Pedido de avaliação do meu desenvolvimento

    Autor Mensagem
    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08


    Pessoal,ando muito preocupado com o meu desenvolvimento esses dias e gostaria de saber se estou bom para 2 anos de violão.

    Eu estou tirando as seguintes músicas luiza,estudo n°1 do villa lobos e estudo n°1 do radamés gnattali,além de estar començando a criar meus arranjos.

    Já postei o estudo do villa e a luiza aqui,e peço que vocês me digam urgentemente se vale a pena seguir a carreira de músico como violonista.

    é que eu to com 13 anos,to com colégio preparatório,e talvez eu saia dele pra ir pra um normal pra poder me dedicar mais.

    Isso se realmente tiver futuro no violão!

    E aí,vale a pena?

    Abraço

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Velho, depois eu comento direito (e escuto as suas gravações), mas vc está se preocupando demais...
    Preocupação e pressa em demasia atrapalham no desenvolvimento de qualquer coisa!

    Além disso, você tem 13 anos ainda! <o> Ainda tem muito tempo pela frente, tanto pra melhorar e como pra pensar melhor nas coisas e no seu futuro.
    Relaxe mais, fique mais tranqüilo, aproveite mais o seu tempo com a música, que essa afobação toda (que, pelo menos, eu tô vendo) não tem sentido algum.

    P.S.: Só não estou falando pra vc estudar menos, ou algo do tipo...

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja

    é que eu to com 13 anos

    Preocupe-se sim, cara! Pense: hoje, você está com 13 anos, daqui a pouco estará com 20 e, mais tarde, estará com 30!

    O tempo passa voando mais rápido do que pensamos, cara!

    Se eu pudesse voltar no tempo e ter 13 anos novamente... estudaria violão clássico feito um louco com um ótimo professor particular. Em seguida, entraria num conservatório e estudaria até o final (sem deixar os estudos de lado, claro). E, logo na sequência, entraria numa boa faculdade de Música...

    Mas, quem sou eu para dar conselhos? ...

    Só lhe digo uma coisa, cara: programe direitinho seu tempo e sua carreira, converse com pessoas da área, vá visitar uma faculdade de Música, converse com os professores, enfim, para depois você não chegar aos 30 anos totalmente infeliz e deprimido, atrás de uma mesa de escritório ou acompanhando algum cantor falido numa boate boca-de-porco por aí...

    A escolha é sua.

    Abs.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja

    Já postei o estudo do villa e a luiza aqui,e peço que vocês me digam urgentemente se vale a pena seguir a carreira de músico como violonista.

    Cara, sinceramente, acho que este aqui é mais um fórum de debate e dicas, porque eu postei 7 interpretações minhas e quase ninguém se interessou em ouvir, comentar e dar uma força...

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    supermulti

    eu tb acho isso foda quem toca vive querendo espaco pra mostra o trabalho e qd alguem posta algo as vezes ateh os proprios musicos veem o video ou o audio mas nao comentam eu msm nem faco questao de abrir um topico aqui pra mostrar algo prefiro por no youtube e deixar comentem por vontade propria!

    alem do mais esse forum eh mais devagar q os outros entao nao espere muita coisa daqui

    vi tuas musicas e gostei do q vc postou e realmente te disse a verdade qd falei que vc tocava muito. Espero q nao desanime de participar desse forum!

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    japaubatuba

    Pedi à Central de Ajuda que movesse minhas gravações para o fórum "Divulgue suas Músicas". Acho que o certo é a gente postar lá, né? Não sabia que tinha este fórum aqui, só fui reparar quase agora...

    Peça para moverem a sua gravação do You Tube prá lá também. O pessoal vai gostar bastante, tenho certeza. Ficou muito legal.

    Abs.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    supermulti
    vlw amigao mas tava esperando gravar mais coisa e postar tudo num topico soh!


    Bolo de laranja

    onde tah as musicas?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja

    tah jah achei!

    cara eu vou falar o q falaram para mim qd tinha sua idade!

    "ser musico no brasil eh dificil se eu fosse vc faria uma faculdade de outra coisa e levaria a musica como hobby"

    o bem da verdade acho q o musico q me falou isso pra mim tava certo, acho q se eu tivesse a obrigacao de tocar todos os dias as mesmas coisas de sempre e viver preocupado com as financas nao ia ser nada legal

    mas se por outro lado se eu nao tivesse escutado ele e tivesse hj uma banda famosa ganhando bem e tocando o que gosta e qd quer a historia era outra!

    sei lah pensa bem

    qt a vc tocando vc toca bem sim

    mas acho q vc deve comecar com coisas mais facil e ir dificultando lentamente

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Fato é: você toca muito mais do que eu, e eu toco há dois anos também. Eu não sou qualquer lixão não, sou um intermediário que se considera melhor do que muito poser por aí...

    Não conheço muleque de 13 anos que toca o que (eu imagino) que você toca. Porém, como disseram, você é muito novo.

    Continue tocando. Quando você acabar o colégio, aí você vê se é isso que você quer pra sua vida.

