Alguém tem alguma dica?

    Autor Mensagem
    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07


    Oi gente!
    Tô começando a tokar e tals e keria saber se algm poderia me dar algumas dicas pois tenho sentido algumas dores no punho...acho q por eu estar forçando um pouko o polegar.
    E tb sobre pestana...eu meio q tô penando um pouko pra fazer...rs
    De resto tô indo bem...tô pegando td bem rapidinho ^^
    Bjos!!

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu
    bom, as dores é dificil de saber, pode ser falta de alongamento. em qual punho? dê sempre uma alongada antes de começar a tocar.

    pode ser também a postura que esteja ruim, mas é dificil saber sem ver. o melhor é ver violonistas eruditos, que são os mais "corretos" em postura. por exemplo, no violão erudito voce nunca vê o polegar da mão esquerda (da escala, nos destros) aparecer em cima do braço. entre outras coisas.

    pestana, demora mesmo. se voce ta começando agora, tenha paciencia. vá trinando quando der, mas não encane com isso. leva alguns meses até sair alguma coisa que preste.

    é isso. espero ter ajudado.

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu

    Está fazendo aula ou tentando aprender sozinha? Caso esteja fazendo aulas é simples: pergunte para o professor.

    Talvez você esteja tocando com a mão numa posição errada, por isso as dores. Também não adianta forçar demais aberturas que você não está acostumada a fazer, o melhor é ir aos poucos. O mesmo vale para a pestana. O truque não é apertar só com "mais força", e sim com "mais jeito". Mas um pouco de resistência é sim necessário, ou você acaba soltando as cordas e deixando o som abafado. Novamente, é questão de acostumar o corpo.

    Acho que para aprender a tocar um instrumento, você não pode ser excessivamente perfecionista e querer tocar tudo certinho logo de cara. Se você for tocando aos poucos músicas com pestana, mesmo que agora não consiga acertar sempre, com o tempo e as repetições vai ficando mais fácil. É melhor demorar para aprender do jeito certo do que ficar tentando vencer "na marra", se matando de fazer força ou tentando tocar muito rápido.

    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki
    sou destra...portanto a dor seria no punho eskerdo...
    e qto à postura creio q a minha não esteja mto correta pq eu sinto um pokinhu de dor nas costas e tals mas tô me esforçando pra melhorar isso ^^

    Bog
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Bog
    · votar


    AkoBlu

    Tem várias coisas que podem causar essas dores: costas curvadas, violão muito baixo, muito alto ou muito afastado do corpo, braço ou ombros tensos, tentativa de aumentar a força nos dedos puxando o braço inteiro para trás... e até excesso de treino.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu
    no começo, o mais comum é fazer assim: curvar-se para frente, entortando as costas e baixando a cabeça; e cair o violão para tras, quase deitando no colo. por que a gente quer ver a escala, se não não acerta as casas. isso dá um dor disgramada nas costas (principalmente pra mim dava, que eu já tenho a coluna meio estropiada). além de dificultar horroes a mão esquerda de alcançar a escala, por que tem que dobrar mais o pulso esquerdo (daí mais dores).

    a dica: mantenha sempre o violão na vertical. va aprendendo (devagar, aos poucos) a não olhar para a escala. confie no seu tato, no seu ouvido, e nas bolinhas da marcação na lateral do braço (se seu violão tiver).

    e siga as dicas do pessoal. não faça força desnecessaria. pestana não é força, de maneira alguma. é jeito.

    preste atenção nestas coisas. se não for nada disso, reclame aqui com a gente!

    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki
    no começo, o mais comum é fazer assim: curvar-se para frente, entortando as costas e baixando a cabeça; e cair o violão para tras, quase deitando no colo. por que a gente quer ver a escala, se não não acerta as casas.
    neh!...hauhauahuah tô fazendo isso msm!! ^^


    isso dá um dor disgramada nas costas (principalmente pra mim dava, que eu já tenho a coluna meio estropiada)
    a msm coisa cmg...tenho uma pseudo hérnia!! "/


    nas bolinhas da marcação na lateral do braço (se seu violão tiver)
    aham farei isso!!! ^^


    se não for nada disso, reclame aqui com a gente!
    pódexá!!!

    vlw!!

    XisDe

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu
    neh!...hauhauahuah tô fazendo isso msm!! ^^
    imaginei. acho que todo mundo faz isso no começo. é que nem tocar de boca aberta.

    desde que eu comecei a aprender, já fiquei ensinando (gratuitamente, nada profissional) muito amigos meus, alem dos meus irmãos. todos deiatm o violão pra tras.

    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki
    é que nem tocar de boca aberta
    O_O eu num faço isso não!!!

    vc toka faz tempo?

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu

    A melhor forma é adotar a postura correta mesmo que fique mais dificil executar, pelo menos os riscos de uma tendinite ou um problema na coluna aparecerem é bem menor.

    E lembresse sempre alongue os braços, dedos e mãos antes de tocar pode evitar as dores.

    RRS
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    tocar de boca aberta eu nunca vi... :D

    israelcardoso
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AkoBlu

    MEU CARO COLEGA!!!

