qual o campo harmonico de bossa nova?

    Autor Mensagem
    sei_laaa
    Veterano
    # jul/08


    po se alguem puder me ajudar nessa questaoo
    vlwww

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ã?

    Scrutinizer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Um campo de grama? han han?
    rar rar rar

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171708/

    Pô, já te responderam...
    Vou quotar o Curly:
    pô cara, na boa, sua pergunta está totalmente sem noção, comece a estudar os conceitos básicos de harmonia como intervalos, formação de acordes, tríades, tétrades, etc, aí vc vai começar a entender o que é o CH. de preferência pega umas aulas que vc aprende tudo em poucas semanas

    sei_laaa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ai minow na boa..
    so foi uma perg...se foi boa ou nao...vc nao precisa falar q e sem nocao..
    se nao e pra ajudar nao precisa responder errado
    so quero saber como q encaixa os acordes em uma musica de bossa nova ,ja que possuem tantos.

    Minow
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Minow
    · votar


    sei_laaa
    Não fui eu que falei isso, falaram isso em outro tópico.
    Tá, vou te dar um exemplo:
    Os muitos acordes que você vê numa música não precisam necessariamente fazer parte de um campo harmônico só.
    Você pode definir um tom pra a música, ex: C (dã)
    Mas pode encaixar acordes que não fazem parte do campo harmônico de C, mas que ainda tem alguma ligação com ele. Na verdade praticamente qualquer coisa que você encaixar no meio vai ter uma "explicação".

    Você pode botar um Gm7 (o sol no CH de C é maior com sétima, dominante) como sendo o segundo grau do F7M, por exemplo, e pode ainda botar o seu quinto grau com sétima, C7 resolvendo no F7M.
    Ou então pode usar como dominante o C#7 resolvendo no C7M. Pode inclusive usar um Eb7M como empréstimo do CH de Cm. E por aí vai.

    Se você não entendeu absolutamente nada do que eu disse aí em cima, primeiro entenda o que é o campo harmônico. Depois entenda as funções dos acordes dele (o que é função tônica, sub-dominante e dominante). Comece re-harmonizando músicas simples como por exemplo do Legião Urbana, Bob Dylan, etc, usando as funções tonais e analizando a harmonia pra entender "quem é" cada acorde.
    Depois, parta pra umas músicas do Caetano, Gil, e só depois comece a pensar em harmonias realmente complicadas.

    sei_laaa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    okk..
    vlw..brigadao minoww..
    ajudo bastante..vo estuda mais o campo harmonico

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    sei_laaa

    pense en acordes q se pode formar com escala menor harmonica e menor melodica e coloque bastante acordes dissonantes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual o campo harmonico de bossa nova?