Autor |
Mensagem |
nitinha Veterano |
# dez/07 · Editado por: nitinha
Qual é a teoria das sequências dos acordes? Vou colocar um exemplo na sequência de dó:
Dó Am Dm G7 C C7 F Fm
Bom, o que eu consegui decifrar é Am é a relativa de dó, e percebi depois que as notas vão seguindo na contagem de quatro em quatro notas, mas também não entendi o porquê das sétimas na sequência. Gostaria muito da ajuda de vocês para que possam me explicar qual é a teoria dos acordes maiores e menores. Eu parei um tempo de estudar violão, mas agora estou retomando treino escalas maiores e vou passar agora para as menores.
Espero a ajuda de vocês! Grata, Ana.
|
Penta_Blues Moderador |
# dez/07
· votar
Boa tarde!!!
nitinha Busque informações a respeito de Harmonia, Campo Harmônico e Construção de Acordes para verificar a lógica que existe nos acordes e a relação entre eles. Prepare-se pra muita coisa a ser estudada já que Escalas podem ser consideradas apenas a "ponta do iceberg". Valeu!!!
|
Mega Veterano |
# dez/07
· votar
Senhorita, acredito eu que a "teoria da sequência de acordes" seja campo harmônico. E Isso aí que você colocou não é sequencia de Dó. Alguns acordes sequer pertencem ao tom Dó maior. E a contagem a que você fez referência, é o empilhamento de terças, não é quatro em quatro. São duas em duas, ou seja, você pega a escala de Dó e a partir da tônica, você vai montando os acordes, empilhando de terça em terça. Em outras palavras:
C D E F G A B C
Pra formar a tríade de Dó maior eu uso: C E G. No caso da tétrade eu adiciono o B.
Agora, perceba que "E" é a terça de Dó. "G" por sua vez, é a terça de E. E o "B" é a terça de G. Por isso é que você tem que empilhar de terça em terça.
Num campo harmônico de uma escala maior você vai ter I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
No mais, use a busca. No fórum de guitarra e violão você encontra muita coisa. E nos tópicos fixos você pode tirar suas dúvidas. Se ainda assim tiver alguma dúvida ligue 0800... Ops. uiehauieahihea
|
nitinha Veterano |
# dez/07
· votar
Hum, agora sim está começando a ficar claro...
Mega
Eu entendi o que você quis dizer sobre o empilhamento de terças, o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou:
I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
Porque essa sétima em todos os intervalos? E na última tem uma quinta e uma sétima!
Desculpe em ser chata, mas quando quero aprender eu me afundo no assunto!
Obrigada...
|
Penta_Blues Moderador |
# dez/07
· votar
Bom dia!!!
nitinha o que eu não entendi foi a escala harmônica maior que você passou: Isso não é uma Escala Harmônica e sim um Campo Harmônico.
Porque essa sétima em todos os intervalos? E na última tem uma quinta e uma sétima! Vou atravessar a resposta do nosso camarada Mega pra dizer que o motivo desse "monte" de sétimas se deve ao fato de que estamos falando de Tétrades, ou seja, acordes formados com quatro notas que são a tônica, a terça, a quinta e justamente a sétima. Mas tudo isso, repito vc já encontra disponível em outros tópicos. É só utilizar a BUSCA.
Valeu!!!
|
Rodrigo_Iron Veterano |
# dez/07
· votar
nitinha I(7M) - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm5-/7
Porque essa sétima em todos os intervalos? E na última tem uma quinta e uma sétima!
Todo acorde tem quinta, porém quando vc nao anota nada sobre ela agente entende que é uma quinta justa: Quando escrevo "D" entendo que é um ré maior,com a quinta justa (tríade maior), não é preciso escrever D5 (pois aí seria um "powerchord" formado apenas pelo Ré e pela quinta(Lá).
Nesse ultimo acorde do Campo Harmônico, ele escreveu a quinta pq ela é diminuta, e não Justa como nos outros acordes: VIIm5-/7 (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta)
Esse é o acorde diminuto.
Abçs
|
Penta_Blues Moderador |
# dez/07
· votar
Boa tarde!!!
Rodrigo_Iron VIIm5-/7 (observe que há um sinal de - após o 5, isso indica que é uma quinta diminuta) Esse é o acorde diminuto. Uma pequena correção, meu camarada. Este acorde é Meio Diminuto pois há nele uma Sétima. Valeu!!!
|
Ernfil Veterano |
# nov/11 · Editado por: Ernfil
· votar
Caras a sequencia mais logica que acho pra tocar é a seguinte:
Nota-----Relativo C-----------Am G-----------Em C7---------Am7 F-----------Dm
|
amador_ssa Veterano |
# nov/11
· votar
Ninguem vai dizer nada???
Se fosse um novato que respondesse um post de 3 anos 10 meses, 7 dias 26 horas e 34 minutos com certeza alguém ia dizer:
Pô cara, "fulano" falou isso no sécuo passado, ele nem lembra mais desse post, se liga pra não ressucitar tópico a toa...
Mas......... Como é um Veterano..... Ou medo ou Respeito!!!!!
p.s.: Ernfil, desculpa a brincadeira, e valeu pela contribuição no assunto das relativas menores de acordes maiores. Sempre que puder e quizer, continue colaborando.
|
Facchini Veterano |
# nov/11 · Editado por: Facchini
· votar
Pra mim, que não entendo muito, não parece muito anormal... O dó começa, de boa, cai na relativa menor ainda "tonico" (VI°), depois vai pra uma "subdominante" ré menor (II°) seguido da dominante G7 de dó (V°), que forma uma cadência simples de II° - V°, resolvendo a tensão na própria tônica, no caso o dó (I°)... Seguido de uma modulação (?) pois o C7 se mostra dominante do campo harmônico de fá maior, que é resolvido no próprio F, que neste caso atua como tônica (I°)... E o Fm é uma graça aí que da uma salientada... aeuhiuhaeihuaeihuaehiu Envolve um poquinho de harmonia, precisa mt nao, devo ter falado um monte de cagada aí, mas fazer oq né? aeheohhoe
Edit: nossa nem vi a data do tópico! aeuhiaehuheiuahae falha nossa!
|
ademir.ferraz63 Veterano |
# jan/21
· votar
Você quer ser musico profissional? Então pegue p livro de Almir chediak. Deixe estes youtube e apostilas que só servem para lhe atrair a o curso do cara que faz o vídeo. MAS, se você quer apenas tocar junto a uma rodinha de colegas, “aprenda” a decorar. Va no site do cifra clube ou, eu prefiro devido as propagandas, o bacana cifras, faça seu repertório e pronto. Existe mil maneiras de decorar, DECORE. Não existe o milagre de que fala Michel Doni: aprenda a tirar musica de ouvido!
|