    SEI O QUANTO É DIFICIL EU JÁ PASSEI POR QUASE TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS CITADAS ACIMA, MAS QUEM NUNCA PASSOU POR ELAS NÃO PODE SE DIZER VIOLONISTA.

    BOM VAMOS AO QUE INTERESSA, ANTIGAMENTE EXISTIA UMA POSTURA MASCULINA E UMA POSTURA FEMININA PARA QUE SE TOCASSE CORRETAMENTE O VIOLÃO, MAS FELIZMENTE O TEMPO MUDA HJ EXISTE UMA POSTURA SÓ, VOU TENTAR LHE PASSAR ESTA POSTURA DA FORMA MAIS CORRETA POSSIVEL, MAS NÃO SIGNIFICA QUE VC VAI EXECUTA-LA DESSA FORMA, PQ OS GRANDES ESTUDIOSOS DA MUSICA E ATE MESMO DO COMPORTAMENTO HUMANA EM DETERMINADAS ATIVIDADES, JA PROVARAM Q CADA UM TEM UM ESTILO DIFERENTE QUANDO ESTÃO REALIZANDO TAIS ATIVIDADES.

    MAIS PRESTE ATENÇÃO NESSAS DICAS PQ A SUA DIFICULDADE EM FAZER AS PESTANAS PODEM ESTA RELACIONADAS A QUESTÃO POSTURAL TBM, NÃO É SÓ DOR QUE É GERADA PELA MÁ POSTURA A DIFICULDADE DE SE FORMAR UM ACORDE TBM.

    UMA POSTURA CORRETA É DESCRITA DA SEGUINTE FORMA:

    SE ESTIVER SENTADO(A), DEVE ESTAR COM A COLUNA ERETA;

    PROCURAR SENTAR EM UM BANCO ONDE AS SUAS PERNAS FIQUEM CONFORTAVELMENTE SOBRE O CHÃO, NADA DE SENTAR EM BANCOS COM ENCOSTOS DE BRAÇOS PORQUE COM CERTEZA ELES IRÃO TE ATRAPALHAR BASTANTE;

    FAZER UMA LEVE EXTENSÃO DA PERNA ESQUERDA, E UMA LEVE FLEXÃO
    DA PERNA DIREITA, AFZENDO UM ANGULO DE 90° ENTRE A COXA E A PERNA;

    POSICIONAR O VIOLÃO DEFORMA QUE O BRAÇO DIREITO O ABRAÇASSE E O APERTASSE CONTRA O CORPO, PORQUE É ELE QUEM VAI SEGURAR O INSTRUMENTO, MAS ABRAÇANDO DE FORMA QUE NÃO ATRAPALHE SUA MÃO EXECUTAR TODOS E QUALQUER MOVIMENTO DE BATIDAS OU DEDILHADOS;
    E POR FINAL O BRAÇO ESQUERDO, O COTUVELO DEVE ESTALIGEIRAMENTE AFASTADO DO TRONCO E O PULSO DEVE ESTA LIGEIRAMENTE FLEXIONADO, PARA QUE SE TENHA UM MELHOR PROVEITO DA FORMAÇÃO DOS ACORDES.

    AkoBlu
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    israelcardoso
    MEU CARO COLEGA!!!
    MINHA cara colega...

    fikei confusa com sua explikação...Oo

    Patys
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    acho q por eu estar forçando um pouko o polegar.

    mal desnecessario

    não precisa força tanto.

    E tb sobre pestana...eu meio q tô penando um pouko pra fazer...rs

    faz parte. =)

    sofri pr caramba no começo tbem.

    é só uma questao de treino, depois se pega o jeito.

    AkoBlu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    orra....ainda sinto dor no punho...
    ódioooooooooooooooooooooo
    ¬¬'

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    AkoBlu
    é que nem tocar de boca aberta
    O_O eu num faço isso não!!!

    voce toca e canta? quem canta não tem esse problema. mas eu e meus amigos, todos começavamos a tocar e ficavamos de boca aberta. :-p
    alguns ate babavam... (eca)

    vc toka faz tempo?
    faz quase 10 naos, mas sem aulas nem nada. tenho pratica, mas pouca teoria.

    a explicação do israelcardoso ta bem completa, ainda que muito complicada de entender. de uma relida que acho que ajuda.
    dois pontos principais do que ele disse (na minha modesta opinião):
    -não usar cadeira com braços.
    -manter a perna onde apoia o violão em angulo de 90º. eu costumo apoiar essa perna (no meu caso a direita) em algum lugar.

    e não faça força com a mão esquerda!

    bons treinos. continue perguntando e/ou reclamando aqui, pra gente saber como voce esta indo.

    Mega
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Experimente adotar a postura erudita. Sente num banco que deixe suas pernas relativamente suspensas, sendo que você deve ter outro banco (menor, claro) para apoiar o pé e elevar a perna esquerda onde vc vai apoiar o violão. E o polegar deve ficar centralizado no braço do violão, e os dedos da mão esquerda devem prender as cordas de maneira que formem um angulo de 90 graus na maior parte do tempo.




    PS: Não faço nada disso. Apesar de eu praticar violão erudito e saber que essa postura facilita, mas eu acho brega. ;P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém tem alguma dica?