Novato na arte de tocar violão

    Autor Mensagem
    severus
    Veterano
    # jun/07


    Olá pessoas, tudo tranquilo? Venho aqui pedir ajuda a vocês para ter um no ensino da arte de tocar violão. Como todo mundo recomenda, tentei achar um professor bom na minha cidade, infelizmente minha busca foi em vão, já que encontrei "mestres de revistinhas" que se eu perguntasse como se formava um acorde, ficavam com uma interrogação na cabeça. Então resolvi aprender por conta própria. Busquei alguns materiais e encontrei um interessante: paginas.terra.com.br/arte/guitarraleao/ . Esse material não tirou todas minhas dúvidas, e por isso vim pedir ajuda a vocês.

    1. Vocês conseguem identificar notas de intrumentos diferentes?
    2. Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?
    3. Como sei que meu violão está afinado sem usar um afinador elétrico?.
    4. Não consigo fazer pestana ainda, alguma dica pra deixar mais fácil?

    Vocês poderiam me passar um exercício pra mão direita? Batidas, dedilhados, etc.

    Lembrando que primeiramente quero aprender violão popular e quem sabe tocar violão clássico.

    Obrigado.

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus

    Bem cara, bem vindo ao fórum, vo tenta tirar algumas duvidas ae...

    1. Vocês conseguem identificar notas de intrumentos diferentes?

    Não entendi muito bem sua perguna mas, para você ouvir a uma nota e dizer "Essa nota é um Dó sustenido" você precisa ter o ouvido absoluto, ou seja, você tem uma extrema aptidão para identificar notas, assim como você ve uma cor azul e sabe que ela é um azul, você ouve uma nota e sabe que nota é aquela.
    Quem tem esse tipo de ouvido identifica a nota seja la qual for o instrumento.
    (Se não era essa sua dúvida pode pergunta de novo, pq não entendi direito a pergunta)

    2. Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?

    Não, uma nota Lá é um lá e um Mi é um Mi, seja em qual instrumento for...

    O que varia de instrumento para instrumento é o TIMBRE:Timbre é aquilo que faz você diferenciar um instrumento de outro, ou seja, se você ouve um Lá num violino e um Lá no piano, apesar de ser a mesma nota, os timbres diferentes permitem você distinguir o piano do violino, entendeu?

    Talvez quando tenham dito para você isso das notas, seja no caso dos instrumentos traspositores, mas isso é algo um pouco complicado pra explica ja que acredito que você não saiba ler partitura(ja q ta começando).


    Então3. Como sei que meu violão está afinado sem usar um afinador elétrico?.

    Para afinar um violão de ouvido demora um tempo até pegar a prática, mas tem uns macetes pra fazer isso...

    Você precisa ter pelo menos uma nota como referência para afinar todas as outras, se nenhuma corda estiver afinada, o mais sensato e facil a se fazer (caso não tenha um diapasão) é utilizar a linha telefônica, sabe aquele TUUUUUUU que fica no telefone??
    Então, esse TUUUU é uma nota próxima ao Lá, então você pode afinar a quinta corda do violão que é um Lá ouvindo a linha do telefone.

    Agora para afinar as outras cordas, você precisa saber que a quinta casa de uma corda apertada, soa igual a corda de baixo solta.

    Ou seja, assim que você afinar a quinta corda, você pressiona a sexta corda na quinta cassa e tem q soar assim como a quinta corda solta(ou seja, o Lá do telefone).

    Há apenas uma excessão, que é na terceira pra segunda corda, na terceira corda, você deve pressionar a QUARTA casa e não a quinta, e então a quarta casa pressionada soará igual a segunda corda solta.

    4. Não consigo fazer pestana ainda, alguma dica pra deixar mais fácil?

    Bom, no começo realmente é dificil, não há nenhum milagre, apenas treino mesmo...

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus
    Rodrigo_Iron
    . Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?

    Eu acho que ele está se referindo a uma nota num instrumento de sopro...
    por exemplo....um saxsofone é 1,5 tom mais baixo...por isso se você diz que é SOL um saxsofonista faz na escala de MI...acho que é isso!!!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Sim...Acho q a duvida era dos instrumentos transpositores
    A nota na prática é a mesma , mas na partitura aparece diferente.

    Pra explicar instrumentos transpositores fuca foda se ele nao tive uma noção de partitura.

