Taylor 114ce - Trocar as cordas

Autor Mensagem
    Ferpa
    Veterano
    # jan/09

Boa tarde pessoal,

A um tempo atras criei um tópico sobre a escolha de um violão pra mim, como visto, comprei o Taylor 114ce e estou muito satisfeito com ele, só tem um porém: ele veio com cordas elixir nano medium (0.13), com certeza fazem um som maravilhoso, mas pra um cara que tocou em nylon por 5 anos, to estranhando muito a dureza das cordas.
    Por isso, tava pensando em troca-las pra 0.11 ou até 0.10 até me acostumar com o aço. A questão é que o violão veio com 0.13 e acredito que esteja regulado para essas cordas, será que não vo precisar regular para as novas cordas? (aproveitando que estou querendo baixar um pouco as cordas, já levava num luthier e fazia tudo).
    E pra por tudo num tópico só, apesar de ter gostado bestante do som das elixir nano, se puderem me dar dicas de encordamentos aço bons (pois como disse, sou novo nesse mundo de aço ;]), $$ não é problema... Só pra mim ter uma base...

Valeu pessoal

MMJr
    Veterano
    # jan/09
    · votar

A melhor coisa seria testar cordas diferentes ate encontrar as que voce mais gosta...

Quando voce troca as cordas com diferentes calibres...talvez precise de dar um ajuste no tensor...porem nem sempre...
    Troque as cordas primeiro.. espere alguns dias e, se for o caso, consulte um luthier...

De um tempo...e voce vai se acostumar com a "dureza" das cordas de aco...

Ferpa
    Veterano
    # jan/09
    · votar

To ligado que demora pra acostuma...
    Mas eu tocava em nylon de baixa tensão ahhahha
    aí do nada troquei pra aço 0.13! Umas das mais duras.
    Só to querendo suavizar um pouco a jornada sabe ;]

MontanhaSong
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Ferpa

Discordo completamente do que nosso amigo alí disse....colocar cordas de diferente calibre SEMPRE vai precisar de um reajuste do tensor...o tensor nada mais faz do que contrabalançar a tensão das cordas para que o braço de seu instrumento não empene...cordas 0,13 fazem bem mais tensão que cordas 0,10....neste caso o braço de seu violão empenaria no sentido concavo, uma vez que o braço estaria sendo puxado para baixo pelo tensor pois as cordas não ofereceriam resistência para estabilizar as forças exercidas no braço....portanto...ao trocar as cordas que estão no instrumento por cordas de menor calibre, não pense duas vezes....regulagem no tensor...mesmo porque, com cordas de menos calibre pode não ser necessário abaixar as cordas e talvez só a regulagem do tensor já lhe dê o conforto que vc procura...

Quanto ao calibre das cordas a serem usadas....eu uso atualmente 0,10 em um Taylor 214 e...o violão está extremamente macio e com som cristalino....recomendo que vc utilize as cordas Elixir ...valem mais a pena em termos de custo\benefício, oferecendo timbre cristalino por mais tempo...

Abraços...

Ferpa
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Ferpa
    · votar

Valeu mesmo pelas dicas cara,
    Vo por 0.10 também então, talvez assim com o tensor puxando o braço mais forte no sentido contrario nem precise ajustar a altura das cordas (coisa que eu não sei fazer, ia precisar da ajuda de um luthier). Talvez tanha problema com trastejamento e oitavas mudando de corda né?
    Aí já levo o violao no luthier e do a primeira geral nele. Alguém conhece um bom em curitiba? Ouvi falar de um tal de DiCastelli, mas sei telefone nem endereço pra entrar em contato com ele.

Abraço, e valeu a força.

Edit:
    Só esqueci de pergunta uma coisa, você usa nanos ou polys?

MMJr
    Veterano
    # jan/09
    · votar

MontanhaSong....
    Teoricamente voce esta correto...
    Porem cada violao responde de uma forma diferente as trocas de corda....Por isso recomendo primeiro trocar as cordas ...esperar alguns dias.. e ai sim,, concluir se precisa ou nao de um ajuste....e de quanto precisa ser ajustado....
    O que pode acontecer e...trocar as cordas e imediatamente fazer um ajuste...ai entao depois de 2 ou 3 dias voce vai ter que levar o violao de volta para o Luthier e fazer um novo ajuste....
    Para quem faz os ajustes sozinho isso nao e um grande problema.. mas pra quem nao sabe e nao entende com o tensor funciona, ficar gastando 30 a 50 reais toda semana nao compensa....Alem de ter que deixar o violao no luthier por varios dias...
    Em se tratando de madeira de violao... nada pode ser generalizado....

