Autor |
Mensagem |
Les Guitar Veterano |
# ago/09
Olá. Eu toco violão a quase 2 anos, e a 2 anos faço aulas. Nesse tempo fiz estudos de musica clássica, pra quem conheçe é pelo método do Henrique Pinto. Na minha opinião me ajudou muito na parte técnica, mesmo sendo chato pra c******.
Enfim, irei comprar uma guitarra esse ano, afinal fiz violão porque recomendaram iniciar pelo violão. Então além do estudo clássico, fico no guitar pro tirando músicas do estilo Guns, Clapton, entre outros. Mas acontece que, claro fora versões acústicas dessas bandas, como Tears in Heaven ou Patience, fica ruim tocar hard rock/rock num violão de nylon.
Então me decidi a começar a tirar blues, mas eu não entendo nada de blues. Então eu queria músicas legais de blues acústicas pra tirar, ou recomendações de músicos e suas obras, não importando a dificuldade.
Abraço a todos.
|
LeandroP Moderador |
# ago/09
· votar
Les Guitar
O disco acústico do Eric Clapton é bem legal.
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
LeandroPanucci É realmente.
Mais alguém?
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# ago/09
· votar
hey man!
esta eh linda: http://www.youtube.com/watch?v=H7ZPMScX9-k
o srv usa um violao de 12 cordas, mas da pra tocar no violao normal
neste video um cara ensina a tocar ela: http://www.youtube.com/watch?v=85ea-VfbM_w
\o/
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Bá acabei de ouvir é mto bonita essa música! Vou tirá-la.
Mais blues bem vindos \o/
|
Van_Lorien Veterano |
# ago/09
· votar
Les Guitar Escuta Robert Johnson. O pai do Delta Blues. É blues acústico de raiz de primeira.
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# ago/09
· votar
Van_Lorien
Boa!
recomendo o dono do topico procurar o cd "Me and Mr.Johnson, do Eric Clapton. Eh um cd soh com versoes para musicas do Robert. MTO bom
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Motoboy From Hell-SDMF Tá bom! Vou dar uma pesquisada nesse CD.
Obrigado pelos comentarios.
|
guitarra envenenada Veterano |
# ago/09
· votar
alguem coloca um desenho das escalas do blues pra mim?
|
# ago/09
· votar
e me explica um pouco sob o blue note?
|
Kamus23 Veterano |
# ago/09
· votar
Les Guitar
Tem SongBook do Robert Johnson, procura na net
Na verdade tem varios SongBook na internet de Blues...
Manda o seu e-mail, que te passo o link, ate colocaria aqui, mas como a Moderação me ama, iriam me dar outra suspenção
|
Guitarrista Sem Mão Veterano |
# ago/09
· votar
pra mim tirar blues de livro de tablatura é o extremo oposto do blues.
|
Kamus23 Veterano |
# ago/09
· votar
Guitarrista Sem Mão
E quem disse que Songbook é pra tirar musicas?
Tenho Songbook que ensina tecnicas de Slide (Bottleneck) Outros que ensinam os fundamentos do Blues
pra mim tirar blues de livro de tablatura é o extremo oposto do blues
Então você é um compositor?
Se é, mostra suas musicas ai...
Se não é só mais um que aprendeu a Penta Blues e acha que sabe algo
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/09
· votar
Bom dia!!!
guitarra envenenada alguem coloca um desenho das escalas do blues pra mim? Procure aprender e entender os Intervalos e não os desenhos. Pode ser mais trabalhoso, mas é muito mais compensador.
e me explica um pouco sob o blue note? Sobre a Blue Note: Nota propositalmente "desafinada" usada normalmente como passagem da 2ª para a 3ª nota da Pentatônica, dando sonoridade intervalar Maior e Menor.
Valeu!!!
|
Guitarrista Sem Mão Veterano |
# ago/09 · Editado por: Guitarrista Sem Mão
· votar
Kamus23
Primeiro , Songbook é um livro de musicas , um registro em partituras ou tablaturas. Voce esta se referindo a um método que é outra coisa. E segundo não entendi porque voce ficou ofendido, falei apenas a verdade até porque 99% das notações de blues são imprecisas principalmente no quesito ritmo. Pular o minimo que é aprender a linguagem usando o ouvido resulta em guitarristas que apenas vomitam licks.
