Algumas dúvidas de principiante

    Autor Mensagem
    Piloto de Fuga
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Piloto de Fuga


    Olá, sou novo no fórum.

    Recentemente encontrei aqui em casa um violão. Lendo alguns posts aqui vi que é de marca ruim, Kashima, e ele é menor que o tamanho comum e as cordas são de aço.

    Bom, bateu então a vontade de aprender. Mas antes de sair por aí comprando violão e talvez até pegando aulas, eu resolvi usar esse que tenho aqui e baixar alguns materiais na internet.

    Até que encontrei coisas muito boas. Usei o D'Accord Afinador para afiná-lo, vocês recomendam esse programa? O problema é que usei o microfone embutido do notebook, então não sei se ele pegou a afinação certa.

    Outra problema são as cordas. Li que as recomendadas para quem inicia são as de nylon, mas que para rock as de aço são mais usadas. Aí é que tá, eu faço o tipo eclético, então tocaria pop, rock, sertanejo, etc. De tudo um pouco (menos pagode, bossa nova, heavy metal e tal, tocaria coisas como Fernando e Sorocaba, Arctic Monkeys, Darvin, Paralamas do Sucesso, e por aí vai, só pra dar uma idéia). Nesse caso, qual seria a corda adequada? A corda de aço me atrapalharia em alguma coisa, além de machucar os dedos?

    Por fim, se o recomendado for cordas de nylon, o violão Di Giorgio Estudante 18 seria bom? Eu não quero ser músico, quero só saber tocar pra animar alguma reunião de amigos, passar o tempo, tocar aquela música que eu gostei, essas coisas, seria mais como um hobby.

    O que vocês me dizem?

    Desde já eu agradeço.

    Abraços.

    PS.:: Esqueci de falar, será que consigo aprender sozinho, com os materiais que peguei na internet? Não tenho muitas condições de pegar aula.

    PPS.: Não tenho noção de nenhum outro instrumento. Digamos que não sei nada de violão.

    Nelton88
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Por fim, se o recomendado for cordas de nylon, o violão Di Giorgio Estudante 18 seria bom?

    Sim, para iniciante, sim.

    kiki
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Piloto de Fuga
    Bom, bateu então a vontade de aprender. Mas antes de sair por aí comprando violão e talvez até pegando aulas, eu resolvi usar esse que tenho aqui e baixar alguns materiais na internet.
    Sim, acho que dá sim. Se já tem, experimente usar. Troque só quando achar que não dá mais pra usar esse.

    Outra problema são as cordas. Li que as recomendadas para quem inicia são as de nylon, mas que para rock as de aço são mais usadas. Aí é que tá, eu faço o tipo eclético, então tocaria pop, rock, sertanejo, etc. De tudo um pouco (menos pagode, bossa nova, heavy metal e tal, tocaria coisas como Fernando e Sorocaba, Arctic Monkeys, Darvin, Paralamas do Sucesso, e por aí vai, só pra dar uma idéia). Nesse caso, qual seria a corda adequada? A corda de aço me atrapalharia em alguma coisa, além de machucar os dedos?
    O problema: Violão de aço é pra corda de aço, e vice-versa. Não é recomendavel misturar as coisas, a longo prazo estraga o instrumento.
    O nylon machuca menos os dedos para um iniciante, mas nada impede voce de começar pelo violão de aço.

    PS.:: Esqueci de falar, será que consigo aprender sozinho, com os materiais que peguei na internet? Não tenho muitas condições de pegar aula.
    Acho que dá sim. Eu pelo menos fiz isso.

    Piloto de Fuga
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Entendi. Pelo fato de eu querer tocar diferentes tipos de música, mas sendo o violão só um hobby, o tipo de corda não importa?

    O que tem acontecido é que quando eu toco a nota, sai um som estranho às vezes. Por exemplo, quando aperto a terceira casa da Fá, quando eu tô soltando parece que ela esbarra no traste e vibra de forma errada, produzindo um tipo de som tremido estranho. Não sei se deu pra entender, nem se tem nome pra isso. Será que sou eu que tô pressionando as cordas erradas ou é outro problema? Logo que eu tô soltando dá essa tremida...

