| Autor | Mensagem | 
| nitinha Veterano
 | # dez/07 · Editado por: nitinha 
 
 Qual é a teoria das sequências dos acordes? Vou colocar um exemplo na sequência de dó:
 
 Dó Am Dm G7 C C7 F Fm
 
 Bom, o que eu consegui decifrar é Am é a relativa de dó, e percebi depois que as notas vão seguindo na contagem de quatro em quatro notas, mas também não entendi o porquê das sétimas na sequência.
 Gostaria muito da ajuda de vocês para que possam me explicar qual é a teoria dos acordes maiores e menores.
 Eu parei um tempo de estudar violão, mas agora estou retomando treino escalas maiores e vou passar agora para as menores.
 
 Espero a ajuda de vocês!
 Grata,
 Ana.
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # dez/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 nitinha
 Busque informações a respeito de Harmonia, Campo Harmônico e Construção de Acordes para verificar a lógica que existe nos acordes e a relação entre eles.
 Prepare-se pra muita coisa a ser estudada já que Escalas podem ser consideradas apenas a "ponta do iceberg".
 Valeu!!!
 
 
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| Mega Veterano
 | # dez/07 · votar
 
 Senhorita, acredito eu que a "teoria da sequência de acordes" seja campo harmônico. E Isso aí que você colocou não é sequencia de Dó. Alguns acordes sequer pertencem ao tom Dó maior. E a contagem a que você fez referência, é o empilhamento de terças, não é quatro em quatro. São duas em duas, ou seja, você pega a escala de Dó e a partir da tônica, você vai montando os acordes, empilhando de terça em terça. Em outras palavras:
 
 C D E F G A B C
 
 Pra formar a tríade de Dó maior eu uso:
 C  E  G.
 No caso da tétrade eu adiciono o B.
 
 Agora, perceba que "E" é a terça de Dó. "G" por sua vez, é a terça de E. E o "B" é a terça de G. Por isso é que você tem que empilhar de terça em terça.
 
 Num campo harmônico de uma escala maior você vai ter
 I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
 
 No mais, use a busca. No fórum de guitarra e violão você encontra muita coisa. E nos tópicos fixos você pode tirar suas dúvidas. Se ainda assim tiver alguma dúvida ligue 0800... Ops. uiehauieahihea
 
 
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| nitinha Veterano
 | # dez/07 · votar
 
 Hum, agora sim está começando a ficar claro...
 
 Mega
 
 Eu entendi o que você quis dizer sobre o empilhamento de terças, o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:
 
 I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
 
 Porque essa sétima em todos os intervalos?
 E na última tem uma quinta e uma sétima!
 
 Desculpe em ser chata, mas quando quero aprender  eu me afundo no assunto!
 
 Obrigada...
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # dez/07 · votar
 
 Bom dia!!!
 
 nitinha
 o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:
 Isso não é uma Escala Harmônica e sim um Campo Harmônico.
 
 Porque essa sétima em todos os intervalos?
 E na última tem uma quinta e uma sétima!
 Vou atravessar a resposta do nosso camarada Mega pra dizer que o motivo desse "monte" de sétimas se deve ao fato de que estamos falando de Tétrades, ou seja, acordes formados com quatro notas que são a tônica, a terça, a quinta e justamente a sétima.
 Mas tudo isso, repito vc já encontra disponível em outros tópicos. É só utilizar a BUSCA.
 
 Valeu!!!
 
 
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| Rodrigo_Iron Veterano
 | # dez/07 · votar
 
 nitinha
 I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
 
 Porque essa sétima em todos os intervalos?
 E na última tem uma quinta e uma sétima!
 
 
 Todo acorde tem quinta, porém quando vc nao anota nada sobre ela agente entende que é uma quinta justa:
 Quando escrevo "D" entendo que é um ré maior,com a quinta justa (tríade maior), não é preciso escrever D5 (pois aí seria um "powerchord" formado apenas pelo Ré e pela quinta(Lá).
 
 Nesse ultimo acorde do Campo Harmônico, ele escreveu a quinta pq ela é diminuta, e não Justa como nos outros acordes:
 VIIm5-/7
 (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)
 
 Esse é o acorde diminuto.
 
 Abçs
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # dez/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 Rodrigo_Iron
 VIIm5-/7
 (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)
 Esse é o acorde diminuto.
 Uma pequena correção, meu camarada.
 Este acorde é Meio Diminuto pois há nele uma Sétima.
 Valeu!!!
 
 
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| Ernfil Veterano
 | # nov/11 · Editado por: Ernfil · votar
 
 Caras a sequencia mais logica que acho pra tocar é a seguinte:
 
 Nota-----Relativo
 C-----------Am
 G-----------Em
 C7---------Am7
 F-----------Dm
 
 
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| amador_ssa Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 Ninguem vai dizer nada???
 
 Se fosse um novato que respondesse um post de 3 anos 10 meses, 7 dias 26 horas  e 34 minutos com certeza alguém ia dizer:
 
 Pô cara, "fulano" falou isso no sécuo passado, ele nem lembra mais desse post, se liga pra não ressucitar tópico a toa...
 
 Mas......... Como é um Veterano..... Ou medo ou Respeito!!!!!
 
 
 p.s.: Ernfil, desculpa a brincadeira, e valeu pela contribuição no assunto das relativas menores de acordes maiores. Sempre que puder e quizer, continue colaborando.
 
 
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| Facchini Veterano
 | # nov/11 · Editado por: Facchini · votar
 
 Pra mim, que não entendo muito, não parece muito anormal...
 O dó começa, de boa, cai na relativa menor ainda "tonico" (VI°), depois vai pra uma "subdominante" ré menor (II°) seguido da dominante G7 de dó (V°), que forma uma cadência simples de II° - V°, resolvendo a tensão na própria tônica, no caso o dó (I°)... Seguido de uma modulação (?) pois o C7 se mostra dominante do campo harmônico de fá maior, que é resolvido no próprio F, que neste caso atua como tônica (I°)... E o Fm é uma graça aí que da uma salientada... aeuhiuhaeihuaeihuaehiu
 Envolve um poquinho de harmonia, precisa mt nao, devo ter falado um monte de cagada aí, mas fazer oq né? aeheohhoe
 
 Edit: nossa nem vi a data do tópico! aeuhiaehuheiuahae
 falha nossa!
 
 
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| ademir.ferraz63 Veterano
 | # jan/21 · votar
 
 Você quer ser musico profissional? Então pegue p livro de Almir chediak. Deixe estes youtube e apostilas que só servem para lhe atrair a o curso do cara que faz o vídeo. MAS, se você quer apenas tocar junto a uma rodinha de colegas, “aprenda” a decorar. Va no site do cifra clube ou, eu prefiro devido as propagandas, o bacana cifras, faça seu repertório e pronto. Existe mil maneiras de decorar, DECORE. Não existe o milagre de que fala Michel Doni: aprenda a tirar musica de  ouvido!
 
 
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