Dúvida - Takamine eg 523 sc x Cort CJ 10X x Crafter Bubinga PK x Yamaha APX900

Autor Mensagem
MontanhaSong
Veterano
# mai/08


Pessoal...
Ando disposto a comprar um violão de cordas de aço e pelo que andei pesquisando talvez um destes citados no título do tópico me atenda...
Exceto o Crafter Bubinga PK que está numa faixa de R$1.700,00 , o Takamine EG 523SC, o Cort CJ 10X e o Yamaha APX900, estão na mesma mesma faixa de preço - R$1900,00 a RS2100,00.
Destes, só toquei no Takamine ...achei razoavelmente bom, considerando que vem de fábrica com regulagem porca e cordas 0.11, que não são as que gosto...prefiro 0.10...achei também que o corpo Jumbo é meio incômodo para tocar em pé mas isso é o de menos...
Minha dúvida se resume basicamente ao custo/benefício entre o Cort, o Crafter e o Yamaha, em termos de captação, madeiras, acabamento, sonoridade e "tocabilidade", já que ainda não tive a oportunidade de tocar em nenhum deles e provavelmente só acharei por aqui o Yamaha para testar....
Alguém que tenha algum destes...ou tenha tocado nestes violões ...poderia me dar uma opinião?
Obrigado a todos...

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


Não gosto muito de ficar dando up em tópico, mas....vá lá...
Up...
Ajudem aí, por favor....

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong

Eu tenho um APX900. Já comentei ele várias vezes por aqui, se você usar a busca, deve achar algo que eu mesmo já tenha dito.

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


Bog

É verdade...já lí algumas coisas que vc postou sobre o APX900...é o 900 que tem captação por microfone né? O que vc acha que seria o ponto fraco dele?
Abraço...e obrigado...

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong

Não, não tem captação por microfone. Mas também não tem aquele som de pato das piezo tradicionais.

A característica dele é ser estreitinho, e isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem dependendo do ponto de vista. O formato do corpo torna ele muito confortável, e destaca os agudos, deixando o som brilhante. Por outro lado, ele tem pouco volume, e o som não é encorpado.

Se você quer um violão principalmente para tocar desplugado, não é a melhor opção. APX é feito para se tocar plugado. A própria Yamaha tem uma linha "irmã" da APX para quem toca desplugado, a CPX.

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong

Na minha opinião entre os citados eu iria no crafter bubinga, pois além de ter um acabamento único, ele possui captação LR Baggs e que achei um absurdo de bom, tem uma ótima resposta de frequencia nos canais graves e agudos, tem um som hiper equilibrado e dificilmente dará microfonia...fora as tarrachas que achei um show a parte, segura legal a afinação!
Esta é minha opinião pessoal, mas creio que qualquer um dos citados vai te atender muito bem....

Att;
Dennys

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
VC falou que violão jumbo é incômodo pra vc e que gosta de cordas 0.10. Então NÃO COMPRE nem o TAKAMINE nem o CORT, acho o CORT 10x hoje o MELHOR VIOLÃO CUSTO / BENEFÍCIO no mercado nacional, tanto na sua elétrica, acabamento, escolha das madeiras, etc, e o Takamine que não seja japonês que é o caso desse modelo todos me decepecionaram muito!
mas como vc disse que quer cordas 0.10, e esses dois modelos citado acima são jumbos grandes, violões jumbos de verdade, tipo construção daqueles famosos GIBSONS jumbos, que hj custam mais de 10 mil reais, então.. cordas 0.10 vc mata com o violão, eles não serve para 0.10, mesmo bem regulado e tal, as cordas mínimas pra eles são 0.11, e na minha opinião e na opinião da maioria de luthiers e musicos, nesses 2 violões o ideal é a 0.12
porem isso não torna eles instrumentos pesados ou duros.., já usei e muito tanto o cort qto o takamane com 0.12, macios e aveludados.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
continuando..
O Yamaha APX não tem nada haver com o cort e o takamine, aí vc está comparando banana com mação, não tem nada haver uma coisa com outra apesar de ambas serem frutas!
outro tipo de contrução outra tipo de uso.. aí sim vc estaria se saindo bem com 0.10 e som agudo, bo acaptação mas eu não gosto da escolha de madeiras dos yamaha nem da construção. acho sons muito agudos e gritantes.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
agora o crafter.
adoro crafters, tenho 1 bem velinho até hj.. porém não há comparação dele com o cort e takamine tbm.. mas já dá pra compará-lo ao yamaha, eu (gosto pessoal) gosto muito mais da construção e madeiras e sonoridade do crafter ao yamaha, e o preço do crafter ainda é mais baixo!!! o único ponto superior (minha opinião de novo) do yamaha em relação ao crafter é a captação, mas oq adianta captar bem um som que eu não gosto...hahahahaha.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