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Olá brother, severus, além do que já disseram com muita propriedade, vou tentar dizer algumas coisitas... rsrs

    1. Vocês conseguem identificar notas de intrumentos diferentes?

    Realmente confusa a sua pergunta. Mas o colega Rodrigo_Iron bateu na tecla mais óbvia, precisa ter OUVIDO absoluto, coisa que eu não tenho hehehe... claro, gostaria de tê-lo seria bom pacas, mas enquanto não o tenho, rsrsrs vou na TORA mesmo... sabe, prefiro ser mais PRÁTICO a teórico. Acho que vc também não deveria se preocupar muito com muita teoria, sabe, eu duvido que na sua cidade não tenha alguém que, mesmo arranhando um violão, não possa lhe ajudar diretamente, aceite a experiência daqueles tocam na prática, e a aceite com humildade já que vc ainda não o faz, como vc mesmo disse: "novato na arte de tocar violão". Qualquer pessoa que já tem uma experiência, mínima que seja, já tem sempre algo legal para passar e até a gente que se julga tocador rsrsrs tem coisas para aprender com os iniciantes, sabia?

    2. Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?
    Não me preocuparia tanto com TEORIAS, se fosse você é claro, pois se a questão é tocar um violão, iniciaria com a prática, teorias complexas, só se eu quisesse me aprofundar, mas isso, é com calma, vamos devagar. Você já tem alguma iniciação musical? Toca algum instrumento de sopro ou coisa do tipo? Creio que ainda não!

    3. Como sei que meu violão está afinado sem usar um afinador elétrico?.

    Tá vendo? Calma. Primeiro, aprender alguns acordes, vai acostumando com os sons, coloca o ouvido para se adaptar... aprender a técnica de afinação na 5ª casa, e sempre peça para alguém afiná-lo pra você. Com o tempo você mesmo o fará, aprendendo outras formas de afinação. Nem sempre é necessário que esteja no DIAPASÃO a sua afinação, a não ser que você vá tocar com outros músicos.

    4. Não consigo fazer pestana ainda, alguma dica pra deixar mais fácil?


    Normal. São fases. Você já nasceu correndo? Não. A pestana realmente é difícil pois não estamos acostumados com certas posições , doem as juntas, os músculos da mão, o punho... mas passa. Todos passam por esta fase quando vão aprender a tocar violão. DICA? É difícil pois só TREINANDO, fazendo, executando... olha, digo que, vc deve evitar que as dobras do dedo indicador coincidam com as cordas, pois elas estarão mal apertadas, o que soará abafado a corda, se soar.

    É com PRÁTICA. Procure não ser tão teórico e aceitar as primeiras aulas dos caras que já tocam violão na prática. Não cobre deles, coisas do tipo TEORIA PROFUNDA, vai na PRÁTICA e segue a teoria paulatinamente também, mas, com calma, bicho! BOA SORTE. Qualquer coisa, aqui no FCC, muita gente pode dar uns toques e ajudá-lo. A NET tem coisas pra caralho. Sou do tempo das REVISTINHAS (comprava uma para tirar uma música apenas), hoje temos CIFRA CLUBE e muitos videos no YOUTUBE e talz...

    kiki
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: kiki
    · votar


    severus
    Rodrigo_Iron
    Raphael cox
    . Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?
    essa teoria dos instrumentos de sopro acho furada, nenhum chega a dar uma quinta de diferença... acho que quem te falou isso viajou.
    não esquente com isso, a maioria dos instrumentos tem as notas todas iguais. isso aí que eles falaram acho que é só com alguns de sopro, tipo sax, clarinete, trombone. nos instrumentos em geral, lá é lá, mi é mi. o que muda de acordo com o instrumento é o timbre, como disse o nosso colega Rodrigo_Iron.


    3. Como sei que meu violão está afinado sem usar um afinador elétrico?.
    muito ouvido, muito treino. e depois, pra saber se está certinho, ou um diapasão, que é um garfinho que dá uma nota lá (mais preciso que o telefone), ou usa alguma música que voce saiba o tom.
    eu, por exemplo, uso muito daytripper (beatles) ou around the world (red hot), que começam com a nota mi, a sexta corda.

    4. Não consigo fazer pestana ainda, alguma dica pra deixar mais fácil?
    treino, muito treino. até acostumar. e demora, não tenha pressa.

    Vocês poderiam me passar um exercício pra mão direita? Batidas, dedilhados, etc.
    existem exerrcícios, mas o melhor é treinar. recomendo voce ver ao vivo gente que sabe tocar, pra ver batidas. ao vivo, em shows, amigos que tocam, em vídeo. e tentar copiar. dedilhado já requer um treino mais específico, dependendo do estilo de música.

