milton nascimento - violonista!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Outro exemplo clássico é Beto Guedes, que em seu disco de estréia toca nada mais nada menos que: Violão, Guitarra, Baixo, Viola, Bandolin, Teclado, Flauta e Bateria.



MMI
Veterano
# fev/13
· votar


kiki

tem um baixista aí que manda ver! vi mais duas (sebastian e fé cega, numa versao quase fusion), altos slaps!

Maluco... O baixista em questão é só o Arthur Maia!



Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Kiki

...como postou nosso amigo, MMI, o "maluco" é nada mais nada menos que um dos baixistas mais aclamados na MP Brazuca!

Só não é uma lenda..........porque tá vivo!...hehehe

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


MMI
vixe!
tinha pensado em perguntar, mas achei que seria só mais um garoto-prodigio qualquer... e não é que mesmo com a minha estreita cultura de instrumentistas esse eu ia saber quem é?

valeu!

Lelo Mig
quer dizer que esse povo ficava na esquina aprendendo todos os instrumentos possiveis?

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


kiki

Era uma relação um pouco diferente da de hoje...cheguei a conhecer, em minha juventude alguns "remanescentes" dessa geração. Os caras estudavam, não eram qualquer nota, mas a relação era outra... eles queriam tocar fazer música. Técnica, conhecimento, destreza e etc, nada disso era comentado ou visto com importância, a não ser o "dominar o que precisa para se fazer a música que está na cabeça".

A maioria, ao invez de estudar 8 horas por dia, estudava 2. As outras 6 eram gastas entre "falar de música", "ouvir muita música" e "tomar cerveja falando de música"...hehehe.

Não digo/defendo que era melhor ou pior, como disse, apenas outra relação e escala de importâncias.

Na verdade, foi com este tipo de músico que me interessei em aprender um instrumento. Acompanhei um cantor de MPB por 5 anos. Que era outro FDP que além de cantar muito, tirava som do que botassem na mão dele...rs

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Certa vez, eu fui numa das primeiras Expomusic... No stand da Zaganin estava rolando uma jam nervosa, um monte de feras, entre eles o Torcuato Mariano e o João Castilho. Nisso chega um maluco mandando parar tudo, pega o baixo da mão do sujeito e começa a mandar uns grooves alucinantes. Pois é, era o Arthur Maia. Foi sensacional ver aqueles caras altamente gabaritados passando aperto e tirando tudo que sabiam para um não ser atropelado pelo outro. E foram botando pimenta no molho, um entortando mais que o outro... Lembro que eu estava bem quase encostado com o Torcuato, entre ele e o João Castilho, mas a coisa estava tão cabeluda que comecei a solfejar o riff básico, baixinho, o Torcuato olhou e acenou positivamente com a cabeça. Quando acabou, ele olhou para mim e disse: "porra, estava tão louco que comecei a seguir você!". hahahahaha


Era uma relação um pouco diferente da de hoje...cheguei a conhecer, em minha juventude alguns "remanescentes" dessa geração. Os caras estudavam, não eram qualquer nota, mas a relação era outra... eles queriam tocar fazer música. Técnica, conhecimento, destreza e etc, nada disso era comentado ou visto com importância, a não ser o "dominar o que precisa para se fazer a música que está na cabeça".

Eu sou de uma época que não tinha internet ou cifra club para tirar músicas. Mal e mal tinha umas revistinhas sem vergonha, quando tinha. O fodão era o cara que chegava e falava "olha, tirei uma música difícil" ou "achei aquele acorde dissonante no meio da música tal".

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


kiki

Lembrei de uma lance interessante sobre os violões do Milton Nascimento.

A Linda Manzer é uma master luthier canadense, talvez atualmente entre os 3 melhores do mundo e a única mulher a figurar entre os super-luthiers do mundo. O Pat Metheny é o maior parceiro dela, para quem ela fez o Pikasso entre outros instrumentos (esse Pikasso ela fez 1 cópia depois e foi avaliada em 100 mil dólares). Ela uma das pouquíssimas aprendizes de Jimmy D'Aquisto. Os preços dela começam por 18 mil dólares para flattops e 25 mil dólares para archtops, para você ter uma ideia, mas tem toda a produção vendida para os próximos 2 anos, quem quer entra numa fila, daqui uns 2 anos paga metade para começar a discutir o projeto e começar a ser feito, vai demorar uns meses para ser feita (depende do projeto), depois paga pessoalmente a outra metade quando retira, já que não enviam. Imagina qual brasileiro tem um violão Manzer? Sim, Milton Nascimento mesmo...



kiki
Moderador
# fev/13
· votar


MMI
legal!

ja tinha lido sobre esse picasso (que nao é um violao, é uma harpa né?), mas nunca tinha ouvido.
legal a entrevista dela!

mas nao deve ser que ele costuma usar nos shows, será que é? um meio laranja...

dahora essa historia sua da expomusic

Lelo Mig
nem sou dessa época, mas me identifico com esse espírito.

talvez por ter aprendido antes da "era da internet", e crescido numa cidade pequena, meu lance era mais na revistinha da banca e pegando toques com os amigos.

por exemplo, demorei anos pra saber que captador era algo trocavel numa guitarra! antes disso nos preocupavamos em aprender a afinar e tocar musicas!

MMI
Veterano
# fev/13 · Editado por: MMI
· votar


kiki

ja tinha lido sobre esse picasso (que nao é um violao, é uma harpa né?), mas nunca tinha ouvido.
legal a entrevista dela!


Eu sei disso porque me meti a conversar com ela uma vez, quando estava pensando numa outra archtop boa. Ela é extremamente acessível e amável, só que os preços são de assustar, né? No fim a assistente dela fez questão de botar meu nome na lista de espera (apesar de eu ter dito que não daria para mim), disse que colocaria de qualquer forma mesmo que fosse para eu recusar na hora, por ter conversado com a Linda, ela ter gostado, brasileiros são raros na lista dela e tal. Mas não vai ser dessa vez... :P

mas nao deve ser que ele costuma usar nos shows, será que é? um meio laranja...

Não sei, para falar a verdade. Eu vejo a Linda Manzer fazer mais violões de tampo de spruce que de cedro. E se eu tivesse um desses usaria mais para estúdio que para palco no lugar dele...

Obs.: eu sei que o Milton tem Sugiyama também, talvez ele use esse nos palcos.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


MMI
hahaha, legal, ela realmente pareceu muito simpatica pela entrevista, gostei de ver.
ja vi que sua coleção nunca parará de crescer né?

E se eu tivesse um desses usaria mais para estúdio que para palco no lugar dele...
eu nao consegui ver nenhum nome, mas tem varios shows recentes dele com um violao, mas eu achei ele bem feioso =p um laranja meio sunburst bem vibrante!
os dela achei bem discretos no acabamento!

só que os preços são de assustar, né?
se algum dia eu conseguir fazer archtops (cof cof) ai eu te passo um orçamento mais camarada. (sonho de luthieria).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a milton nascimento - violonista!