Ahh outro detalhe importante dos yamahas a construção do CPX é mais parecida com o Crafter do que essa linha APX, a apx é menor mais aguda, mais estridente e mais leve do que a cpx.. minha eu gosto muito mais do CPX que tem um pouco mais de som encorpado, apesar que yamaha para corpo de som não me agrada como já disse antes.!

é isso

escrevi bastante
paz

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


A propósito, eu não gostei tanto dos Crafters e princiaplmente dos Takamine (todos japas) que eu testei. Simplesmente, o som era cheio de médios demais, para mim soa encaixotado.

Mas isso é para você ver como não vai encontrar consensos em algo que tem muito a ver com gosto pessoal. Eu tanto gosto dos Yamaha que tenho um APX e um CPX. Já o TioAle ali prefere o Crafter. Provavelmente, o que eu gosto dos Yamaha (o som com poucos médios) é exatamente o que ele NÃO gosta nos mesmos violões.

Aliás, se quiser ouvir:

www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

A música Lanternas Flutuantes foi gravada apenas com um APX900. Esse é o som da captação dele - muuuuuuuito melhor que qualquer piezo que eu já tenha ouvido. Mas já comentaram que é meio agudo - e sim, é exatamente o tipo de som que você pode esperar deste violão.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
A propósito, eu não gostei tanto dos Crafters e princiaplmente dos Takamine (todos japas) que eu testei. Simplesmente, o som era cheio de médios demais, para mim soa encaixotado.

não defendendo os takamines que só tem me decepcionado... mas acredito que esse som encaixotado que vc fala deva ser por causa que são violões de contrução Dreadnought, que tem como característica o som embolado, misturado, que eu tbm detesto.
diferente dos yamahas, tanto o APX como o CPX, não tem construção Dreadnought, o CPX chega a ser um mini-jumbo e o APX seria uma construção que a Martin chama de Auditorium.

mas uma coisa é certa... os dois ( A e CPX) são ótimos violões sem sombra de dúvida.

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle

Não, os com corpo NEX (tipo de corpo pequeno da Takamine) também tinham som com médios demais. Ah, e a escala dos Takamine me pareceu ser ligeiramente mais estreita que a do Yamaha. Eu queria comprar um, mas não consegui gostar.

Outra coisa que eu gostei dos Yamaha é que alguns modelos não têm verniz na parte de trás do braço. A mão desliza mais fácil!

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
hahahahahah eu falei que os takamines só estão me decepcionando ultimamente...rs..

eles agoras só tem nome.. a qualidade que rendeu esse bom nome deles já era!!!

eu to doido por um silent de nylon da yamaha!! cara... é maravilhosos o som daquele bicho estranho, pq eu acho aqueel violão muito estranho e feio..rs.. mas o som dele é coisa de loko!!!! hahaah

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


DENNYSRENGIER

Vou testar o Bubinga assim que conseguir encontrá-lo...liguei em uma loja aqui e me disseram que já fizeram o pedido ao importador, que é daqui de BH mesmo...semana que vem deve estar na loja....particularmente achei o Bubinga PK bonito à beça... a Crafter tem se descatado por fazer bons violões - tenho um Crafter de fundo de fibra ( deve ter uns 10 anos que tenho esse violão) - e, o ponto fraco da Crafter na minha opinião - a captação - é elogiada por vc...supunho que deve ter melhorado...vou testar para ver...mas em termos de aparência , ponto para o Bubinga....
Obrigado aí pela opinião...

