Cutaway nylon pra presente

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Ninguém?

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

A questão de o violão ser de braço fino é importantíssima na tocabilidade. Se o braço for muito fino, será difícil fazer meias-pestanas e pestanas em trastes mais à frente. Um colega meu de faculdade comprou um Lineu Bravo (violão feito à mão por um luthier com esse nome), com tampo maravilhoso, mas com braço muito fino, a pedido do cliente. depois, se arrependeu, pois a tocabilidade é horrível.

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


gtrlv

Quanto ao Hofma não dá pra ver pois não tem foto inclinado... Mas acho que será fino o braço. Quanto a questão de fineza, fi discutida no post acima.

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


Obrigado, Pardal!

Será que alguém que possui um desses violões, poderia me passar a largura do braço (junto à pestana)?

Hofma YE 230

Tagima Vegas

Obrigado!

gaara_21
Veterano
# mar/08
· votar


Olha só cara eu comprei o Modelo YE 202, e não me arrependo, eu toco ele mais "Desplugado", mas plugado ele tambem tem um som bem definido...

Olha só dá uma olhada nesses tópicos, pode te ajuda:

Violões Hofma

catselidis
Veterano
# mar/08
· votar


se quiser ouvir algo gravado com o Tagima Vegas:

- http://www.esnips.com/doc/113e2085-ff28-465e-ae63-6f1d3d83096b/Anos-Qu e-Nem-Sonhei
- http://www.esnips.com/doc/deae7d84-a417-40a0-86a0-2a70d7dd227f/Boneco- de-Barro
- http://www.esnips.com/doc/7c165c23-39af-490c-ba35-201ff6821c04/O-Trigo

Gosto muito dele - macio, braço legal - só não gostei das tarraxas, mas nada de muito grave...

abraço!

gtrlv
Veterano
# mar/08
· votar


gaara_21

Legal, cara!

Mas, só tenho encontrado o YE 230! Estou com dúvida quanto à largura do braço dele. Me parece tão estreito quanto o Tagima Vegas. Quanto mede o seu, na altura da pestana?

catselidis

Parabéns pelas músicas! O som é muito bom. Mas eu gostaria de saber se também é bom desplugado.

E quanto à largura do braço, não incomoda por usar cordas de nylon num braço estreito? Principalmente pra quem tá começando a tocar?

Poderia me dizer quanto mede a pestana?

Abraço!

catselidis
Veterano
# mar/08 · Editado por: catselidis
· votar


gtrlv
eu gosto do som desplugado também... a terceira música foi um mix de plugado e microfonado...

o braço mais fino é mais confortável pra mim, pelo tamanho de minha mão.

não sei a medida...

abraço!

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


Ok! Obrigado, catselidis!

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


Bem, pessoal!

Dessa semana, não passa!

Agora estou de olho nos:

STRINBERG AN96C http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=246149

CRUISER BY CRAFTER JC-27E https://sonica.com.br/produtos.php?id_subcateg=219&ident1=72.

Alguém conhece?

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


Nenhuma opinião?

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


Bem, decidi comprar o Strimberg AN 96C!

Está mais de acordo com minha proposta inicial (baseada no desejo da aniversariante) e, pelo que li em alguns depoimentos, aqui mesmo no FCC, é um bom violão.

Provavelmente, em termos acústicos, está abaixo do Yamaha C70. Mas acredito que esteja um nível acima dos Tagima Vegas (testei esse, além do Yamaha C70) e Hofma YE 230, que têm um braço muito estreito pra cordas de nylon (levando-se em consideração um iniciante).

Assim que comprá-lo, direi aqui as minhas impressões.

Obrigado a todos!

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


Olá, pessoal!

Até que enfim, comprei o violão. Depois de muita pesquisa tanto nas lojas aqui da cidade como na internet (principalmente aqui no FCC), decidi-me pelo Strinberg AN 96C.

Devo dizer que o impacto (positivo) causado na aniversariante foi bastante forte. Foi uma surpresa e tanto e certamente ela não esperava possuir um neste nível tão cedo. :)

Também tive a grata surpresa de o violão ter vindo com afinador, coisa que em nenhum lugar (inclusive no site do fabricante) dizia. Por sinal, um ótimo afinador. Bastante preciso.

Gostei do bom acabamento do instrumento. Aqui e ali, nota-se um ponto de tinta "descascada". Mas só se for procurar com cuidado.

Quanto à sonoridade, é boa quando desplugado e muuuito boa plugado. Testei-o no meu amp de guitarra. O equalizador também é bastante eficiente, notando-se facilmente as alterações.

Notei, quando desplugado, que o som de algumas notas parece ressoar de um modo como se o instrumento estivesse amplificado num volume baixo (não sei explicar).