Valeu....

MontanhaSong
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Ferpa

Neste caso o tensor será regulado não para " puxar o braço mais forte" ....é exatamente o contrário...o tensor deve ser regulado para exercer menos tensão para igualar-se à tensão das cordas 0,10 que é menor que a 0,13...o que eu quis dizer é que depois de trocadas as cordas e regulado o tensor, talvez vc se satisfaça com o conforto das cordas 0,10, bem menos duras do que as 0.13 e por isso vc terá que fazer menos força também...
    Uma vez regulado o tensor, não acredito que vc tenha problemas com trastejamento....

No momento estou utilizando as Nano...

Abraços....

Ferpa
    Veterano
    # jan/09
    · votar

MontanhaSong

Me expressei errado, ele não vai ta puxando mais forte, mas sim igual agora, é as cordas 0.10 que puxaram menos, no final, seria como manter as cordas e apertar o tensor... Entende?
    hahahha

Valeu aí...

MMJr
    Você tem razão.
    Vou trocar as cordas e esperar alguns dias então, ver no que dá...
    Valeu as dicas.

MontanhaSong
    Veterano
    # jan/09
    · votar

MMJr

O que pode acontecer e...trocar as cordas e imediatamente fazer um ajuste...ai entao depois de 2 ou 3 dias voce vai ter que levar o violao de volta para o Luthier e fazer um novo ajuste....

Bem....pode ser até desconhecimento meu....mas nunca ví nada parecido...nem ouví falar...o luthier sabe ( ou deveria saber se for um bom luthier) qual a regulagem necessária para a tensão das cordas que estão sendo colocadas no instrumento...se tiver que voltar daí a 2 ou 3 dias para nova regulagem é porque o serviço foi mal feito...e neste caso...ele tem que refazer sem cobrar...mas via de regra, se o serviço é bem feito, não há qualquer razão para essas idas e vindas ao luthier...pelo menos é o que acontece comigo...

Abraços...

MMJr
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Teoricamente: Um violao novo precisa de ajustes mais frequentes pelo fato da madeira nao estar estabilizada...
    Um violao mais velho ja tem a madeira mais estabilizada e nao sofre muitas,ou nenhuma mudanca....

Isso para nao entrar na questao de umidade e temperatura do ar....

O violao em questao e um violao de altissima qualidade e deve ter uma madeira mais estavel mesmo quando novo....

Eu prefiro pensar sempre assim: cada violao deve ser tratado individualmente....nao exite violoes iguais.. mesmo sendo da mesma marca, modelo e serie...

Valeu galera....

MMJr
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Ferpa...
    Encontre o endereco e telefone do Dicastlli no link abaixo...

http://www.dicastellis.com.br/localizacao.php

Valeu....

Ferpa
    Veterano
    # jan/09
    · votar

MMJr

Valeu mesmo cara...
    Quando der um tempinho já dou uma regulada no violão ;)

A propósito, Coloquei as elixir nano 0.10 no meu violão...
    Fico uma manteiga de tocar heheheh... mais macio até que nylon...
    O ruim é que o som do violão mudou muito, ficou mais baixo, sem bass, sei la sem o "Wow que som" que tinha esse violão...
    Ai fiquei na duvida...
    hahaha

Abraço

MMJr
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: MMJr
    · votar

Entao,

O Bob Taylor mandou o violao pra voce com 0.13 nao foi??? Isso significa que assim que voce teria que usar para tirar o maximo de som que o viloao pode proporcionar.....O Bob e foda.. Ele sempre sabe o que faz....

Valeu brother...
    Essa e a melhor maneira de descobrir as coisas....Tentando...

MauricioGT-
    Veterano
    # jan/09
    · votar

Se eu fosse vc tentava acostumar com essas cordas por um tempo.
    Lembro que quando eu tava aprendendo a tocar violão todo mundo me recomendava usar cordas de nylon, eu porem não mudava porque o som da corda de aço é mais bonito. No começo meus dedos dueram um pouco, mas como eu treinava todo dia em no maximo duas semanas essas frescura de dedo doendo por causa da corda passou. E outra... esse encordoamento Elixir é um dos melhores do mundo! Ele demora Muuuuito mais pra se enferrujar e perder o timbre.

Fica ae o conselho.
    Abç

marcospastor
    Veterano
    # jun/09
    · votar

Eai Ferpa, deu certo teu violão? Tu levou ele no Di Castelli?

Estou pensando em levou o meu Taylor pra ele fazer uma regulagem...

Abs

Marcos
    Mandaguari/Pr

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Taylor 114ce - Trocar as cordas