Tecnicas de MPB?

    Autor Mensagem
    So_Leo
    Veterano
    # mai/09


    Salve galera...
    To começando a me aventurar nas MpB's por ai. Então queria saber se existem tecnicas pra tocar esse tipo de música. O que é recomendável a mim estudar? Ou só ir tirando as músicas msm?
    Tbm queria saber se aquele "skema" onde o cara toca a musica e faz a melodia ao mesmo tempo no violão, é um tipo de técnica? Qual o nome dela?
    Flw's

    So_Leo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pô galera... Ninguem pra ajudar??????????

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    So_Leo
    Ninguem pra ajudar??????????

    Não existe tecnica para MPB. Voce tem que aprender a tocar violão. E aprenda todas as dissonancias possíveis, é isso que vai fazer com que voce toque MPB. Existe tecnica para aprender a tocar o intrumento, aprendendo isso voce vai tocar MPB, Bossa nova e tudo vier...

    Um abraço

    So_Leo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Voce tem que aprender a tocar violão

    Bom essa parte eu ja sei. Mas Ja vi muitas pessoas que tocam e fazem a melodia junto nas musicas. Pelo que sei essa técnica tem um nome. è isso que tbm preciso saber!

    ghb
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    So_Leo
    Mas Ja vi muitas pessoas que tocam e fazem a melodia junto nas musicas. Pelo que sei essa técnica tem um nome. è isso que tbm preciso saber!

    Isso se chama Harmonia em Bloco ou Chord Melody




    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    So_Leo
    Existem alguns "truques" (não chegam a ser técnicas) muito usados em MPB. Muitas vezes o acordes não são feitos com batidas, e sim com puxadas (usando o polegar e os dedos indicador, médio e anular). Essa é só uma dica.

    Quanto a tocar a melodia e a harmonia juntos, isso é meio complexo. Você tem que primeiro saber a harmonia, depois você pode ir "procurando" uma melodia principal da música para incrementar à harmonia.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    ghb
    Obrigado!! Não sabia que isto tinha um nome, e era justamente isto que eu queria estudar! Tem como eu chegar num professor e falar: "Quero aprender harmonia em bloco"?

    ghb
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    Tem como eu chegar num professor e falar: "Quero aprender harmonia em bloco"?

    Até tem. mas primeiro ele vai - provavelmente - avaliar bem os seus conhecimentos. Pra começar na harmonia em bloco, você já deve ter um bom conhecimento prévio de acordes, escalas e arpejos, por que o negócio é complicado.
    Te aconselho a ouvir Joe Pass, que é um mestre do Chord Melody, e a procurar os materiais do Nelson Faria. Vê esse site: http://lickbyneck.com/. Nele há vários arranjos em bloco.

    So_Leo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ghb
    erico.ascencao
    Kray... Topa pouco o mano ai em cima, eheheh, quem me dera.

    Tava procurando era sobre isso msm, sabia que tinha um nome. Mas pelo que vc falou em ter que saber acordes, escalas e arpejos. Essa parte ainda sou um pouco fraco! Voupasar a estudar isso ai! Valeu pela ajuda!
    Flw's

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnicas de MPB?