Autor |
Mensagem |
pplupo Veterano |
# ago/08
Amigos,
Tenho um violão Di Giorgio nº 26. A etiqueta dentro diz "Espanhol".
Gostaria de saber quanto vale. Era costume assinar os violões com um pirógrafo ou só o meu está assinado "Romeu Di Giorgio" "São Paulo"?
Fotos: http://pplupo.googlepages.com/DSC03358.JPG http://pplupo.googlepages.com/DSC03361.JPG http://pplupo.googlepages.com/DSC03362.JPG http://pplupo.googlepages.com/DSC03363.JPG
|
Pardal Veterano |
# ago/08
· votar
pplupo
Bem-vindo ao FCC!
A escala, percebo, não é ébano, parece pau-ferro.
O tampo parece pinho-do-paraná.
Pela cabeça, diria que tem pelo menos trinta anos, o que é bom.
O pirógrafo talvez tenha sido usado para indicar quem fez o violão, o luthier. Naquela época, a confecção do instrumento era muito mais artesanal. Apesar disso, o trabalho de machetaria me decepcionou. Recomendo que troque as tarrachas. Deve valer uns R$ 800, por ser antigo e um modelo raro, mas como violão não é um grande instrumento não. Mas deve ter um timbre excelente.
|
pplupo Veterano |
# ago/08 · Editado por: pplupo
· votar
É, me disseram que valia bastante... eu realmente não tenho idéia... Tem mais alguma coisa que vc gostaria de ver? posso tirar mais fotos e colocar online...
Sabe onde eu poderia vendê-lo? <- eu sei que aqui não pode anunciar, só quero uma opinião do preço.
Obrigado pela resposta rápida e pelas boas vindas! :-)
|
pplupo Veterano |
# ago/08
· votar
Mandei um e-mail pro SAC.
Ele é da década de 60. O tampoem pinho, a escala em jacarandá paulista, braço em cedro.
As laterais podem ser em jacarandá ou louro escuro maciço. O fundo pode ser em jacarandá ou louro escuro laminado. Nesta época usavam-se estas duas madeiras para a fabricação deste violão.
|
Pardal Veterano |
# ago/08
· votar
pplupo
De fato, o braço em cedro amarelo (Tem também o cedro rosa, que é o do meu violão feito de luthier) garante boa qualidade no braço.
O jacarandá-paulista me passou despercebido. O jacarandá mais visado é o da Bahia, pela sua grande densidade apesar de não ser muito compacto. Como eu consegui confundir com pau-ferro, é realmente muito diferente, mas jacarandá é jacarandá, só de jacarandá a escala tem uns RS$ 200,00 no preço da madeira.
Se as laterais forem de jacarandá com louro escuro (a lateral pode e normalmente é feita com mais de uma chapa de madeira, para que se dobre mais facilmente, se obtenha maior resistência e se proteja a madeira interior, em geral a mais importante sonoramente falando), então seu violão tem mais uns RS$ 400,00 só em madeira. Só aí tem RS$ 600,00, mais o trabalho feito sobre a madeira...
Agora, se o fundo for em jacarandá e louro escuro, aí eu adoraria poder pegar nele pra tocar... Asmadiras são de excelente qualidade. Até agora, a avaliação subiu consideravelmente, digamos, aí você tem um tesouro, bem mais que os modestíssimos RS$ 800,00, deve valer por volta de RS$ 2.000,00 a RS$ 2.500,00, ok? No entanto, esse preço depende de uma coisa que eu não conseguiria ver sem ter o instrumento na mão.
Essa "coisa" chama-se leque harmônico. Nenhuma destas madeiras terá grande efeito, nem funcionará tão bem se o leque harmônico não tiver sido propriamente construído, o que faria a avaliação do violão despencar. Quando o violão é construído, a primeira coisa em que se trabalha é o tampo. No tampo, na parte de trás (que a gente não vê pois fica dentro do violão) cola-se me geral tiras de madeiras. Você pode verificar isso tirando as cordas (ou deixando-as moles, desafinando) e colocando a mão na parte de dentro do tampo, passando a mão na parte oposta ao cavalete.
Existem duas barras harmônicas, que atravessam o tampo horizontalmente (imaginando o violão em pé) perto da boca. Depois da barra que fica do lado do tampo do cavalete, você deve facilmente ser capaz de sentir o leque harmônico. O ideal seria que você conseguisse uma foto para postar, mas você também pode tentar fotografar com flash no máximo ou fazer um desenho e depois tirar foto do desenho de como é o leque harmônico. Isso seria de grande ajuda.
Caso descubra-se que o leque harmônico não tenha sido bem construído, procure um luthier e peça para ele refazer o leque harmônico. Existem vários tipos de leque harmônico, e o mais famoso é o Torres, mas não é o único. Procure de preferência um luthier recomendado, que já tenha construído vários violões bons, recomendados. Peça para ele abrir o violão e refazer o leque harmônico.
Caso, porém, se descubra que o leque harmônico era bom, sorria! Você tem um maravilhoso violão! Trate-o bem, compre cordas boas, não toque nele com palheta jamais (estraga o tampo), procure um bom professor e seja o cara mais feliz do mundo.
