Poderiam tirar minhas dúvidas?

    Autor Mensagem
    Gaio
    Veterano
    # jan/08


    Gostaria de saber sobre ressonancia de violão,pois tenho um giannini folk na cor preta será que esse mesmo giannini na cor natural tem o som melhor? E por favor me expliquem sobre ressonancia?

    alfacorrea
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sei pouco sobre isso...

    Acho que ressonância tem ligação com a vibração do instrumento com a vibração da corda.

    A vibração de espalha pelo violão todo, mas na caixa de ressonância, que é o corpo do violão ela é "amplificada".

    Penso que o tipo de pintura e o tipo de verniz e o tipo de madeira usada têm influência no timbre do violão e na ressonância.

    O tipo de madeira é o que mais tem relação.

    A princípio, quanto menos "tinta" melhor seria a ressonância. Não tenho certeza, mas acho que é isso.

    Sei lá... É uma idéia... Tem gente que pode te ajudar mais...

    Abraço

    Alexandre

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Gaio
    bom, não sou especialista no assunto, mas vou tentar explicar o que eu sei.

    a ressonancia é a amplificação do som da corda pela caixa acustica (corpo do violão). todo som é uma vibração, uma ondulação, e ele tende a se transmitir atraves da materia, seja o ar, sejam as coisas (paredes, chão, mesa, tampo do violão, corpo da guitarra, etc.).

    o corpo do violão foi desenvolvido, ao longo de sua história, para uma boa amplificação do som. por isso ele é oco, e deve ser construído de boas madeiras. alem disso, o desenho e a qualidade da construção influenciam diretamente na qualidade dessa ressonancia.
    se um pedaço do tampo descolar, por exemplo, perde-se muita qualidade do som. um formato inadequado tambem, pode "matar" algumas faixas de frequencia.

    até onde eu ouvi dizer, a pintura influencia sim na qualidade do som do violão. recomenda-se violões com acabamento natural, que teoricamente permite uma melhor ressonancia (nunca vi um violonista erudito com um violão pintado).
    mas não apenas isso. o tipo de acabamento (verniz, encerado, etc.) também altera a qualidade do som.

    mas para violões de iniciante/estudo, a questão da pintura é um dos menores problemas. é muito mais importante verificar nos violões de baixo/medio custo (algo de 150 até uns 500 reais) a qualidade da construção, acabamento, tocabilidade, etc.

    espero ter ajudado.

    Gaio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Valeu pelas respostas de vcs.

    Guilherme J.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O envernizamento ajuda a equilibrar o som. Dizem que violão sem verniz fica totalmente estranho, sem harmônicos...
    Em muitos violões de fábrica, eles botam camadas grossas de verniz, de modo que fique apenas bonito, mas não soe tão bem quanto poderia.

    Como o acabamento preto é tinta mesmo, não é verniz, talvez abafe o som. O jeito de aplicar verniz é diferente e mais minucioso, também, exigindo muitas etapas de aplicamento e lixamento.

    Bog
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Gente, desculpem a sinceridade, mas acho que NINGUÉM aqui - eu incluso - seria capaz de apontar a diferença sonora entre um violão com acabamento natural e um violão do mesmo modelo com acabamento colorido. Não que não exista diferença, mas tenho para mim que é uma diferença extremamente sutil para qualquer ouvido normal. Acho que é excesso de preciosismo se preocupar com isso.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Bog
    concordo. por isso eu disse:
    até onde eu ouvi dizer, a pintura influencia sim na qualidade do som do violão.
    mas não apenas isso. o tipo de acabamento também altera a qualidade do som.

    mas para violões de iniciante/estudo, a questão da pintura é um dos menores problemas. é muito mais importante verificar nos violões de baixo/medio custo (algo de 150 até uns 500 reais) a qualidade da construção, acabamento, tocabilidade, etc.


    a galera fica preocupada com uns detalhes, só por que ouviram dizer que altera o timbre. antes de mais nada tem que aprender a tocar e a ouvir.
    enquanto não tiver ouvido pra diferenciar o timbre, não tem que encanar com esses detalhes.

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: douglas de oliveira e silva
    · votar


    São nas sutilezas que se percebem um bom músico.
    Tocar e ouvir é tanto quanto importante saber detalhadamente as características de um bom instrumento, se o cara está preocupado desde o início em saber esses detalhes,ele estará atento futuramente e saberá distinguir algo bom do ruim.

    Bog
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bog
    · votar


    douglas de oliveira e silva

    O problema não é esse. O problema é que eu tenho para mim que ninguém aqui seria capaz de ouvir de olhos fechados um violão preto e outro igualzinho mas com acabamento natural e dizer qual é qual. E se o cara não consegue distinguir, vai se basear no que? Na opinião dos outros? As sutilezas que fazem um bom músico se sobressair são aquelas que ele mesmo é capaz de perceber (ou conceber), e não aquilo que outra pessoa disse.

    Eu poderia ser um tonto completo para timbres e ainda assim comprar só o que os experts indicam. Isso não me tornaria um músico melhor. Existe um grande abismo entre se preocupar com sutilezas porque os outros disseram que "pintura faz diferença" e porque eu mesmo sou capaz de percebê-las.

