Preciso Começar - Mas Nao sei por onde

    Autor Mensagem
    AndréD.
    Veterano
    # abr/09


    Boas Pessoal...

    Gostava de aprender a tocar viola, o problema e que nao sei por onde começar, nem o que fazer...

    Alguem pode me ajudar a iniciar, nem que seja com umas musicas ou com uns documentos para ler....

    Cumps
    AndréD.

    .DuFF.
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: .DuFF.
    · votar


    Vc quer tocar viola ou violão cara?

    Então acho que o melhor jeito de aprender é o mais obvio, arrumando um bom professor.

    Pq vc aprendendo sozinho pode até começar a tirar um som, mas pode pegar "vicios" que mais tarde podem prejudicar sua evolução.

    Kamus23
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AndréD.

    Viola ou Violão?

    Se for viola, tem otimos materias na net, junto com o youtube que tem varios videos ensinando, graças a grandes violeiros como o Cleber

    Abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    AndréD.

    Eu comecei assim com violão:

    1) Aprendi a fazer os acorde de A - C - D - E - G.
    2) Depois os com pestana que são o F e B
    3) Com tablaturas de músicas que gosto, com apenas 3 ou 4 dos acordes citados, comecei a praticar.

    Nuca tive aula, pois minha irmã, que teve, me ensinou alguma coisa. Aconselho muito ter aulas para aprender mais rápido e com metodologia.

    Alguem pode me ajudar a iniciar, nem que seja com umas musicas ou com uns documentos para ler....

    Cara, vai a luta e procura pq a pesquisa é um grande aprendizado.

    Abs

    AndréD.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Boas Amigos...

    Eu queria dizer violão...

    Ja sei fazer alguns acordes, como deve ser, os com pestena nem por isso, mas ca me vou arranjando...

    Em relação as aulas e completamente impossivel, nao tenho €... E pena...

    AndréD.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ja agora como sei com que mao tocar e com que mao fazer a batida?

    SANTANNA_RJ
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AndréD.

    Salveeeeeeee


    Campeão,

    Segue abaixo o link do Cifra Culb TV, metodologia simples para aprendizado . . . . .

    http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/

    . . . . . diversas músicas tipo legião entre outras que são relativamente tranquilas, e o melhor ensina os acordes e as batidas ( Mão direita ) . . .

    Muito Bom para iniciantes e porfissionais!

    Fica com Deus!

    Valeuuuuuuuuuuuu

    Vinny182
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá!
    No começo tu iras sofrer, só ñ pode desanimar. Verás que a mão esquerda ñ te "obedece" digamos assim. Depois tu verá que eh a mão direita, q pega, e eh mesmo. Pq os acordes depois de acostumado, vai automaticamente. Agora a mao direita, eh que dará continuidade ao sentido da musica, o ritmo, a harmonia.
    Como os amigos acima falaram, procure buscar música bem conhecida, e que vc goste. Não adianta vc pegar uma música que vc ñ goste, e mal conhece ela. Irá atrapalhar ainda mais.
    No mais eh soh isso, o resto eh pratica mesmo. Começar a treinar exercicios de independencia de dedos, devagar e tal. O importante eh treinar nem que seja alguns minutos por dia.
    Blz?

    flw!

    eliveltolih
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Comecei a tocar violão a 2 meses sem professor porque infelizmente moro em cidade pequena e não tem nenhum professor pelo menos que eu saiba.
    Já sei fazer o básico até algumas pestanas eu consigo fazer, mas o problema e que eu não sei como evoluir , tipo eu sei fazer os acordes as batidas, mas eu não consigo tocar uma musica inteira, demoro para trocar de acorde, minha mão começa a doer quando estou na metade da musica e não consigo continuar, me atrapalho com a palhetada quando vou fazer algum solo tipo Sweet Child O' Mine eu até consigo fazer o solo só que faço mais lentamente.
    Quero muito a aprender a tocar violão e "guitarra" mas não sei como posso melhorar o que tenho que praticar e o que estudar?
    Lembrando que não consigo encontrar nenhumn professor aqui onde eu moro.

