Violão do Jorge Ben!

    Autor Mensagem
    DaniloGreb
    Veterano
    # ago/07


    Fala aê pessoas!

    É o seguinte, ouvi dizer por aí que o Jorge Ben usa uma afinação própria para o violão. No site oficial eles falam que é uma afinação "heterodoxa" criada por ele mesmo, e que só dois músicos no mundo inteiro usam. Ele e um carinha de uma banda que eu não me lembro agora...

    Ai eu comecei uma odisséia atraz de algum lugar que me explique que afinação é essa, e como afiinar meu violão dessa maneira.

    Será que alguém do fórum sabe me dizer mais ou menos como é isso, ou sabe onde eu poço achar? Fico agradecido!

    Att.

    Danilo Greb

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DaniloGreb

    "é uma afinação "heterodoxa" criada por ele mesmo"
    "só dois músicos no mundo inteiro usam"

    Só eles (ou ele) que podem te responder essa pergunta.
    Tenta pegar um DVD do Jorge Ben Jor, e tenta descubrir como que ele está tocando e tenta acompanhar ele.
    Não esquece de postar o resultado aqui pra nós.
    Abraço.

    TioAle
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    fiquei curioso com essa informação de afinação diferente...
    ninguém conhece??

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    TioAle

    Sim, claro que alguém conhece...... O Jorge Ben e um outro músico ae, segundo o criador do tópico.

    thiaguinhu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    q ele usa outra afinação eu já sabia, agora não sei dizer qual é =/

    Nerho Preto
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tiago meu irmão... As vezes encontramos pessoas sem a sensibilidade e nem humildade. Enfim... Eu acho isso uma merda...

    Enfim, Meu velho é simples. Claro agora é pois a muito tempo eu estava me perguntando também por que esse "sacana" do Jorge Bem tem o violão com um som tão singular... Mas foi estudando que cheguei a seguinte conclusão:
    Os violões são afinado da seguinte forma:

    E A D G B E

    Porém o de Jorge bem é só um pouco diferente:

    E A B G B E

    Tenho só uma dúvida sobre as duas ultimas afinações. E creio que só a ultima afinação muda para D.
    Sendo que para esta afinação: E A B (utiliza-se a corda aguda no lugar da D) G B E ou D.

    É isso que é Heterodoxia... é o desvio de padrões!!!

    Vamos acordar para essa merda de hipocrisia!!!

    p.s.
    talvez eu esteja errado quanto a afinação da quarta corda...

    E para quem duvidar:
    http://www.youtube.com/watch?v=Kq5fUHZ1yyM&NR=1

    cauebret
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: cauebret
    · votar


    Nerho Preto

    Porém o de Jorge bem é só um pouco diferente:

    E A B G B E

    Tenho só uma dúvida sobre as duas ultimas afinações. E creio que só a ultima afinação muda para D.
    Sendo que para esta afinação: E A B (utiliza-se a corda aguda no lugar da D) G B E ou D.


    Amigo Nerho. Mt boa observação da 4 corda! infelizmente, pelo video que vc postou, não mostra os acordes que jorge esta fazendo. Atraves de outros videos, eu puder observar que a 4 corda na verdade eh uma Ré, a original, só que uma oitava acima! talvez uma corda "Mizinha" afinada um tom abaixo. olha: http://youtu.be/5PUPwKId1zA
    no momento 0:08, na transição, movimento do primeiro dedo, fica bem claro. O resto ainda estou tentando descobrir heheh. não me parece ter mais alterações. Vamos tentando! uma hora sai igual! hahah
    outra coisa, cada momento de sua carreira parece q Jorge usa ua afinação diferente, entao nao podemos nos basear nos videos atuais para tentar descobrir a afinação usada no LP Tabua de Esmeralda, por exemplo. Jorge mesmo diz que em 1974, qnd o lançou, era qnd concretizou sua tecnica de afinações diferentes.
    enfim, vamo q vamo! ainda vou dar mais uma brincada aqui para ver se é so isso mesmo!
    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão do Jorge Ben!