Problema com as escalas do violão, oq pode ser?

    Autor Mensagem
    raHH
    Veterano
    # jun/07


    Seguinte galera, quanto a luthieria eu sou leigo total já vou avisando hehe

    Então, comprei um violão uns tempos atras, aí mandei pra um amigo luthier da uma revisada e pra baixar um pouco as cordas, depois ele me disse q as escalas nas cordas mi e si não batiam(solta e na casa nº 12), só q eu não lembro se antes de ele baixar as cordas elas batiam ou não, creio q sim pq dava pra fazer as oitavas normal..agora eu não sei, eu mandei um email pro vendedor tudo certinho, ja avisando ele sobre o problema mas eu queria saber a opinião da galera aí quanto a isso

    O amigo meu disse q pode ser a posição em que a ponte tá colocada(ela tá meio tortinha, não totalmente reta) mas não sei..

    Me ajudem! vlw!

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Kd a foto???

    Pardal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Que ponte? Isos é coisa de guitarra. Violão tem é cavalete.
    Pode ser, mas basta descolar e, pela distância do capotrasto até o 12° trasto dá pra descobrir a metade da distância que deveria ter a corda.

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    aquela parada que geralmente é branca e capta o som, ela tende a ser um pouco tronxa mesmo, uma parte é mais elevada que a outra. :P

    raHH
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pardal

    Que ponte? Isos é coisa de guitarra. Violão tem é cavalete.

    Sim foi isso que eu quis dizer, cavalete..hehehe pena que eu não entendi o resto que vc falou =(

    Por exemplo, se vc afina normal o violao, beleza. Aí se vou tocar por exemplo, na corda ré na casa 7(lá) e fazer a oitava dessa, que seria na corda mi na casa 10, não bate a afinação..e se tocar a corda mi ou si solta, e depois tocá-las na casa 12 tb não bate..nunca tinha visto isso..não existe nenhuma probabilidade de o braço estar empenado neh?

    Fredsalviato
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Leva de volta para a loja, com certesa é defeito de fabricação, a troca é imediata...

    Abraços

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    raHH
    explique um pouco melhor.
    -dê o modelo do violão, se é nylon ou aço, poste uma foto.
    -voce mandou pro seu amigo luthier baixar as cordas. e ele abaixou? como? diminuiu o rastilho o cavalete? (aquela peça branca).
    -as cordas cuja escala não bate são a si e a mizinha, ou a mizona?

    não sou luthier, minhas dicas são baseados em minha experiencia, e do pouco que ja estudei sobre luthieria.

    se forem só duas cordas que tá fora, o que eu acho um pouco estranho, não é defeito da escala. se não estariam todas erradas.

    certifique-se de que todas as cordas são do mesmo jogo de encordoamento, que não estão muito velhas (mais de seis meses mais ou menos) e que são de qualidade.

    o jeito mais simples de verificar se a escala tá batendo é comparar as oitavas. tocar a corda solta, a casa 12 segurada e o harmonico da casa 12.

    é importante saber o que foi feito para abaixar a corda, pois se foi isso que prejudicou a escala, não será possivel troca-lo. mas acho um pouco improvavel, pois não foi mexido na posição do cavalete, só na altura, correto? não acho que a diferença de altura seria suficiente para causar uma grande diferença. talvez se as cordas forem de aço, um pouco mais de chance.

    a marca do violão e o modelo são importantes para saber a qualidade. se for de marca barata (tonante, michael, etc.), nem espere que a escala vá ficar certinha.

    enfim, há inumeras possibilidades. é necessário mais informações pra saber.

