yamaha apx700 ou cort afx6r?

    Autor Mensagem
    procurador
    Veterano
    # set/09


    Olá a todos!! Depois de uma pesquisada estou interessado nestes dois modelos:
    http://www.cortguitars.com/english/products/acoustics/view.asp?product _id=12

    http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/violoes/apx700.htm

    Alguém conhece ambos???

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    O yamaha parece um pouco menor (além da largura da faixa a largura do tampo é um pouco menor, parece e isso pra mim importa bastante, pois sinto desconfortos e até dores com violão tipo folk e jumbo). Há dois anos mandei fazer com o Rogério Santos do RJ um violão de nylon sob medida, por conta disso... (mas agora estou querendo um violão de aço com tampo em pinho (totalmente diferente)...

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Os dois são com tampo maciço e o corte é é jacarandá (rosewood indiano). Será que por isso timbra melhor que o yamaha??? O cort vem com fishman e o yamaha com um sistema diferente de captação, que falaram aqui e eu não conheço...

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    NINGUÉM???

    AFSVilela
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Você está comparando violões diferentes. Esse Cort está mais parecido com os Yamaha da linha CPX. Eles são mais encorpados do que os APX, portanto têm o som acústico com mais graves e maior projeção. Talvez o que você queira seja um CPX-700 e não APX-700.
    Nunca toquei nesse Cort (e em nenhum outro), mas tem boas especificações. Com a captação Fishman, pode fazer frente à captação do Yamaha.

    Nesse caso seria melhor a opinião de quem já tocou nos dois.

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    Olá. Eu já desisti do cort, justamente pelo tamanho. é maiorzinho mesmo. pra mim o tamanho do apx é perfeito. testei o apx 500 e achei bem legal, mesmo desplugado (não procuro um som gravão...). tõ afim de testar o apx 700, que dizem ter melhor captação e tampo MACIÇO. o eagle eg 611, tem tampo maciço também e é com as mesmas medidas parece, pelo que deve ser uma boa opção também e custa metade do preço do apx 700. o apx só não gostei de seus trastos, pois são muito fininhos, achei... valeu!!!

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    de fato. fishmam bate os caps da yamaha (do apx 500 pelo menos). pluguei meu giannini com fishman top de linha, depois de haver testado ligado o apx 500 e até o vendedor da loja, ficou boquiaberto!!! desplugado o apx ganhou, mas plugado o giannini que é em pau ferro e com tampo em pinho maciçlo com escala em ébano, sou como um violão top perto do apx!!! o botão "presence" do fishmam faz milagres!!! mas estou afim de um violão de aço (no meu giannini botei açõ, senod de nylon e estou com medo de detonar o violão. rsrsrs

    AFSVilela
    Veterano
    # set/09
    · votar


    procurador
    Só tenha atenção em um ponto: compare a captação Fishman do violão de aço que você pretende comprar. Afinal, o seu Giannini possui uma top de linha, pelo que você falou, mas a captação do Cort pode não ser top.
    Além disso, o APX-500 realmente não tem captação boa. A do 700 será bem superior, e a do 900 melhor ainda.

    OS: Não fica fazendo posts múltiplos. Fala tudo o que tem pra falar em um posto só. Não é como o MSN.

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    Já sou meio antigo aqui no fórum e os diversos tópicos, tem o escopo de proporcionar uma abordagem mais didática sobre os diferentes violões a que fazem referância. Aliás, já vi gente recomendando abrir novo tópico se o assunto pende para outro instrumento, que não o inicialmente apontado no tópico...
    Quanto ao cap do cort, parece que é mais simples, apesar de ser fishman... Quanto ao cap do apx 500, estou ligado que é mais simples que o 700, daí porque quero testar um 700. Testei o 900, mas não vi muita graça no som do violão, pois não curti o tampo em cedro (som muito opaco, eu acho - tenho um violõe feito por luthier todo maciço com tampo em cedro canadense e me arrependo muito por não ter usado pinho. rsrsrs). Abraços!

    AFSVilela
    Veterano
    # set/09
    · votar


    O tampo do APX-900 é em pinho, não cedro. Olha o site:
    http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/violoes/apx900.htm

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    pois é. tinha visto o "spruce". mas spruce é apenas pinho, mesmo??? O som pareceu muito diferente, próprio de cedro mesmo... Acho que vou a Curitiba esta semana e vou testar todos eles se tiver por lá...

