É digamos,''obrigatório'' um professor saber o que é uma escala pentatônica?

Autor Mensagem
Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


ricre

Porque você tem essa mania de desafiar as pessoas?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


ricre
Cara!? se vc nem tem certeza e nem sabe os acordes primários !! quanto mais os acordes relativos.

sei nao conta ai! pow

eu to achando que vc tah falando dos acordes basicos os simples ta ligado?
qt aos relativos eu to achando que eh os que tem mais de 4 notas!
mas sei lah ficaria grato se vc me respondesse!

ow vc tb nao sabe? huahuahuhaua

vlw

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


Vamos fazer de conta que eu Ricre seria seu aluno tá!
Te pergunto aqui?


O que é escala? Conjunto de 7 notas, o qual segue um padrão intervalar mediante a qualidade (maior, menor etc....)

O que significa semitom?É a menor distancia possivel entre duas notas e tambem pode ser considerado como nomeclatura de intervalo.

O que significa tom? É a distancia equivalente a 2 semi-tons

o que significa os modos? Modos é a educação do cidadão, ou seja como ele se porta perante as visitas, se ele levanta o dedinho quando segura a xícara...

O que significa os Gráus? (Responderei oque é Graus ok?!) O grau na parte teorica da musica, no meu ver veio para ajudar a classificar uma certa sequencia de notas ou acordes sem confundir quanto a qualidade dos intervalos, ou seja veio para organizar.

Qual é a tabela de transporte de tonalidade? ai voce já ta querendo inventar chifre em cabeça de cavalo....onde vc viu isso?


O que significa campo harmonico? A grosso modo são basicamente Familias de Acordes.

O que significa campo melódico? Vc quis dizer campo HARMONICO melodico ou foi impressão minha?

O que significa acordes primários? Nada mais doque as famosas triades, ou seja, conjunto de 3 notas (Tonica, terca e quinta)

O que significa acordes dissonantes?Simplesmente acordes formados por 4 ou mais notas


Espero ter sanado suas duvidas.....

aulas? alguem?

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


Agora respondendo ao topico:

Sim concerteza, o cara tem que saber oque é uma escala pentatônica.

Se ele não souber oque é uma pentatônica que é uma das escalas mais simples, pra não dizer que é a primeira a se aprender hsuashusahu ele vai saber oque?

Mesmo sendo professor de violão ele deve pelo menos conhecer uma pentatônica, uma pentablues....isso é teoria e todo professor deve saber de cor e salteado.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


japaubatuba disse que é professor! mais nem soube responder certo o que é acordes primários?....
Amigo !vc nem sabe e nem explica o que significa acordes relativos...

Tirar onda é facil? quero ver naum cair dela:)

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Lucas_fms
Porque você tem essa mania de desafiar as pessoas?

Cara! tou de saco cheio de ver esses carinha aqui querer se bancar na custa de quem sabe.

Olha! venha aqui humildemente... e ajude o fórum , ou até peça ajuda! que terá gente que tem o maior prazer de ajudar.:)

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


ricre

Sinceramente, não vi ninguem se bancando aqui.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Ok! Eu vou esclarescer o que é tom relativos.:)

dá-se o nome de Tons Relativos a dois tons que apresentam maior afinidade entre si.
cada tom Maior tem o seu relativo Menor, ou vice-versa.

Por exemplo: o tom de Dó maior o seu tom relativo que é Lá menor.
A afinidade entre esses dois tons pode ser facilmente verificada, se observarmos que na grande maioria de músicas no tom de dó maior aparecem trechos que empregam os acordes pertencentes ao tom de Lá menor, e vice-versa.

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
dá-se o nome de Tons Relativos a dois tons que apresentam maior afinidade entre si.


Entenda isso não deve ser interpretado desta maneira, pois os tons não são comadres!

É simples....todo tom maior a partir do VI grau gera um tom menor.

A afinidade entre esses dois tons pode ser facilmente verificada, se observarmos que na grande maioria de músicas no tom de dó maior aparecem trechos que empregam os acordes pertencentes ao tom de Lá menor, e vice-versa.