    é isso, espero ter colaborado um pouco mais.

    Pardal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus

    1. Vocês conseguem identificar notas de intrumentos diferentes?

    Bom, isso pode ter a ver com ouvido absoluto, como já bem disse o Rodrigo_Iron. Mas hoje mesmo, por exemplo, uma pessoa foi cantar e eu fui acompanhar, e ela começou antes de eu dar o tom, daí tive de tirar de ouvido o tom. Mas eu não tenho ouvido absoluto, apenas ouço o som, e vou voltando até um som grave demais pra minha voz, que eu sei que é um sol, daí por relação tonal descubro qual tonalidade é.

    2. Disseram pra mim que uma "nota Lá em um intrumento tem som da nota Mi em outro" (Exemplo) isso é verdade?

    Não. Na verdade, existem sons chamados harmônicos que acontecem na corda (e em qualquer outro instrumento, até de percussão, tipo bateria), que envolve a emissão, em volume menor, de outros tons. Mas a reverberação maior é com o mesmo tom ou uma oitava acima.

    3. Como sei que meu violão está afinado sem usar um afinador elétrico?.

    Já em um tópico expliquei como afinar o violão em harmônicos. O método que foi indicado pelo Rodrigo_Iron é razoavelmente bom, mas não é tão preciso, principalmente pra iniciantes. Eu prefiro tomar como referência uma mesma corda, no caso. A não ser que o violão não esteja bem-temperado.

    4. Não consigo fazer pestana ainda, alguma dica pra deixar mais fácil?

    Também já disseram bem sobre isso: é necessário treinar. Mas eu conheço exercícios. Basicamente, você não deve deixar as dobras apertarem, como disse has4. Mas por exemplo, aqueles exercícios que você toca dedo por dedo, você pode fazer uma pestana com o indicador ao invés de em cada corda de cada vez. Mas eu mesmo faço música, estou no terceiro período, e considero que só agora aprendi a fazer uma pestana, sem brincadeira! Mas ela é a pestana ideal. Basicamente, a outra dica que eu te dou é: não deixe o dedo sobrar demais em cima do braço. Tipo, quando fizer a pestana, o dedo indicador não deve ficar muito alto, mas deve pegar a sexta corda um pouquinho acima da "bolinha" do dedo.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Para facilitar a pestana e atocabilidade do instrumento evite dobrar o pulso esquerdo.
    Imagine que vc está pendurado numa barra e vai levantar seu corpo, vc o fará com o pulso reto ou dobrado ? A mesma coisa para a pestana, mantenha o pulso o mais reto possível assim sua força será transmitida para os dedos facilitando a pestana, e com o tempo vc se disciplinará a utilizar a força correta que por incrível que pareça é mínima. Com o tempo fazendo exercício é claro.

    severus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rodrigo_Iron e Raphal cox:
    Realmente foi uma pessoa que toca clarinete me disse isso. Quer dizer que isso é um caso dos instrumentos traspositores? Quando eu tiver um pouco melhor e saber ler partitura, vou pedir ajuda sobre isso novamente.

    has4:
    Vou passar mais tempo no violão do que na teoria. Vou seguir mais prática e um pouco menos de teoria.

    kiki:
    Alguns shows que assisti de pop rock percebi que os caras tocavam todas as cordas, mas pelo que eu li, algumas cordas não devem ser tocadas durante um acorde. E agora, bater em todas?

    Pardal e jimmt vandrake:
    Eu dobrava o pulso e as cortas ficavam na risca do dedo mesmo. Agora ta tocando normal, só as cordas 2 e 3 que estão abafadas. Mas com o tempo fico melhor.

    Agradeço a atenção e ajuda de todos. Com certeza essas dicas aumentaram meu conhecimento e a vontade de dominar o instrumento.

    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Alguns shows que assisti de pop rock percebi que os caras tocavam todas as cordas, mas pelo que eu li, algumas cordas não devem ser tocadas durante um acorde. E agora, bater em todas?

    meu professor sempre disse que depnde do acordes.

    tipo E e o G pode tocar todas cordas.....

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus
    Vou te dar um macete para a pestana.
    coloque o dedo o mais proximo da traste o possivel, você verá que não precisa fazer tanta força.
    Ex. na nota Fá coloque o dedo bem proximo da primeira traste.
    um exercicio ótimo para a mão direita é o "lição n°1 de Villa Lobos"
    simples vou passar o começo que já será o suficiente.

