Daniel_MV Veterano |
# nov/09
Galera, tenho um DH69, que deve ser um dos primeiros da Eagle, esse violão tem pelo menos uns 12 anos, pra mais, ganhei quando era criança, do meu pai.
Eu toco mais guitarra, mas to querendo fazer aulas de violão clássico, e aí surgiu a dúvida entre comprar um violão novo, ou dar uma reformada nesse meu que tá meio acabadinho.
Eu usei muito ele uns 7/8 anos atrás, antes de ter guitarra, desde então ele tá largado num canto aqui em casa, fica dentro de um bag, num espaço que sobra entre meu guarda roupas e a parede.
Sem brincadeira, acho que fiquei mais de 5 anos sem tirar ele de lá, esses dias fui pegar, o bag tá todo embolorado, e a madeira do violão um pouco embolorada também, de resto ele está do jeito que deixei ele anos atrás, ainda afinado, e por incrível que pareça, o braço não está empenado, e está com cordas de aço, sendo que é um violão de nylon e não tem tirante. Única coisa é que o cavalete deu uma leve descolada do tampo, e trouxe o tampo junto, tipo deu uma estufada ali na região do cavalete, isso com certeza devido a ação das cordas de aço.
Normalmente eu compraria outro, mas esse fato do braço não ter empenado, me surpreendeu, o violão é resistente, talvez compense mais reformar, na verdade nem é reformar, é só levar para uma regulagem completa em um luthier que ele ajeita esse cavalete e dá um tratamento na madeira do corpo e da escala.
O fato, é que esses instrumentos mais antigos tendem a ser melhores que os atuais, principalmente pq na época a Eagle era uma marca nova buscando espaço no mercado, hoje é uma marca que já tem seu espaço, consagrada e tal, então as vezes cai um pouco o nível da construção, pq vira linha de produção, mais ou menos igual aconteceu com as guitarras Tagima.
Essa regulagem geral creio que saia uns 130/150 conto, pensei, de repente compensa mais comprar um violão novo, até uns 400 conto, porém de repente vale mais a pena esse que já tenho, e ai, o que vcs acham?
|
kiki Moderador |
# nov/09
· votar
Daniel_MV dificil a questao acho que vale levar num luthier e fazer a avaliação. eu particularmente gosto desse violao (eu tenho um igual, quase da mesma idade, tirando que ele nunca saiu da ativa).
se voce vai fazer mesmo aulas de violao classico (erudito), vai precisar de um muito melhor que esse. acho ate que 400 reais é pouco pra comprar um violao bom mesmo (não sei, é chute).
eu acho que vale reformar esse, vai começando, e começa a estudar e juntar grana pra comprar um melhor se for o caso. sei lá.
|