preciso de ajudacom tabs

Autor Mensagem
vitor_svp
Veterano
# abr/08


Oi gente, sou novo no fórum e iniciante no violão, estou precisando de ajuda para ler tabs.
Quero saber o q representa: h, x, p, / , power chords.



Obs: Gosto muito de solos e riffs se alguém souber um solo fácil de aprender, por favor poste aki!

vlw!

Pardal
Veterano
# abr/08
· votar


vitor_svp

Bem-vindo ao fórum!

Em alguns acordes, como em Em/G, coloca-se a barra pra indicar que aquele acorde será feito com uma inversão.

?????

Um acorde é um grupo de notas. Existem formas de organizar esses grupos de notas que são os acordes. Naturalmente, num acorde, algumas notas são mais graves que outras. Outras são mais agudas. Mas em geral há uma forma básica de se montar o acorde: você basicamente escolhe uma nota e, a partir dela, acrescenta outras mais.

Bem, e a tal da inversão? Quando você forma o grupo de notas a partir de uma nota, em geral esta nota, que chamaremos de fundamental, é a mais grave do acorde. Quando a fundamental é a mais grave, ela faz a função de bordão ou baixo. Quando queremos que outra nota seja o bordão, colocamos a "/" e então a cifra da nota desejada. Em geral, esta nota está presente no acorde que foi formado a partir da fundamental. Isto caracteriza a inversão: você pega as notas que formam o acorde e, delas, coloca outra que não a fundamental para servir de nota mais grave, o baixo.

Claro, existem acordes como F/G em que o baixo (no caso, G) não está no acorde originalmente. A função do G neste acorde exige que você saiba de intervalos. No caso, no entanto, colocar este intervalo a mais no acorde, especialmente no baixo, pode ajudar a formar uma melodia no baixo ou reforçar um intervalo, pois colocando-o no baixo, ele será ouvido com mais facilidade.

power chords, qual é a deles?

Power chords, em inglês, "acordes poderosos", são uma forma de montar acordes, muito usada em rock e tal. Consiste em fazer acordes com apenas duas notas, sendo uma oitavada (repetida mas mais aguda), deixando o resto da harmonia subentendida (ou nao). Limitando a harmonia, fica mais fácil fazer qualquer coisa no soloo que dá certo. Num acorde com várias notas, fica difícil de improvisar bem, pois tem de saber muito de estruturação melódica, harmonia, cadências, coisas teóricas muito interessantes mas que algumas pessoas, por preguiça ou desgosto por erudição não estudam.

Pardal
Veterano
# abr/08
· votar


vitor_svp

h, x e p, eu não sei também. Não uso muito tablatuira, uso mais é partitura mesmo. o que eu pude te ajudar está acima.

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


vitor_svp
na tablatura, geralmente se usa:

h = hammer on (ligado pra frente)
p = pull off (ligado pra tras)
x = abafado
/ = deslizar

esses simbolos podem mudar muito, pois alem de nao serem padronizados, foram adaptados na marra para internet.
sempre ouça a musica pra conferir como é o som.

uma dica: busque estes nomes no youtube que tem varios videos mostrando como funcionam estas tecnicas.

power chord é um intervalo de quinta e oitava, assim:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----5-------------------------------------------------
D-3---5--------------------------------------------------
A-3---3--------------------------------------------------
E-1-----------------------------------------------------

e pode ser feito em qualquer nota.
com ele voce toca praticamente tudo de nirvana, greenday, ramones, sex pistols, etc.

mais informações use a busca aqui no forum, que ha milhares de topicos explicando estas coisas.

e seja bem vindo ao forum.

Penta_Blues
Moderador
# abr/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

vitor_svp
Seja muito bem vindo!
Com relação aos símbolos a que vc se refere, nosso camarada kiki explicou de forma bem legal, principalmente com a dica de sempre ouvir a música que vc pretende tocar, já que é bem complicado representar graficamente todas as possibilidades do instrumento.
Quanto a Power Chords, recomendo que vc procure utilizar a ferramenta de BUSCA, uma vez que o assunto é um pouquinho mais extenso do que "um intervalo de quinta e oitava,".

Pardal
A barra (/), às vezes um traço (-), numa TAB não significa inversão de acorde, mas sim slide.

Valeu!!!