    Pegue a nota "Em"

    e------------------
    B------------------
    G------------------
    D--2---------------
    A--1---------------
    E-------------------

    P=Polegar
    I=Indicador
    M=Médio
    A=Anelar

    E---------P
    D---------I
    A---------P
    G---------I
    D---------P
    B---------M
    G---------I
    e---------A
    B---------M
    e---------A
    G---------I
    B---------M
    D---------P
    G---------I
    A---------P
    D--------I
    Volta ao começo e repete procurando aumetar a velocidade conforme for dando certo. uso isso para aquecimento e é ótimo para pegar agilidade
    Abraço.

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Patys

    Observe bem o acorde na maioria deles você tocará com apenas 4 cordas, ou seja uma será a tonica sempre a mais grave nesse caso.
    quando tocar apenas com os dedos notara isso.
    Por isso digo use as unhas para tocar é melhor e vc irá ganhar mais técnica.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    severus
    Alguns shows que assisti de pop rock percebi que os caras tocavam todas as cordas, mas pelo que eu li, algumas cordas não devem ser tocadas durante um acorde. E agora, bater em todas?
    depende do acorde. a maioria dos acordes comuns toca todas (o D não, deve-se evitar a mizona). pra entender isso, é bom estudar formação de acordes.

    Eu dobrava o pulso e as cortas ficavam na risca do dedo mesmo. Agora ta tocando normal, só as cordas 2 e 3 que estão abafadas. Mas com o tempo fico melhor.
    a pestana não tem que segurar todas as cordas, somente aquelas que vão ser tocadas. num F, somente a mizinha, a si e a mizona. num Fm7, quase todas, menos a lá. sacou?

    CarloPiccolo
    quando tocar apenas com os dedos notara isso.
    Por isso digo use as unhas para tocar é melhor e vc irá ganhar mais técnica.

    mas isso é dedilhado, que é diferente de batida. são técnicas diferentes.

    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    CarloPiccolo
    Observe bem o acorde na maioria deles você tocará com apenas 4 cordas, ou seja uma será a tonica sempre a mais grave nesse caso.
    quando tocar apenas com os dedos notara isso.
    Por isso digo use as unhas para tocar é melhor e vc irá ganhar mais técnica.


    sim..... dedilhando da pr percebe mesmo....

    e essa dica da unhas ai muito boa... nao sabia...

    entaum pr batida é a mesma coisa?
    tipo o que eu disse a cima foi referente a batida que m prof explicou..
    e é mais ou menos isso que vc falou.....

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Patys
    entaum pr batida é a mesma coisa?
    mais ou menos. depende muito do acorde. e do jeito que voce monta o acorde. se voce esta dedilhando, pode segurar só o que precisa. se está fazendo batida, é interessante que o acorde uso o máximo de cordas possivel. de preferencia que todas as cordas possam ser usadas.

    o melhor pra entender isso é estudar formação de acordes. aí voce entende quais notas formam cada acorde, e por que pode tocar umas e não outras, da onde vem a sétima, a nona, a quinta bemol...

    quanto a dedilhar com as unhas, é uma boa técnica, dá mais precisão. mas eu particularmente prefico com os dedos mesmo. gosto mais do som. sem ocntar que minhas unhas são ruins, elas não crescem muito bem, quebram muito.

    até! espero ter ajudado um pouco mais.
    se as duvidas persistirem, pergunte!

    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    mais ou menos. depende muito do acorde. e do jeito que voce monta o acorde. se voce esta dedilhando, pode segurar só o que precisa. se está fazendo batida, é interessante que o acorde uso o máximo de cordas possivel. de preferencia que todas as cordas possam ser usadas.

    Sei.... tipo entaum o que eu disse ali nao deixa de esta certo ne? tipo pr acordes E e G que alias no momento é as unicas que lembro, podem tocar todas.hehehe

    o melhor pra entender isso é estudar formação de acordes. aí voce entende quais notas formam cada acorde, e por que pode tocar umas e não outras, da onde vem a sétima, a nona, a quinta bemol...

    entaum estudei formaçao de acorde, e sei montar acordes, só nao m liguei na parte das batidas e tal quando estudei..... a apostila que tava usando nao especifica bem as notas a serem tocadas....

