Método intuitivo para tirar de ouvido; dê sua opinião ?

    Autor Mensagem
    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09


    Aew galéra, bom eu sou novo aqui; não entendo muita coisa de violão sabe.. toco à uns 3 anos; de verdade mesmo tem uns 6 mêses porque coloquei cordas de aço.. não curto o som do nylon

    eu sempre quis e achei legal ver os caras tirando som de ouvido; porque na maioria das vezes depois de um tempo que você começa a tocar
    as cifras e tabs, não estão como a gente quer, nunca estão como o cara toca de verdade
    então eu to adotando meu método
    Eu dou uma ollhada no youtube no vídeo do som e vejo proximo de onde o cara coloca a mão e faz a nota;
    depois de olhar e ouvir o som; desligo tudo!!! começo a fazer a minha nota, sem saber se ela existe ou não
    vou colocando o dedos em diversas cordas e disso faço a minha própria nota. entendeu ?
    sem estudar campo harmonico ou escala
    só faço a nota que acho certa; to conseguindo !!!

    alguem pode me corrigir ou indicar algo para aperfeicoar ?
    abraço

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    alguem pode me corrigir ou indicar algo para aperfeicoar ?

    sem estudar campo harmonico ou escala

    É aqui que tá a cagada!
    HAEOIeuahoIAEUHeaoiuAEHOIaeuhEOAIUHea

    Quando você quiser tocar coisas mais complexas isso vai pesar como um elefante!
    Já estudei um tempo, mas nunca dediquei como deveria, hoje sofro pra tocar algumas coisas com minha banda!

    Só posso te dar 1 conselho!
    Por melhor que seja desse jeito, ESTUDE!
    Mesmo que seja um hobbi!

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf na verdade eu fico pensando o que esses caras que tocam musica pop tipo; ataris, blink e coisas do tipo
    sabem disso, eles fazem riff's e soa legal sabe !? talvez ache que sim tambem

    então, o que você acha que eles sabem ou como aprenderam ?
    puro dom ?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Eu dou uma ollhada no youtube no vídeo do som e vejo proximo de onde o cara coloca a mão e faz a nota;


    Uma coisa é voce saber tocar a música.
    Outra coisa muito, mas muito diferente é voce saber tocar o violão. Isto vale para qualquer instrumento.

    Voce está aprendendo a tocar as músicas de ouvido. Isso é o mais básico do aprendizado de violão. Muitas vezes ler cifras é muito mais didícil do que tocar de ouvido. Sinto muito, mas voce está na contramão do aprendizado.

    Um abraço

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Não se iluda, as músicas são simples, eles não são virtuosos como um Steve Vai da vida, mas sabem o que estão fazendo!

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf hmm, legal o comentario; então só pra saber
    se a melodia das musicas é básica; o que eles usam de teoria para aplicar ao desenvolvimento dessa melodia "simples " (?)
    abraço !

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo oi, só para comentar;
    concordo que as vezes ler cifras possa ser mais dificil do que tirar as músicas de ouvido; mais você concorda que pegar as cifras das músicas pelo site como por exemplo o "crifraclub" na maioria das vezes ela não vem como a original, como é tocada de verdade ?
    por isso começo aprender a tirar de ouvido
    abraço, obrigado pela opinião; é muito importante para mim !

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Ri Martins
    Eu dou uma ollhada no youtube no vídeo do som e vejo proximo de onde o cara coloca a mão e faz a nota;
    depois de olhar e ouvir o som; desligo tudo!!! começo a fazer a minha nota, sem saber se ela existe ou não
    vou colocando o dedos em diversas cordas e disso faço a minha própria nota. entendeu ?



    [i]as cifras das músicas pelo site como por exemplo o "crifraclub" na maioria das vezes ela não vem como a original, como é tocada de verdade ?[/i]

    De acordo com o que voce mesmo escreveu, faça a cifra da música que voce está "pegando de ouvido" e veja se ela vai ficar igual a original. Não vai ficar nunca.

    Se voce quer aprender a tocar para voce mesmo, não tem pretenção de tocar em nenhuma banda ou com mais ninguém, qualquer forma que voce fizer para aprender, tanto faz. Mas esta não é a forma mais correta.

    Um abraço

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    aprendo porque escrevia musicas antes de tocar; a minha intenção é tocar as musicas que eu faço...

    bom saber, que o método o qual pensei que estivesse certo; não é bem a coisa certa a seguir; obrigado.. graças e você descobri isso

    mais professor, o que teria que estudar; qual seria o caminho por onde eu deveria começar ? sou autoditata e as vezes pode até ser um pouco complicado aprender coisas de música sozinho; o que acha ?

    se não fosse te tomar muito o tempo; poderia me ajudar, dar uma luz pra onde devo seguir ??? o que devo estudar ?