    T-head
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    raHH
    seu amigo é profissional msm ou é luthier de fim de semana? ele pode ter cagado no rastilho, deve ter deixado muito baixo e não ter compensado essa diferença na inclinação
    as oitavas tão dando diferença de quantos tons?

    kiki
    se a diferença for de um semi-tom, estourando quase um dois, pode ser pela altura sim

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    T-head
    só a altura do rastilho pode dar mais de um semitom? caramba...
    por isso é bom saber que serviço o cara fez, e se ele é luthier de verdade (e se cobrou pelo serviço).

    raHH
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: raHH
    · votar


    Então galera, é o seguinte

    Meu violão é um Hofma aço folk, novo, quando eu mandei pro luthier ele tava com 2 semanas no máximo, e já tinha arrebentado a corda sol(dizia o kra que as cordas eram novas e d'addario). Eu mandei pro luthierpq as cordas tavam altas e tal e pra dar uma regulada..e antes de eu mandar eu nao me lembro da afinação estar fora entendem? agora, se eu afino normal pela casa 5, aí vo fazer a oitava fica fora..e se toca a corda mizinha solta e toca na 12ª casa não é a oitava da mizinha, isso acontece com a si também, as otras estão normais..

    Não tem jeito de baixar as cordas pela pestana neh? pq talvez pode ter sido isso q ele fez. Ou não.
    E também o violão voltou trastejando na 1ª casa, ele disse que era pra por o encordoamento novo q eu disse q ia colocar, e ver se ficava bom..

    Quanto ao negócio do cavalete, o do meu violão não é colocado de forma reta, ele é meio inclinado pro lado, mas creio que isso não faça diferença..

    E ainda por cima estorou a mizinha também ontem, e eu nem vou colocar o encordoamento que tenho aki pois nao sei se vou trocar o violao..ou seja, estou com o 1 violão com trastejamento na 1ª casa e sem 2 cordas..estou esperando a resposta do vendedor..aiai..



    Então, o cara q arrumou pra mim..eu ja tinha mandado pra ele uns instrumentos e voltou tudo certo, sim, dessa vez ele pode ter feito algo errado ou sei lá..e agora que a mizinha arrebentou tb não da pra saber a diferença exata, mas creio q era meio tom mesmo..

    E uma ultima coisinha, será q se eu colocar o encordoamento novo pode voltar ao normal as escalas e tal e ficar tudo certo? Pq agora eu to com receio do cara não querer trocar, pq o violão ta com as cordas mais baixar, e sem 2 cordas uahaua, foda..

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    O violão está com problema de entonação, daí as oitavas não batem mesmo.

    A inclinação do rastilho do cavalete está em função da oitava. Quanto menor a bitola (diâmetro) da corda, menor o comprimento da escala (da pestana ao cavalete). Por isso o rastilho é inclinado. Os bordões tem a escala maior que as primas.

    O que o luthier pode fazer é ajustar esta inclinação. Não precisa descolar o cavalete, mas fresar uma nova cavidade pra encaixar o rastilho no ângulo certo.

    Eu suponho que o seu violão seja com encordoamento de aço. Veja que nos violões nailon, o rastilho é reto - 90º em relação a escala.

    raHH
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Leandro, e oq vc me recomendaria fazer?

    kiki
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: kiki
    · votar


    raHH
    Não tem jeito de baixar as cordas pela pestana neh? pq talvez pode ter sido isso q ele fez. Ou não.
    E também o violão voltou trastejando na 1ª casa, ele disse que era pra por o encordoamento novo q eu disse q ia colocar, e ver se ficava bom..

    não, não dá pra regular altura da corda pela pestana. se mexer vai trastejar. se ja tá trastejando (ja tava antes?), pode ate ser que ele tenha mexido, mas não adianta quase nada.

