Autor |
Mensagem |
yurilobo Veterano |
# jan/08
Aloha pessoal, Sou viciado em música e esse começo de ano decidi finalmente comprar um violão elétrico.....chegando na loja o vendedor me recomendou um Eagle por ser um ótimo violão e nem tão barato.
Ok, curti muito o violão, é um preto fosco muito show.....igual esses:
http://www.musicallaser.com.br/produtos.asp?produto=423
http://www.musicallaser.com.br/produtos.asp?produto=162
só que é preto fosco.
Ai veio a questão, pelo que li pelo fórum aqui, Nylon = Mpb, jazz, clássico etc etc...
Aço = Poprock...e seus derivados
Ok
mas no meu caso, como disse no começo, sou viciado em música. Gosto de tudo, curto muito mpb, bossa nova, e essas músicas mais calminhas e/ou mais dedilhadas etc.... mas também curto muito poprock etc etc
Eis a questão, qual violão é melhor nesse caso, nylon ou aço ? Esse que eu vi é um bom violão ? ele é de aço, posso comprar ele e tocar mpb e músicas mais nesse estilo ou fica FEIO demais ?
E se fica muito feio, o que fica "menos feio" tocar poprock e seus derivados em um violão de nylon
ou tocar mpb e seus derivados em um violão de aço ?
Abraços T+
|
Bog Veterano
 |
# jan/08
· votar
yurilobo
Cara, eu sou exatamente como vc. Gosto de músicas calmas e dedilhadas, sou fã absoluto do Toquinho. E também gosto de coisas mais agitadas, pop rock mesmo.
Na verdade, ambos os tipos de violão servem para as duas situações. Nenhum fica "feio demais", mas eu tenho para mim que o violão de aço é mais versátil.
|
128556 Veterano |
# jan/08
· votar
hj eu compraria um violao de aço
axo mais versatil e prefiro o som, principalmente para tocar com os amigos
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/08
· votar
o bem da verdade nao acho q aço pra jazz mpb etc,... seja ruim nao acho ate q seria interessante tudo depende da forma como for tocada a musica
o mesmo digo do nylon pro rock
eu particularmente msm gostando de rock ate hj sempre optei por nylon
|
warmlock Veterano |
# jan/08
· votar
yurilobo No começo tinha a mesma duvida q vc, dps vi q aço eh mais versátil, compra q vc naum vai se arrepender..
fika até mais bonito.
|
yurilobo Veterano |
# jan/08 · Editado por: yurilobo
· votar
Pow valeu galera, era o incentivo que faltava pra eu comprar :D
Depois que comprar falo sobre o violão que comprei aqui, pra servir para outras pessoas que queiram o mesmo violão.
Abraços e valeu again :)
T+
-----EDIT-----
Uma curiosidade: Comprando o de aço, caso eu queira posso trocar as cordas dele por cordas de Nylon ?
Por que pelo que li por aqui, se colocar cordas de aço em um de nylon, pode empenar e tals.... mas não vi nenhuma contra-indicação para o contrário...cordas de nylon em violão com cordas de aço..
Abraços
|
Leronne Veterano |
# jan/08
· votar
yurilobo eu lembro que eu li por aqui que não pode pq o braço empena ao contrario ^^ da um procurada pelos topicos que explica melhor
|
Bog Veterano
 |
# jan/08
· votar
yurilobo Uma curiosidade: Comprando o de aço, caso eu queira posso trocar as cordas dele por cordas de Nylon ?
Cara, essa de "empenar ao contrário" eu sempre achei esquisita, mas tem outros 2 probleminhas:
1. A estrutura interna da caixa dos 2 tipos de violão é diferente, e responde de forma diferente a frequências específicas. Cordas de nylon num violão de aço não soam exatamente como cordas de nylon num violão de nylon.
2. Cordas de nylon são bem mais espessas que as de aço. Você vai entender qual é o problema disso quando notar que a escala do violão de aço é mais estreita e ligeiramente curva, e que as cordas não encaixam nos cortezinhos na pestana.
