Iniciante - Acordes

    Autor Mensagem
    Diógenes Recife
    Veterano
    # out/08


    Olá, gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
    Comecei a fazer aulas de violão faz 03 semanas, e como início, o professor me passou alguns acordes básicos pra eu treinar.
    Quando estou estudando, os acordes estão saindo até que legais, com o som limpo. Mas na outra de trocar de acorde eu ainda tenho que colocar dedo a dedo nas cordas, então a troca sai lenta. O professor disse que é normal no começo, mas gostaria de saber a opinião de vocês, quanto tempo demoraram pra começar a trocar os acordes com mais agilidade e com todos os dedos. Quero saber, se mesmo com pouco tempo de estudo, não estou aquém do esperado. Obrigado a todos.

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    Fica tranquilo, é assim mesmo...3 semanas é muito pouco, não dá pra esperar muita coisa ainda. Vai tocando, praticando numa boa que daqui a pouco a coisa começa a ficar mais fácil, é questão de jeito mesmo, só treinando pra melhorar. A não ser que vc queira ser músico profissional, não precisa entar em paranóia, vai levando no teu tempo, se divertindo (isso é importantíssimo), vc tem a vida inteira pra aprender a tocar.
    Grande abraço!

    Koisa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife

    Uns par de anos, tipo, no começo, você demora pra tocar os dedos de um D para um G, depois demora pra trocar de um D para um F, depois de um F para um B, depois de um B para um A/C#.. Traduzindo, você sempre tera dificuldade pra aprender, acho que se você pegar todo dia o violão, em uns 3 meses você melhora.. Vai ai uma dica, vai treinando, mudando rapido, mesmo se sair errado, vai rapido, um dia você acerta, e de preferencia sem olhar, a sua mão esquerda tem que acompanar a direita, não pode parar, mesmo se errar, volta e repita, você vai ter que caleja muito esse dedinho de moça aí..

    Diógenes Recife
    Veterano
    # out/08
    · votar


    calejar? os dedos estão com a pele saindo... doendo demais... tô estudando uns 40 minutos todos os dias... espero que seja suficiente. Não quero virar profissional, mas também não quero somente decorar umas 05 músicas e falar que sei tocar... Quero aprender um pouco mais

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    Normal doer os dedos no começo. Não se preocupe, se você persistir com esses 40 minutos todos os dias muito em breve você saberá bem mais que meia dúzia de músicas...continue assim que vai bem.

    Koisa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    calejar? os dedos estão com a pele saindo... doendo demais..



    Ih cara, calma, agradeça a Deus que ainda não começou a sair sangue..

    Diógenes Recife
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Galera, valeu pela ajuda. Isso dá uma ânimo a mais.
    Abraços

    Guigster
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    Tenha paciência amigo, treine bastante, e com calma as coisas vão acontecer naturalmente,eu sei como é essa energia e vontadede sair tocando! Pois apesar de tocar instrumentos de corda violão,baixo.guitarra,cavaquinho, me aventurei e comprei um trompete semana passada e já comecei com as aulas, minha vontade de sair tocando Milles Davis é enorme!Porém as coisas não funcionam assim, eu sei que o mais importante é treinar bastante e ter paciência, com o tempo as coisas acontecem!

    yue-lemoned
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quais músicas são boas (aka fácil) para iniciantes?

    Faço aulas de guitarra à 3 meses e estou começando agora com coisas mais 'violonísticas' @_@

    Alex Supertramp
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Alex Supertramp
    · votar


    Diógenes Recife
    Escute a galera fique susse, isso é perfeitamente normal. Começa pegando o jeito das trocas dos acordes, depois com os acordes com pestana (e suas respectivas trocas) e mais tarde com os dissonantes. Um conselho que te dou... pratique SEMPRE, não fique nenhum dia sem pegar o violão e treinar.

    yue-lemoned
    Sábado de Sol - Mamonas Assassinas
    Knockin' On Heavens Door - Guns
    Coming Home - Cinderella

    (sei lá que estilo você curte.. citei essas porque foram as primeiras que eu aprendi a tocar no violão)

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Aproveitando o tópico:
    Quando eu troco de um acorde para outro não consigo trocar instantaneamente, então entre um acorde e outro sempre soam as cordas EADGBE.
    Vocês tocam assim também quando a música exige que a mão direita não páre de tocar?

    WARamos
    Veterano
    # out/08
    · votar


    diego gr
    talvez uma batida só...
    quando troca de acorde, bato nelas soltas, porém, só uma vez, quando a mão vai de baixo pra cima...

    mas tem música que não cabe...

    depende da música...

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    WARamos
    eu tbm, só numa batida, mas tem musicas que não tem essa batida e a mão direita continua tocando normalmente (dá pra ouvir na musica)
    não sei como conseguem trocar tão rápido de acorde

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    Mas na outra de trocar de acorde eu ainda tenho que colocar dedo a dedo nas cordas, então a troca sai lenta

    Qualquer filho de Deus ou do capeta que entrar na aula de violão vai ter esse problema. Na verdade não é um problema, é o normal, e com 3 semanas voce já quer trocar de acorde rapidamente. Fala sério. Continue treinando, voce está no caminho certo.
    Um abraço

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Já vi vários posts seus, e muito bons. Espero que venha a ser um novo "Bertola" do fórum.
    Precisamos de mais mestres aqui, entre eles:
    Mauricio Luiz Bertola
    Fabio Seiji
    carlosadolphs
    Soulface
    Curly
    São esses q lembro agora

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife

    Bem-Vindo ao FCC!!!

