primeiramente vcs aprenderam a tocar com cifra?

    Autor Mensagem
    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09


    eu tou aprendendo com cifra. semana passada peguei um pouco de noção sobre escala tou pensando em tentar trabalhar com essas escala.
    qnt tempo vc levou pra deixa um pouquinha as cifra de lado , e mexer com escala?

    Fuinhosila
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dom de Deus
    e mexer com escala

    ahm? Partitura né?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dom de Deus
    qnt tempo vc levou pra deixa um pouquinha as cifra de lado , e mexer com escala?


    Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.
    Traduzindo: Voce tem que estudar os 2 simultanalamente. Não tem que largar uma coisa para estudar outra.

    Um abraço

    guitar_quadra
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    qnt tempo vc levou pra deixa um pouquinha as cifra de lado , e mexer com escala?


    É o estudo de escalas e partituras tem de ser simultaneêo...
    Respondendo aii....
    Eoo msmo nunk larguei das cifras...e tablatura então qndo toh com preguiça seempre procuro uma! Hehe

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cifras são muito boas, principalmente quando o vocalista da banda tem surtos e coloca umas 30 músicas pra tocar em uma semana, com a cifra na mão é meio caminho andado!

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Fuinhosila

    a intensão é mais de aprender sivarar (dominar o instrumento talves essa seria a palavra sei lá rs)

    Prof. Rosélio Araujo

    valeu professor. o senhor toca na igreja ? tem violonista na igreja e outros instrumentista, mas tem que colocar o tal play back pra rodar , sabe eu ñ acho isso muito certo ; diz que toda coisa tem dois lado né, então talves essa tenha o lado positivo e o negativo. mas o q consigo ver é mais o negativo disso.


    guitar_quadra

    partitura é pra gente grande rapaz rsrs.
    tou começando agora engatinhando ainda.tú manja partitura?
    julgo eu que a medade do forum aqui não entende partitura , mais eu quero chega lá ainda.

    Marcosrcf

    eu tabé gosto de cifra. só que tem umas que ñ acha na net ai era a hora do companheiro vei entra em ação junto com as noções de escalas(ouvido e escalas).

    Joka Cardoso
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dom de Deus

    partitura não é tao complicado de entender não...

    o problema eh vc conseguir ler como se fosse algo normal...

    pois numa partitura se diz a duração e a altura da nota.. e vc ter noção da duração de uma nota é dificil pacas... coisa de maestro mesmo...

    abraço!

    www.myspace.com/jokacardoso

    Fuinhosila
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    e vc ter noção da duração de uma nota é dificil pacas... coisa de maestro mesmo...
    O.o
    Tentando assustar o rapaz??
    hauihauiha

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    dom de Deus
    Eu aprendi com cifras mesmo naquelas revistinhas. Nem sabia que existiam escalas! Isso foi em.... hummm... 1981. Não tinha acesso a tanta informação como hoje. A primeira música que aprendi foi Pq não falei das flores e depois Menina!
    Bons tempos! Que saudade... Nossa!

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Joka Cardoso

    Fuinhosila
    e vc ter noção da duração de uma nota é dificil pacas... coisa de maestro mesmo...
    o cabra é realista doa onde doer

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MauricioBahia

    Pq não falei das flores foi primeira que aprendi tbm, aprendi ela na batida de toada.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MauricioBahia
    dom de Deus
    Pq não falei das flores foi primeira que aprendi tbm,

    Essa não vale....É muito fácil!!


    tem violonista na igreja e outros instrumentista, mas tem que colocar o tal play back pra rodar

    O dia em que os instrumentistas das igrejas tiverem um pouco mais de boa vontade para ensaiar com as pessoas que irão cantar nos cultos ou nas missas, os "play bcks" acabam. Enquanto isso não acontece, as pessoas tem que se virar com play back. Eu era contra, mas mudei de opinião quando eu comecei a ver a má vontade dos músicos para ensaiar. E sem ensaio, não tem jeito.

    Um abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Essa não vale....É muito fácil!!
    Prof. Rosélio Araujo
    hehe. Eu não sabia nem fazer um La! Então pra mim era muito difícil! :-)
    Abs

    Joka Cardoso
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Fuinhosila
    dom de Deus
    hehe
    quem ja tentou aprender partitura sabe como é...
    eu estudo num colégio em q no 1º ano se tem 6 Meses de aula de musica... garanto pra vcs, é mto dificil saber o q eh 1/4, 1/8 de tempo, e indentificar isso no "codigo" da nota, e ainda saber de qual nota... Hoje em dia não lembro de quase nada.. haha
    mais po, com perseverança até q vai... mais 6 meses é mto pouco...
    um dia que sabe eu num faço aulas sérias de musica...



    abraço
    www.myspace.com/jokacardoso

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    pra mim tocar ela corretamente demorou mais de um mes suei a camisa de tanto treina.
    depois que aprendi tocava a mesma musica o dia enteiro e deixava um pouco pra noite ainda rs

    fill.zanchez
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    O dia em que os instrumentistas das igrejas tiverem um pouco mais de boa vontade para ensaiar com as pessoas que irão cantar nos cultos ou nas missas, os "play bcks" acabam. Enquanto isso não acontece, as pessoas tem que se virar com play back. Eu era contra, mas mudei de opinião quando eu comecei a ver a má vontade dos músicos para ensaiar. E sem ensaio, não tem jeito.

