Como fazer uma pestana perfeita ? INICIANTE

Autor Mensagem
Peik
Veterano
# out/06
· votar


ta osso fazer essa merda de pestana..
sei la, axu q meu dedo tem alguma deficiencia kkkkkkkkkkk
nao eh possivel, a segunda corda nunk sai u som....
qndu nao eh a segunda eh a terceira..
ehauehauea....t+ galeraaaa


Putz no começo tomem fica assim, só q m Prof falou q vc tem q saber como segurar no braço da guita... tipo possicionar o dedo... antes eu m matava pr fazer.. sem contar q meu dedo doida pr caramba..agora ja faço sem problema...ainda doe um pouco mas normal da pr encarar..rsrssrs

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


eh normal =/ me matava antes =/ pensava q era força mas eh jeito \o

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


Duvida:

quando faco pestana, nao sai o som da corda sol
isso acontece porque o lugar que prende as cordas(esqueci o nome) esta alto onde fica a corda sol

Eu mesmo posso raspar ou tenho que levar a um profissional?

Bog
Veterano
# out/06
· votar


billy ramone

Regra geral: se você não tem certeza absoluta sobre o que está fazendo, leve em um luthier.

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


Bog

eh, parece que sempre tem que ser assim

lawzinho
Veterano
# out/08
· votar


esse negocio de deixar o dedo meio torto eu não entendi! torto? mas torto pra que lado, pra cima, pra baixo tipo um arco estilo se estivesse feixando a mão?? óH duvida crueeelll!!!!

Alvaro Henrique
Veterano
# out/08
· votar


Uma pestana perfeita não se faz com o dedo, se faz com o braço.

Imagina que você está de pé, no ônibus. Aí se segura naquela barra próxima do teto pra não cair. É exatamente essa musculatura que você tem de usar.

Não é pra fechar o pulso como uma pinça. Não é pra forçar o polegar. O polegar nem precisa encostar no braço, aliás, é pra puxar a mão para trás, usando a musculatura do braço, a mesma que você usa pra segurar na barra do ônibus.

Aliás, esse é um conceito básico da técnica violonística: quanto mais você puder relaxar músculos fracos e frágeis, como o dos dedos, e usar grandes grupos musculares, como músculos das costas e do braço, melhor.

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


lawzinho
Alvaro Henrique
olha a data
com certeza ele sabe fazer pestana

lawzinho
Veterano
# out/08
· votar


MatheusFarage

ele sim, mas eu não!!!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


lawzinho

o negocio e ir tocando e ir testando corda por corda onde o som nao tah saindo!
e ir corrigindo a pasicao da mao ateh q o som saia perfeitamente obs numa troca de acordes rapida ateh hj algumas notas saem abafadas mas isso eh normal!

GiulianoB
Veterano
# out/08
· votar


aff eu ate hoje nao consigo fazer o B direito, o Bm sai de boa .. acordezinho mais chato :P sorte q pocas musicas usam ele pelo q notei huaha, so qdo eh com power chords ai ele aparece mais, pq sera?

lawzinho
Veterano
# out/08
· votar


GiulianoB

Quanto tempo vc toca? aff eu vejo uns cara tocando eles fazem cada tpo de pesta e é como se nem tocassem nas cordas de tão perfeit que sai o som.

as vezes da ate empreção que outra pessoa tancando o som sai mais da hora, mesmo quando é alguem que num sabe tocar direito tb.

lawzinho
Veterano
# out/08
· votar


pessoal, to fazendo musculação para os dedos, pra ganhar mais força! tipo coloco uns elasticos nos dedos e fico movimentando.

Sera que vai funcionar?

Sera que ganhando força os dedos vão ficar mais flexiveis tambem?

opinem ai falera sera de grande ajuda! abraço pra todos.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


lawzinho

Cara, o ideal é o que foi comentado em outro tópico aí: Transmita a força para músculos maiores, como os do braço e antebraço. Ao invés de fazer musculação com os dedos, tente puxar a mão com o braço, fazendo força no braço e não nos dedos e na mão. Infelizmente não achei, mas tinha um tópico antigo sobre pestanas (não esse nem o outro que ressuscitou) onde já tinha havido um boa discussão a respeito. Mas enfim...