    E como bem lembrou o kiki, existem coisas bem menos sutis para se preocupar, quando o assunto é violão de nível intermediário.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Meio on meio off: Por que será que os violonistas clássicos tocam naquela postura???

    Para permitir maior ressonância com a vibração da madeira. Quando um cara toca "abraçado" no instrumento ele usa o corpo para impedir isso...

    Mesmo princípio para violão antigo que tem aqui em casa: Meu pai quando era novo colocou um pickguard nele ( sem falar que usava cordas de aço e empenou o cavalete ). Quando fui estudar violão clássico o professor de cara falou para tirar. Obviamente ele insistia que eu comprasse um de luthier...

    douglas de oliveira e silva
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bog,não me refiro a se basear no que as pessoas dizem,mas ir atrás de informações é importante sim, existem lendas a serem quebradas,por exemplo,o senso comum diz que:
    "Para tocar guitarra,você deve aprender primeiro violão".
    Eu te garanto que para um iniciante também não se faz a mínima diferença tocar ou outro,mas receber opiniões e ser capaz de com o tempo perceber sutilezas é importante sim.
    Mas no final o que vale é saber tocar.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    douglas de oliveira e silva
    existem lendas a serem quebradas
    isso eu concordo profundamente.

    "Para tocar guitarra,você deve aprender primeiro violão".
    já vi aqui no forum o contrario também, de que é perda de tempo tocar violão se voce quer tocar guitarra.

    a menina postou aqui algo como "eu toco violão há poucos meses, dá pra eu tentar tocar a guitarra do meu irmão?"
    um cara veio metendo a bota "tocar guitarra é completamente diferente de tocar violão. perda de tempo".

    o maior problema acho que é o preconceito, no sentido de pré-conceito mesmo, de algo dado e inquestionável.

    Mas no final o que vale é saber tocar.
    assino embaixo

    Bog
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    douglas de oliveira e silva

    Concordo que existem muitos mitos que devem ser quebrados. Só acho que muitas vezes esse tipo de conversa acaba mesmo CRIANDO mais mitos. O cara vem aqui, lê que "violão preto deixa o timbre mais abafado" e mesmo que não seja capaz de ouvir qualquer diferença, vai sair por aí divulgando que "violão bom é violão sem tinta".

    No fórum de guitarra isso acontece muito. Tem muito guri que tem "certeza" de que amp valvulado é "beeeeem melhor", que pedal analógico é "beeeeem melhor", e até que afinador analógico é "beeeeem melhor". Mas não consegue apontar a diferença entre uma coisa e outra quando ouve ou toca nelas. Isso quando não se confunde, e cita por exemplo um pedal digital pensando que é analógico. Por que isso acontece? Porque o cara leu em algum lugar que "A é melhor que B" e mesmo sem ser capaz de identificar essa diferença, tomou como verdade absoluta.

    Acho legal que o cara se preocupe com o seu timbre e mesmo com detalhes. Do jeito que eu falo, parece que eu não ligo para essas cosas, o que não é verdade. Quando fui comprar o meu violão, fiquei um tempão testando modelos e mais modelos, e fui bem chato, chegando a recusar TODOS os modelos da Takamine, Crafter e Ibanez que testei. Isso por causa de detalhes como frequências médias demais ou um espacinho entre a escala e a boca do violão. Mas esses são detalhes que eu PUDE perceber, e não coisas que eu li na Internet. E invariavelmente, quando alguém aparece aqui dizendo que "violão sem tinta é beeeeem melhor", um monte de gente que jamais perceberia qualquer diferença sai por aí espalhando opiniões preconcebidas.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/08
    · votar


    Bog
    putz cara vc falou td agora
    qd a galera entra aki pra falar de equipamento tem uma pah de gente faiz isso q vc falou o q acho um absurdo!
    qd vou dar a minha opiniao sobre esses equipamentos me limito a responder a aqueles em pelo menos tive ou tenho

    Gaio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ai Bog eu perguntei porque eu ouvi falar sim e não encontrei provas disso para poder ter certeza,mas ninguém aprende nada sozinho eu prefiro quando eu estou com dúvida sobre algo perguntar para quem eu acho que entende, para eu poder analizar o assunto mesmo que não seja algo que para muitos não tem importancia por que eu estou apendendo ainda a tocar, mais para mim tem, afinal como o ditado diz quem tem boca vai a Roma.

    Bog
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Gaio

    Cara, a crítica não foi exatamente para você, mas para o fato de que o pessoal já estava respondendo de uma forma que fazia parecer que a diferença era gritante. Sendo que eu realmente não acredito que alguém consiga ouvir a diferença de fato. E nessas, o pessoal espalha um monte de mitos.

    Não acho que você esteja errado em perguntar, ou que isso não deve ser preocupação por vc ser iniciante. Acho que haveria problema se você realmente acreditasse que a diferença é gritante e daqui a um ano estivesse alarteando por aí que "natural é beeeem melhor" sem ser capaz de ouvir a diferença.

    O que eu digo para VOCÊ mesmo é: a diferença pode até existir, mas é sutil e beira o imperceptível, especialmente quando o assunto são violões abaixo dos tops (e CAROS), onde existem detalhes muito menos sutis para se preocupar.

    Gaio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado pela explicação Bog.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Poderiam tirar minhas dúvidas?