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    Cara. Este fim de semana pude tocar em outro apx 900, em curitiba e o som sou como tampo em pinho mesmo e ao lado do apx 700 soou ainda melhor (mas nem tanto que desmereça o 700) fazendo jus a ser o modelo mais caro mesmo. mas o que tinha testado semana atrasada parecia que tinha tampo em cedro mesmo, som aveludado...
    De qualquer sorte fica aqui registrada a minha impressão sobre a captação do apx 700 e 900 como sendo de excelente qualidade mesmo!!! Ao lado deles testei meu violão com fishman (modelo meio top) que antes tinha testado ao lado de um apx 500, deixando este bem para trás plugado, mas que ao lado do 700 e principalmente do 900, não ficou com a bola toda não. Achei a captação do 700 e 900 até melhor que o fishman.

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mas como esotu dando preferencia por um violão com jacarandá, acho que vou pegar um eagle eg 611, que tem tamto maciço também. Testei um EG 680 e achei super legal. Som de violão de verdade e o jacarandá soa com aquele grave meio piano, muuuito legal (apesar que agora que fui saber vem com 0,11 dadario de fábrica, o que ajuda bastante nos graves. rsrs). O apx infelixmente não curti os trastos e não gostei tanto do braço, como do eagle... Os trastos do apx de nylon (já tive um) gostava mais.

    felipe de oliveira
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A Captação do APX500 e do 700, é exatamente a mesma. A unica que muda é a dos 900 (CPX e APX).

    Sobre a comparação dos Fishmans, tive um CJ10X da Cort que tinha o pré "Prefix premium blend". É uma serie quase Top da fishman com captação piezzo e mic condenser interno.

    Em relação à construção do instrumento a Cort é Superior, são instrumentos (Já tive outros da marca) ricos em detalhes e excelentes. Até melhores que os Yamahas de série neste quesito.

    Esta captação Fishman com mic + piezo, soa com mais vida que a captação somente piezzo da marca e ganha do sistema do Apx700 que é somente piezzo. Acredito que devem ser similares as duas marcas com somente cap. piezzo, mas eu ficaria com a Yamaha.

    Eu fiz a troca deste CJ10X pelo CPX900 e gostei bastante. É outro timbre de violão, no principio se estranha, porque somos acostumados com piezzo a vida toda. Não me arrependo.

    Por se tratar de uma captação mais sensivel, senti muita diferença na sonoridade do meu Yamaha depois que troquei o Nut (pestana) e o rastilho de plástico de fábrica por feitos de osso e os pinos da ponte por pinos de madeira. Alem de cordas novas que fazem total diferença. Talvez por isso as pessoas testam na loja e não sentem tanta diferença nas comparações.

    Neste ponto a Cort não erra, o violão já vinha com pinos de ébano, nut e rastilho de osso.

    Resumindo entre o SFX e o CPX700 cabe a vc testar e se adequar porque vejo os dois no mesmo patamar.

    Abç

    AFSVilela
    Veterano
    # set/09
    · votar


    felipe de oliveira
    A Captação do APX500 e do 700, é exatamente a mesma. A unica que muda é a dos 900 (CPX e APX).

    Não é verdade. Os modelos 700 já têm o sistema ART, e não piezo convencional. Entretanto, não possuem os captadores extras, não possuindo, portanto, os controles de volume de graves e agudos separadamente como os modelos 900. Resumindo, os modelos 700 têm o sistema ART 1 way, enquanto os 900 têm ART 3 way.

    procurador
    Veterano
    # set/09 · Editado por: procurador
    · votar


    felipe de oliveira
    AFSVilela
    O cort ainda não testei, mas tem tudo pra ser um excelente violão... Este fim de semana testei o eagle eg 689: http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =25, , ao pretender ver o eg 611 e achei ele bem legal. som de jacarandá que faz a diferença!!! só não sei se é maciço, a exemplo do tampo. mas tem um sonzão legal mesmo. graves com um tom especial de médio que só vi jacarandá reproduzir até hoje... neste embalo eu resolvi arriscar e coloquei cordas de aço (mesmo que 0,9) em um outro violão meu, FEITO A MÃO pelo Rogério Santos, em jacarandá maciço com tampo em cedro e escala em ébano e o som ficou excepcional!!! bateu, sem hesitar, o apx 900!!! apesar de este ser um super violão! o meu rogério santos é semi-flat também... mas pena que há riscos de danificar o violão, usando cordas de aço.... Tendo em vista o som que adoro do jacarandá tô afim de pegar um eagle EG, mas como tenho dois violões flats, ainda que em nylon deu vontade de pegar um EG 689, apesar de sentir um certo desconforto com modelos maiores... Estou em dúvida entre o EG 611 e o outro mais largo e maior(eg 689). Valeu!!!

    felipe de oliveira
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela

    Li a respeito e realmente vc esta certo. A captação do 700 é pouco inferior à 900.