Koisa
Veterano
# abr/08 · Editado por: Koisa
· votar


Tpo.. Solinho O TEMPO - Oficina G3

e)----------5-6-8---8-6-5--------------------------------------8---
b)-----5-6-8-------------8----5-6-8-8/10-10--8p6-8-8/----------
g)--5-7-----------5--------5-7-------------------------------5--5--
d)--------------------------------------------------------------------
a)--------------------------------------------------------------------
e)--------------------------------------------------------------------

O que significa aquele p?

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Boa tarde!!!

Koisa
O que significa aquele p?
Este é o tal "pull off".
A técnica consiste em se tocar a corda digitada no número que aparece antes do "p" e depois tocar a mesma corda retirando o dedo para que soe no número que aparece depois do "p"
Exemplo: 8p6p5
Numa determinada corda vc deve digitar (apertar a corda) os trastes 5, 6 e 8. Dê uma palhetada nesta corda e em seguida retire o dedo que digita o traste 8 para fazer soar (sem palhetar novamente esta corda) a corda no traste 6 e novamente retire o dedo que digita o traste 6 para fazer soar a corda no traste 5.
Valeu!!!

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


Obrigado pelas dicas me ajudaram muito!
Vlw!

Koisa
Veterano
# abr/08
· votar


Penta_Blues

Cara, vlw ai.. Mais tpo, eu sei dessa tecnica, soh tava confirmando.. Mais tpo, essa tecnica eh usada tbm no solinho da musica Voce Vai Lembrar de Mim do Nenhum de Nós nao eh? Soh que no cifraclub ela ta indicada por um h =/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/183197/

Schiavon0
Veterano
# abr/08
· votar


Koisa
esse h seria um hammer on q é o contrario.tipow vc toca no sexto traste e coloca o dedo setimo pra soa-lo sem palheta.Sacas?

Koisa
Veterano
# abr/08
· votar


P eh o contrario do H?

Se pra fazer o H ja da trabai.. Pro P ta ferrado entao..

Sniper
Veterano
# abr/08
· votar


Koisa
Se pra fazer o H ja da trabai.. Pro P ta ferrado entao..

Nem é dificil cara, só precisa de treino :P

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Pardal

Só um adendo: a opção pelos power chords não é apenas pela simplicidade. Tem também a ver com harmônicos extras gerados pela distorção, que acabam soando desafinados ou embolados quando você toca todas as notas do acorde.

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


algem sabe o q qer dizer: b e s.

Foi mal reviver o tópico, hehe.

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


vitor_svp
algem sabe o q qer dizer: b e s.
precisaria ver o contexto, se voce puder portar um pedaço da tab, ou um link ajuda.

mas eu chuto que seja bend e slide.
como eu já disse, não há nenhuma norma ou regra pra escrever tab, e cada um inventa sua notação.

Foi mal reviver o tópico, hehe.
que nada, é isso mesmo. a dúvida ainda é a mesma, e o tópico é seu. reviva-o quantas vezes forem necessárias pra tirar dúvidas semelhantes.

vitor_svp
Veterano
# abr/08 · Editado por: vitor_svp
· votar


Taí a tab.

b


e------------------------10-10b12b10-------------------
B----10b12b10-8-10b12----------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


s


e------------------------------------------------------
B----------14^-----------------------------------------
G--12s14-----------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Obs: O ^ é um bend pra cima, né?

Edit: A tab do b eh parte do primeiro solo de sweet child o'mine, espero q fiqe mais fácil de ajudar agora.

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


kiki

vlw!^^

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


vitor_svp
bom, eu acho que o b é bend mesmo. toca a casa 10 e faz bend até chegar no som da casa 12 (bend de 1 tom).

o s deve ser slide, deslizar de uma casa pra outra.

esse ^ eu não sei não o que é. se for da mesma tab da primeira não deve ser bend não... sei lá.

eu conhecia esse ^ como ligado (hammer on e pull off). assim:
e|---4^5^4---7^5^4---|

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


O q eh um vibrato, issu existe em violão ou só em guitarra.

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


vitor_svp
O q eh um vibrato, issu existe em violão ou só em guitarra.

existem sim.

eu costumava ver asism:

e|---4~~~~~~~---|

mas pode ser. algumas tabs vem com legenda, de uma olhada.
mas pra ter certeza, só ouvindo a música mesmo.

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


kiki

Vlw, mas o q eh vibrato???