E esse seu ataque patético "mais um que aprendeu a penta blues e acha que sabe algo" ? Te garanto que conheço muito mais de musica que voce ...
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# ago/09
· votar
Guitarrista Sem Mão pra mim tirar blues de livro de tablatura é o extremo oposto do blues.
Opa e ae cara blz? bem vindo ao forum!
entao cara eu discordo um pouco disso até porque nao acredito que vc possa aprender a tocar blues sem ter um ponto de referencia como partida acho valido a ideia de se tirar musicas atravez de tablaturas, isto nada mais é do que uma forma de se adquirir experiencia na area!
Pular o minimo que é aprender a linguagem usando o ouvido resulta em guitarristas que apenas vomitam licks.
concordo assim como tb tem gente q aprende a pentatonica e ja acha que sabe tocar blues!
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Kamus23 Te mandei por MP.
Abraço.
|
Thyagw Veterano |
# ago/09
· votar
A melhor coisa pra blues no violao é o slide O som do slide arrastando um acorde dominante me arrepia É demais, e muito usado pelo Robert Johnson ja citado acima A musica Crossroads dele em que usa slide é animal!
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
O meu mas basicamente qual a definição pro blues? Quer dizer se ouço uma música como distinguir se é blues ou não?
|
# ago/09
· votar
e a blue note?
|
Konrad Veterano |
# ago/09
· votar
guitarra envenenada
Quarta aumentada. Em C é um F#.
|
Konrad Veterano |
# ago/09
· votar
Les Guitar O meu mas basicamente qual a definição pro blues? Quer dizer se ouço uma música como distinguir se é blues ou não?
Ah... isso é complexo demais....
Indícios: (mais ou menos sérios)
Estar em 12/8 ou até 6/8 Repetir o primeiro verso. Conter a frase: Woke up this morning ou won't let me be O turnaround ser bem pronunciado Vozeirão Bends bem altos Usar slide Sofrimento Reclamação Cornitude iminente ou já acontecida Pobreza Alcoolismo My baby done left me
Quem se lembrar ou quiser corrigir.....
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
brunoliam To com medo de fala um cagalhão em forma de palavras mas, blues se define em tocar com mais sentimento (feeling no caso)?
:P
|
vinisimonetti Veterano |
# ago/09
· votar
É o seguinte. tira Stevie Ray. principalmente essas:
Pride And Joy
Mary Had a Little Lamb
Texas Flood
Rud Mode
|
Hard_Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Les Guitar Olá. Eu toco violão a quase 2 anos, e a 2 anos faço aulas.
Você faz aulas há mais tempo do que toca?!?
Enfim... acústico do Clapton é legal. Além disso, uma vez eu vi no www.mysongbook.com umas tabs para Guitarpro só de blues para violão. Vários lick, patterns... só coisa boa! Não sei se ainda tem, mas dá uma pesquisada lá usando as palavras "acoustic guitar blues".
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09 · Editado por: Les Guitar
· votar
Hard_Guitar Você faz aulas há mais tempo do que toca?!?
Bá pior uiaehaieuheaiuahiuae
Vou arrumar.
|
Les Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Eu toco violão a quase 2 anos e até hoje faço aula.
|
Konrad Veterano |
# ago/09
· votar
Les Guitar brunoliam To com medo de fala um cagalhão em forma de palavras mas, blues se define em tocar com mais sentimento (feeling no caso)?
:P
Rapaz... o tal do feeling é subjectivo.... óbvio que o gordo sueco tem feeling no que faz, mas ele nem toca blues, né? ....
Talvez o caminho menos polémico seria uma classificação por meios de características..... (estrutura da letra, compasso, escalas utilizadas... enfim).
O blues tem esse "feeling" pois sua temática nunca é neutra, é (quase) sempre sofrida, mesmo pela posição social dos inventores do estilo: os negros. O vocal profundo, triste, os licks melódicos, solos mais vocalizados... enfim.... o melhor é ouvir os mestres....
|