É digamos,''obrigatório'' um professor saber o que é uma escala pentatônica?

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# out/08
· votar


Alvaro Henrique

Sim, e obrigatório. No rigor da lei, um músico pra dar aulas tem de fazer uma prova na Ordem dos Músicos do Brasil ou ter diploma em curso universitário de músico. Em ambos os casos, o candidato precisa conhecer bem a formação de escalas.(2)

ricre
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake


cara vc falou tudo,observe o método de henrique pinto! iniciação ao violão, e curso progressivo de violão nível médio: que lá não tem esse tipo de estudo.O_o gente!!!! maldosa

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Então gente! Eu digo que naum é obrigatório o professor de violão classico e erudito ter esse conhecimento.

Até porque: violão classico e erudito os mais valiosos interessados jamais quer saber sobre escala de blues...:)

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Digo aqui !? A preocupação maior é? Saber decifrar o campo rítmico e melódico da harmonia em que se compõem a partitura.;)

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/08
· votar


Ele sabe pra que serve as tarrachas?

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/08
· votar


o topico do "renato" é interessante

ele quer ser um profi"C"ional tadinho, bom, ele precisa de um professor de portugues também


ou não né... vai saber

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Billy The Kid
-Rifle? O que é isso?

Esse cara é professor ou caçador de tatú?

Alvaro Henrique
Veterano
# out/08
· votar


Gente, um professor de matemática da terceira série vai ensinar como coisa mais complicada a tabuada, não é mesmo?

Mas vocês pagariam seu filho pra estudar na terceira série com um professor de matemática que só sabe até a tabuada, nada mais?

Apesar de um aluno iniciante de violão não aprender imediatamente a formação de escalas, inclusive da escala pentatônica, um professor que não sabe desse assunto não está preparado para o ofício.

O que me lembra daquela piada (que seria engraçada se não fosse tão verídica). Chega o filho para mãe:

- Mamãe, mamãe, fiz minha primeira aula de violão. Aprendi a tocar um acorde, olha só!
- Poxa, filho, que bom, parabéns!
Na próxima semana...
- Mamãe, mamãe, fiz minha segunda aula de violão. Olha só, aprendia a tocar dois acordes!
- Poxa, que bom, parabéns!
Na próxima semana...
- Mamãe, mamãe, fiz minha terceira aula de violão. Já sei tocar três acordes!!
- Poxa, que bom, parabéns!
Na próxima semana, o filho chega exausto em casa.
- Filho, como foi a aula de violão?
- Ai, mãe, nem me fale... Já estou com dez alunos...

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


jimmy vandrake
Isto é relativo, se vc gosta de Blues e vai aprender com um cara que toca música clássica, ele certamente conhece mas não quer nem ouvir falar do assunto.

Faço minha estas palavras (gastei legal).

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


Eu sei que muita gente esnoba quem aprende por conta própria, mas às vezes é melhor do que depender de um professor que não sabe o que é uma pentatônica.

Esse cara não é exceção. Tem muita gente que se diz professor que não sabe de quase nada. Esse é um mal que afeta muita o pessoal do violão: pegam um carinha que aprendeu a tocar com revista pra dar aula.

Um amigo meu tinha um professor que era assim. Não sabia ler uma partitura. Passou seis meses ensinando o cara por cifras (me poupe).

Saber um instrumento não é só saber tocar uma música de ouvido ou usar uma cifra, até pq existe muito mais na execução de uma música do que a sucessão de notas corretas. Música é uma coisa muito mais abrangente. Envolve história, teoria, exercícios, técnicas, apreciação, interpretação a escolha de um repertório apropriado para o nível do aluno.

Se a pessoa só quer aprender a tocar o suficiente pra atingir o nível de qualidade da Madonna tocando guitarra ótimo. Mas não dá pra pegar um professor que não sabe de nada do violão e sair por aí achando que vai aprender muita coisa.

