como melhorar o som do violão

    Autor Mensagem
    gi cassol
    Veterano
    # out/09


    eu vou começar a tocar violão em bares, ja tenho meu repertório, mas gostaria de saber se existe algo que melhore o som do violão, deixando mais acustico e melhor...

    vlw

    Prometherion
    Veterano
    # out/09
    · votar


    um violão novo!

    IRON-BALLOON
    Veterano
    # out/09
    · votar


    concordo com Prometherion

    JowR
    Veterano
    # out/09
    · votar


    A unica alternativa pra deixar um som de violao acustico acustico é microfonando ele, porque se for eletrico e voce ligar, fica com um som meio agudo, tirando todo aquele sonzao de violao.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Compre uma pedaleira própria para violão. Uma AD-3 ou AD-8 da BOSS, seria o canal. Eu tenho uma AD-8, deixa o violão com um som acústico maravilhoso, pois dependendo da regulagem você consegue simular o som de alguns violões top, por exemplo: Guild, Gibson, Martin, José Ramirez etc.

    Kamus23
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gi cassol

    Olha, microfonar seria o melhor, mas não é o mais apropriado para bares, pois o pessoal conversa, berra, canta Parabens...

    O melhor seria um captador para violão, e uma peladeira para violão para ter mais regulagens seria o ideal

    Não conheço essas que o do-bandolim citou, mas devem ser boas, Boss quase sempre é sinonimo de qualidade (Quase Sempre)

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    gi cassol
    1) Violão com tampo maciço. Se o seu tem tampo laminado, o primeiro passo é pegar um com tampo maciço.
    2) Invista num microfone condensador, de preferência aqueles em forma de cilindro (por exemplo, este). Microfones condensadores têm uma resposta sonora mais rica, e estes modelos em forma de cilindro têm a captação mais "centrada". Paralelamente ao microfone condensador, uma mesa com phantom power será necessária.
    3) Caso tocar microfonado seja um incômodo, a solução mais legal (e de longe) é o Fishman Aura:



    Todos estes toques foram para melhorar efetivamente o som do violão. Efeitos de modulação e reverb são coisas muito pessoais, aí vai do seu gosto.

    MontanhaSong
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gi cassol

    Melhor direcionar esta pergunta...para isso coloque aí:

    1) Qual violão é o seu? Aço?Nylon?
    2) Qual a captação do seu violão?
    3) O que vc quer efetivamente: efeitos(chorus, delay, reverb)? eliminar ruídos?simular outros tipos de violão? simular amplis?
    4) Onde vai plugar seu violão? PA? Ampli específico de violão? Ampli multiuso? o lugar onde vai tocar tem tratamento acústico(dependendo do lugar vc não precisa de reverb, por exemplo)
    5) Que equipamentos vc já tem?

    A princípio...a resposta que o Erico.Ascenção te deu já dá uma boa noção que vc pode fazer um monte de coisas....dependendo das respostas que vc der acima, algumas coisas podem funcionar, outras não....e dependendo do que vc quer sempre há alternativas....exemplo...um Behringer ADI21 pode te atender tão bem ou melhor que o Fishman Aura, a um custo menor...( não discuto a qualidade de um e outro...mas sim o custo/benefício).

    Abraços...

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MontanhaSong
    um Behringer ADI21 pode te atender tão bem ou melhor que o Fishman Aura, a um custo menor
    E bota menor. R$120 de um ADI x R$1000 de um Fishman Aura.

    Kamus23
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Gostei desse microfone Behringer...

    Futuramente estarei trocando de PC, e pegando um para transformar em "pequeno studio" só para a minha diversão...

    Já que nesse só uso net e msn mesmo...

    Esse microfone numa boa placa de som consegue-se algo decente?

    Abraços

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kamus23
    Ainda tem uns melhores. Um tempo atrás tinha um kit MXL 990/991 que vinha um microfone tipo "banana" (aqueles que vocalista usa em estúdio) e um tipo "cilindro" (este que eu mostrei no link), saia por R$500.

    MontanhaSong
    Veterano
    # out/09
    · votar


    erico.ascencao

    Nunca usei o Fishman...mas já ví nele uma desvantagem....há seis modelos, um para cada tipo de violão específico ( Dread, jumbo,nylon, etc...)... a este preço daria preferência para um Boss AD-8 ... que pode ser usado com qualquer violão...mas é como disse no post acima...depende do que o amigo que criou o tópico quer...o que não falta é opção...muito embora nenhuma vá fazer milagre se o instrumento for ruim...