Sinceramente, acho que mesmo que não estrague o violão, é uma complicação que não traz qualquer vantagem final: o som e a tocabilidade pioram bastante. Se você quer usar cordas de nylon, o melhor é comprar um violão feito para isso.
|
yurilobo Veterano |
# jan/08
· votar
Blz :)
acho q vou comprar esse de aço mesmo, por ser mais versátil como o pessoal falou.... e ficar com as cordas de aço dele mesmo hahaha :) depois se a vontade for muito grande de tocar um com corda de nylon, junto dinheiro pra comprar um :)
valeu novamente Abraços T+
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/08
· votar
yurilobo
acho q vou comprar esse de aço mesmo, por ser mais versátil como o pessoal falou.... e ficar com as cordas de aço dele mesmo hahaha :) depois se a vontade for muito grande de tocar um com corda de nylon, junto dinheiro pra comprar um :)
isso ae falow tudo
|
yurilobo Veterano |
# jan/08
· votar
Aeee galera mais uma coisa
Estava vendo os novos modelos da Eagle, o CH 70F
pelo o que li aqui, o CH 70F é muito bom...sonzera e tal e tal, melhor que o GL 36 fosco que eu to pensando em comprar.
Mas por esse CH ser sonzera pode ser que ele não me atenda bem em músicas dedilhadas....clássicos...jazz etc etc como o GL me atenderia né ?
ou estou errado ? O que vocês têm a me dizer sobre isso ? :)
Ultima coisa, o som o GL é bom unplugged ?
Abraços T+
|
coroa legal Veterano |
# dez/09
· votar
Antigamente, todos os violões eram de corda de aço. Ainda não existiam as cordas nylon. 90% dos que começavam a estudar violão desistiam do aprendizado....motivo? Cordas de aço. Machucam muito os dedos de quem está começando e ainda não fez calos. Com o surgimento das cordas de nylon este alto indice de desistencia baixou sensivelmente. É muito mais fácil começar a aprender violão com cordas de nylon...são mais macias e dóceis aos dedos. Eu começaria com um violão com cordas de nylon...mais tarde compraria, se achasse necessidade, um de cordas de aço.
|
The Root Of All Evil Veterano
 |
# dez/09
· votar
Bog Na verdade, ambos os tipos de violão servem para as duas situações. Nenhum fica "feio demais"
Discordo, violão de aço pra tocar clássico é mais feio que bater na mãe!
coroa legal Antigamente, todos os violões eram de corda de aço.
Não é verdade! Violão originalmente era de cordas de Nylon. O Primeiro instrumento que foi considerado o Violão Clássico foi inventado pelo Luthier espanhol Antônio de Torres e eles possuiam cordas de Nylon. Mesmo seus parentes próximos, como a Vihuella e a Guitarra espanhola eram de cordas de Nylon também.
|
Bog Veterano
 |
# dez/09
· votar
The Root Of All Evil Discordo, violão de aço pra tocar clássico é mais feio que bater na mãe!
Mas eu tinha dito músicas calmas e dedilhadas e coisas mais agitadas. Nenhuma das duas situações era tocar clássico. Eu estava respondendo a pergunta que o sujeito havia feito em 2008:
o que fica "menos feio" tocar poprock e seus derivados em um violão de nylon ou tocar mpb e seus derivados em um violão de aço ?
Que eu saiba, clássico não é exatamente mpb e seus derivados... ;)
|
The Root Of All Evil Veterano
 |
# dez/09
· votar
Bog
É que ele tinha dito no primeiro post o estilo que ele considerava para Violão de Nylon:
Ai veio a questão, pelo que li pelo fórum aqui, Nylon = Mpb, jazz, clássico etc etc...
E também considerei que clássico poderia se enquadrar em músicas calmas e dedilhadas.
Mas se não foi o que você quis dizer, então tá beleza! Só um problema de interpretação da minha parte.
|
Bog Veterano
 |
# dez/09
· votar
The Root Of All Evil
Bom, mas sejamos francos: mesmo em músicas que não sejam clássicas, se o som não fica "muito ruim" com cordas de aço, também não fica "muito bom".
Do jeito que eu disse, ficou meio que parecendo que "tanto faz". É bom esclarecer, até porque eu pretendo comprar um violão com cordas de Nylon este mês, e se minha esposa lê isso, é capaz de me dizer "mas para que, se você mesmo disse que dá na mesma?", haha =P
|
Sam Keat Veterano |
# dez/09
· votar
a sonoridade do nylon é abafada
prefiro de aço mas num é todo violão que da pra colocar aço
|
Will Bejar Veterano |
# dez/09
· votar
Eu optaria pelo aço...
|