    quanto a dedilhar com as unhas, é uma boa técnica, dá mais precisão. mas eu particularmente prefico com os dedos mesmo. gosto mais do som. sem ocntar que minhas unhas são ruins, elas não crescem muito bem, quebram muito.

    hahahahahaha muitas unhas tbem nao sao la essas coisas nao, mas sao resistente.hehe

    até! espero ter ajudado um pouco mais.
    se as duvidas persistirem, pergunte!


    valeu bigaduuu mesmo viu....
    se foi um amor....
    =D

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Patys
    Sei.... tipo entaum o que eu disse ali nao deixa de esta certo ne? tipo pr acordes E e G que alias no momento é as unicas que lembro, podem tocar todas.hehehe
    os acordes comuns quase todos podem tocar todas as cordas. acho que menos o ré (D) e suas variações (Dm D7 etc) que não pode tocar a mizona.
    musica pop e rock em geral pode bater tudo. o que usa muito isso de dedilhar, ou mesmo fazer batida, com acordes que usam menos cordas é tipo bossa nova, mpb, etc.

    entaum estudei formaçao de acorde, e sei montar acordes, só nao m liguei na parte das batidas e tal quando estudei..... a apostila que tava usando nao especifica bem as notas a serem tocadas....
    o melhor é dar uma estudada nos acordes que voce ja conhece, e ver quais notas que tem dentro dele. verifique as seis cordas que nota tá tocando.

    valeu bigaduuu mesmo viu....
    se foi um amor....

    de nada! precisando, é só perguntar!
    :-)

    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    os acordes comuns quase todos podem tocar todas as cordas. acho que menos o ré (D) e suas variações (Dm D7 etc) que não pode tocar a mizona.
    musica pop e rock em geral pode bater tudo. o que usa muito isso de dedilhar, ou mesmo fazer batida, com acordes que usam menos cordas é tipo bossa nova, mpb, etc.


    Hum agora entendi melhor....

    o melhor é dar uma estudada nos acordes que voce ja conhece, e ver quais notas que tem dentro dele. verifique as seis cordas que nota tá tocando.

    sei sei.... vou prestar mais atençao a isso....=)
    de nada! precisando, é só perguntar!
    :-)


    eu vivo precisando.heheeh

    bigaduuuuu novamente.. =)

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Patys
    meu professor sempre disse que depnde do acordes.


    Esse treco de tocar todas as notas realmetne depende do acorde, o que acontece é que um Mi maior(exemplo) precisa ter como nota mais grave um Mi(o baixo do acorde) então pode-se tocar todas as cordas

    Ja um Ré maior para ter como nota mais grave o ré precisa tocar da quarta corda para baixo ja q a quarta corda eh um Ré.
    e----0----2----------------------------------------------
    B----0----3----------------------------------------------
    G----1----2----------------------------------------------
    D----2----0Ré----------------------------------------------
    A----2--------------------------------------------------
    E----0Mi--------------------------------------------------


    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rodrigo_Iron


    Entendi já...

    a propósito sua explicaçao esta muito bem ilustrada..=)

    Valews

    =*

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Rodrigo_Iron
    só pra completar:
    o D pode tocar a quinta corda (lá), por que tá dentro da triade. se for batida, não muda muito. de for dedilhado, vira uma inversão (5a no bordão). mas o mi ta fora.

    severus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    E ai pessoas, tudo tanquilo? Fiquei alguns dias treinando exercicios pras mãos e estou com um problema. Estou dobrando muito o pulso pra segurar a corda. Não tem como segurar a 6 corda na oitava casa com o mindinho. Tentei corrigir, mas a altura levaa dobrar o pulso.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus

    Qual foi o acorde que você usou com o mínimo na 6º corda na 8º casa?
    Comece por acordes simples.

    severus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    luiz_sjrp

    Eu tava fazendo o exercicio 1 2 3 4 começando na 5 casa. Ai o mindinho parava na oitava casa e eu percebia que era dificil de segurar e estava dobrando muito o pulso.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    severus

    A tá!!!
    Vai na manha, não deixa o pulso dobrar tanto, com o tempo você nem vai notar essa dificuldade, vai fazer de modo automático. Se quiser pode ir até a 4º corda e depois descer, quando se sentir melhor avance para a 5º corda e depois para a 6º corda.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    severus
    luiz_sjrp
    o que é dobrar demais o pulso? quanto?
    isso dá problema?

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    Acho eu que é coloca-lo demais para frente.
    Acho eu que não dá problema, mas dificulta a execução da pestana.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novato na arte de tocar violão