O s eh um slide mesmo mas o b naum eh bend.

Penta_Blues
Moderador
# abr/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

kiki
esse ^ eu não sei não o que é. se for da mesma tab da primeira não deve ser bend não... sei lá.
Eu chutaria um erro de digitação na Tab...rsrs

vitor_svp
Nosso camarada kiki deu uma explicação bem legal, simples e objetiva, sobre as legendas que vc não conhecia.
Só queria complementar com o fato de que o Vibrato no violão é executado de maneira diferente do que é feito na guitarra, mas nada impede que vc use a técnica de uma no outro.
No violão o Vibrato é executado como no Violino, sabe como é? Tremendo o dedo?
Já na guitarra, o Vibrato é feito com uma série de Bends/Bends Release rápidos e sucessivos.

Valeu!!!

vitor_svp
Veterano
# abr/08
· votar


Penta_Blues

Vlw cara, me ajudo muito.
Aonde vc escreveu "Tremendo o dedo" o sinal no final e de interrogação mesmo ou é ponto final??

abç

Penta_Blues
Moderador
# abr/08
· votar


Boa noite

vitor_svp
É uma pergunta mesmo. No sentido de saber se vc já viu como os violinistas tremem o dedo pra fazer o Vibrato.
Valeu!!!

Thephynha
Veterano
# set/08
· votar


oi pessoal tbm sou novata.. e tenho muita dificuldade nisso..

eu keria saber melhor pq eu ainda n intendi o significado desses simbolos, tipo esses:
x, h, p, / ,~ , ^ ...

igual aki:

e|---4^5^4---7^5^4---|


se puderem me ajudar ^^ muito obrigada...XD

Penta_Blues
Moderador
# set/08
· votar


Boa noite!!!

Thephynha
eu keria saber melhor pq eu ainda n intendi o significado desses simbolos, tipo esses:
x, h, p, / ,~ , ^ ...

Não é simples dizer o que significam símbolos em Tablatura porque não há uma padronização dos mesmos.
Geralmente significam o seguinte:
x - nota morta: toca mas não deixa soar
h - hammer: toca uma nota e a seguinte soa ao se bater o dedo da mão esquerda sem usar a mão direita novamente
p - pull off: toca uma nota e a seguinte soa ao se retirar o dedo da mão esquerda.
/ - slide: toca uma nota e desliza o dedo da mão esquerda até a nota seguinte.
~ - vibrato: toca a nota e sobe e desce a corda em movimentos curtos.
^ - eu interpretaria isso como um bend: vc toca uma nota e depois sobe a corda até que a mesma atinja a nota seguinte, mas isso só serviria para 4^5 já que não é possível 7^5, uma vez que o bend vai de uma nota mais grave para uma mais aguda.
Como eu disse, não há um padrão e portanto vc pode encontrar outras explicações. digamos que haja "quase" um concenso.
Valeu!!!

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Thephynha
olá, seja bem vinda!

eu keria saber melhor pq eu ainda n intendi o significado desses simbolos, tipo esses:
x, h, p, / ,~ , ^ ...

alguns eu ja expliquei lá no começo:

h = hammer on (ligado pra frente)
p = pull off (ligado pra tras)
x = abafado
/ = deslizar

esse ^ equivale ao h e ao p, são os ligados.

esses simbolos podem mudar muito, pois alem de nao serem padronizados, foram adaptados na marra para internet.
sempre ouça a musica pra conferir como é o som.

uma dica: busque estes nomes no youtube que tem varios videos mostrando como funcionam estas tecnicas.

bons treinos!

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Penta_Blues
hahaha

ó nois ai de novo!

Penta_Blues
Moderador
# set/08
· votar


Boa tarde!!!

kiki
ó nois ai de novo!
E nóis num cansa!...rsrsrsrsrs
Cara, essa do ^ eu não sabia mesmo. Pra representar ligados eu já tinha visto 7p5h7, por exemplo, mas não este símbolo de circunflexo.
Valeu!!!

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Penta_Blues
pois é...

sempre inventam novos. ja vi ^ como bend e como ligado.

eu particularmente prefiro usar como ligado, acho que fica visualmente mais legivel


e----------------------------------------------------
B--4^6^4----4h6p4------------------------------------
G----------------------------------------------------


os h e p são muito grandes, mistura com os numeros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a preciso de ajudacom tabs