duvida sobre timbre?

    Autor Mensagem
    Zé Floripa
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Zé Floripa


    Olá pessoal!!!!!!!
    Tenho uma duvida sobre timbre dos encordamentos de aço, tenho visto aqui no fórum que muito se fala de uma classificação das cordas, 009 010 011 ... gostaria de saber mais sobre isso, o que esses numeros significam, é o calibre das cordas, ou é a respeito da tensão que elas geram??? Gostaria de um timbre mais grave, então que cordas eu uso???? Ainda não comprei meu violão novo mais já gostaria de tirá-lo da loja como eu quero. Vou comprar um Eagle CH70F, já li que ele vem com cordas 009 ou 010, e aí se eu quiser um timbre mais grave como faço??? Timbre do violão é isso né, mais grave ou mais agudo... ????????????????????????????????????

    Racso
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Racso
    · votar


    Esses numeros são o calibre delas, para um timbre mais grave e gordo use de calibre maior.
    Se quiser trocar o tipo de corda mande a um luthier para fazer uma regulagem

    Avesso
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tem também o lance do violão mais macio, se quiser q ele fique legal d tocar sem machucar muito os dedos para poder tocar horas e horas coloca 0.10, agora c quiser um timbre bem gordo mesmo, coloca 0.12, mais isso vai moer seus dedos alem da força q vc vai ter que usar!! Eu que o diga!! Troquei rapidamente para 0.10 e não perdeu muito o timbre e ficou muito mais tocavel....

    Zé Floripa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    valeu pessoal então é + - o raciocinio de que um baixo o som é bem grave e as cordas são bem grossas, guardadas as devidas proporções...mande a um luthier para fazer uma regulagem
    Que tipo de regulagem é feita? custa muito??

    Avesso
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A regulagem é a seguinte, tem violões q vem com cordas 0.12, principalmente os violões Folk ai elas vem bem altas e duras, fica muito ruim de tocar ai se vc quiser ter um violão macio e talz vc leva no luthier pra ele regular por ex: digamos q decida colocar cordas 0.10 ele vai regular e diminuir a tensão do braço, ai ele vai te perguntar ou vc mesmo pede pra abaixar as cordas ( se achar q estão altas q nos casos Folk elas vem altas) vc vai v que da uma grande diferença muda totalmente o violão!! ai ele da uma olhada geral no violão e talz, é cobrado em media 40 reais...

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Zé Floripa

    Primeira coisa: os números se referem ao calibre, em polegadas, da corda mais fina (a "mizinha")

    Segunda coisa: a imensa maioria dos violões vêm com encordoamento 010. Seria de se esperar, portanto, que o 010 fosse o "médio", mas não é o que ocorre. O 010 é classificado como "leve", simplesmente porque o único calibre abaixo do 010 é o 009 (não use, é horrível).

    Terceira coisa: assumindo que você está usando 010, se você for usar qualquer calibre acima disso, se prepare. Você vai estar usando cordas mais grossas, mas se elas forem afinadas da mesma forma que você está acostumado, a tensão vai ser bem maior. Você vai sentir a diferença nos dedos, e o braço do violão precisa ser regulado.

    Quarta coisa: aumentar o calibre vai te dar um som mais encorpado sim, mas não espere que o teu violão fique com um timbre MUITO mais grave. Para isso, você precisaria de uma caixa de ressonância maior (i.e. você precisaria de outro violão). Não se esqueça que o baixo tem o som grave não apenas por causa das cordas mais grossas, mas também porque elas são afinadas de outra forma. Além disso, pense no tamanho de um baixo acústico...

    Spike good
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Zé Floripa

    Tenho esse mesmo modelo da Eagle, o Ch70F e é um excelente violão.
    Ele vem com cordas D'addario 011 de fábrica...caso você decida por cordas de calibre menor (010 por exemplo), terá de regular o tensor do braço com um luthier, pois o tensor vem bem apertado e é preciso regular de acordo com o calibre das cordas...regulagens básicas como essas não costumam sair mais que 20 reais podendo variar um pouco, pelo menos aqui na minha cidade.
    Valeu!

    Zé Floripa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    VALEU!!!!!!!!COMO SEMPRE O PESSOAL AQUI É FERA!!!!!!

    Xiboca
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A melhor coisa pra mim foi quando eu mudei de 010 p/ 012 gostei muito e não sofri tanto com a mudança.. o som é outro.

    Fredsalviato
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Zé Floripa
    Vou comprar um Eagle CH70F

    É uma boa escolha, mas não precisa mexer em nada, como disse nosso colega Spike good o violão já vem com encordoamento muito bom, e tem tanto grave que vc sente até no braço, afinal é um violão modelo jumbo, que tem naturalmente mais grave que os outros modelos.
    Não esqueça de testar a escala com um afinador para conferir a afinação.

    Abraços

    Zé Floripa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não esqueça de testar a escala com um afinador para conferir a afinação
    Uso um afinador digital da korg afino em 440 de baixo p cima: E B G D A E quando comecei a aprender violão meu prof me ensinou assim, nunca tentei nada diferente acho que essa é tipo uma afinação universal certo??? Abraços a todos

    Fredsalviato
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sim essa é a afinação padrão, embora exista outras muito interessantes para tocar.
    Uma afinação muito legal é a DADGAD, tem o som muito bonito, fica muito bom para solar.

    Abraços

    Zé Floripa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mais aí é os acordes normais???????

    Fredsalviato
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não, muda todos os acordes mas o som também muda, isso enriquece a instrumentação, o som fica muito diferente, esta afinação é muito boa para tocar musicas do Rolling Stones, afinal é a afinação que usa o Keith Richards, é incrivel como fica mais facil solar usando esta afinação...

    Spike good
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Spike good
    · votar


    O uso dessa afinação....se não me engano chamada de afinação aberta em RÉ maior é bastante utilizada no Blues também. Elmore James e Ry Cooder explora bastante essa afinação em suas composições...
    E é uma ótima opção para quem quiser se aventurar na técnica do Slide guitar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre timbre?