Bom, espero que a última possibilidade seja a que aconteça. Espero ter sido útil e desculpe se eu disse coisas redundantes e / ou que você já sabia.
|
F.Aoki Veterano |
# ago/08
· votar
Eu nunca tinha visto com essa assinatura em pirógrafo. Deve ser realmente raro.
|
pplupo Veterano |
# ago/08 · Editado por: pplupo
· votar
Olha Pardal, não precisa pedir desculpa de nada não... muito pelo contrário, tive que recorrer ao google para entender onde fica o leque harmônico, ver alguns e poder identificá-lo no violão...
Sua ajuda está sendo de grande valia! Muito obrigado.
Esta é a foto original que tirei: http://pplupo.googlepages.com/leqHarm.JPG
Tentei dar uma melhorada nela por causa do flash: http://pplupo.googlepages.com/leqHarm2.JPG
Pelo que senti passando a mão, ele é assim: http://www.lucianoqueiroz.com/fotos%20para%20album/flash05.jpg só tem algumas diferenças: 1- 5 ripas ao invés de 9 (acredito que o tamanho do violão seja um pouco diferente). 2- nas extremidades, são gradualmente rebaixadas... nem consigo sentir onde elas terminam e começa o tampo. 3- a diferença de comprimento não é tão acentuada. Traçando uma paralela à barra harmônica passando pelo fim da extremidade da ripa do meio (a mais longa), há pouca distância para o final das demais. Ou seja, unindo o fim das ripas com duas retas (da central para as externas), o ângulo formado é bem grande, aberto.
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
pplupo
- 5 ripas ao invés de 9 (acredito que o tamanho do violão seja um pouco diferente).
Menos ripas dão ao violão a característica de misturar o som. O comum é terem sete, além de dois rebatedores para graves e agudos, que na foto da net que você achou não tem. Esse é o que chamamos de leque "Torres". Existem outros leques harmônicos, mas eu não sei tanto a respeito.
nas extremidades, são gradualmente rebaixadas... nem consigo sentir onde elas terminam e começa o tampo.
Isso é bom, pelo menos quer dizer que o tampo foii feito com cuidado.
- a diferença de comprimento não é tão acentuada. Traçando uma paralela à barra harmônica passando pelo fim da extremidade da ripa do meio (a mais longa), há pouca distância para o final das demais. Ou seja, unindo o fim das ripas com duas retas (da central para as externas), o ângulo formado é bem grande, aberto.
Isso pode ajudar a separar mais a vibração das cordas mais agudas em relação às médias e dos bordões, mas aumenta a difusão dos soins médios. Em outras palavras, é um violão melhor para solos com baixos acentuados, mas esses baixos têm de ser feitos mais nos bordões da quinta e sexta corda, o que é muito comum em chôro. Enfim, um violão com ótimas características para música brasileira de chôro. Já para bossa-nova, as vozes dos acordes devem ficar meio confusas, pois os sons não são tão divididos. É um violão para clássico, preferencialmente chôro, e não para popular. E me parece um ótimo violão. Com qual (is) notas ele sôa melhor? Digo, a nota que dá mais volume quando é tocada de forma natural.
|
pplupo Veterano |
# set/08
· votar
Não tenho idéia. Não tenho ouvido pra isso. Nem sei dizer como é uma nota tocada de forma natural ou de qualquer outra forma. :¬)
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
pplupo
Você toca relaxadamente, sem fazer muita força, como quando você está tocando de bobeira, sabe? Assim...
|
pplupo Veterano |
# set/08
· votar
Pardal, eu não toco!!! Eu não sei tocar violão!!! *rs* Aliás, minhas aptidões musicais são nulas!
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
pplupo
Então você deveria comeaçar a fazer aula, cara! Aproveita. Eu, pra ter um violão bom, tive de gastar muita grana... Você já tem um!!! Não perca a chance!
|
pplupo Veterano |
# set/08
· votar
Pardal, já tentei tocar teclado uma vez e foi um equívoco... além de uma perda de tempo, descobri que tenho uma inaptidão musical que envolve uma completa falta de paciência e de ritmo... Eu sei que não se pode ofertar coisas no fórum, que nitidamente não é pra isto. Mas vim buscar orientação no valor deste violão. Com as informações que vc tem, vc chegou a citar 2000 a 2500 no violão antes de saber do leque harmônico. E agora que sabe dele, quanto acha que vale?
|
Pardal Veterano |
# set/08
· votar
pplupo
descobri que tenho uma inaptidão musical que envolve uma completa falta de paciência e de ritmo...
Todo mundo descobvre isso quando começa, e só supera depois de alguns meses as dificuldades básicas no assunto. Eu ainda tenho uma incrível dificuldade rítmica pra tocar quiáltera de 7 ao mesmo tempo que uma divisão de 4 tempos no mesmo pulso, sabe? Dificuldades vão existir, musicalmente falando, até o fim da vida de qualquer um. Desistir é a única coisa que não fará você avançar.
Com as informações que vc tem, vc chegou a citar 2000 a 2500 no violão antes de saber do leque harmônico. E agora que sabe dele, quanto acha que vale?
Ainda acho que vale 2.000. Mas nem todo mundo estará disposto a comprar, se você puser à venda.
|
pplupo Veterano |
# set/08
· votar
Como eu não tenho tempo nem paciência pra investir nesta empreitada (há outras empreitadas mais urgentes e até mais interessantes - pro meu gosto), acho que vai ficar pra próxima... :¬) Por enquanto, vou buscar onde posso anunciar o violão. Vc tem alguma sugestão?
Obrigado!
|
guarareba Veterano |
# out/08
· votar
mercado livre! xP
|