Violão eletroacústico com efeitos de guitarra

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/07


    Olá pessoal!

    Vi estes dias um show do U2, da turnê Vertigo, no qual o The Edge usa um violão eletroacústico com efeitos de guitarra (se eu não me engano distorção).

    Digo violão eletroacústico porque não sei o termo exato. O violão era daqueles de câmara acústica reduzida e fechada (talvez tinha alguns buraquinhos, porém imperceptíveis na TV).

    Aí fiquei na dúvida: dá pra usar um violão desses com uma pedaleira fudida, tipo Boss GT-8, podendo colocar umas distorções, phasers e outros efeitos característicos de guitarra?
    Essa dúvida me apareceu porque também não consigo distinguir uma diferença de som entre um violão eletroacústico e uma guitarra semi-acústica...

    Quem puder solucionar minha dúvida, eu agradeço!

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    erico.ascencao
    não dizer com certeza, mas acho que dá sim.

    no show do metallica com a orquestra de não sei onde, o james hetfield faz o solo de nothing else mathers em um violão, muito distorcido, parece guitarra.

    o nirvana, no acustico, faz a introdução de the man who sold the world tambem com uma distorção mais de leve.
    ambos com cordas de aço.

    a diferença do som do violão pras guitarra semiacusticas é perceptivel sim, mas varia muito dependendo da captação do violão.
    violão nylon tem um som bem diferente, pela corda e por usar quase sempre captador piezo (no rastilho). violão aço pode parecer um pouco mais guitarra, dependendo da captação. se for captador magnetico, aí fica parecido mesmo.
    no fim, as guitarras semiacusticas são uma variante do violão de aço, com captador magnetico. daí que surgiu a guitarra.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É, a intenção é, em vez de gastar uma fortuna numa guitarra double neck, pegar um Rozini Double e usar com pedaleira.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    erico.ascencao
    ???
    não entendi

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu queria uma guitarra double neck (assim como muitos aqui no fórum). Como não tenho R$15000,00 sobrando pra gastar numa Gibson SG Double Neck, posso optar por um violão eletroacústico Rozini Double Neck, que é muuuuuuuuuuito mais barato, e posso utilizá-lo como guitarra.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    erico.ascencao

    Esqueça disto, vc precisa de um carro e como não tem grana vai comprar máquina fotografica digital. O que uma coisa tem a ver com a outra??

    Para esclarecer sua dúvida, dá para ligar sim o violão (aço) e usar distorção o David Gilmour tbm o fez no In Concert, mas é apenas paleativo, não definitivo.
    Daí vc querer usar direto o violão e distorção não rola.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    erico.ascencao
    e pra que voce quer uma double neck?
    isso daí é fetiche. não perca seu tempo e dinheiro com coisas que não tem necessidade.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Além de ser fetiche, tem várias músicas que são tocáveis num violão de 12 cordas. Um double neck apenas compacta um violão de 6 e um de 12 num só.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Além de ser fetiche, tem várias músicas que são tocáveis num violão de 12 cordas. Um double neck apenas compacta um violão de 6 e um de 12 num só.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    tocável qualquer música é, em qualquer instrumento. já toquei killing in the name no cavaquinho.

    mas voce tá querendo uma guitarra, o violão vai soar diferente. bem diferente. vai soar parecido só se voce encher de distorção, e mesmo assim ainda vai ser diferente.

    se voce quer tocar um violão 12 cordas é uma coisa. se voce quer imitar uma guitarra double neck é outra coisa.

    emilio_thiago
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ola pessoal...
    Eu comprei essa semana graças ao meu REI Jesus o meu tão sonhado violão yamaha apx500, powwww não é o topi mas é um apx.ahahhahaha. bom vamos láá, eu queria saber duas coisas, primeiro , se eu usar efeito pesados tipo distorção, tremolo,entre outros, isso pode danificar o capitador do violão????? pois eu sou daquele que curto bastante ums efeitos no violão.. alguem pode me ajudar pois eu pretendo usar uns efeitos no meu violão isso se não danificar o capitador do violão. e aoutra pergunta é que eu tenho um pedal da behringer o ADI-21, e gostaria de saber se alguem pode me ajudar a configurar ele, pois eu não sei configurar ums sons legais nele... aiiii ta aiiii, com com essa duvidas... blz

    podem me ajudar????
    abração

    emilio_thiago
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ola pessoal...
    Eu comprei essa semana graças ao meu REI Jesus o meu tão sonhado violão yamaha apx500, powwww não é o topi mas é um apx.ahahhahaha. bom vamos láá, eu queria saber duas coisas, primeiro , se eu usar efeito pesados tipo distorção, tremolo,entre outros, isso pode danificar o capitador do violão????? pois eu sou daquele que curto bastante ums efeitos no violão.. alguem pode me ajudar pois eu pretendo usar uns efeitos no meu violão isso se não danificar o capitador do violão. e aoutra pergunta é que eu tenho um pedal da behringer o ADI-21, e gostaria de saber se alguem pode me ajudar a configurar ele, pois eu não sei configurar ums sons legais nele... aiiii ta aiiii, com com essa duvidas... blz

    podem me ajudar????
    abração

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    emilio_thiago

    Cara, efeito não estraga a captação do violão. Pode fazer experimentos sem medo, é só ligar a saída do violão na entrada do pedal/pedaleira. Só atente a uma coisa: o nível de saída de um violão como este é diferente do de uma guitarra. Além disso, o tipo de som é diferente mesmo. Então muitos efeitos vão soar esquisitos. Distorção em violão é bem mais difícil de configrar que na guitarra (mas não é impossível).

    BTW, eu gosto dos APX. O som desplugado é mixuruca, mas é um violão bem confortável. :)

    emilio_thiago
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ola. valeu bog pela ajuda, vou usar simm os efeitos no violão...
    e o pedal da behringer ADI 21, alguem tem as manhas de configuração, tipo eu mexo nele , mas eu não consigo fazer um som legal!!! eu gosto de um som seco, mas pesado... só que , se eu colocar muito grave ele dá resonancia... aiiiiiii eu queria que alguem me desse uma dica de como configurar, pois esse pedal tem pouco butão, mas kd um faz uma diferença doida e ele é muito bom eu gosto muito dele só que eu não consigo tirar um som legal dele.......... aiiiiii tem como alguem me ajudar????please, help me...

    biffi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Olá, tente deixar o blend um pouco abaixo da metade, e os médios gerais (do lado) trabalhe tb no meio, aí é só encontrar uma equalização satisfatória, (uso meu fox de nylon assim, e fica muuuito bom, abraço!

    Schiavon0
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    emilio_thiago
    Cuidado com as datas de postagem

    sifra2003
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Amigos! Gostaria de saber se algum de voces conhece o violão Condor midi plus nylon, pois gostaria de adquirir um para interligar num GR-30 (sintetizador de guitarra) que possuo. Utilizo o sintetizador interligado em um violão Strinberg aço através de um GK-2 (captador midi) mas, gostaria de ter um violão de nylon que pudesse usar com este mesmo sintetizador. Alguém pode me ajudar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão eletroacústico com efeitos de guitarra