TioAle

Bom...na verdade eu disse que achei o Takamine incômodo para tocar em pé...sentado nem fez tanta diferença assim...acho também que esperava mais do Takamine embora não possa dizer que é um violão ruim...
Tenho visto muita gente falando bem dos Cort, especialmente do CJ 10X ...gostaria muito de testá-lo, mas não o encontro aqui em BH...parece que é chegar nas lojas e já acaba...agora...essa sua informação de que mesmo com uma boa regulagem os Jumbo não aceitam cordas 0.10 é um ponto contra para mim...aí eu teria que realmente tocar em um violão jumbo com cordas 0.11 ou 0.12, como vc diz, mas devidamente regulado por um bom luthier, para ver se não ficam excessivamente duros...
Na realidade eu não estava exatamente comparando os APX´s com os Jumbo...tenho um APX-5-12A( um pouco mais antigo também) , e acredito que em termos de dimensões do corpo e timbre não deve diferir muito do APX900...o que me intrigava mais em relação ao APX era em relação a captação, o que nosso amigo BOG gentilmente já esclareceu...
Quanto aos Crafter, temos algo em comum....também gosto muito do meu Crater velhinho, de fundo de fibra - é outra concepção de violão, claro, mas gosto muito - ponto fraco, como vc disse antes e eu concordo plenamente...captação...sei, evidentemente, que também não há muito parâmetro de comparação entre os jumbo mencionados e o Crafter...que tem o corpo menor - seria um " auditorium" se não me engano muito - É que dentre estes todos o Crafter é na minha opinião disparadamente o mais bonito...e tenho uma certa " esperança" que essa nova captação LR Baggs( elogiada pelo Dennys) tenha resolvido o problema de captação dos Crafter...
Concluindo...estou querendo um violão com som mais encorpado( bons graves) mas que não seja excessivamente duro e desconfortável....nesta faixa de preço de até uns R$2.200 ou R$2.300...
Te agradeço bastante as opiniões...

Bog
Então eu acho que talvez o APX900 não atenda exatamente o que estou querendo...como disse acima, tenho um APX-5-12A, que acredito que não seja muito diferente do APX900 no tamanho do corpo e projeção de som desplugado...talvez a diferença maior seja por conta da captação , muito elogiada por vc....à noite escutarei sua gravação para conferir...
Na verdade, gosto bastante desse meu APX, tanto plugado quando desplugado...e olha que mandei rebaixar o cavalete e coloquei cordas 0.9 nele...mas som de violão 12 cordas é outra história...quando o comprei preferi o apx aos takamine porque me identiquei mais com a pegada dele do que com a dos takamine - vc está absolutamente certo quanto a escala dos takamine ser um pouco mais estreita - e até agora não consegui tocar em um violão takamine que eu pudesse dizer " esse é o violão", embora tenha testado muitos, tanto de aço quanto de nylon...
Agradeço muito também suas opiniões...vc é um cara extremamente gentil, sempre atendendo a todos...obrigado mesmo...

Abraços a todos...e continuamos trocando idéias....

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
procure tbm sobre os Cort 5x e 7x... são jumbos grandes.. ótimos instrumentos, ótima escolha de madeiras, acabamento, tarraxas. eu estou tocado ultimamente com um Cort7X , maravilhosos vilão.. enorme e me surpreendeu sua leveza.. ele é bem leve mesmo não o som.. o peso propriamente dito.

um aluno meu comprou ele e está usando cordas 0.10, quase bati nele.. hahahahahah, brincadeira.. e depois de 2 dias ele se arrependeu e colocou 0.11, super macio e ótima tocabilidade e ação. o maior diferencial dele pro 10x é a parte de captação.. o 10x tem uma captação de outro nível.. muito pró!! captador dupli.. entra no site da cort e baixa o manual do instrumento.. que tu vai ver como é bacana aquela captação...
o problema dela é que é bem complexa e de difícil regulagem.. se vc usar todos os recursos como cabo estéreo e usar 2 canais na sua mesa.

acho que vc vai se interessar numa boa pesqueisa no site oficial.

duvidas grite...rs

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong

Conforme descrevi acima coloquei o crafter á pensar seriamente para compra justamente pelo fato da captação deste modelo ter superado as minhas expectativas, os crafters anteriores na grande maioria eram Shadows e tinham problemas cronicos de microfonia e ajuste de médios.
Dei esta sugestão imaginando que vai usar calibre de cordas baixo, aí este é o ideal, mas se não ligar de usar calibre grosso de cordas (tipo 0,11 e 0,12) vai de Cort de olhos fechados, pode encomendar sem testar, pois ele é para mim o top dos violoes nesta faixa de preço sem dúvida alguma, mas tem um detalhe, para jumbo tem que usar corda de calibre grosso, não tem jeito, ai voçê precisa ver se acostuma com o acréscimo de tensão, não é muito, mas precisa se acostumar, com o tempo fica até melhor a tocabilidade com cordas grossas. Teste e nos dê um parecer!
Abraços
Dennys

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


TioAle
DENNYSRENGIER
Bog

Vcs conhecem o Taylor 214? Achei no Mercado Livre, vendido pela Loja Barramusic, no Rio de Janeiro por R$2.399,00....eu, particularmente nunca toquei em um violão Taylor....não conheço os modelos da Taylor e não sei a diferença entre eles....só reparei que a captação tem apenas 3 controles que suponho serem volume, graves e agudos....vcs conhecem esse violão?
Abraços...

