Duvida sobre cifragem musical?

    Autor Mensagem
    Pws
    Veterano
    # out/08


    Gostaria de saber se as afirmações abaixo sobre a cifragem musical estão corretas?

    Tanto na música Barroca, como também no jazz e na música pop contemporânea, os compositores têm buscado formas de indicar a utilização de acordes através do uso de símbolos, os quais lhes economizam trabalho ao escreverem a notação musical que deve acompanhar a música.

    Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pws

    Bem-vindo ao fCC!!!

    Bem, as afirmações estão muito acuradas, cara, bem legal. Só corrigiria isso daqui:

    Estes tipos de notação ou cifragens indicam ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.

    Na verdade, a notação barroca inclui a inversão em que o acorde será tocado, assim como um C/E simboliza a primeira inversão, um seis debaixo da nota do baixo indicava que essa nota era, na verdade, a terça do acorde e não a fundamental. E como era cheio de regrinhas, elas interferiam muito mais na escolha da execuçao do que de fato a sensibilidade. Por mais que houvesse muito improviso, os músicos recebiam treinamento rigoroso para não desobedecerem nenhuma regra enquanto improvisavam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre cifragem musical?