    Sika
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Sika
    · votar


    bem cara... acho q vou poder te ajudar bastante pq passei por problemas semelhantes ao seu... se fikar alguma duvida pergunte novamente ok?

    Qnt a marca do violão... posso concordar q Kashima nun é lá grande coisa, mas é um violão q pode ser usado pra aprender perfeitamente, ja q o objetivo nun é ser músico esse dai te atende sem o menor problema.

    cordas de aço... as cordas de aço são especificas pra tocar exatamente o tipo de musica q vc exemplifica (pop, rock, sertanejo). As cordas de nylon são para tocar o tipo de musica q vc não quer tocar (bossa, pagode...etc.). Como vc ja descobriu o nylon é indicado pra iniciantes, pelo simples fato de machucarem menos os dedos, ja q vc nun tem interesse em tocar os ritimos q a corda de nylon oferece, continue fime com o aço... seja perseverante pq doe um pouco a ponta dos dedos, costuma dar calos e as vezes leves esfoliações (só no inicio), mas nd de mais. Deixar a unha da mao esquerda sempre bem curta é outra dica q te dou, pois facilita muito na hora de fazer os acordes. Se vc sentir q o encordoamento ta pesado ( a espessura da corda for mto grossa) vc pode trocar, q tbm da uma sensação de mais macio, 0,010 é mto bom. Nunca troque o tipo e corada, por exemplo, se o seu violao é de aço mentenha sempre aço, nao coloque nylon ou vice versa.

    materias de internet e aprender sozinho... com certeza existem conteudos na internet q são mto bons, mas tem uma desvantagem em aprender sozinho, se vc tiver fazendo algo errado, vai continuar fazer errado até q descubra sozinho tbm e isso pode facilitar os erros viciantes, se vc conhece alguem q saiba tocar violao pocure algumas dicas q isso ja vai te ajudar bastante. Lembre-se q vc é o seu próprio professor e por isso deve sempre se esforçar ao maximo a ponto de se auto-surpreender, dedique-se a todo o tmp livre faça verdadeiramente valer a pena ter achado o violao na sua casa. Msm q vc nun tenha noção nenhuma é capas de apreder. O melhor violonista e guitarrista q eu conheço aprendeu sozinho com metodos práticos de banca de revista, hj podemos encotrar meterias melhores ou semelhates a esse na net, entao va em frente.

    afinação do violao... uma das coisas mais dificeis para o iniciante é a afinação do violao, vc sab qnd ta desafinado mas nun sab qnd está afinado...rs... normal. Qnt ao afinador q vc usou eu nao conheço, mas o q eu t sugiro é q sempre q notar uma diferença nos tons, peça a um conhecido q dê uma regulada é simples e facil de achar alguem q saiba fazer isso, ou q compre um afinador eletronoico... nun é muito caro nao.

    terceira casa do Fá... esse som estranho é normal e o nome disso dai é falta de prática, com o tmp vc nota q vai melhorando. Procure apertar sempre mais pro meio da casa, talves tenha haver alguma coisa com a afinação tbm.

    dicas... leia bastante sobre teorias de violoes e sempre ponha em pratica, procure entender sobre cifras, vc tem q olhar uma cifra e saber a ql acorde ela corresponde, uma outra coisa q te sugiro e aprender tablatura... facilta bem... tudo isso q te expliquei tem mais detalhado em todos os topicos q eu postei caso tenha alguma duvida sobre alguma coisa é só perguntar novamente ou dar uma olhadinha lá... cliq em mebro novato abaixo do meu nome ai na coluna da esquerda e descubra mais.

    MMJr
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    O que tem acontecido é que quando eu toco a nota, sai um som estranho às vezes. Por exemplo, quando aperto a terceira casa da Fá, quando eu tô soltando parece que ela esbarra no traste e vibra de forma errada, produzindo um tipo de som tremido estranho. Não sei se deu pra entender, nem se tem nome pra isso. Será que sou eu que tô pressionando as cordas erradas ou é outro problema? Logo que eu tô soltando dá essa tremida...