LINK DO TAYLOR 214 NO MERCADO LIVRE

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
cara eu tava loco por esse violao.. mas parece q sao so madeiras laminadas.. leva o nome da taylor.. eu testei uma vez e por incrivel q parece preferi o 114 que é mais barato e eh de sapele.. nao sei pq mas parecia um violao sem volume sem graves apesar da caixa jumbo.. o cort cj10x nunca ouvi mas pelo que me parece, é um violao mto bom.. tenho um crafter nos mesmos moldes dele mas nao tem microfone interno.. na madeinbrazil tem um cort desse pra vender ate no site.. nao vai pela marca nao.. eu por exemplo detestava crafer.. achei esse meu com madeiras solidas e sou louco por ele e na epoca eu cheguei na loja pra levar o 214

Max
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
em relacao a pergunta inicial eu nao apostaria mais em takamine como muitos ai disseram..uma marca q faz tampos ate de compensado perdeu meu respeito nos ultimos tempos.. iria do bubinga talvez pelo preco mas se fosse pegar uma sonoridade de bubinga eu apostaria no condor de bubinga.. tem no site nao lembro o modelo.. custa uns 1500 tem shadow na captacao wilkinson nas travas e testei quando fui comprar o meu e me deu uma duvida do caralho.. eh um otimo violao ja usei pra gravar uma vez e foi show de bola.. o yamaha 900 tem uma captacao mto legal.. o cara que tem ai eh melhor pra falar do que eu e eu so nao comprei um desses pq era mto caro.. mas era um violao com uma pegada confortabilissima, captacao excepcional so q eu nao sabia nada sobre as madeiras.. e violao eh madeira ne veio.. nao gosto de coisa td pintada.. quero madeira aparente.. nao dava pra ver como eram os veios nem nada entao nao sabia se o preco era td aquilo so por causa da eletronica.. talvez nao mas nao arrisquei apesar de sentir um som perfeito nele PLUGADO.. desligado falta volume por ser flat mas ai eh de se pensar.. entre os que voce falou eu ficaria com o cort por confianca.. nunca testei.. mas parece ser otimo.. e pra duvida eu ficaria entre cort e yamaha.. vai na loja.. ve tds.. mas ve msm fica o dia td la.. eu fui dois dias seguidos na loja e so comprei qd a loja fechou no segundo dia q eu tava la! valeu cara

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


Max

Cara, valeu mesmo pela opinião...como eu disse antes...nunca nem peguei em um violão Taylor...aí, de tanto ouvir e ler elogios vc acha que tudo da Taylor é bom...e esse 214 não achei por aqui também para testar...com esse problema que tava com importações por causa de greve, os estoques das lojas estão bem reduzidos...
Agora...quanto ao 214 ainda....me parece que o tampo é sólido e as laterais e fundo de madeira laminada....
Estou esperando chegar o Crafter Bubinga na loja para essa semana, segundo o vendedor...vou ver se testo também outros modelos da Cort que encontrei aqui, além do CJ 10X que está em falta....
Acho que já descartei o Takamine...também não senti muita firmeza nela quando testei...
Quanto ao APX900 vou testar também...embora já tenha mais ou menos uma expectativa do que esperar...
Valeu aí...obrigado...
Abraços...

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
Vcs conhecem o Taylor 214? Achei no Mercado Livre, vendido pela Loja Barramusic, no Rio de Janeiro por R$2.399,00...

série 1 e 2 da taylor (100 e pouco e 200 e pouco) são ruins, comparando com a marca, por se tratar de um taylor já sabemos a procedência e boa qualidade, porém, é quase um "falso" taylor, nem se compara com os verdadeiros. pode ver no site oficial da marca que eles entram até em outra categoria.. não se encaixam junto com os outros violões, eu não recomendo, a não ser que vc queira dizer pra todo mundo que tem um taylor.