Saulin
Veterano
# out/08
· votar


O músico, principalmente o que dá aulas deve saber pelo menos o básico de cada estilo musical e suas prinipais caracteristicas.


p.s. : Até um cara mais leigo aprende escala pentatônica nesses metódos basicos de banca. Se o cara não sabe, ou toca muito de ouvido ou é um desinteressado!

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


O pior de tudo é quando a pessoa se orgulha de nunca ter tido aula e não se toca que não sabe nada de tocar. Concordo, contudo, com o eutoco_frauta: conhecimento pode vir de qualquer lugar, mas não acho que alguém deva se orgulhar de não ter ido atrás de fontes de conhecimento, quaisquer que sejam as fontes ou o conhecimento. É melhor procurar um bom professor até achar que

1-Ficar com um professor que não sabe nada de escalas;
2-Aprender por conta própria e não ficar muito melhor que o professor supracitado.


Saber um instrumento não é só saber tocar uma música de ouvido ou usar uma cifra, até pq existe muito mais na execução de uma música do que a sucessão de notas corretas. Música é uma coisa muito mais abrangente. Envolve história, teoria, exercícios, técnicas, apreciação, interpretação a escolha de um repertório apropriado para o nível do aluno.


Endossado, apoiado e ainda digo denovo: tocar é muuuuito mais que simplesmente a sucessão de notas corretas. A música, acredito, é a expressão humana através de sons não-semânticos (sem esse "não-semânticos", a palavra falada também seria música), de tal forma que tocar é se expressar e aquele que toca precisa buscar sua expressão individual, mesmo tocando perfeitamente uma música de outra pessoa.

A prática interpretativa em geral é deixada de lado, pois nem professor nem aluno se empenham em procurar um sentido, mesmo que subjetivo, para a execução de ma música. Há que se ouvir a música toda, bem executada, suas sutis nuâncias, suas vozes diversas acontecendo; no violão, há que se escolher os timbres a serem usados durante as passagens; o tempo, os rall., ou rit., os acell., e suas execuções corretas; a expressão em cada parte da música; enfim, a construção de um discurso coerente, ainda que instrumental, isto é, não-semântico. E isso, poucos professores que conheço dispõem ao aluno, motivo elo qual há tanta mediocridade no mundo do violão, pois as pessoas acabam achando que tocar bem é fazer fritação, quando há na verdade um grande trabalho interpretativo ("entre pedras" tivo) por trás de uma boa execução.

Billy The Kid
Veterano
# out/08
· votar


ELE NÃO SABE O QUE É ARPEGIO !!!
vê se pode

Billy The Kid
Veterano
# out/08
· votar


E eu não sou iniciante,sou intermediário....

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


o topico do "renato" é interessante

ele quer ser um profi"C"ional tadinho, bom, ele precisa de um professor de portugues também


ou não né... vai saber
.

Ricre
responde: a esse user do forum visinho.

Vc sabe tocar a musica: atirei o pau no gato? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.duvido!:)

ricre
Veterano
# out/08
· votar


SpectrosGuitarman
Ele sabe pra que serve as tarrachas?

Te pergunto aqui? toca uma musica de nivel iniciante e poste no you tube ,depois cole o link aqui! quero ver seu nivel .

Saber tirar onda é facil quero ver não cair dela....:)

cuma
Veterano
# out/08
· votar


Billy The Kid


Meu ex prof de violão erudito e violão brasileiro não sabia oque era riff e termos mais ligados a guitarra, que fazem parte de um vocabulario musical mais comum, mas em compensação sabe mto de teoria, leitura musical harmonia, arranjo....aprendi mto com ele,o cara manda super bem, o problema é se esse seu professor alem de não saber oq é um riff não saber nada de teoria, nemm ao menos uma pentatonica.

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


"Já sei tocar umas músicas dos Paralamas, vou aproveitar pra ganhar uma graninha dando aulas."

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


"Já sei tocar umas músicas dos Paralamas, vou aproveitar pra ganhar uma graninha dando aulas."

RICRE pergunta aqui?...