No entanto, o único detalhe que não gostei foi que o 5º traste está meio "levantado" no ponto que começa da quarta e vai aumentando junto à sexta corda. Isso faz com que essas cordas trastejem quando pressionadas na 5ª casa. Creio que só levando num luthier pra consertar. Acho que umas pequenas marteladas ali devem resolver o problema, mas não tenho coragem de fazê-lo.

Ah!, outro detalhe que observei: as cordas estão desafinando com alguma freqüência, principalmente a 4ª. Não sei se isso é normal no início.

No mais, fiquei bastante satisfeito com o violão. O braço é suave, de boa pegada. Não cansa a mão. Acho que acertei na escolha. Apesar de não entender muito da matéria, recomendo-o a quem deseja um violão de porte médio, com bom acabamento e sonoridade. Principalmente se puder testá-lo pra previnir essas pequenas falhas.

Muito obrigado a todos!

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


gtrlv
legal! que bom que ficou satisfeito!

e voce postar sua opinião aqui é um serviço prestado!

só pra constar, a ficha do bichinho:
=========================
Strinberg AN 96C.

Tampo: Spruce Plywood
Corpo: Nato Plywood
Braço: Nato
Escala: Rosewood
Tarraxa: Dourada

Pré p/ violão : Shadow LC-4
Com Captador de rastilho
Equalização: 4 bandas (with bass, low-mid, hi-mid, Treble, trebles e volume master)
Marca: SHADOW
=========================

sobre a afinação, pode ser problema da tarracha, pode ser que ela seja meio frouxa mesmo. aí não tem jeito, só trocando.
voce pode experimentar dar uma apertadinha nos parafusos que tem na catraquinha.

mas pode ser que seja do encordoamento. cordas de nylon tem que afinar algumas vezes ate estabilizar.
se passar mais de uma semana afinando todo dia e não estabilizar, aí o problema é da tarracha.

quanto ao traste, teria que olhar. com certeza um luthier resolve isso.
se tiver uma fresta entre o traste e a madeira da escala, uma marteladinha deve resolver sim. mas com martelo de plastico ou borracha, ou com um pano. e com um apoio embaixo do braço.

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


kiki

Cara, valeu pela dica!

Tomei coragem e dei umas marteladazinhas no traste, usando o cabo de uma chave-de-fenda pequena entre ele e o martelo. E, pra nossa surpresa e satisfação, funcionou!

Tive que insistir por umas quatro vezes, pois estava com medo de danificar o bichinho e estava bantendo muito fraco. Foi só aumentar um pouquinho a força.

Quanto às cordas, fiz como você disse. Agora é só observar por alguns dias.

Valeu mesmo!

Muitíssimo obrigado!

Abraço.

K.e.k.A
Veterano
# abr/08
· votar


Não sei quanto a diferença da qualidade de acabamento e sonoridade dos dois, mas acho que deve ser bem similar.
Eu também comecei violão a pouco tempo e com ajuda do pessoal do fórum estou quase decidida a comprar um eagle (toco num Di giorgio).

Como você falou da aparência mais moderna, acho que o modelo que você apresentou da eagle seria melhor opção, comparando com o modelo da yamaha que é bem mais clássico.
Realmente como ela está iniciando acho que nylon seria mais apropriado, e caso vá comprar o eagle, eu ainda diria que comprasse um preto ou o modelo BK (acho que é esse o meio avermelhado).

Quanto aos aspectos técnicos acho que alguém que entende melhor do assunto ou que tenha tocado em ambos modelos possa te informar melhor. Na dúvida, você poderia ir numa loja e testar.

Espero ter ajudado!

K.e.k.A
Veterano
# abr/08
· votar


Me perdoem, não vi a segunda página.

gtrlv
Veterano
# abr/08
· votar


K.e.k.A

Me perdoem, não vi a segunda página.

De qualquer forma, valeu pela intenção, K.e.k.A! Além do mais, o tópico fica mais rico com cada opinião que é postada e todo mundo ganha com isso, principalmente aqueles(as) que ainda não se decidiram por qual marca/modelo comprar.

Uma observação: o "BK" significa black (preto). O modelo que comprei foi o AN 96C BK.

Brigadão e sucesso nos estudos.

Abraços.

Natyyy13
Membro Novato
# mai/15
· votar


Boa noite,

Gostaria de comprar um violão de presente. Sei que ele quer de nylon, eletroacústico. Ele disse algo da Yamaha, mas estou achando um pouco caro. Será que vcs teriam alguma sugestão até uns 1500,00?
Ele toca a bastante tempo e gosta de mpb.

Ele já tem um Hoffmann de aço e um Crafter de 12 cordas. Ele gosta não gosta de coisas muito modernas.

Liguei numa loja e o vendedor me indicou um Crafter stn 380.

Agora estou em dúvida quanto a marca tbm... O que vcs acham?

Obrigada

RodrigoSt
Veterano
# mai/15
· votar


Natyyy13

【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cutaway nylon pra presente