uma dúvida cruel

    Autor Mensagem
    vivica
    Veterano
    # ago/07


    Eu sou canhota,e tô começando a tocar violão agora,será que eu devo mudar a posição das cordas?O engraçado é que nem eu sei se vai fazer alguma diferença,pois tenho abilidade com ambas as mãos,e gostaria tbm de saber se é normal no inicio a falta de coordenação na hora de tocar ,minhas unhas da mão direita estão dando na carne e tenho menos coordenação ainda quando toco com paleta.

    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    tb tô começando...e td isso faz parte...hihi
    XisDe

    DuGarcia
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: DuGarcia
    · votar


    vivica
    Eu sou canhota,e tô começando a tocar violão agora,será que eu devo mudar a posição das cordas?

    Oi Vivica,
    Tente encontrar a maneira mais confortável de tocar,se for batendo com a mão esquerda inverta sim as cordas...mas isso é opção sua !

    se é normal no inicio a falta de coordenação na hora de tocar

    Concerteza!!! ninguém nasce sabendo :-) tudo é questão de prática e estudo.

    se tu puderes procura um professor,é sempre bom ter alguém que oriente na hora de tocar,pra não pegar vícios que possam te atrapalhar no futuro.
    espero ter ajudado!! ;)

    Jokerman
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Exato

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica

    "Eu sou canhota,e tô começando a tocar violão agora, será que eu devo mudar a posição das cordas?"
    "habilidade com ambas as mãos"

    Você não gostaria de tocar normalmente, fazer os acordes com a mão esquerda e a batida com a mão direita????
    Se você tem habilidade com ambas as mãos e está começando, não terá nenhum problema.
    O problema é que os produtos para canhotos são difíceis de encontrar, em alguns casos nem têm.
    Ex.: Guitarra, Contra-Baixo, Abridor de Latas, etc.
    Abraço.

    vivica
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Você não gostaria de tocar normalmente, fazer os acordes com a mão esquerda e a batida com a mão direita????


    Sim,mais quando tenho dificuldades penso que eu tenho que mudar,que o motivo seja esse: fazer os acordes com a mão esquerda e a batida com a mão direita

    DuGarcia
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sim,mais quando tenho dificuldades penso que eu tenho que mudar,que o motivo seja esse: fazer os acordes com a mão esquerda e a batida com a mão direita



    Tá mas como vc acha mais fácil?
    resolve tocar ao contrário?

    Phantom Of Death
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica

    Kiko Loureiro era canhoto, e ele eh soh um exemplo de musico canhoto q toca como destro.

    Phantom Of Death
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Dificuldades são normais de qualquer forma.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica

    Toca como destra, mais pra frente tu vai ver que foi a melhor opção.
    Depois eu pesquiso e coloco uns tópicos de um pessoal que tem dificuldades em tocar canhoto.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu sou canhoto e pra mim a escolha foi trocar as cordas e "tocar ao contrário".

    É certo que os canhotos representam algo em torno de 10% da população mundial e há uma razoável dificuldade em encontrar produtos para canhotos.

    Os instrumentos musicais para canhotos são mais caros, em média 20 a 30% mais caros e mais difíceis de encontrar, mas não é nada impossível.

    Minha sugestão é tentar aprender dos 2 jeitos e ver qual jeito se adapta mais a vc.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica

    Vai lendo esses tópicos sobre dificuldades dos canhotos:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/166463/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/165172/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/81155/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/52747/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/71066/

    E outros:
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=viol%E 3o+canhoto&boolean=2&forum4=1

    garrafa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    bem vinda... e assim mess no começo pode ficar tranquila......
    a questao do dedo sempre fica assim mess logico com o tempo nem doe + mas c vc fica um tempo sem toca e volta parece que vc nunca tocou violao doe mto....faz parte.........

    asda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica
    A dificuldade na hora de aprender é a mesma, creio eu, pelos casos que já vi...

    Agora, se vc treinar como destra, tipo, sem inverter, dá numa boa, e é até melhor... é muito chato querer tocar e só ter violao destro em volta.

    Spoiler_santos
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Também sou canhoto tentei aprender como destro por 9 meses e não deu certo, no meu caso eu realmente tinha mais facilidade como canhoto tanto que peguei tudo que estava estudando nos 9 meses anteriores em menos da metade do tempo que levei tocando como destro, mas tem gente no conservatório que estudo que é canhoto e toca como destro e que já tocam melhor e peças mais difíceis que eu ou seja toque do jeito que for mais agradável para você, eu a primeira vez que peguei um violão na vida já peguei na posição de canhoto. :0) e realmente encontrar instrumentos para canhotos é difícil principalmente violão clássico.

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vivica

    Se você for tocar clássico, inverta as cordas, para dedilhar com a mão boa (no seu caso, a esquerda). O dedilhado é muito mais difícil que a digitação.

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Spoiler_santos

    Na verdade, o violão clásico é ambidestro... Bastaria trocar as cordas invertendo, e posicionar o violão de forma espelhada.

    Spoiler_santos
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Spoiler_santos
    · votar


    Pardal

    Sim, os modelos que são vendidos de fabrica pelo menos os mais simples não há problema de inverter as cordas porque a construção do seu leque harmônico é simétrica, tem alguns modelos clássico, normalmente o feitos a mão (por luthier), que o leque é construído de forma assimétrica para cada ponto valorizar determinada frequência de som.

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Spoiler_santos

    Correto, aí fica difícil. Mas como ela tá começando não vai pegar violão de luthier agora (a não ser que tenha muita grana mesmo pra gastar). E se ela for pegar de luthier, ele faz um com o tampo com leque harmônico pra ela, o que resolve o problema. Mesmo que ela mandasse fazer para destro e depois trocasse a mão, bastava pedir pro luthier refazer o leque, e pronto!

    maggie
    Veterana
    # ago/07
    · votar


    Além do que já comentaram, tem a parte prática de aprender como destro, dá pra pegar qualquer violão pra tocar.

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    maggie

    De fato. Tocar como canhoto depende muito de levar o próprio instrumento pra todo lado...

    guitarg3
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eu sou canhoto tb e aprendi a tocar como se fosse destro.. infelismente se vc aprender a tocar como canhota vc vai sofrer um pouco em termos de instrumento.. os pra canhotos sao mais caros e mais dificeis de serem encontrados.. como canhota vc vai sentir algumas dificuldades quanto a palhetada.. ms em compensaçao vai ter maior velocidade nos dedos da mao esqerda..

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    guitarg3

    ms em compensaçao vai ter maior velocidade nos dedos da mao esqerda..

    O que, apesar de parecer, não é vantagem no violão clássico, onde os movimentos da mão que dedilha são mais difíceis que os da mão que digita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a uma dúvida cruel