    Sei lá quais igrejas vc já frequentou ou conhece... Mas nas que eu fui (e na minha) a estória n é assim n...

    abs!

    fill.zanchez
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dom de Deus

    Infelizmente comecei com cifra... Não recomendo ninguém começar assim! A pior coisa é decorar como se faz um "C" sem ao menos saber a montagem das tríades maiores por ex...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fill.zanchez
    Mas nas que eu fui (e na minha) a estória n é assim n...


    Parabéns para voces. A maioria não é assim. Infelizmente.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fill.zanchez
    Não recomendo ninguém começar assim! A pior coisa é decorar como se faz um "C" sem ao menos saber a montagem das tríades maiores por ex...


    Este ainda é o metodo mais prático e mais rápido para o aprendizado. Isso não quer dizer que seja o mais correto.

    Jozza
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Todas as partituras que eu uso para tocar têm as cifras na parte da Harmonia. É primordial, mas nada substitui a partitura.

    Além disso, como já foi dito aí em cima, é muito importante entender corretamente as cifras, saber como montar um acorde de Dó maior, entender quais notas o compõem, até mesmo para vc não ficar dependente daqueles desenhos que o pessoal coloca no começo da cifra.

    Se vc souber como monta o acorde, vc pode fazê-lo em qualquer região do braço e dar o seu toque pessoal. Inclusive começar a incluir outras notas, enriquecer o seu "vocabulário" musical.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jozza
    mas nada substitui a partitura.

    A cifra substitui a partitura.
    A tablatura substitui a partitura.
    Aliás foi para isto que elas foram criadas.

    Um abraço

    Jozza
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Cara... desculpe, mas em uma tablatura ou cifra, vc não tem todos os detalhes que uma partitura tem.

    Na tablatura por exemplo, vc não tem a duração das notas... Na cifra, nem quais são as notas que são executadas, ou seja, perdeu altura e duração...

    A cifra e a tablatura são excelentes, como um auxílio à partitura, mas não a substituem de jeito nenhum.

    Sem nunca ter ouvido uma música, vc pode pegar uma partitura e sair tocando, mas com uma tablatura, impossível.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jozza
    vc não tem todos os detalhes que uma partitura tem.

    É lógico.




    A cifra e a tablatura são excelentes, como um auxílio à partitura, mas não a substituem de jeito nenhum.

    É lógico!!!


    Sem nunca ter ouvido uma música, vc pode pegar uma partitura e sair tocando, mas com uma tablatura, impossível.

    É lógico!!!

    MMJr
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cifra e tablatura sao versoes simplicficadas da partitura. Para tocar usando cifra voce nao precisa de tanta teoria musical...basta conhecer a musica.

    Deixando claro que: Nao estou dizendo o que eh melhor ou pior....apenas apontando o que EU entendo como diferenca entre as duas...

    Valeu...

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    que cifra foi um coisa boa que inventaram isso foi.
    se ñ existisse eu tava frito. aprendendo a tocar musica cifrada já é uns passos andado. dá pra tirar muita noção do que é o instrumento tocando uma cifra , proximo passos é aprender o instrumento essa é a minha vontade.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Até há uns 5 anos atráz eu ensinava tudo por partitura. Até cavaquinho. Eu queria que todos soubessem partitura, e cobrava isso. Hoje eu ensino até violino "de ouvido" sem partitura, sem tablatura, nada. Ensino acordeon também de ouvido. Voltei à idade da pedra. São muitos os "músicos" que não leem nada de partitura. A prova disso é que uma média de 70% dos inscritos para tirar carteira da OMB não sabem ler parttitura. Isso não quer dizer que eu despreze a partitura, é o contrário. Mas é muito mais fácil viver a realidade, que é o imediadismo, querer aprender rápido. Se um Professor de violão do interior do Brasil for viver dando aula de violão clássico (só partitura) podem ter certeza que ele vai passar dificuldades.

    Um abraço

    Headstock invertido
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Toco há 4 anos e uso cifra até hoje. Se tem por aí, pra que vou ter trabalho?

    Obs1: A maioria das cifras que rolam por aí estão incorretas, dae voce acaba tendo que corrigir e já é um aprendizado.

    Obs2: Quando não acho em lugar nenhum a cifra, aí sim, parto pro sofrimento.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a primeiramente vcs aprenderam a tocar com cifra?