Será que é porque os dois campos harmonicos tem os mesmos acordes somente diferenciando os graus e a nomeclatura? ;)

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


A escala que o professor de musica clássica e erudita , mais procura lecionar é! escala de notas naturais e escala cromática.

Essas outras escala que existe... sabemos todas! mais não procuramos relatar aos alunos que procura estudo erudito.:)

O aluno que se dispoem em querer aprender musica erudita,tem sim que conhecer todas as notas na extensão do braço do violão.


Guitarra: já é um assunto de outro professor do campo especifico, lá sim ele vai aprender todo o conteúdo de escalas.

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
A escala que o professor mais procura lecionar é! escala de notas naturais e escala cromática.


Acredito eu que um professor tenha que ensinar todas escalas mais usuais como a escala maior, menor, menor melodica e harmonica, penta maior, menor, pentablues, cromatica etc... e como usa-las de forma racional e com coerencia pq nao adianta voce chegar e falar olha a escala é isso agora se vira.

Essas outras escala que existe... sabemos todas! mais não procuramos relatar aos alunos que procura estudo erudito.:)

Se voce da aulas deve ensinar de forma correta ao aluno, por mais que ele nao va utilizar certa escala em um estilo voce deve ensina-lo pois querendo ou não um dia ele ira usar, de ao musico a capacidade de inovar, de o seu conhecimento ou então não o faça perder tempo e dinheiro.

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Vou te dar um explo:

Eu ensino meus alunos na classe de escolha musical.

Primeiro explo: musica erudita, ele vai aprender todos os valores das notas.

segundo explo: musica popular, ele vai aprender como tocar qualquer ritmo e o básico de como tirar o acorde simples.

terceiro explo: harmonia, como acrescentar ou enriquecer melódicamente uma musica.

alexdiffer
Veterano
# out/08 · Editado por: alexdiffer
· votar


ricre
Cara! tou de saco cheio de ver esses carinha aqui querer se bancar na custa de quem sabe.



To comecando desconfiar que vc seja um desses hsauhsaush....

diz ai oque é?

a) Staccato

b) Síncopa

c) Apogiatura

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


alexdiffer
Cara! tou de saco cheio de ver esses carinha aqui querer se bancar na custa de quem sabe.

alexdiffer disse ao RICRE

To comecando desconfiar que vc seja um desses hsauhsaush....

diz ai oque é?

a) Staccato

b) Síncopa

c) Apogiatura[/i]

RICRE Responde .

Putz cara eu não sei!!!>) vc pode pode me ensinar aqui? Olha! Eu gostaria muito que vc gravasse esses ornamentos ai e postasse no youtube e depois colocasse o link para eu aprender aqui.. será uma boa idéia não acha? :)

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Putz cara eu não sei!!!>) vc pode pode me ensinar aqui?


vc nao disse acima q era professor de erudito?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


ricre

japaubatuba disse que é professor! mais nem soube responder certo o que é acordes primários?

sim cara mas acho q vc nao tah prestando atencao no q eu escrevo se vc for ver eu sou professor sim de matematica!

e por incrivel q pareca eh a primeira vez q escuto esse lance de acorde primarios eu conhecia essa bagaca por triades perfeitas
mals ae minha ignorancia!

agora vim falar pra mim

Tirar onda é facil? quero ver naum cair dela:)

ai quem tah tirando onda eh vc pow eu respondi as suas perguntas na humildade exatamente pq eu fiquei intrigado de nao ter certeza das minhas repostas eh obvio q logo apos te responder fui fazer ua busca do q se trata essas suas perguntas!


se vc for ver o meu historico de respostas em topicos q o assunto eh teoria vc vai ver que nao tem absultamente nada de respostas minha ensinando alguem sobre tal a nao ser que seja algo q eu tenho certeza!


jah q vc eh professor vc deve saber se a serie harmonica eh convergente ou divergente! nao eh?



