Autor |
Mensagem |
michelapm0 Veterano |
# jun/08
Fala galera, to com uma duvida aqui. Tenho um violao Memphis da Tagima modelo AC-50. Ele veio com cordas de nylon. Queria colocar corda de aço nele, mas me falaram que empena. Gostaria de saber, se n seria possivel levar o violao em luthier e ele colocar um tensor, ou algo que ajude. Cheguei a usar aquele cavalete de ferro um tempo, mas acho que o violao fica muito lotado de coisa. Ja vi varios violoes bem comuns usando cordas de aço sem empenar, e reparei que na ponte deles, havia 2 bolinhas. Seria possivel instalar essas bolinhas num violao normal de nylon?
Agradeço pela ajuda.
|
DrBrodsky Veterano |
# jun/08
· votar
michelapm0 Queria colocar corda de aço nele
Não faça. O violão é feito com um tipo de cordas em mente. É como querer transformar uma camisa em uma calça. É melhor comprar uma nova logo.
michelapm0 me falaram que empena Alguns vão empenar, outros vão arrancar o cavalete ou deformar o tampo ou tudo isso junto. TODOS vão ficar com uma sonoridade estranha.
|
michelapm0 Veterano |
# jun/08
· votar
ok, obrigado.
|
tucotronic Veterano |
# jul/08
· votar
cara se tu colocar as cordas de aço no violão de nylon tu estourou o cavalete foi o que aconteceu comigo um abraço
|
Julio Peppers Veterano |
# jul/08
· votar
Galera e se colocar niylon em um violão de aço? a tensão da corda de nylon eh bem menor doq a de aço,então da algum problema?
|
Soulface Veterano |
# jul/08
· votar
Julio Peppers Aí o problema já é "como prender as cordas de nylon no cavalete"...
|
Nycolas Veterano |
# jul/08
· votar
DrBrodsky falou tdo...
Eu coloquei no meu Giannini Nylon uma vez corda de aço. Ele ficou um tempão bom, o som dele soava meio estranho, mas como era iniciante nem liguei mto... depois vi que era besteira, pq o braço dele empenou bastante, tive que mandar consertar... ai comprei um Groovin aço, e tenho o Giannini Nylon. Cada um pra uma coisa diferente :D Mas eu dei sorte, pq o meu nao quebrou braço, não arrancou cavalete, nao soltou o tampo, nem nda dessas coisas comuns de acontecer, soh empenou um pouco o braço
Mas... conselho de um bobo: "Não faça!" compre um violão novo :D
Abraço
|
DrBrodsky Veterano |
# jul/08
· votar
Julio Peppers
e se colocar niylon em um violão de aço? a tensão da corda de nylon eh bem menor doq a de aço,então da algum problema?
Já fiz. Fica um som meio chocho, mas dá pra usar.
|
sifra2003 Veterano |
# jul/08
· votar
michelapm0
A diferença entre um violão de nylon e um de aço está na sua confeccção. Existe por dentro da caixa do violão réguas para suporte da madeira que variam de acordo com o que vai ser colocado nele em questão das cordas (aço ou nylon). Se pegar um violão de aço e colocar cordas de nylon, o som ficará abafado. Se for elétrico então, o som ficará uma porcaria. Já experimentei isto em um violão Giannini. Estas madeiras colocadas na sustentação do corpo é que dão a acústica do instrumento. Cada qual com seu cada qual, ok ???
|