    Quanto ao negócio do cavalete, o do meu violão não é colocado de forma reta, ele é meio inclinado pro lado, mas creio que isso não faça diferença..
    claro que isso faz diferença. serve pra ajustar as oitavas, como apontou nosso pequeno mestre leandro.

    provavelmente, o luthier mexeu na altura diminuindo o rastilho. como a corda é de aço, a variação de oitava é muito maior que a do nylon (por isso o nylon não precisa de cavalete inclinado, nem dá bend).
    se fosse numa guitarra, a mudança na altura dos carrinhos da ponte implicariam numa regulagem de oitavas.

    se for isso mesmo, vejo duas soluções possiveis:
    -seguir a sugestao do leandropanucci, e mandar um luthier botar outro rastilho na posição certa (que descolar o cavalete é um serviço muito mais complicado).
    -comprar outro rastilho, e botar no lugar, com a altura antiga. teoricamente, o violão foi construído pra ficar certinho.

    alias, por que voce mandou abaixar as cordas? tava tão alto assim?

    E uma ultima coisinha, será q se eu colocar o encordoamento novo pode voltar ao normal as escalas e tal e ficar tudo certo? Pq agora eu to com receio do cara não querer trocar, pq o violão ta com as cordas mais baixar, e sem 2 cordas uahaua, foda..
    acho que não. mas se quiser tentar, é mais barato que um serviço de luthieria. trocar corda é o de menos.

    raHH
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki
    alias, por que voce mandou abaixar as cordas? tava tão alto assim?


    sim estavam, pq o violão era novo e talz neh..aí a partir da 12ª casa tava meio altinha..


    seguinte, eu liguei la e falei com o kra, ele disse q troca é só eu da uma passada la na loja mesmo..ainda bem heheh..

    kiki
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: kiki
    · votar


    raHH
    sim estavam, pq o violão era novo e talz neh..aí a partir da 12ª casa tava meio altinha..
    mas acho que violão não é como guitarra, que se ta novo tem que regular. ele é sempre um pouco alto. mas seria preciso ver para dizer se está alguma coisa fora do normal.

    recomendo, caso voce consiga trocar, que não mexa nele. deixe como está.
    se estiver muito ruim, mas muito ruim mesmo, seria o caso de trocar, não de mandar para um luthier. ou comprar um violão melhor.

    T-head
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    raHH
    troque 2 coisas: o violão na loja e o luthier
    ahuahua

    Pardal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    raHH
    Por exemplo, se vc afina normal o violao, beleza. Aí se vou tocar por exemplo, na corda ré na casa 7(lá) e fazer a oitava dessa, que seria na corda mi na casa 10, não bate a afinação..e se tocar a corda mi ou si solta, e depois tocá-las na casa 12 tb não bate..nunca tinha visto isso..não existe nenhuma probabilidade de o braço estar empenado neh?

    Cara, o mi na corda dez não é uma nota lá, é uma nota ré! O problema é de afinação ou de conhecimento do instrumento? Quanto ao tocar as duas primeiras e não bater, pode ser problema de estar muito alto, somente.

    Na verdade, o que eu disse é o seguinte: A corda tem determinada extensão, ou comprimento. Essa extensão tem uma metade, que coincide exatamente com a distância da pestana ao 12° traste. Para saber a verdadeira extensão que deve ter a corda, você precisa somente medir essa distância e multiplicar por dois, é uma forma bem segura. O que pode ter acontecido é o cavalete ter sido colado errado, e daí o comprimento da corda ficou maior ou menor. Para recolar, vá a um luthier que saiba descolar e recolar o cavalete na distância certa.

    Quanto ao que disseram sobre o rastilho inclinado, não é verdade para violões de nylon. Em geral, os de aço vem com ele inclinado e com uma pequena retração para a segunda corda.

    Renan Russo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O segredo eh compra um violão novo, resolvido o problema.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    raHH

    Se valer a pena ($$$), eu recomendo levar ao luthier pra ele ajustar o ângulo do rastilho. Descolar e colar o cavalete não é uma boa.

    Quanto ao que disseram sobre o rastilho inclinado, não é verdade para violões de nylon.

    Pois é, se o seu violão for encordoado com nylon, esta inclinação não resolve. Procure fotos na internet de violão aço e nylon e observe a posição do rastilho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com as escalas do violão, oq pode ser?