    Entao....

    To ligado o que voce esta falando....

    Bom a principio poderia dizer que e por voce estar no inicio....
    Eu acredito que esse problema e um conjunto de detalhes....
    Posicao dos dedos, pressao sobre as cordas, demora ou atraso na hora de tirar o dedo das cordas...Tipo, depois que voce toca a corda voce relaxa os dedos e a corda da essa trastejadinha....
    Com o tempo voce vai pegando o jeito...

    Cara,
    Aprender sozinho e possivel sim...porem voce tem que prestar muita atencao para nao criar vicios que poderao prejudicar no desenvolvimento da aprendizagem no futuro...

    Esse violao que vopce tem da pra aprender legal....E voce nao precisa trocar por um de Nylon....
    A dica seria o seguinte...quando voce for trocar as cordas do violao.. leva ele numa loja que tenha algum tecnico ou alguem que saiba regular o violao...Existem cordas de "tensao" diferentes.. Voce pode usar umas de tensao 0.010-0.050 ou 0.011-0.052...
    Quanto menor essa medida mais "macia" as cordas vao ser....

    Um violao de cordas de aco bem reguladinho nao vai machucar a mao muito mais que cordas de nylon...

    Valeu...

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Piloto de Fuga
    o meu é kashima e até o momento tá sendo muito ultil.

    penso assim que as pessoas que tem uma coisa dentro dela chamada vontade.AS mesma coisa que ela aprenderia ne um violão de 12 mil, ela aprenderia num mais barato.
    Mas tbm ñ podemos ser ignorantes e a hora que surgir a oportunidade de pega um melhor porque ñ?
    mas até chega essa hora já desfrutei bastante do kashima.
    valeu té+

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Nelton88
    o violão Di Giorgio Estudante 18 seria bom?

    Sim, para iniciante, sim.


    Não só para iniciantes. Para quem não vai tocar profissionalmente, este violão dá para o resto da vida......

    dom de Deus
    o meu é kashima e até o momento tá sendo muito ultil.

    Pode estar sendo útil, mas que este violão é uma porcaria, ninguem pode negar.

    dom de Deus
    penso assim que as pessoas que tem uma coisa dentro dela chamada vontade

    Tem um ditado que diz: Fique calado e os outros pensarão que voce é filósofo.

    AS mesma coisa que ela aprenderia ne um violão de 12 mil, ela aprenderia num mais barato.

    Errado. O instrumento ajuda no aprendizado sim. E ajuda muito.

    MMJr
    Um violao de cordas de aco bem reguladinho nao vai machucar a mao muito mais que cordas de nylon...

    Como é feita esta "reguladinha" no violão?

    Sika
    com certeza existem conteudos na internet q são mto bons, mas tem uma desvantagem em aprender sozinho, se vc tiver fazendo algo errado, vai continuar fazer errado

    É o que mais acontece.


    Um abraço

    MMJr
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Como é feita esta "reguladinha" no violão?


    Prof. Rosélio Araujo

    Essa reguladinha eh exatamente como voce deixa os seus violoes de cordas de aco...

    Eh aquela velha historia...
    Usar cordas de tensao "ligth" ou "extra light"...
    Ajustar a curvatura do braco do violao e a altura das cordas....

    Pronto...

    Valeu...

    Piloto de Fuga
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Beleza, então esse negócio do som sair ruim é devido à minha falta de prática, mas talvez também à regulagem? É que assim, troquei as cordas para 0.10 que são mais grossas que as anteriores, mas antes já fazia esse barulho.

    Outra coisa, eu tava vendo na aula que baixei e o cara ensinou a afinar por harmônico, é uma afinação boa ou tem que ser bem fera pra afinar certinho assim?

    Valeu!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Piloto de Fuga
    som sair ruim é devido à minha falta de prática, mas talvez também à regulagem?

