dúvida no livro "iniciação ao violão"

    Autor Mensagem
    thiago sobreira
    Veterano
    # fev/09


    Saudações a todos. Sou novo no fórum. Estou iniciando no violão clássico com o livro "iniciação ao violao" do HP e surgiu uma ? em uma das peças. A dúvida é a seguinte: o que significa uma letra C cortada seguida de um número e de um traço horizontal localizado em cima de um trecho na partitura? Alguem pode me ajudar? Obrigado a todos.

    TerraSkilll
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: TerraSkilll
    · votar


    O "C cortado" indica o tempo 2/2. Esse número que você se refere deve ser o andamento da música (eu acho, se você tivesse postado uma imagem, teria sido mais fácil identificar).

    Mais detalhes:

    Wikipédia: Notação Musical

    Sugiro que estude Teoria Musical e, principalmente, Partituras, pois parece que o livro em questão usa linguagem mais técnica nas explicações.

    thiago sobreira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Caro TerraSkilll, Obrigado por responder à minha duvida, mas, infelizmente, não foi muito esclarecedor. Olhei na Wikipedia e lá realmente diz que o "C" cortado é o tempo 2/2, mas, como assim? E além do mais, depois do "C" cortado vem um número, 5, por exemplo, e um traço horizontal selecionando um trecho da partitura. Será que a pergunta ficou mais clara agora? Mas, mesmo assim, obrigado.

    Pardal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    thiago sobreira

    Bem-vindo ao FCC!!!

    É a indicação de uma meia-pestana. Você deve fazer a meia-pestana na casa indicada pelo número em cima. A meia-pestana dve durar enquanto o traço horizontal indicar.

    Não, não tem nada a ver com tempo. Isso só se referiria a tempo se estivesse logo após a primeira clave de Sol.

    Aliás, dica: tem um tópico sobre termos partiturísticos. Ele se encontra em stick e o autor é o que vos fala. Lá dá pra você esclarecer algumas dúvidas. Tem ainda o grupo de estudos de violão clássico com quatro páginas explicando algumas coisas básica de notação.

    thiago sobreira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Agora entendi perfeitamente caro colega. Obrigado também, Pardal, pela dica do tópico de termos partiturísticos e do grupo de estudos de violão clássico.
    No mais, gostei muito do fórum e pretendo participar constantemente dele. Parabéns a todos.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Boa Prof. Pardal

    thiago sobreira, seja bem vindo. Dê uma olhada no tópico dos novatos, será de grande ajuda também.
    Bons estudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida no livro "iniciação ao violão"