Deve-se treinar pestanas sobretudo na casa dois. Em geral, é a casa onde a execução da pestana é mais difícil, e exige maior precisão. Dica: O dedo indicador não precisa "sobrar" muito além do braço. Faça a pestana e deixe que a sexta corda esteja quase na ponta do seu dedo, bem na polpa mesmo. Esteja certo de que você está segurando todas as cordas de forma igual. Teste as cordas uma a uma, sem tirar a pestana. Caso uma corda que seja esteja suja, apenas movimente o dedo um pouco para baixo. Ele nem precisa levantar, pois esse movimento é muuuuuito pequeno (caso fosse grande, ocorreria que a pestana iria soar desafinada), é só "arredar" bem pouquinho mesmo. Tente denovo a repita o processo até um momento em que a pestana inteira esteja limpa. Retire o dedo e faça tudo denovo.

Dica: coloque os dedos, sempre, próximos ao traste da casa. A primeira casa fica "antes" do primeiro traste. Assim, se você for colocar a pestana (ou um dedo) na segunda casa, ela deve estar próxima ao segundo traste; isso diminui a força que você precisa fazer ao apertar a corda.

lawzinho
Veterano
# out/08
· votar


Pardal

valeu mano pela dica, mas quando falei em ganhar força nos dedos, não era pra apertar as cordas, mas sim por que tem alguns movimentos que não consigo fazer com os dedos tipo uns arcorde que mais parece uma aranha, kkkkkkkk e para isso não tem como usar o braço e eante braço tem que ser os dedos mesmo.

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


lawzinho

valeu mano pela dica, mas quando falei em ganhar força nos dedos, não era pra apertar as cordas, mas sim por que tem alguns movimentos que não consigo fazer com os dedos tipo uns arcorde que mais parece uma aranha, kkkkkkkk e para isso não tem como usar o braço e eante braço tem que ser os dedos mesmo.

Na verdade, tem sim...

Eu mesmo não faço exercícios de abertura, basta que você incline seu cotovelo da mão esquerda em direção ao braço. Note na execução do youtube do prelúdio da BWV 1006, com John Williams ao violão. Tem um momento que ele alcança seis casa, apenas por colocar o cotovelo esquerdo mais perto da caixa acústica.

BlaCkBuRn
Veterano
# jun/09
· votar


Cara eu tbm to com esse problema, mas estou treinando bastante (no violao do meu amigo, pq naum tenho o meu ainda, daki a poko eu compro), o problema eh q eu soh tenho 1 mes e naum tenho professor...
Mas de vezes em qndo meu amigo me ajuda e eu consigo, bem ruizinho...
Mas naum tem segredo, isso eh treino como qualquer instrumento, toco piano e teclado, e agora estou aprendendo violao, por isso sei q naum eh nda facil
Mais treina, nenhum musico profissional chega onde tah sem treinamento.

Boa Sorte, estou torcendo...

Abraço,

Zandor
Veterano
# jun/09
· votar


A essa hora ele já deve estar tocando que nem o paco de lucia

dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


bom aqui vai a dica pra vc fazer uma pestana perfeita!
amarra com arame de construção o indicador na casa do violão!!


obs; Aperta bem com o alicate pra garanti a boa pestana!

rodsom
Veterano
# jun/09
· votar


dom de Deus
tem nada disso, pra pestana ficar perfeita tem q passar aquele trem q parece gel de cabelo nela, acho q chama gloss.