    Não tem nada disso. Não existe essa reguladinha para o som sair melhor. O seu som só vai sair melhor se voce treinar. Aliás quem está aprendendo a tocar nem nota diferença entre um violão com cordas mais baixas ou altas, ou a tenção, ou espessura das cordas. Treine e esqueça essa "porquera" de reguladinha".

    aula que baixei e o cara ensinou a afinar por harmônico

    Aprenda a afinar normalmente, ou no modo convencional. Faça melhor ainda, compre um afinador eletronico, e esqueça estes harmonicos, pelo menos por enquanto.

    Um abraço

    MMJr
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Piloto de Fuga

    Bom,,,,
    Voce leu o que o professor escreveu...
    Treine e esqueça essa "porquera" de reguladinha".

    Treino e tudo....e ajustar o violao devidamente nao e necessario....

    Boa sorte...
    E nao desista facilmente....treine.. treine...e treine....

    Valeu...

    Piloto de Fuga
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ok ok, compreendi. Muito obrigado galera.

    Mudando um pouco o foco, eu tava lendo o curso do Cifra Club, e nessa página http://www.cifraclub.com.br/aprenda/todas/12-violao/w-curso-de-viola o-guitarra-p3.html descendo tem as notas no braço do violão. Então, tão certas lá? Porque no Mizão, tem lá Fá, Fá# depois Dó, mas não seria Sol? Ou eu que tô loco?

    Valeu!

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Piloto de Fuga
    depois de Fá# concerteza é sol
    olhei lá e ñ vi nada incorreto
    vc deve ter comfundido uma coisa com a outra.
    copia o que vc viu lá e cola aqui.

    Piloto de Fuga
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Então, o mi de baixo. Tá E F F# C C# A A# B C C# D D# E. É na figura do braço do violão, no fim da página.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    MMJr
    ajustar o violao devidamente nao e necessario....

    Se voce já toca (É o que parece) altura das cordas, tensão das cordas e etc... faz diferença, ou voce nota nitidamente a diferença. Mas quem está començando a tocar, não deve se preocupar com isso, senão tudo de errado que ele fizer, ou o que não conseguir fazer, ele vai colocar a culpa no instrumento. Quando na verdade está faltando é o menino treinar. Eu tenho vários Violões na escola, e as vezes o aluno tráz o violão dele, e eu troco com ele durante a aula. Senão vou ter que ouvir: Eu não estou tocando direito porque eu não me acostumei com o violão. Fala sério, né?

    Um abraço

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Piloto de Fuga

    foi mal agora que vi!
    vacaiaram na tabela . tá fora da escala crômatica.
    ta errada mesmo.

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    penso assim que as pessoas que tem uma coisa dentro dela chamada vontade.AS mesma coisa que ela aprenderia ne um violão de 12 mil, ela aprenderia num mais barato.
    pó professor, pudia deixa eu acriditar nisso rsrrs

    valeu té +

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    dom de Deus
    pó professor, pudia deixa eu acriditar nisso rsrrs

    Pode acreditar UAI....Tem gente que acredita em papai noel. Fique avontade. rsrsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsrsr
    Um abraço meu irmão...

    clessius
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Olha para mim o musico vale mais que o instrumento,mais e necessario que haja um minimo de condiçoões de afinação e regulagem geral ,procure um professor de sua cidade que possa te dar consultoria...Se eu puder ajudar:
    www.studiomart.com.br

    Moa Assunção
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Piloto de Fuga

    o musico vale mais que o instrumento [2]

    PS.:: Esqueci de falar, será que consigo aprender sozinho, com os materiais que peguei na internet? Não tenho muitas condições de pegar aula.

    Consegue sim.
    Eu morava no interiorzão, na cidade não tinha banca de jornal pra eu comprar revista de curso, muito menos LAN house pra eu pegar da net.
    Olha, eu aprendi observando os outros tocando. Eu ia na igreja pq
    lá era o único lugar que eu ia ter acesso aos instrumentos.
    Eu prestava atenção, e tentava reproduzir.
    Depois um velhinho deu a idéia de desenhar as notas pra mim, aí facilitou muito.
    Na Internet tem muita bobeira, mas tbm tem outros materiais bons, é só vc filtrar.
    Boa sorte, beijos!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dúvidas de principiante