    Abraços...

    do-bandolim
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tem toda razão" Montanha", acho que antes do amigo "gi cassol" torrar grana com equipamento, deve sim, é investir na sua ferramenta de trabalho ou seja "o violão". Procurar adquirir então um "bom" violão. Pedais ou algum outro equipamento só irá ajudar a realçar o som do que já é bom, mas realmente não vai fazer milagre. É como o cara que canta desafinado, pode cantar num Shure, Neumann etc.. mas sempre soará desafinado; o microfone não irá fazer milagre mesmo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MontanhaSong
    Dá uma olhada no tópico de um cara falando sobre o Aura. O cara comentou que, apesar de haver estas diferentes versões, dá pra usar uma versão com outro modelo de violão sem grandes problemas. Eu, particularmente, só acho que ficaria ruim usar um Fishman Aura Nylon com um violão folk, e vice versa.

    gi cassol
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MontanhaSong

    1) Qual violão é o seu? Aço?Nylon?Gianinni, aço.
    2) Qual a captação do seu violão? n sei..
    3) O que vc quer efetivamente: efeitos(chorus, delay, reverb)? eliminar ruídos?simular outros tipos de violão? simular amplis?
    Na verdade eu olhei uns tópicos que falava sobre esses efeitos para melhorar o som...eu nao conheço muito bem esses efeitos, mas o que eu queria mesmo e q com esses acessórios melhoraria o som....
    4) Onde vai plugar seu violão? PA? Ampli específico de violão? Ampli multiuso? o lugar onde vai tocar tem tratamento acústico(dependendo do lugar vc não precisa de reverb, por exemplo)

    depende o lugar que eu for, se la tiver mesa de som ou amplificador....mas eu tenho uma caixa de som da meteoro...qlquer coisa eu uso ela...axo q esses lugares de minha cidade nao tem uma acustica muito boa...
    5) Que equipamentos vc já tem?[/b][b]
    apenas tenho violao,caixa de som, comprei um abafador n sei se ajuda...qria mesmo saber para q serve o chorus, delay, reverb..pois n tenho muita experiencia em pedais...

    Estiloso
    Veterano
    # out/09
    · votar


    gi cassol..

    Tenho um violão folk japones S yairi , acho q não tem no br.... coloquei nele uma captação L.R. Baggs I Beam active simples...so´foi preciso fazer o furo no jack...dai eu usei um pre amp da behringer baratinho....da uma ajuda mais se vc quer algo imcomparavel coloque um pedal fishman AURA....Combinação perfeita, um captador ativo simples mas de qualidade( Fishman matrix natural, ou L.R. Baggs) e um pedal Fishman Aura pra dar um ganho e qualidade...tudo simples mas funcional!!!è pra quem quer qualidade acustica e não somente ganho!!
    Agora, se vai tocar com banda de Baile dai compra um Takamine e um pedalzim de 100reais que ja da!!...

    dodomusic
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eae pessoal blz .. Bom , eu tenho um violão Eagle Ch 889 uso nele as cordas Padrão da Daddario Light 0.11 ,queria melhorar o som deixando mais limpo e forte assim melhorando o timbre , queria saber o que eu posso fazer para melhora lo ?

    Obg

    xavy
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    dodomusic
    melhorando o timbre

    bem kra... o teu violão é legal e estão com cordas de diâmetro 0.11...

    Vc já possui um timbre em tanto amigo!!! Para melhorar, só trocando a captação original da Eagle por uma melhor, tipo Fishman

    boa sorte.

    Natanael Gama
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    dodomusic

    Se Vc quer melhorar o Timbre e tornar o Som mais limpo.. Basicamente as soluções q Realmente vão fazer diferença e vai Te dar um som amplificado bom é...

    Aura Spectrum Di - é uma pedaleira da Fishman q limpa o som piezo e coloca ele bem proximo ao microfonado o problema está no preço q é na faixa de 1.000 a 1.200 essa pedaleira é uma otima opção para apresentações ao vivo.

    Microfone Condensador- Tem varios modelos e marcas mas um bom q vai Te dar uma resposta adequada e excelente custa em torno de 800 a 1.200 reais, tem modelos mais em conta mas não tem boas respostas. Essa opção de microfone é melhor para gravações em casa ou estudios não sendo boa para palcos por causa da microfonia

    Captador Tipo Humbucker- Esse não torna o timbre tão espetacular quanto aos outros mas é pratico e é um dos melhores captadores superior a maioria dos piezo varias marcas tem esse modelo por exemplo Fishman Rare Earth e o LR Baggs M1 esses estão na faixa de uns 550 a 600 reais

    Nenhuma solução para tornar o timbre melhor e limpo é barata as q realmente fazem diferença custam caro

    WebTiago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    apenas tenho violao,caixa de som, comprei um abafador n sei se ajuda.
    Se for o "abafador" que estou pensando, ele serve somente para ajudar a não dar microfonia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como melhorar o som do violão