    Bom, isso é muto comum. Existem dicas que ajudam, mas não vão te transformar no melhor violonista de um dia pra outro. Aqui vão:

    -Talvez você não precise de tanta força pra tocar: gaste o mínimo de força necessária para o som sair limpo; aperte o dedo perto do traste da casa, mas não em cima dele (exemplo: ao apertar na primeira casa, coloque o dedo perto do primeiro traste).

    -Talvez se você apoiar o polegar no meio do braço (imagine uma fita crepe começando na quilha e indo até a cabeça do violão, pela parte de trás do braço) e puxar o pulso pra frente, ajude. Dica: apertar as cordasnão precisa ser só com o músculo dos dedos: segure firme o violão, coloque os dedos da mão esquerda numa posição e puxe o braço esquerdo pra trás; veja o que acontece! Você distribuiu a força pra apertar a corda, que antes era exercida apenas nos dedos, e agora o seu braço, que tem músculos muito mais fortes, está ajudando também!

    -Relaxe!!! Quanto mais relaxada sua mão estiver, mais rápido ela irá se movimentar. Se ela ficar muito tensa, ela não irá se movmentar tão rápido. Pratique a mudança de acordes com a mão relaxada, ainda que não acerte os acordes de primeira, mas apenas encoste nas cordas. Tensione sua mão, fazendo muita força, sem estar no violão, e tente fechá-la e abri-la: você irá perceber que, quanto menos tensa sua mão estiver, mais rápido será este movimento. O mesmo princípio se aplica na hora de tocar violão.

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pardal
    Só acrescento mais uma dica:
    Tente tocar com o violão/guitarra apoiado na perna esquerda (se for destro), assim ficará na posição parecida como se tivesse em pé e poderá usar o braço para puxar as cordas mais facilmente

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    diego gr

    com certeza, mas essa posição, em geral associada ao violão clássico, pode ser um bocado desconfortável sem o devido apoio do pé esquerdo, para levantar a perna. Mas com certeza é uma ótima dica!

    harmonico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    amigo tudo vai depender de como seu tempo é gasto é normal quando iniciamos o aprendizado de qualquer instrumento , logo querermos tocar uma musica ou no seu caso trocarmos de acorde rapido , mas o que acontece é o seguinte:
    existem quatro estagios de apredizado:

    estagio um : inconsciente e sem habilidade
    este é estagio em que vc ignora o comportamento e o hábito. antes de vc aprender a andar de bicicleta a ler a escrever. vc esta desinteressado em aprender a pratica e , obviamente, despreparado.
    bom esse ja nao é mais o seu caso .

    estagio dois : consciente e sem habilidade

    é o estagio em que vc toma consciencia de um novo comportamento, mais ainda nao desenvolveu a pratica, é tudo desajeitado , antinatural assustador...
    esse sim é o seu caso .

    mas se vc continuar a lidar com isso vc irá para o terceiro estagio

    estagio tres: consciente e habilidoso

    este é o estagio em q vc esta se tornando cada vez mais habilidoso e sente mais confortavel com o novo aprendizado ou pratica. é quando vc ja troca a nota rapido sem ao menos olhar para ela, vc esta adquirindo o jeito da coisa

    estagio quatro: inconsciente e habilidoso

    diego gr
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pardal
    com certeza, mas essa posição, em geral associada ao violão clássico, pode ser um bocado desconfortável sem o devido apoio do pé esquerdo, para levantar a perna. Mas com certeza é uma ótima dica!

    Eu comecei a colocar a guitarra na perna esquerda depois de ver esse vídeo:

    Achei bem mais confortável, mas leva um tempo pra se acostumar

    lawzinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu toquei minha primeira musica com um mes, e ainda por cima praticava sozinho, num sabia o que era batida, so fui pegando os acordes que tinha na revistinha e ficava fazendo e batendo nas cosrdas de qualquer jeito, tipo e mudava o acorde na hora que chegava em cima da silaba que ele tava, mas era uma guerra por que eu num consguia pronuciar uma silaba se quer na hora que batia nas cordas. mas fui tentando, gaguejando ate que saiu.

    acho que foi milagre tocar uma musica sem nehuma noção do que era tocar violão, sem saber batida, nem nada. só sei que batendo de qualquer geito mas a sonoridade foi saindo.

    Em com pensação quando apareceu a tal da pestana ai o bixo pego, não podia ver uma que ja deixava de lado a musica me dava mó raiva quando as musicas tinha pestana. Ma uns tres meses atras resolvi enfrentar meu medo e ja evolui pra caramba rsss.

    so pra ressaltar devo ter ficado uns 5 anos fugindo de pestana hauahaauhaauhaauahau

    conclusão se tivesse insistido igua fiz pra tocar a 1º musica num tinha perdido tanto tempo. o negocio é praticar mesmo que esteja saindo errado, quando menos vc espera sai certo.


    espero que tenha ajudado.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diógenes Recife
    Mas na outra de trocar de acorde eu ainda tenho que colocar dedo a dedo nas cordas, então a troca sai lenta.

    Treina essas sequencias. Vai ajudar bastante(treine sempre os 3 acordes, isso vai ajudar à ter agilidade nas mudanças)
    C G F
    D A G
    E B A
    F Bb C
    G D C
    A E D
    B F# E

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante - Acordes