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pessoal, tô passando pelo mesmo problema. Moro em cidade pequena (pequena mesmo). Trabalho 8 horas por dia, filhos pequenos, etc.... Treino, em média, 1 hora por dia. A minha maior dificuldade é igual à de todo iniciante autodidata.: 'como começar', 'o que estudar', etc. Tem muito material na net, mas organizar tudo é complicado. Eu comecei assim:
    • partes do violão e postura;
    • posição da mão esquerda;
    • posição da mão direita;
    • exercício para mão direita;
    • exercício para mão esquerda;
    • primeiros acordes G, D, Am e C;
    • primeira música: 'knocking on heavens door';
    • Novos acordes: Bm e A;
    • Segunda música: 'Sábado de Sol ';
    • Teoria musical: escalas, formação de acordes, etc...
    Tem horas que cansa, enjoa, você se irrita, xinga o mundo, xinga o violão, taca ela na parede (depois corre e vê se quebrou alguma coisa, rsrsrs), mas o mais importante é NÃO DESISTIR! Às vezes bate o desespero mesmo e você pensa: Já estudei um monte de coisa, mas ainda não consigo tocar nada audível. Relaxa, tenta com calma, devagar que você consegue. Comece devagar e vá aumentando a velocidade com o tempo. Um amigo meu dizia sempre que no aprendizado você tem que ser humilde: se você não sabe nada de matemática, não adianta começar com algorítimos, tem que saber tabuada!

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Wótila Carneiro

    É isso ai cara, se continuar assim com certeza será um grande violonista!

    eliveltolih

    Rapaz na minha opinião você ta no caminho certo, é praticando mesmo... Sugiro que você primeiro treine os acordes sozinhos, sem tentar de cara tocar uma música, quando você tocar acordes limpos(sem ruídos indesejáveis por o dedo tocar a corda errada ou não apertar direito, não que você tenha que acabar com os dedos, se doi demais descansa um pouco). Ah também tocar nas cordas certas, tipo se for tocar o D (Re) não tocar a partir da 6º corda...Depois, que você consegui tocar um acorde audivel, tente trocar de acorde, sem batida, tipo você não da aquela batida rápida, so uma pra baixo mesmo, pra treina a velocidade da mão esquerda, quando você tiver trocando de acordes meio que automatico como disse o Vinny182 ai você treina batidas. É a minha sugestão baseada em fatos reais rsrs

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Amém!

    Rick Rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa

    Sugiro que você primeiro treine os acordes sozinhos, sem tentar de cara tocar uma música, quando você tocar acordes limpos

    Não concordo com o colega, acho que é muito, mas muito maçante fazer isso. O legal é pegar uma música que gosta e ir tentando tocar tomando o cuidado com a posição dos dedos para não abafar nenhuma nota como ele disse. Mas treinar acordes sem estar tocando nada com nada não dá não hein, corre o risco de bater o desânimo e querer desistir. No caso de tentar tocar uma música com 3 acordes como essa do vídeo abaixo ou alguma outra música que você curta, (que país é esse também só são 3 acordes) além de aprender a fazer os acordes, você receberá a recompensa no final que é ter tirado sua primeira música.



    Abraço

    eliveltolih
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Estou tendo outra dificuldade é meio besta mais tenho que perguntar!
    A dificuldade é com o Lá Maior, meus dedos 123 não cabem ali na segunda casa, dai o som sai abafado, por causa disso eu uso os dedos 234, o som sai mais limpo só que levo mais tempo para trocar o acorde, devo continuar fazendo o acorde assim mesmo ou devo treinar da maneira correta?

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Você já tentou mesmo de todas as maneiras? No início é mesmo complicado montar certos acordes. Monte o acorde com os dedos 123 e toque uma corda por vez, se sair abafado, corrija a posição dos dedos até que o som saia limpo, quando isso acontecer, é essa posição que você deverá manter para essa acorde. Eu já vi gente fazendo o A com os dedos 234, e isso até facilita para fazer um B, por exemplo.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Rick Rock

    Tranquilo brother. O que eu disse foi o jeito que eu aprendi a tocar violão mas cada um começa como se senti melhor. Uma amiga que ta aprendendo me pediu pra ensinar a tocar uma música, eu ensinei mas os acordes não sairam limpos e ela não recebeu a recompensa no final que é ter tirado sua primeira música que você falou pois ainda não tinha velocidade pra mudar de acorde sem perder o tempo (O que é normal, ninguem começa num dia tocando no outro). Na minha opinião desse jeito a pessoa acaba atropelando as coisas e talvez ai sim o desânimo bata por não conseguir. Eu acho que é um passo a passo, tipo se eu não coloco os dedos na casa certa como vou querer treinar colocar acordes e mudar de acorde? Acho que pra querer mudar de A pra D eu tenho que pelo menos saber fazer o A sozinho e o D sozinho, tipo se eu não to conseguindo um acorde como vou querer mudar de acordeS entendeu? Mas respeito sua opinião cada um aprende melhor de seu jeito e se você aprende mais do seu jeito o importante é isso, se o destino é tocar violão, eu segui pela direita, você pela esquerda, alguém andou demais não importa o importante é chegar no objetivo, valeu.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eliveltolih

