Tudo (ou quase tudo) que voce queria saber sobre a pestana

    Autor Mensagem
    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08


    Tudo (ou quase tudo) que você queria saber sobre pestana

    Estou fazendo este tópico devido a Imensa quantidade de tópicos com o titulo:"como fazer pestana","como faço pestana","maldita pestana",etc..,que não vão parar de ser criados graças a inúmera quantidade de iniciantes nesse maravilhoso instrumento que e o violão. Aqui colocarei dicas baseadas em experiência própria e adquirida com varias pessoas que tocam muito melhor do que eu. Bom começando:

    1)O que é pestana?
    Pestana é o ato de se pressionar todas as cordas, ou metade delas (meia-pestana) com um dedo só (geralmente indicador).E algo que muitos tem dificuldade devida a falta de experiência, ou por técnica incorreta ou ate mesmo por tabu.

    2)Coisas que você não pode morrer sem saber sobre a pestana:

    a)Pestana não é difícil nem impossível de se fazer. Muito pelo contrario, é ate fácil e com o tempo você não terá a menor dificuldade em executá-la.

    b)Pestana é inevitável. No começo você pode ate substituí-la por acordes sem pestana,pulá-la,trocá-la por outro acorde ou fazer N coisa com ela, mais uma hora você Vera que ela e inevitável.

    c)Pestana não se aprende do dia pra noite, nem da noite pro dia, nem do dia pro outro. Pestana se aprende após muito treino, esforço, dedicação.

    d)Pestana não tem um som feio. No começo o som pode sair meio choco, abafado, feio mesmo, mas com o tempo você aprende a realizá-la com perfeição e o som sai tão bonito quanto ao de um acorde comum.

    e)Pestana não é só força,também e jeito(o segundo e ate mais importante q o primeiro).Claro que você usa força pra fazer pestana,você usa força pra tudo quanto e movimento,ate os involuntários,então por que não usaria na pestana. SÓ QUE a força utilizada na pestana não deve ultrapassar muito a força de um acorde comum,se você usa muita força e perigoso você acabar com problemas sérios na mão e ate mesmo ter que parar de tocar.(obs:esta parte não tem nada a ver com discussões em outros tópicos)


    3)Como fazer e dicas para fazer uma boa pestana:

    a)A dica principal seria arrumar um bom professor, mas como muitos não tem dinheiro e,ou tempo para isso ai vai algumas dicas:

    b)O polegar deve ficar SEMPRE no meio do braço e o espaço entre o polegar e o indicador não deve encostar no braço do violão. Se o polegar ficar para baixo você ira utilizar muita força e alem de ficar difícil vai resultar em problemas se ficar para cima vai ficar desconfortável, feio entre outras cositas más. Portanto polegar sempre no meio do braço.

    c)O indicador deve ficar próximo ao traste, isto deixa a execução mais fácil e o som mais limpo,não em cima do traste mas próximo ao traste.

    d)O dedo não deve ficar totalmente reto mais também não totalmente torto, deve ficar relaxado.

    e)As cordas devem ser pressionadas com o lado de fora do dedo não com a "barriga"do mesmo. Assim você faz menos força e consegue fazer acordes que com o dedo reto seriam no mínimo difíceis.

    f)O dedo (na pestana comum) deve passar da sexta corda não muito mas pelo menos uns 5mm.

    g)Você deve treinar muito,muito mesmo sempre que possível.

    h)Quando for treinar não treine só acordes com pestana. Aqueça a mão antes de começar e se o dedo começar a doer PARE, mecha a mão,descanse um pouco, espere parar a dor , beba uma água e SO DEPOIS volte a tocar.

    i)Nunca desista! Uma hora você vai fazer bem feito!

    j)como diria pernalonga:

    ISSO É TUDO PESSOAL! =D

    Aceito criticas sugestões e qualquer coisa fala q eu coloco aqui xD

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    up!

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    alguem?

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Schiavon0
    legal, gostei.


    i)Nunca desista! Uma hora você vai fazer bem feito!

    acho que essa é uma das dicas mais importantes...

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki
    vlw pelo apoio!
    meu primeiro topico =D

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Schiavon0
    bem util, por sinal.

    o forum do violao tem um negocio engraçado... ele devagar, tem pouca gente que frequenta ele.
    e tem muito iniciante, muita gente que ta começando agora... por que violao é um instrumento mais basico, e barato e tudo mais.
    por isso aparece muito topico repetido, com essas duvidas basicas.

    outro dia eu criei um topico de batida, mais ou menos no mesmo espirito desse seu. sempre aparece duvida sobre batida, assim como sempre aparece duvida sobre pestana...