Ok! Eu vou esclarescer o que é tom relativos.:)

vc nao perguntou sobre tons relativos(esse eu jah sabia) e sim acordes relativos!

eu tb nunca tinha escutado!

edit:

pq vc tah me tirando?

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
diz ai oque é?

a) Staccato

b) Síncopa

c) Apogiatura


Bom é um pouco dificil exemplificar com palavras mas vou tentar....

Staccato é quando vc a nota e logo suspende a ressonancia.

Síncopa é uma combinação de tempos seja de seminima, colcheia, pausas etc....

Apogiatura são pequenos simbolos anotados na pauta afim de resumir determinada funcao, ou seja para economizar papel hsuahsuashaushaus

ricre
Veterano
# out/08
· votar


japaubatuba Cara a musica é pura matemática não acha?

fernando tecladista
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake
eu iria comentar isso

tive otimos professores de piano, com formação erudita, mas se falar de escala pentatonica, escala de blues... eles ficam boiando, porque não se usa no que eles tocam
essa escalas são pra improviso, o pessoal erudito usa escala Maior e menor como forma de treinar tecnica, pra transpor e só

se o professor citado aqui no tópico for de erudito tá perdoado
também se for do tipo que faz otimas bases de violão que sabe aqueles acordes peçonhento de Csus4/-5/9/add13b mas não sabe pentatonica e o cara vai dar aula de base, também acho que não faz falta

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


ricre

japaubatuba Cara a musica é pura matemática não acha?

sim mas a matematica nao eh pura musica!
e isso nao quer dizer q matematico entende de teoria musical e nem que musico entende de matematica!

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


fernando tecladista
tive otimos professores de piano, com formação erudita, mas se falar de escala pentatonica, escala de blues... eles ficam boiando, porque não se usa no que eles tocam
essa escalas são pra improviso, o pessoal erudito usa escala Maior e menor como forma de treinar tecnica, pra transpor e só

se o professor citado aqui no tópico for de erudito tá perdoado
também se for do tipo que faz otimas bases de violão que sabe aqueles acordes peçonhento de Csus4/-5/9/add13b mas não sabe pentatonica e o cara vai dar aula de base, também acho que não faz falta



Putz!!! até que fim veio um veterano me ajudar aqui... é isso ai cara! vc fala a mesma lingua de musica erudita.:)

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


ricre

Staccato

Putz cara eu não sei!!!>) vc pode pode me ensinar aqui?

porra vc eh professor e nao sabe disso? =p

e ainda fala de mim q nao tiva escutado acordes primarios!

pqp!

cada um q aparece!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


ricre
vc nem sabe e nem explica o que significa acordes relativos

o q ser isso?

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


alexdiffer



diz ai oque é?

a) Staccato

b) Síncopa

c) Apogiatura

Bom é um pouco dificil exemplificar com palavras mas vou tentar....

Staccato é quando vc a nota e logo suspende a ressonancia.

Síncopa é uma combinação de tempos seja de seminima, colcheia, pausas etc....

Apogiatura são pequenos simbolos anotados na pauta afim de resumir determinada funcao, ou seja para economizar papel hsuahsuashaushaus

Ricre

responde:
se vc fosse fazer essa prova ? vc teria errado na síncopa e na apogiatura...:)
Enfim, Reprovado .

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


ricre
se vc fosse fazer essa prova ? vc teria errado na síncopa e na apogiatura...:)
Enfim, Reprovado .


achou a resposta certa o google?

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Entao explica ai sabido

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


japaubatuba
achou a resposta certa o google?

Não preciso de fonte para saber amigão! tenho varios livros e a bagagem grande no conhecimento..:)

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


alexdiffer
Entao explica ai sabido

Se vc vier aqui e pedir ajuda! o que significa:
" apogiatura "e "sínconpe" ti garanto aqui que vai vim um monte de gente te ajudar e inclusive eu para ajudar no conteúdo.:) Abraço alex.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


crianças bobas...

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Entao fala ai oque é apoggiatura e sícopa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É digamos,''obrigatório'' um professor saber o que é uma escala pentatônica?