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    felipe de oliveira
    Testei os dois lado a lado e constatei que o 900 é um pouco melhor mesmo!!! mas o 700 fica bem a frente do 500, plugado...

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    Já estava certo de comprar um eagle EG 611, quando me surgiu a oportunidade de comprar um apx 700 12 cordas, semi-novo a distância, através de um luthier de confiança (o violão está com bag e segundo o luthier em estado de novo). Ia pagar 800,00 no eagle na loja depois de chorar um descontão e fechei no yamaha por 1.000,00 com o bag (parece que custa mais de 1.800,00...) Acho que fiz um bom negócio.

    AFSVilela
    Veterano
    # set/09
    · votar


    procurador

    Putz, velho, por este preço, só se o violão estiver muito lenhado mesmo pra não valer a pena. Porque um novo beira os R$ 2.000,00 (2.500,00, dependendo da loja).
    Bom negócio. Quase tão bom quando eu comprei meu CPX-900, hehe, pq o preço na etiqueta da loja estava R$ 1.000 abaixo do valor certo. Assim, o violão que deveria custar R$ 3.086 (sim, a Serenata é careira) tava marcado como R$ 2.086. Ainda peguei um desconto à vista e paguei 1.900. Uma semana depois o cara da loja me falou da sorte que eu tinha dado, hehe.

    Seja feliz, e fale o que achou do violão depois que tocar um pouco nele.

    procurador
    Veterano
    # set/09
    · votar


    AFSVilela
    hehehe. parece que tive sorte mesmo. Eu já tava com o boleto (ainda estou. rsrs) na gave para pagamento do eagle (que é uma ótimo violão por ser em jacarandá...) quando me deparei com o anuncio e o luthier disse que está bem novo mesmo e já me enviou. rsrsrs aproveitei (eu que gosto de uma gambiarra. rsrsrs) e solicitei que fizesse um nut compatível para ele com espaçamentos para 6 cordas. rsrss e então quando e se eu quiser eu posso usar 6 cordas nele. hehehehe. Paguei 25,00 mais pelo novo e adicional nut, além das despesas de correio. Eu já toquei no apx 700 de 6 cordas e gostei bastante (está logo abaixo do 900) e como tava afim de um 12 cordas deu em ciminha. rsrs. Na verdade eu queria um folk 12 cordas, mas eu não posso tocar mais que 5 minutos com um violão jumbo/folk que me dá pau na mão direita (em guitarra mesmo eu ja usei até 0,12 - semi-acustica, e ultimamente estou usando apenas 0,9 em strato e les paul pra não ter problemas...) Quando chegar posto minhas impressões sobre ele. Valeu!!!

    procurador
    Veterano
    # out/09
    · votar


    AFSVilela
    A serenata é meio careira mesmo... Anos atrás tava vendo umas guitarras pelo site. Agora 1.000,00 a menos e mais um desconto a vista, é um ótimo negócio mesmo. Porque que você não foi lá e pagou os milão depois já que a loja errou na etiqueta??? kkkk

    felipe de oliveira
    Veterano
    # out/09
    · votar


    AFSVilela

    Cara moro em Divinópolis e tive quase comprando na serenata quando tava com esse valor anunciado...Só que antes de comprar o vendedor caiu na real. rsrs

    Eu tb dei uma cagada dessas pra compra o meu....

    Um cara lá do sul Trouxe o CPX900 dos EUA para um projeto Acustico da banda dele, daí foi cancelado. Ele me vendeu o violão novo com um Case lindo original da Yamaha por 2.000,00 rsrs (O meu é da cor natural)

    procurador
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Chegou meu apx 700 12. rsrs O violão tá em estado de novo. rsrs Valeu a pena, a compra. Excelente som plugado!!! Desplugado quebra um ganho legal também e é super confortável.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a yamaha apx700 ou cort afx6r?