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki
    ele devagar
    bota devagar nisso
    e tem muito iniciante, muita gente que ta começando agora... por que violao é um instrumento mais basico, e barato e tudo mais.
    aham

    rsf
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: rsf
    · votar


    Schiavon0
    kiki

    interessante que o tempo vai passando e vc vai esquecendo as
    dificuldades que vc teve lá no inicio..quando tudo parecia impossivel...Por falar nisso, em matéria de guitarra e violão, no início tudo parece impossivel....he,he,he....e uma dessas impossibilidades é a tal da pestana....Lembro que fiquei uns bons muitos meses treinando diariamente....e o problema não se limitava à construção da pestana, mas a troca de acordes de um sem pestana para um com pestana..e vice-versa....desanimador..entediante, frustrante... e tudo o mais que termine em dor e ante...mas não existe mágica.. o negócio é muito treino e muita paciência....aliás, aprender violão e guitarra, é o exercicio da paciência com um pouco de muita obstinação...he,he....


    parabens pelo primeiro tópíco aí.....

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    rsf
    pod cre ^^

    vlw!

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Schiavon0

    Acho que ficou legal. O mais importante mesmo é a parte sobre ser inevitável E que não vai ficar bom de uma hora para outra. Já vi muita gente que tem pressa, diz algo como "eu JÁ estou fazendo aula fazem DOOOOISSS MEEEEESES", como se 2 meses fosse uma eternidade para dominar alguma coisa.

    rsf

    (leve na brincadeira)

    Uai, não vai falar que ele é pretensioso porque acha que pode resolver a questão definitivamente, dizendo "tudo (ou quase tudo)" que alguém poderia querer saber sobre pestana? =P

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog
    Acho que ficou legal. O mais importante mesmo é a parte sobre ser inevitável E que não vai ficar bom de uma hora para outra. Já vi muita gente que tem pressa, diz algo como "eu JÁ estou fazendo aula fazem DOOOOISSS MEEEEESES", como se 2 meses fosse uma eternidade para dominar alguma coisa.
    pow cara,valeu!

    DOOOOISSSS MEEEEEEESES!!!
    aiuhsuiAHSUahsuAHSUHAushAUSHauhsuAHSUAsASausAUISHauishaUIHSauihsauiHSU IAhsAUIHSiauhsAUISHuiahsAIU

    rsf
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bog


    é que o primeiro tópico dele, no próximo eu atropelo, he..he....
    prometo..

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    rsf
    dificuldades que vc teve lá no inicio..quando tudo parecia impossivel...
    pior que é...

    e tudo o mais que termine em dor e ante...
    desodorante?
    hushushus

    Bog
    DOOOOISSS MEEEEESES", como se 2 meses fosse uma eternidade para dominar alguma coisa.

    tem pior. as vezes aparece "ja to tocando a duas semanas", ou "há dois dias, e meu dedos doem. é normal?"
    e tem mesmo, to falando serio.

    rsf
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki


    desodorante?

    também e muito......he,he....

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Teve um cara faz um tempo que veio reclamar que não tava aprendendo técnica tal. Só depois que foi dizer que só pegava no baixo uns 50 minutos todo domingo.

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Private Pyle
    oO sao essas e outras q me dao medo!

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    meu topico bem q podia fica fixo ajuda muito iniciante

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    up!

    bATAl
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Qual a distância boa entre o dedo indicador e o traste na hora da pestana?

    metal_ofender
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Quanto mais perto do traste, menos força você irá precisar fazer e menos chance de trastejar/ficar abafado. Porém, tome cuidado pra não deixar o dedo em cima do traste.

    basstreble
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Up

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    bATAl

    Olha amigo, não tem muito essa de ficar medindo...
    Você simplesmente coloca no meio da "casa" e pronto.
    No começo dói, sai errado, fica uma bosta, mas é assim mesmo, com o tempo você se acostuma.
    Uma coisa que eu sempre fazia pra treinar é fazer somente a pestana, sem colocar nenhum dos outros dedos e tocava corda por corda e todas as cordas têm que sair com som limpo. Se alguma corda sai o som abafado, então você não está fazendo direito. Vai fazendo e mexendo até todas as cordas saírem com som limpo.

    Com o tempo você vai preferir fazer acordes com pestana do que fazer acordes abertos estilo "aranha".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tudo (ou quase tudo) que voce queria saber sobre a pestana