Que violão folk comprar?

    Autor Mensagem
    Beorn
    Veterano
    # out/09


    Boas!

    Estou para comprar um violão folk e admito, não faço idéia do que fazer. Eu tocava em um violão de nylon Di Giorgio comum (estudante?) do meu irmão, e eu nunca gostei do volume/som, sempre achei demasiado suave, sem energia. Por isso concluí que o caminho para mim era o violão folk.

    Na minha primeira pesquisa, fui na Multisom e na Made in Brazil, aqui em Porto Alegre. Com um orçamento de aproximadamente 600 reais, e preferindo violões com afinador (vale a pena?) e amplificação, encontrei 2:

    *Um Strinberg, de 380 reais na Multisom. Toquei, achei razoável, mas o acabamento me deixou na dúvida quanto a qualidade do produto.

    *Um Dean, de 630 na Made in Brazil. Não pedi para tocar (que erro!), mas o atendente tocou e o som era bastante bom. Só perdeu pro Dean de R$830 (que vinha gratuitamente um case muito bom, mas não tinha amplificação e nem afinador). Comparado ao Giannini e a um outro, ambos por volta de 400 reais, o Dean se saiu muito melhor.


    Não consegui comparar os 2 diretamente. Creio que o Dean seja melhor mesmo. Enfim, o que eu faço? Não li muito sobre a marca Dean aqui no fórum, por isso fiquei na dúvida. Não perguntei aos vendedores por marcas como Eagle ou Takamine - aliás, não sei nem se eles se encontram nessa faixa de preço.

    Meu violão tem intuito de futuramente ser tocado em público também, e não pretendo investir de novo nos próximos muitos anos em mais um. Que modelos vocês me sugerem? Se acharem que tem algum muito bom até 800 reais, podem dizer também, só que terei que convencer meus pais...

    Enfim, obrigado!

    cdzitu
    Veterano
    # out/09 · Editado por: cdzitu
    · votar


    Cara, eu nunca toquei nele, mas um que tem sido bastante falado por aqui é o Cort SFX1. Tem captação Fishman, só que sem afinador. Sai por até uns 670 na Mil Sons. Só não sei se é o tipo que vc tá procurando. Outro legal é o Cort MR100, que é folk msmo (se vc tá falando de dreadnought) e tem um preto no ML por menos de 600 putos. Tb tem a Fishman sem afinador.

    Os Hofma acho que quase todos tem afinador, vc pode dar uma olhada.

    Os Cort acho que são boas escolhas hehe. Acho legal ter afinador no violão, mas com o tempo vc vai aprender a afinar de ouvido e com certeza não vale pegar um violão pior só pq tem afinador.

    AFSVilela
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pelo que tenho ouvido, vai de Cort mesmo cara. Olha os modelos que o cdzitu citou. Acho q é o melhor q vc vai encontrar até R$ 800,00.

    Beorn
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Semana que vem vou no centro, aproveito e passo na Mil Sons parada procurar os Cort. Aproveito e peço os Hofma também.

    Se alguém tiver mais dicas, há tempo ainda, hehe.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Beorn
    Estes violões da Dean eu acho que são recém chegados aqui no Brasil, dificilmente você achará opiniões sobre ele. Procure reviews dele no Harmony Central.

    Bom, nesta faixa de R$600 a R$800 é interessante procurar por violões com tampo maciço. Os Cort MR710F (ou algo assim) eu sei que têm tampo maciço, afinador e captação Fishmann (uma das melhores do mercado). Tem um Hofma também, o Hofma HMP 310, que deve estar nesta faixa de preço.

    Surita
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu tenho um Cort SFX-1 (modelo que o Cdzito mencionou) e é muito bom.

    Ele é muito bonito, que eu já vi, tem o natural (meu) e o preto fosco, e o acabamento dele é bem feito.

    O som dele é muito superior aos de mesmo preço, e já vem com um captador fishman muito bom.

    Melhor custo-beneficio na minha opinião.

    OBS: Ele não possui afinador (nada que um afinador de pc, como o Guitar FX BOX) não resolva.

    Dave_Harper
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu tenho um Violao Arizona importado dos EUA, muito bom, custo beneficio. paguei 680 nele eh super macio e leve com uma boa caixa acustica! naum tenho doi que reclamar! comprei na galeria! e pra variar sempre esqueco o nome da loja.

    Dave_Harper
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Fui Na made in Brazil e toquei num Marim de 20 paus. que violão incrivel, o braço é maciço e o som muito , mais muito excelente. posso dizer que qualquer violão da Martim virou meu sonho de consumo. (menos os mexicanos), se é pra comprar que compre o original!
    O Vendedor me disse que tem o feito nos EUA e os feito no Mexico! os mexicanos tem uma qualidade bem inferior.

    Alguem possui um Martim feito no México e poderia me contradizer sobre esse assunto?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que violão folk comprar?