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Não necessariamente eles aplicam isso...
    Essas bandas são comerciais, não adianta eles tocarem um "Talharim ao Molho de Strogonoff com Requeijão" se o publico alvo só consegue digerir um "arroz com feijão" e olhe lá... entendeu?

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf entendi então.. você tem alguma noção de teoria ?? a gente podia conversar por msn, o que você acha ?
    não tenho ninguem pra conversar de musica; e sei lá
    talvez fosse bom ter alguem daqui

    o que você acha ?
    adiciona aí se quiser
    ri.martins@hotmail.com
    abraço !

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Pouquíssimo!
    huahuahuauhauhahua

    To tomando vergonha na cara, assim que acabar a facul eu pretendo voltar a estudar música!

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu to no 3º ano da faculdade;
    amanhça to saindo pra mandar alguns cv's... hahaha
    trabalhar em loja ou qualquer coisa, só preciso de uns 400$ pra comprar um violão descente

    você ta cursando que ano ?
    ;/

    ByddU
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    O mais certo era arranjar um professor.
    Eu to fazendo isso, pois eu tinha estacionado e nao avançava.

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    obrigado pelas opiniões pessoal !!!ByddU
    Marcosrcf
    Marcosrcf
    Prof. Rosélio Araujo
    Marcosrcf
    Prof. Rosélio Araujo

    Soulface
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Aconselho vc a estudar um pouco de campo harmônico. É simples e fácil, e vai abrir um portão gigantesco na sua frente, no q se rrefere a entender as músicas e suas construções.

    Aí vc pode pegar essas músicas do NxZero, Detonautas, Green Day pra analisar, e vai ver q apesar de simples, eles sempre seguem regras básicas.
    E essas regras valem para qualquer campo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Editado

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    estava tocando aqui na noite passada como sempre, depois da faculdade até umas horas; pra dizer a verdade, até umas 5 da manhã porque eu fiquei resolvendo o problema da minha sol que estava estourando
    então fiquei tirando umas musicas...

    lembrei de uma que tinha ouvido enquanto estava por sampa..
    então fui tentar fazer um som parecido;
    não é que eu fiz a musica quase toda de primeira, parece que eu imaginei o som todo antes de tocar e foi automatico ! *_*
    me assustei, to assustado *_*
    aijosjiaosijoa



    Prof. Rosélio Araujo
    Soulface
    ByddU
    Marcosrcf
    Marcosrcf
    Prof. Rosélio Araujo
    Marcosrcf

    juninho2204
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Teria voce um ouvido cifra club.com?
    De primeira já acha a cifra da musica
    [/modo puxa saco off]

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    achei fora do normal tambem.. mais foi porque eu fiquei ouvindo sempre, o tempo todo la em sampa nas férias passadas; ficou na cabeça
    se pá eu ja tinha imaginado onde seria no braço.. isso ajudou um pouco
    por isso...
    juninho2204

    Philipi
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Isso é ótimo, mas se você aliar isso a Teoria será melhor ainda!

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    Com o tempo isso tende a melhorar, alguém tinha criado um tópico referente a isso esses dias!

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ri Martins
    eu tava lendo uma apostila tema ; Metodo de violão popular.
    logo de inicio na apostila diz qu eo minino que a pessoa precisa ter de teoria pra ter uma pratica boa , seria esas ai campo harmonico estudo das escala e tal.Dai por diante
    ``o minimo´´
    valeu

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    diz mais ainda tou escrevendo pq eu achei interessante;
    diz no final da apostila;O aprendizado do violão popular pode ser simplificado, mas existem algumas coisas que não podem ser ignoradas , por essa razão procuramos dar somente a teoria que consideramos indispensavel. etc.... e etc....

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    dom de Deus
    Marcosrcf
    Philipi

    è justamente o que eu quero aprender; andei me informando mais sobre isso...
    é que eu não arrumei em emprego ainda.. mais to pretendendo comprar uma violão novo e fazer umas aulas lógo mais;
    pouco tempo de aula mesmo só pra ter uma noção de como segue o estudo sobre escalas e campos harmonico
    depois eu vou seguir aqui sozinho

    meu objetivo é conseguir tocar as coisas que eu escrevo sabendo o que eu faço.. quando conseguir estarei muito feliz
    (;


    PS: Seriam só escalas e campo harmonico mesmo ?

    Ri Martins
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Marcosrcf

    Ah foi mal, nao tinha notado que ja tinha um tópico criado sobre isso; mais foi sem intenção mesmo..
    Só comentei sobre o meu tópico para complementar o assunto e mostrar pra vocês opinarem tb sobre o meu aprendizado

    vlwww manoow, abraço
    (;

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método intuitivo para tirar de ouvido; dê sua opinião ?