    Rapaz, eu diria a mesma coisa que Wótila Carneiro e também, será que o braço do seu violão não é do mais fino? Eu aprendi violão num Di Giorgio, que geralmente tem o braço mais largo, prefiro assim por que tenho mais facilidade em colocar os dedos, fiquei mal acostumado... mas tem outras marcas que o braço é mais largo, principalmente nos modelos clássicos mas encontra com corda de aço também. As vezes toco num Giannini que tem corda de nylon mas o braço é fino, toco mas não fico confortável, tenho que me policiar pra o dedo não tocar onde não deve, mas por outro lado o braço fino ajuda a colocar notas tipo D/F#, fica facinho, ja no braço mais largo da pra botar mas não com a mesma facilidade.

    eliveltolih
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa
    Sim o braço é mais fino , é um Giannini Gf-1.
    Estou treinando aqui mas ta complicado, sempre que torco de acorde sai aquele som abafado.

    eliveltolih
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Outra dificuldade que estou tenndo é com o dedo minimo.
    Quando vou fazer exercicios de cromatismo não consigo deixar ele perto das cordas. Com os dedos 123 não tem problema consigo tocar as cordas e não levantalos mas com o dedo 4 não consigo de jeito nenhum.
    Como posso resolver isso?

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eliveltolih
    Um exercício muito bom é deixar os dedos da mão esquerda na casa, tipo: você coloca o dedo 1, toca a corda, coloca o dedo 2, mas não tira o dedo 1, coloca o dedo 3, mas não tira o 1 e 2, etc. Entendeu? Outra coisa, faz bem devagar, só passa pro próximo dedo se vc conseguir ouvir a nota sem ruídos ou abafada. Com o tempo você ganha agilidade e esses exercícios (penso eu) são pra vida toda, pois alem de dar agilidade eles servem como uma espécie de alongamento antes de tocar. Eu sempre faço isso. Dia 01 de Outubro eu completo 2 meses de treino, mas ainda hoje faço esses exercícios e vou fazer sempre, pois eu percebo a melhora que tenho quando os faço. Mas lembre-se eles tem de ser feitos de forma correta. Abraços e vamos continuar firmes nos estudos que chegaremos ao nosso intento: TOCAR VIOLÃO!

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eliveltolih

    Cara, eu não gosto de tocar nos Gianninis que tem o braço fino, apesar de tocar as vezes num Giannini que tem o braço fino. Eu sei tocar mas tem músicas que nesse tipo de braço, tenho que me concentrar pra não fazer ruídos indesejáveis. Por exemplo, a música Where ever you will go. O dedilhado inicial é C G4/B Am7 F com grau acho, enfim é F com alguma coisa rs dai começo dedilhando C, pra passar pra G4/B eu toco a 5ª corda e tiro o dedo da mesma senão abafa. O certo não é fazer isso, até porque o som do baixo acaba sendo curto, o efeito não é tão percebido mas como meus dedos ficam muito juntos nesse modelo de braço...
    Quando vou fazer exercicios de cromatismo não consigo deixar ele perto das cordas. Com os dedos 123 não tem problema consigo tocar as cordas e não levantalos mas com o dedo 4 não consigo

    Rapaz, exércicio de cromatismo? Você ta me xingando rs sou analfabeto em teoria mas como você ta começando, demora um pouco pra os dedos pegar firmeza e o mínimo é o mais fraquinho rs

    Wótila Carneiro

    Um exercício muito bom é deixar os dedos da mão esquerda na casa, tipo: você coloca o dedo 1, toca a corda, coloca o dedo 2, mas não tira o dedo 1

    Rapaz esse exercício eu considero bom, é um método pra quem ta começando não ficar catando milho no violão, um dedo imóvel = um milho a menos rsrs mas te digo que quando toco por muuuuuito tempo, em algumas músicas que da pra fazer esse exercício eu até não faço porque as vezes quando o dedo fica muito tempo na mesma casa doi um pouco iai tiro ele pra folgar um pouco e coloco no mesmo lugar mas tem músicas que é quase impossivel executar sem tal exercício.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso Começar - Mas Nao sei por onde