dom de Deus
Veterano
# jun/09
· votar


rodsom
vc tá falando da pestana dos olhos? rsrsrsr

Zé100
Veterano
# jun/09
· votar


fais bastante força no dedo

Adrian0
Veterano
# dez/11
· votar


eu ja toco a um tempo sem faser o som da pestana mas devez engando eu erro muinto tipo para passar de um acorde normal para a pestana pq de um acorde de pestana para poutro e mais fasil ia pedir ajuda mas todos disem ki e treinamento entao so me resta me esforsa descubem me pelos erros ortograficos caso aja

amador_ssa
Veterano
# dez/11
· votar


Adrian0

Eu tenho uma super dica pra você fazer pestanas: TREINEEEEEEE!!!

amador_ssa
Veterano
# dez/11
· votar


Adrian0

Sério brother, tem uma manha de fazer pestanas que começam na 5ª corda, tipo o B, Bm, C (com pestana), tipo, você aperta mais a 5ª corda e a 1ª com o dedo indicador, as outras cordas serão apertadas com os dedos médios, anelar, mindinho, você fará menos força no indicador, é um inicio mas não resolverá o problema porque nas pestanas F, G,... não consigo fazer esta manha.

Eu aprendi esta manha com o tempo depois de ralar treinando, só serve pra quando você ta com a mão doendo muito, porque não poderá usar este artificio sempre.

Mas não se esqueça... TREINEEEE!!! rs quando doer a mão para, um dia conseguirá, e verifique se seu rastilho e pestana não tão altos, compare com violões de amigos pela tocabilidade.

amador_ssa
Veterano
# dez/11
· votar


Adrian0

Pow, esqueci, só mais uma coisa...

descubem me pelos erros ortograficos caso aja

Casa aja? Caso Haja é o certo. Mas seu problema é teclar, linguagem virtual, eu senti dificuldade pra compreender, falando sério.

Mas pra zuar um pouco... Você nunca irá fazer pestana falando descuBem, Como terá força falando desse jeito? Você é um Sergipano, Nordestino, proximo ano será de maior, e fala assim rapa? Porra velho, pela primeira vez xinguei no FCC por sua causa.

lemeswap
Veterano
# ago/12
· votar


olha eu aki revivendo a derci uhauhsuha bom galera ja fiz todas as formas possiveis, mais sempre sai um som abafado, gostaria de saber se a forca toda nas cordas e so com o indicador, ou coloco forca com o polegar tambem, e outra, se tem uma posicao correta para a mao e braco, pois meu pulso doi bastante. obrigado desde ja

kiki
Moderador
# ago/12 · Editado por: kiki
· votar


lemeswap
pestana nao é questao de força.
se dói é porque voce está fazendo errado, e está tendo que por mais força que o necessário.

não forçe. dor é sinal que seu corpo precisa descansar.

demora pra aprender a fazer uma pestana direitinho, pode levar meses, as vezes mais de um ano.

treine sempre, sem fazer força. procure diferentes posições da mão e dos dedos.

treine bastante os outros acordes também, pra ficar bem limpo o som.
treine bastante 1 2 3 4, todos os dias.
esses treinos também ajudam a fazer uma boa pestana.

por fim, não seja preguiçoso.
leia os posts acima que tem milhares de dicas boas, e pelo visto voce nem leu.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/12
· votar


Alvaro Henrique
Uma pestana perfeita não se faz com o dedo, se faz com o braço.

Imagina que você está de pé, no ônibus. Aí se segura naquela barra próxima do teto pra não cair. É exatamente essa musculatura que você tem de usar.

Não é pra fechar o pulso como uma pinça. Não é pra forçar o polegar. O polegar nem precisa encostar no braço, aliás, é pra puxar a mão para trás, usando a musculatura do braço, a mesma que você usa pra segurar na barra do ônibus.

Aliás, esse é um conceito básico da técnica violonística: quanto mais você puder relaxar músculos fracos e frágeis, como o dos dedos, e usar grandes grupos musculares, como músculos das costas e do braço, melhor.
[2]

Pedroca25
Membro Novato
# jun/16
· votar


Olá, pessoal. Ví um vídeo aqui que pode ajudar bastante. São dicas simples mas que fazem bastante diferença! Depois deem um olhadinha! abração!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer uma pestana perfeita ? INICIANTE