Então me diga aqui: qual é o ritmo que é tocado essa musica? ou me diga? qual é o modo da tonalidade da mesma?:) te peguei né.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ser professor só falando é facil quero ver esclarescer o assunto.

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Não entendi o porquê do teu comentário...

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


RICRE pergunta aqui?...

Então me diga aqui: qual é o ritmo que é tocado essa musica? ou me diga? qual é o modo da tonalidade da mesma?:) te peguei né.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ser professor só falando é facil quero ver esclarescer o assunto.


Esse cara é meio maluco

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Vamos fazer de conta que eu Ricre seria seu aluno tá!
Te pergunto aqui?

O que é escala?
O que significa semitom?
O que significa tom?
o que significa os modos?
O que significa os Gráus?
Qual é a tabela de transporte de tonalidade?
O que significa campo harmonico?
O que significa campo melódico?
O que significa acordes primários?
O que significa acordes dissonantes?


Essas perguntinhas ai são perguntas frequentes que o professor está cansado de responder.

Existe outras mais complicadas, mais eu te poupei tá... abraço:)

ricre
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms

Esse cara é meio maluco
Não sou não! veja o inicio da conversa aqui no tópico que vc vai entender a minha postagem.:)

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Tem nada a ver com o que eu disse. o_O

Não critiquei os professores, falei desse aí do tópico. Até porque eu mesmo quero ir pra carreira acadêmica na Música.

ricre
Veterano
# out/08
· votar


A classe (professores ) tem o menor sálario , vcs ainda pensa em querer ser/ affffffffffff

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Eu quero fazê-lo não por simples sustento, mas por paixão à música, à teoria dela, sua execução, os mais variados estilos, desde a erudita à popular.

Se você é professor de música por mera questão de sobrevivência, então meus pêsames. Que tal tentar um concurso público, que vai te dar bastante dinheiro?

Billy The Kid
Veterano
# out/08
· votar


ricre
valeu cara,me deu otimas perguntas para o meu prof =)

manda as compilicadas ae...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


ricre


Vamos fazer de conta que eu Ricre seria seu aluno tá!
Te pergunto aqui?

O que é escala?

nossa essa eh bem dificil eu nunca pensei q alguem ia fazer uma pergunta dessa!
mas minha resposta seria essa:
eh o conjunto de notas musicais usadas pra fazer uma musica!

O que significa semitom?

essa ja eh mais comum!

eh intervalo entre as notas!(distancia entre uma nota e outra)

O que significa tom?


idem ao de cima soh q a distancia entre as notas eh maior!

o que significa os modos?


essa eu tb jah escutei
acho q eh a forma de se organizar as notas! certo?

O que significa os Gráus?
eu acho q eh isso:
o essa parada q diz onde uma nota fica em relacao a tonica!

Qual é a tabela de transporte de tonalidade?

so desenhando!

O que significa campo harmonico?

essa eu estudei!

eh um conjunto de acordes tirados de uma escala

tb conhecido como estrutura tonal!

O que significa campo melódico?

essa eu nunca escutei e nem tem no wiki o que eh?

O que significa acordes primários?

nao sei tb sao os acordes formados pelas
T ,3a 5a?
se for conheco como acordes relativos!

O que significa acordes dissonantes?
sao aqueles acordes q as noras parecem nao combinar certo?


Essas perguntinhas ai são perguntas frequentes que o professor está cansado de responder.

pow entao tenho q estudar um bocado pra virar professor!=p

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


ricre

A classe (professores ) tem o menor sálario , vcs ainda pensa em querer ser/ affffffffffff

pow tb sou professor e nao fiz essa escolha por dinheiro com certesa mas sim pela satisfacao e prazer desse trabalho!

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


japaubatuba respondeu... sobre acordes primarios. nao sei tb sao os acordes formados pelas
T ,3a 5a?


Ricre responde:::::
ExATO. vc só errou no acordes relativos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É digamos,''obrigatório'' um professor saber o que é uma escala pentatônica?