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Bolo de laranja
    Acho que não ficou muito claro aonde eu queria chegar...

    Você ainda é novo, tem MUITO tempo ainda pela frente pra estudar música e amadurecer (musicalmente) sem precisar se preocupar em correr, se falta tempo. Toda essa sua preocupação do tipo "vale a pena?", "me avaliem, e respondam se sou um caso perdido!", "Será que tenho futuro?", não tem o mínimo sentido!

    Você REALMENTE gosta de música? Quer seguir carreira de músico, encarar música como algo sério, do jeito que deveria ser, e não como algo secundário do tipo "Ah! Se não der certo, ainda tenho meu diploma de 'X'..."?
    Porra, meu! Segue em frente, estude com tranqüilidade, procure um bom professor, um bom conservatório, faça como o supermulti falou, conheça a carreira, converse com gente do ramo, principalmente quem é formado na área. Mais tarde, se gostar, gradue-se numa faculdade, faça um mestrado, etc... Se não gostar, tudo bem! Você ainda é novo! Pode mudar, escolher se quer a música apenas como um hobby. Fazer outro curso!

    Acredite um pouco mais em si mesmo! Pensar desse jeito, faz bem, e vc não vai estar se enganando, nem se colocando num patamar acima dos outros!

    Apesar do monte de gafes com as quais o pessoal fica tirando sarro (posso estar enganado, mas pelo pouco que já vi...), realmente acho que você está numa posição aqui, da qual muitos teriam/tem inveja: pode escolher fazer uma faculdade, seguir carreira e não se preocupar em correr, pois tem tempo, está numa posição segura, neste aspecto.

    Ainda não escutei as suas gravações, mas quero dizer certas coisas: Olhando o pequeno repertório que você citou, vejo que está se espelhando no Rabello. 2 anos de violão é pouco, ainda mais se esse for o seu primeiro contato com estudos músicais, pegar o 1º estudo do Villa é uma boa, vai te ajudar bastante (não é tão fácil, tenha paciência!), mas tocar o arranjo do Raphael pra "Luiza" é outra história... Aliás, tocar Raphael é outra história! Eu disse uma certa vez que "Acertar as notas certas no tempo certo, não quer dizer que vc está tocando". Pois bem, "Luiza" é outro nível, Raphael tbm, ela exige um nível de instropecção com o instrumento que vc só atinge depois de anos de experiência. Não seja afobado, é péssimo pro seu desenvolvimento e amadurecimento pensar desse jeito! Sobre isso, deixo uma dos dizeres mais geniais desse fórum, do Ken Himura:
    Cada um tem seu ritmo, mas ninguém nunca vai tocar de verdade Totentanz com menos de 8 anos de instrumento, por exemplo. Cada um tem seu ritmo, cada música também. Tocar coisas desse período, principalmente, é exteriorizar muito mais do que a partitura sugere. É fazer o som brotar de todas as partes do corpo; e isso não vem com estudo, vem com intimidade. E tudo na música só dá frutos a longo prazo; músico não pode ser imediatista.

    Não preciso escutar as suas gravações. Podem estar boas [as gravações], ou a porcaria que for. Pelo pouco que vi nesse fórum, apesar do monte de besteiras suas que já li, gosto das suas atitudes; do jeito que encara música; apesar do sarro que tiram, acho que vc é humilde o bastante pra tem a mente aberta e aprender com eles e não levar a mal o que dizem. Se vc for realmente do jeito que eu disse, daqui uns 4, 5 anos, vc nem imagina como vai ter melhorado. Se for desse jeito mesmo, acho que vc tem futuro.

    Bom é isso aí... Qualquer coisa, tem meu apoio.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu também fico pensando nessas coisas..."Ah, será que eu tô bom pra quem toca violão há um ano?", "Será que vale a pena seguir carreira de músico?", e fico pensando em pessoas como vc que com 13 anos já tocam peças. E ao invés de perder tempo pensando nesse tipo de coisa, eu vou treinar pra melhorar (eu me considero razoável pra quem toca há um ano, mas posso melhorar) ou eu venho aqui pro fórum pesquisar alguma coisa.

    E, como todo mundo diz, bom profissional ganha bem. Se vc quer seguir a carreira de músico, seja (ou tente ser) sempre o melhor.

    EnrickAlves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cada um tem seu ritmo, mas ninguém nunca vai tocar de verdade Totentanz com menos de 8 anos de instrumento, por exemplo. Cada um tem seu ritmo, cada música também. Tocar coisas desse período, principalmente, é exteriorizar muito mais do que a partitura sugere. É fazer o som brotar de todas as partes do corpo; e isso não vem com estudo, vem com intimidade. E tudo na música só dá frutos a longo prazo; músico não pode ser imediatista.
    Resumindo, vc deve transmitir a quem está ouvindo o sentimento da música, e eu acho isso mais difícil do que qualquer música ou técnica...

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Desculpa a minha ausencia no tópico hehe.....

    poxa,o pessoal já falou tanto aí que já aprendi a lição.

    Close topic.

    OBS:obrigado a todos que postaram!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pedido de avaliação do meu desenvolvimento