por esse preço sem dúvida nenhuma, sem piscar abraçaria o cort 10x, em outro tópico estava discutindo ele tbm.. e entramos num acordo de que o melhor violão vusto beneficio hj nessa casa de proço é o 10X que vc compra por volta de 2.500,00

na minha opinião a no do DENNYSRENGIER que falamos em outro tópico, não não conhecemos nenhum violão abaixo de 4.000,00 que seja suprior ao 10x, pode ter igual ou que mais agrada um musico ou outro.. mas não um instrumento superior!

abs

Max
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle
o loco.. abaixo de 4000 reais eh facil achar um melhor ao 10x! entram nessa faixa mtos violoes feitos inteiramente de madeiras solidas e sem comparacao

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle
Como eu disse antes...não conheço os violões da Taylor...Já lí que os Taylor, da série 300 prá cima, são violões superiores...pelo preço do 214 eu nem esperaria um violão com todas as qualidades que se atribui à Taylor...
Na verdade, a comparação a ser feita é entre o 214 e os outros violões que mencionei, especialmente o Crafter Bubinga, já que são ambos, podemos dizer, violões da mesma "categoria"( auditorium e grand auditorium, se não me engano muito)...
Quanto ao Cort CJ 10X, estou louco para testá-lo, principalmente para ver a captação - fiz o que vc sugeriu e fui ao site da Cort ler sobre a captação - muito interessante mesmo...
Bom...voltando aos Taylor...acima do 214 eu só ví, a venda na Internet o 312 CE que estava mais de R$5.000,00....não há nenhum modelo intermediário entre o 214 e 312 que tenha um preço melhor? Acho que , prá mim, não compensaria o custo benefício de um violão de R$5.000,00, uma vez que não faço uso profissional de instrumentos...
Obrigado mais uma vez....
grande abraço....

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


Max
entram nessa faixa mtos violoes feitos inteiramente de madeiras solidas e sem comparacao

não esqueça que o cort 10 x tem todas as maderias sólidas.. vê nas especificações deles...

sinceramente eu não me lembrei de nenhum que superasse... o cort.. vc lembra de algum?

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
.não há nenhum modelo intermediário entre o 214 e 312 que tenha um preço melhor?
infelizmente não.

a comparação a ser feita é entre o 214 e os outros violões que mencionei, especialmente o Crafter Bubinga,
se for essa comparação então.. esqueça o 214, que custa em torno de 2.500 reais, e fico com o crafter que custa 1.000,00!!!

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


Max

o loco.. abaixo de 4000 reais eh facil achar um melhor ao 10x! entram nessa faixa mtos violoes feitos inteiramente de madeiras solidas e sem comparacao
...
Qual?

MontanhaSong
Veterano
# mai/08 · Editado por: MontanhaSong
· votar


TioAle
DENNYSRENGIER
Sei que já estou abusando ...mas....andei dando uma olhada por aí...e ví que Crafter tem um violão que , pelo menos em preço está " acima" do Bubinga....o GLXE 3000 SK...vcs conhecem?Têm alguma referência desse modelo??? Achei por aqui na faixa dos R$2.400,00 ...e consigo até por 10% menos prá pagar à vista....talvez seja mais próximo do que estou procurando...já que o Shape dele é de Grand Auditorium...o que deve fazê-lo trabalhar bem com cordas 0.10...além disso ele é todo, tampo, laterais e fundos em madeira maciça...com ferragens Gotoh....
Obrigado mais uma vez....
Abraços....

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


MontanhaSong
pelas especificações parece bacana... me falaram bem dessa captação senão me engano foi o próprio DENNYS que falou... mas eu tbm não conheço...

outro detalhe... eu prefiro para esse tipo de violão jumbo, grand auditorium sem cutway, o cutaway dá uma alterada no som considerável pela área de ressonância da cx.

mas vou ser mais chato... hahahah por esse valor vc pode pensar no Cort 10x... to sempre falando dele...rs.. ainda não fui convencido que nessa faixa de preço existe algum violão melhor..

mas voltando ao crafter.. realmente pelas especificaçõe sé um ótimo instrumento.. só se atente ao captador.. pois esse eu não conheço.. mas a escolha das madeiras e o acabamento parecem bons... principalmente as madeiras... e eu gosto da marca... nunca tive problemas ou arrependimentos com crafter

MontanhaSong
Veterano
# mai/08
· votar


TioAle

Acho que vou acabar tendo que ir a Sampa testar o Cort 10X viu....não acho aqui nem com reza brava...mas amanhã vou testar esse Crafter....
Abraços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Takamine eg 523 sc x Cort CJ 10X x Crafter Bubinga PK x Yamaha APX900