço!! Pesquisei e resolvi procurar Walden entre outros modelos. Entrei numa loja e mandei descer os violões entre 1000 e 1500 (para preço a vista). Começei a testá-los. Conclusão: Acabei comprando um Walden G 570 ETB. Excelente volume de som, timbre e com os bordões bem vivos. Testei inclusive violões com fundo sólido (mogno e Jacaranda Indiano) e por incrivel que pareça, este violão, com laminado ao fundo, foi muito superior na qualidade sonora, além da excelente tocabilidade. E o que mais me agradou, foi um dos mais baratos hehe. Depois disso coloquei cordas Elixir nano 80/20 calibre 0,10 polegadas. Ai meu coração disparou.. Meu amigo.. que som maravilhoso. Estou super satisfeito e o garotão tambem. Conclusão: Qdo for comprar, entre numa loja teste os violões e não se deixe impressionar por marca ou preço... teste, teste e teste.. e faremos a melhor escolha com satifação - evite comprar pela net.. Outra coisa ..... de fato walden é um violão impressionante, pela faixa de preço que possuem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crafter, Walden, Yamaha, Takamine e Rozini: impressões a respeito